Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptadores novo Macbook Pro / USB-C


paulo soares

Posts Recomendados

Pessoal,

Estou trocando meu Macbook 2011 por um novo 2017 e estou perdido com relação à essas novas portas Thunderbolt... 

A primeira dúvida é : essa porta Thunderbolt é a mesma coisa que USB-C ou seja, consigo usar acessórios USB-C sem precisar de adaptadores ?

Tenho um monte de periféricos, nenhum deles usa Thunderbolt. Não sei quais adaptadores vou precisar e por isso preciso de ajuda para ligar meus periféricos no novo Macbook ; podem me informar por favor quais adaptadores vou precisar para os acessórios abaixo e se possível, indicar boas opções de compra ?

1 - Monitor externo HDMI - eu já tenho o cabo HDMI que liga em uma porta do Macbook antigo, esse cabo vai servir no novo ?

2 - Placa de som firewire - aqui não faço idéia, pois o antigo tinha essa porta, o novo não tem

3 - Hub USB - atualmente uso um hub com 8 portas pra ligar uma série de acessórios como controlador MIDI, sintetizadores etc. Existe um hub USB - Thunderbolt ?

Desde já agradeço a ajuda !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Cara esse novo modelo só tem portas usb-c.
Então todos os periféricos que você tem que não seja nesse formato, só funcionará com adaptadores.

Tem bastante hubs pela net (amazon se for nos EUA) que possuem as principais portas (hdmi, cartão sd, USB-A) e deve ter os específicos que você precisa.

Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,
Estou trocando meu Macbook 2011 por um novo 2017 e estou perdido com relação à essas novas portas Thunderbolt... 
A primeira dúvida é : essa porta Thunderbolt é a mesma coisa que USB-C ou seja, consigo usar acessórios USB-C sem precisar de adaptadores ?
Tenho um monte de periféricos, nenhum deles usa Thunderbolt. Não sei quais adaptadores vou precisar e por isso preciso de ajuda para ligar meus periféricos no novo Macbook ; podem me informar por favor quais adaptadores vou precisar para os acessórios abaixo e se possível, indicar boas opções de compra ?
1 - Monitor externo HDMI - eu já tenho o cabo HDMI que liga em uma porta do Macbook antigo, esse cabo vai servir no novo ?
2 - Placa de som firewire - aqui não faço idéia, pois o antigo tinha essa porta, o novo não tem
3 - Hub USB - atualmente uso um hub com 8 portas pra ligar uma série de acessórios como controlador MIDI, sintetizadores etc. Existe um hub USB - Thunderbolt ?
Desde já agradeço a ajuda !
 

Esse novo modelo só possui entrada USB-C mesmo. Se precisa de muitas entradas o ideal é compra um HUD que certamente terá as entradas q você precisa. Se for algo pontual, os próprios adaptadores da Apple fzem um serviço bom e iriam te servir bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hum, isso realmente é um problema mas minha experiencia é: vale muito a pena!

Antes de mais nada: Thunderbolt 3 = USB-C. A Apple deu um nome diferente para uma tecnologia mundial. Meu celular samsung é USB-C. Gostei dessa história de nao ter mais coisas proprietárias e específicas para meu Mac!

Se estiver nos EUA ou alguém por lá peça para trazer adaptadores confiáveis. Andei lendo q alto tráfego de dados + energia deixam os adaptadores especialmente complicados de se falsificar. Então dê preferência para originais ou de confiança.

HDMI: vc ligava monitor HDMI com HDMI no Mac? Não conhecia Mac com HDMI (sou meio novo nesse mundo). Mas no meu caso era HDMI->Thunderbolt 2 (veja aqui o que é cada porta da apple: (https://www.apple.com/br/thunderbolt/). Esse cabo eu "perdi". Comprei um adaptador que entra HDMI e vai para o meu Mac USB-C (= Thunderbolt 3). A vantagem é que agora eu uso um cabo HDMI normal (HDMI-HDMI) e vou vender meu antigo, que vale uma graninha.

Firewire: eu não usava.

Hub USB: não gosto. Não uso tanta USB ao mesmo tempo. São duas apenas. Então comprei 2 adaptadores USB->USB-C.

Por fim, se for comprar um MBP, vai ficar P da vida como eu: há modelos de 2 portas e 4 portas (lembre-se que uma delas é pra energia). Acabei sendo empurrado para 4 portas e gastei mais, claro! Mas não me arrependo. É uma P máquina!

Outra: uma pena mesmo terem acabado com a magsafe. Agora temos q ter cuidado redobrado com esbarrões no cabo de energia. Esbarrou, mac vai pro chão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, só pra esclarecer da forma correta:
As portas desse 'DongleBook Pro' são Thunderbolt 3 e tal especificação possui suporte nativo ao USB - logo, a Intel (que é a dona do padrão Thunderbolt) resolveu adotar a mesma porta USB tipo C para facilitar as coisas e criar "uma porta só que funcione tudo".
Em suma: Tudo o que for compatível com USB tipo C vai funcionar na porta Thunderbolt, mas o contrário não; dispositivos Thunderbolt não funcionam se plugados em uma porta somente USB tipo C.

 

Eu não acompanho muito efetivamente o mercado desses adaptadores Thunderbolt 3 / USB tipo C, mas eu posso dizer que já tem muita coisa que vai te atender nesse aspecto.
Respondendo teus tópicos:
1 - Acredito que o cabo que você tenha aí seja o Mini DisplayPort -> HDMI. Com o adaptador Thunderbolt 3 -> Thunderbolt 2, vc resolve essa conexão.

2 - No caso do FireWire, você vai precisar adicionar um adaptador Thunderbolt -> FireWire (que a frutaria vende) junto ao adaptador Thunderbolt 3 -> Thunderbolt 2, pra te atender.

3 - Hubs USB tipo C -> USB tipo A já estão mais comuns, esses vc acha em qq revenda mais sofisticada ou numa Amazon da vida (claro, se vc tiver a opção de importar dos EUA).

 

 

Bom... acho q deu pra esclarecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a explicação das portas acho que o assunto já está resolvido aqui, mas gostaria de dar uma sugestão, válida se você for comprar o notebook no exterior. Eu saí de um MacBook Air 11,6 late 2010 para um MacBook Pro 13 2016 non touchbar e estou me virando muito bem com as duas portas usb-c dele, mais o dongle HDMI da própria Apple, mas eu praticamente não uso periféricos. 

Seu uso, por outro lado, envolve a utilização de diversos periféricos, inclusive músicais. Se eu fosse você estudaria comprar um macbook pro da geração anterior, que tem peso somente um pouco maior que o atual e desempenho só um pouco pior, mas tem uma grande bateria e ainda usa o Magsafe. Se comprar refurbished da própria Apple poderá conseguir grandes descontos por uma máquina bem parruda. Com certeza ele vai te satisfazer em desempenho, vai ser compatível com tudo o que você já tem e terá toda a garantia da Apple, inclusive com possibilidade de aquisição do Apple Care.

Eu optei pelo novo MacBook Pro principalmente pelo peso aliado ao desempenho. Antes dele ser lançado eu iria para o MacBook de 12, já que portabilidade é primordial para mim, No seu caso, com tantos acessórios, não sei se 300 gramas de diferença no peso fariam tanta diferença assim. O MacBook Pro da versão anterior ainda é muito bonito, eficaz, e tem o teclado que todos estamos acostumados, além do magsafe, como dito.

Espero ter colaborado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...