Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Software para iniciar programação no Mac.


Posts Recomendados

PRIMEIRAMENTE, DESCULPE, POIS NÃO ACHEI ESSA PUBLICAÇÃO NO FORÚM. 

Olá, amigos(as). 

Hoje estou inicializando meus estudos em programação em modo geral. Estou com um pouco de dúvidas, em relação, a qual programa utilizar na plataforma MAC. 
Alguém com experiência na área poderia me auxiliar ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, minha explicação foi muito estranha. 

Bom, atualmente eu não entendo tanto de programação, estou estudando algoritmo e baixei um editor de texto chamado Brackets 1.6 (ainda falta achar algum compilador). Referente a linguagem de programação, em um grupo a qual entrei no facebook, me informaram que era para seguir os seguintes passos. 

Estudar: Algoritmos, Lógica de programação e Linguagem C 
Programas: GCC e um bom editor de textos (recomendo o VIM)

Como já informado, estou baixando o programa Brackets 1.6 e estudo algoritmos. A linguagem que vou começar é a C, pelas informações que me passaram. Você me indicaria algo diferente ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com programação voltada para web, php, html, css... uso o Atom que e desenvolvido pelo pessoal do git e completamente gratuito, nunca testei o C ou C++ nele, mais parece ter suporte, um bom programa para iniciar na logica e o portugol pois ele trabalha com comandos em português, depois o ideal e decidir para que lado da programação vai, java, c#, php, phyton. Pois o ideal e se focar em uma, principalmente no inicio. Uma vez dominando uma linguagem fica mais fácil aprender outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jpoliver, legal amigo..  Eu quero construir aqueles joguinhos bobo que prendem pessoas em seus celulares (rsrs). Séria algo para me divertir e ter um conhecimento a mais. 

você poderia me enviar o link desse programa ? 
Uma coisa que estou com dificuldade de entender, caso eu instale esse programa que você me indicou, necessitaria de algum compilador para executar uma futura criação minha ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jorge Marinho disse:

@jpoliver, legal amigo..  Eu quero construir aqueles joguinhos bobo que prendem pessoas em seus celulares (rsrs). Séria algo para me divertir e ter um conhecimento a mais. 

você poderia me enviar o link desse programa ? 
Uma coisa que estou com dificuldade de entender, caso eu instale esse programa que você me indicou, necessitaria de algum compilador para executar uma futura criação minha ? 

Portugol Studio: https://sourceforge.net/projects/portugolstudio/

Atom: https://atom.io/

Porem se deseja partir para área mobile o ideal e aprender java e usar o android Studio para desenvolvimento para os sistemas android. 

Android Studio: https://developer.android.com/studio/index.html?hl=pt-br

Para o ios/mac recomendo o próprio Swift da apple que pode baixar na Aple Store, para conhecer um pouco dela: https://www.apple.com/br/swift/

 

Também recomendo 2 sites ótimos com cursos: DevMedia e Alura 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jpoliver, poderia só me responder uma pergunta que se baseia na sua área.. Tenho um macbook pro 2011, i5, 4gb de ram e hd flash, qual programa você utiliza para edição das imagens para os sites que você faz ? utilizei o Photoshop 2017 na minha maquina e não rolou muito bem aqui, travou de mais, não deu pra se fazer nada.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2017 at 15:54, jpoliver disse:

Eu trabalho com programação voltada para web, php, html, css... uso o Atom que e desenvolvido pelo pessoal do git e completamente gratuito, nunca testei o C ou C++ nele, mais parece ter suporte, um bom programa para iniciar na logica e o portugol pois ele trabalha com comandos em português, depois o ideal e decidir para que lado da programação vai, java, c#, php, phyton. Pois o ideal e se focar em uma, principalmente no inicio. Uma vez dominando uma linguagem fica mais fácil aprender outras.

Oi, td bem? Estou pensando em começar um curso a área de tecnologia, penso em trabalhar com internet, marketing virtual, ou algo nessa área. (adoro tecnologia, mas nunca estudei nada, não sei que "gosto" ainda) 
Penso em fazer um curso de tecnologia, de 2 anos, indica algum? Se você entende de programação e das áreas, pode me dar uma luz? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorge Marinho, antes de mais nada, você está dando um passo em direção àqueles que fazem e mais longe daqueles que usam e reclamam. rsrsrs

Tudo que o @jpoliver mencionou acima está mais do que correto.

Em resposta a algumas de suas perguntas que, creio eu, não ficaram esclarecidas.

1. O portugol é uma IDE completa, ele tem opção de compilar e rodar diretamente nele.
2. O melhor editor de imagem é o Photoshop, existe também o Affinity Photo, que é um excelente concorrente do Photoshop. O problema é que, assim como o Photoshop, ele não é lá muito barato.

Sobre os editores, o Brackets é excelente, mas salvo engano ele ainda não está em uma "versão final". Já usei muito o Atom, mas deixei de lado por conta do consumo de RAM/bateria, herança do Electron/Chromium. Já usei bastante o Sublime Text, esse eu deixei de lado por me surpreender positivamente com o VS Code, nada contra o Sublime Text.

Sobre o caminho a seguir. Creio que o mais simples, e geralmente a porta de entrada de muitos devs no mercado, seja o desenvolvimento web. Exige muito pouco em termos de ferramentas e hardware, você vai usar tudo no seu navegador favorito e tudo mais, acho um caminho mais "simples" para iniciantes.

Já fiz coisas em C#, C++, Java, Python, Ruby e tal, mas iniciar com HTML/CSS/JavaScript é muito mais simples. Um bom backend em PHP, NodeJS e afins também é uma boa opção.

Desenvolvimento web hoje em dia é coisa de outro mundo, existe todo tipo de aplicação rodando na web, basta dar uma olhada em Google Drive, Gmail, Facebook, e afins para se ter uma base do que pode ser feito. Existem também MUITOS jogos excelentes em interfaces web, um clássico é o Cut the Rope, que inicialmente era desenvolvido em HTML/JS. Hoje em dia, praticamente tudo pode ser feito em web. Facebook e Instagram desenvolvem seus apps em React Native, um framework web. Para mais exemplos de aplicações web extremamente ricas em recursos veja esse site, https://pwa.rocks/, funciona melhor em Android já que a Apple é extremamente lenta em implementar recursos modernos no Safari.

Ps; você se confundiu ao dizer que tinha um Macbook Pro 2011, que permite o upgrade de memórias, ao contrário do Air.

@Marlon Fuhlendorf, e também vale para o @Jorge Marinho, além dos cursos mencionados acima, se tiverem facilidade com Inglês, e também interesse por desenvolvimento web, super recomendo os cursos do Wes Bos. O cara tem uma didática excelente, além da sua habilidade com tecnologias web. Claro que um conhecimento básico de lógica de programação sempre vai bem. Ele tem alguns cursos gratuitos e outros pagos, mas ele oferece descontos para alunos do Brasil, isso minimiza um pouco o efeito cambial.

Se tiver uma inclinação para cursos técnicos ou superiores, recomendo a Quaddro. Senac e Fatec também oferecem cursos na área em determinadas unidades. O Instituto Federal também oferece um curso de Analise e Desenvolvimento em boa parte dos seus campus, sou suspeito a falar desse curso pois foi o que eu fiz, mas é muito bom e tem a vantagem de ser gratuito.

É isso, escrevi muito mais do que eu pretendia. Se tiverem mais alguma dúvida, estamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico, estou fazendo análise e desenvolvimento também.
Estava querendo justamente um programa para portugol, porque eu estava rodando uma VM do Windows pra rodar portugol!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7/18/2017 at 14:53, Jorge Marinho disse:

Desculpa, minha explicação foi muito estranha. 

Bom, atualmente eu não entendo tanto de programação, estou estudando algoritmo e baixei um editor de texto chamado Brackets 1.6 (ainda falta achar algum compilador). Referente a linguagem de programação, em um grupo a qual entrei no facebook, me informaram que era para seguir os seguintes passos. 

Estudar: Algoritmos, Lógica de programação e Linguagem C 
Programas: GCC e um bom editor de textos (recomendo o VIM)

Como já informado, estou baixando o programa Brackets 1.6 e estudo algoritmos. A linguagem que vou começar é a C, pelas informações que me passaram. Você me indicaria algo diferente ? 

Na minha opinião para programar em C no Mac nada melhor que o Xcode! Basta criar um novo projeto de aplicação de linha de comando e escolher a linguagem C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marlon Fuhlendorf disse:

Oi, td bem? Estou pensando em começar um curso a área de tecnologia, penso em trabalhar com internet, marketing virtual, ou algo nessa área. (adoro tecnologia, mas nunca estudei nada, não sei que "gosto" ainda) 
Penso em fazer um curso de tecnologia, de 2 anos, indica algum? Se você entende de programação e das áreas, pode me dar uma luz? Obrigado!

Se você realmente quiser a área de programação indico fazer o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em algum Instituto Federal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

@Jorge Marinho, antes de mais nada, você está dando um passo em direção àqueles que fazem e mais longe daqueles que usam e reclamam. rsrsrs

Tudo que o @jpoliver mencionou acima está mais do que correto.

Em resposta a algumas de suas perguntas que, creio eu, não ficaram esclarecidas.

1. O portugol é uma IDE completa, ele tem opção de compilar e rodar diretamente nele.
2. O melhor editor de imagem é o Photoshop, existe também o Affinity Photo, que é um excelente concorrente do Photoshop. O problema é que, assim como o Photoshop, ele não é lá muito barato.

Sobre os editores, o Brackets é excelente, mas salvo engano ele ainda não está em uma "versão final". Já usei muito o Atom, mas deixei de lado por conta do consumo de RAM/bateria, herança do Electron/Chromium. Já usei bastante o Sublime Text, esse eu deixei de lado por me surpreender positivamente com o VS Code, nada contra o Sublime Text.

Sobre o caminho a seguir. Creio que o mais simples, e geralmente a porta de entrada de muitos devs no mercado, seja o desenvolvimento web. Exige muito pouco em termos de ferramentas e hardware, você vai usar tudo no seu navegador favorito e tudo mais, acho um caminho mais "simples" para iniciantes.

Já fiz coisas em C#, C++, Java, Python, Ruby e tal, mas iniciar com HTML/CSS/JavaScript é muito mais simples. Um bom backend em PHP, NodeJS e afins também é uma boa opção.

Desenvolvimento web hoje em dia é coisa de outro mundo, existe todo tipo de aplicação rodando na web, basta dar uma olhada em Google Drive, Gmail, Facebook, e afins para se ter uma base do que pode ser feito. Existem também MUITOS jogos excelentes em interfaces web, um clássico é o Cut the Rope, que inicialmente era desenvolvido em HTML/JS. Hoje em dia, praticamente tudo pode ser feito em web. Facebook e Instagram desenvolvem seus apps em React Native, um framework web. Para mais exemplos de aplicações web extremamente ricas em recursos veja esse site, https://pwa.rocks/, funciona melhor em Android já que a Apple é extremamente lenta em implementar recursos modernos no Safari.

Ps; você se confundiu ao dizer que tinha um Macbook Pro 2011, que permite o upgrade de memórias, ao contrário do Air.

@Marlon Fuhlendorf, e também vale para o @Jorge Marinho, além dos cursos mencionados acima, se tiverem facilidade com Inglês, e também interesse por desenvolvimento web, super recomendo os cursos do Wes Bos. O cara tem uma didática excelente, além da sua habilidade com tecnologias web. Claro que um conhecimento básico de lógica de programação sempre vai bem. Ele tem alguns cursos gratuitos e outros pagos, mas ele oferece descontos para alunos do Brasil, isso minimiza um pouco o efeito cambial.

Se tiver uma inclinação para cursos técnicos ou superiores, recomendo a Quaddro. Senac e Fatec também oferecem cursos na área em determinadas unidades. O Instituto Federal também oferece um curso de Analise e Desenvolvimento em boa parte dos seus campus, sou suspeito a falar desse curso pois foi o que eu fiz, mas é muito bom e tem a vantagem de ser gratuito.

É isso, escrevi muito mais do que eu pretendia. Se tiverem mais alguma dúvida, estamos aí.

Primeiro, me desculpe pelas informações e duvidas meio estabanadas e mal explicadas. Mas rapaz, li seu livro a cima (rsrs) e acredito que estou no caminho certo.. No dia que postei essa duvida no fórum, busquei alguns grupos no facebook de HTML, e CSS, acredito que estou no caminho certo. Estou desde Quarta feira estudando HTML, como já tinha um certo conhecimento sobre ele, pulei algumas etapas que já conhecia. O CSS é muito complicado, estou tentando captar todas os "atributos", acho que é assim que fala, são muitas informações, tenho amigos desenvolvedores web, mas é aquela coisa, ninguém ajuda. A sua explicação e a do @jpoliver me esclareceram que realmente preciso aprender essas linguagem básica .. 

Estou elaborando um blog e estou usando o Sublime Text. A minha maior dificuldade está sendo estilizar o site.. Esse negocio de criar uma class/type e linkar em outra linguagem me deixa um pouco confuso ainda, mas acredito que irei pega a ideia. Sobre o Mac, desculpe, eu me confundir, não avia reparado, que tinha dito, que possuía um pro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Dudu Colares disse:

E o Xcode? Ninguém usa? Não é bom pra C++?

Quanto ao Brackets, ele é um editor pra front end não? 

Pra aplicações sei melhor o Visual Studio ou o próprio Xcode

 

Xcode utiliza linguagem Swift para programar. Os aplicativo são apenas compatíveis com a plataforma da Apple, MacOs, WatchOS, tvOS e iOS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Mr_Phillip disse:

Xcode utiliza linguagem Swift para programar. Os aplicativo são apenas compatíveis com a plataforma da Apple, MacOs, WatchOS, tvOS e iOS.

 

No Xcode você pode programar em C, C++, Objective C e Swift. Na minha opinião é a melhor IDE para essas linguagens no Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Xcode? Ninguém usa? Não é bom pra C++?
Quanto ao Brackets, ele é um editor pra front end não? 
Pra aplicações sei melhor o Visual Studio ou o próprio Xcode
 


Me recuso a ocupar 9gb de espaço para uma IDE, pra mim só vale se estiver desenvolvendo para iOS.

Quanto ao Brackets, ele é um editor de textos, portanto permite editar códigos de qualquer linguagem. Se escolhe programar em C/C++ nele, terá de usar um compilador externo. Mas é possível trabalhar com qualquer coisa nele, inclusive já escrevi códigos Java utilizando o Sublime Text, que é bem similar a ele.

Essa confusão é comum porque em desenvolvimento web não é necessário qualquer compilador, e em Java por exemplo, fica mais fácil usar um Eclipse ou Netbeans por eles já incluirem o compilador necessário.

Xcode utiliza linguagem Swift para programar. Os aplicativo são apenas compatíveis com a plataforma da Apple, MacOs, WatchOS, tvOS e iOS.
 

O Xcode, como uma IDE, permite programação em diversas linguagens.

Na minha opinião para programar em C no Mac nada melhor que o Xcode! Basta criar um novo projeto de aplicação de linha de comando e escolher a linguagem C.


Quando precisei trabalhar com C, no meu antigo hakcintosh, usei muito o Vim e GCC por linha de comando mesmo. Me senti um programador raíz por um breve período.

Aliás, Vim ainda é muito usado por devs ao redor do mundo. Pode causar inclusive guerras civis se você falar mal dele em comunidades específicas de devs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...