Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Tenho um Macbook Pro de 256gb e este já esta ficando com o armazenamento cheio. Estou procurando por soluções mais inteligentes que um simples HD externo e acabei encontrando algumas opções no mercado que fazem justamente o que preciso, porém estou com algumas dúvidas e acho que vocês vão ser capazes de me ajudar. A maioria dos meus arquivos são séries, filmes e músicas, os quais poderia facilmente manter em um HD externo, porém como já disse, o fato de manter todos esses arquivos disponíveis sem precisar conectar ao Mac é o que desejo; e na teoria, é justamente isso o que esses produtos que encontrei fazem.

Vamos lá, os produtos que encontrei já estão no mercado há algum tempo, mas acho que isso não faz deles ultrapassados, visto que não encontrei nenhuma outra opção nesse segmento e nessa faixa de preço (bem elevada, por sinal):

Seagate Personal Cloud: http://www.seagate.com/br/pt/consumer/backup/personal-cloud/ | https://tecnoblog.net/177303/seagate-personal-cloud-nas-review/

D-link Share Center DNS-320L: http://dlink.com.br/produto/storage/dns-320l

WD MyCloud: https://www.wdc.com/pt-br/products/personal-cloud-storage/my-cloud.html | https://tecnoblog.net/172516/wd-my-cloud-review/

O mais barato deles é o D-link Share Center DNS-320L, porém se trata do mais "complexo", já que não é um produto pronto. Pelo que olhei, você precisa procurar na internet por aplicativos para conseguir instalar nele. Porém, também é o que tem a maior flexibilidade, podendo trocar os discos e possuir a possibilidade de "clonar"um disco, ou seja, manteria um disco para uso e o outro seria backup deste primeiro. Já o Seagate Personal Cloud e o WD MyCloud possuem uma bela interface e parece ter um processo de configuração e utilização mais fácil. 

Gostaria de manter essa unidade de NAS doméstico para colocar minha biblioteca do iTunes e para isso encontrei o seguinte tutorial que parece não ter erros quanto a essa função: https://community.wd.com/t/moving-itunes-library-to-wd-mycloud-2tb/94862. Minha duvida fica em relação ao Plex, que é um serviço de streaming que me agrada bastante e possui aplicativo para a Apple TV, mas em nenhum lugar encontrei a informação de que o Plex é compatível com o D-link Share Center nem com o WD My Cloud. Personal Cloud da Seagate traz esse aplicativo nativamente no sistema, em contra partida, o WD My Cloud parece ter um diferencial quanto à sincronização da biblioteca do iTunes, a qual não entendi muito bem e peço a ajuda de vocês para explicarem melhor.

Em relação ao Plex, vi a indicação da alternativa Infuse, mas também não entendi como funciona já que não tem o aplicativo para Mac e provavelmente não deve ter para o NAS. Minha ideia é conseguir assistir meus filmes e séries sem a necessidade de manter o Mac ligado. Além disso, também gostaria de saber quanto aos Gerenciadores de Torrent disponíveis em cada um deles.

Gostaria de saber de vocês se alguém já tem algum desses aparelhos, se gostam e se possível me explicarem quanto aos Aplicativos, ao uso remoto e qual a melhor opção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Por muito tempo venho usando o Time Capsule como "nuvem"em casa e não tive problemas, mesmo pq tudo la é apple.
Já para a empresa, eu construi um NAS com raspberry Pi e hd externa e roda excelente. 


Como é este processo de montar? Difícil? Qualquer capacidade? Rodaria Plex?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, gabriel.araujo disse:

 


Como é este processo de montar? Difícil? Qualquer capacidade? Rodaria Plex?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Nesse link: https://www.cnet.com/how-to/raspberry-pi-as-cheap-nas-solution/

vc consegue ter uma noção passo-a-passo rápida. Lembro de ter lido que era possível fazer com PLEX sim, e lembro de talvez ter guardado o link sobre isso, porém só em casa.

De uma olhada, não é difícil não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hd Externo ligado via USB, pode ser 3,5(Hd desktop) ou 2,5(Hd notebook)


Com o TimeCapsule da Apple, você consegue ter acesso aos arquivos? Usar ele como uma biblioteca do iTunes? Exibir os arquivos facilmente no Finder?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que vc espera, acredito que seria ideal a alternativa que o camarada deu de montar esse NAS com o Raspberry Pi. O TimeCapsule vai limitar a apenas acessar os arquivos via Finder e migrar as bibliotecas para lá (e geralmente dá alguns conflitos, a menos que vc monte estes scripts tb citados pelo João). Já o RB Pi vai te viabilizar o Plex e o gerenciamento de Torrents, algo que não rola com o TimeCapsule.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que vc espera, acredito que seria ideal a alternativa que o camarada deu de montar esse NAS com o Raspberry Pi. O TimeCapsule vai limitar a apenas acessar os arquivos via Finder e migrar as bibliotecas para lá (e geralmente dá alguns conflitos, a menos que vc monte estes scripts tb citados pelo João). Já o RB Pi vai te viabilizar o Plex e o gerenciamento de Torrents, algo que não rola com o TimeCapsule.

 

Quanto ao RB Pi, vocês acham que um Hd normal não teria problema ficar ligado por tanto tempo?

É preciso comprar aquele kit do RB, com case e fonte né?

Ainda não tive tempo para ler o tutorial de instalação, provavelmente irei ler hoje. Mas como funciona a configuração dele? Para o Plex, por exemplo, como instalaria o aplicativo, ele tem alguma interface web como os NAS?

 

Outra dúvida, a velocidade de leitura e escrita seria boa?

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Raspberry Pi 3B, é o limite de banda para o HD, pq ele vai converter a banda do USB para SATA.

Eu estou montando um NAS+RetroPie, usando um Banana Pi M3 com entrada SATA para o NAS + multiplicador SATA 1->5 mas irei perder em performance, e o Orange Pi Plus 2 para o Video Game retro.

Mas esse projeto sera temporário, pois ja estou pensando na versao 3.0 desse projeto, que irei usar uma Placa iTX com processador onboard e 4 SATA 3, com isso poderei usar o maximo de banda do SATA.

E tudo isso dentro da carcaça do Xbox Classic.

6 horas atrás, gabriel.araujo disse:

 

Quanto ao RB Pi, vocês acham que um Hd normal não teria problema ficar ligado por tanto tempo?

É preciso comprar aquele kit do RB, com case e fonte né?

Ainda não tive tempo para ler o tutorial de instalação, provavelmente irei ler hoje. Mas como funciona a configuração dele? Para o Plex, por exemplo, como instalaria o aplicativo, ele tem alguma interface web como os NAS?

 

Outra dúvida, a velocidade de leitura e escrita seria boa?

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sobre o Plex, fizeram uma versão chamada RasPlex, mas nao curti muito, deu uma travada no meu kit.

Atualmente eu tenho um NAS da Lacie chamado CloudBox de 4TB, não tem nenhum addons para app, mas atualmente so estou usando ele para dados mesmo.

Já o meu Projeto X-RetroNAS vai ser NAS+Media Center+Video-game Retro.

Editado por LiveSorcerer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Raspberry Pi 3B, é o limite de banda para o HD, pq ele vai converter a banda do USB para SATA.
Eu estou montando um NAS+RetroPie, usando um Banana Pi M3 com entrada SATA para o NAS + multiplicador SATA 1->5 mas irei perder em performance, e o Orange Pi Plus 2 para o Video Game retro.
Mas esse projeto sera temporário, pois ja estou pensando na versao 3.0 desse projeto, que irei usar uma Placa iTX com processador onboard e 4 SATA 3, com isso poderei usar o maximo de banda do SATA.
E tudo isso dentro da carcaça do Xbox Classic.
Sobre o Plex, fizeram uma versão chamada RasPlex, mas nao curti muito, deu uma travada no meu kit.
Atualmente eu tenho um NAS da Lacie chamado CloudBox de 4TB, não tem nenhum addons para app, mas atualmente so estou usando ele para dados mesmo.
Já o meu Projeto X-RetroNAS vai ser NAS+Media Center+Video-game Retro.


Eu poderia usar o Plex para scaner os arquivos do NAS? Pelo meu computador?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente eu tenho um NAS da Lacie chamado CloudBox de 4TB, não tem nenhum addons para app, mas atualmente so estou usando ele para dados mesmo.


O que você acha desse NAS? É bom? Velocidade de transferência boa? Recomendaria a compra?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Eu poderia usar o Plex para scaner os arquivos do NAS? Pelo meu computador?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, poderia sem problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O que você acha desse NAS? É bom? Velocidade de transferência boa? Recomendaria a compra?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acho muito bom. E a velocidade de transferência é boa. Recomendo a compra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Acho muito bom. E a velocidade de transferência é boa. Recomendo a compra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Vi em alguns reviews que a velocidade não era boa, por isso perguntei. Outra crítica que fazem é sobre o aplicativo móvel, o que você acha sobre? Ou não usa?
E quanto ao fato dele criar uma biblioteca do iTunes? Já usou?
Estou pensando em comprar esse então, queria mais comodidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Vi em alguns reviews que a velocidade não era boa, por isso perguntei. Outra crítica que fazem é sobre o aplicativo móvel, o que você acha sobre? Ou não usa?
E quanto ao fato dele criar uma biblioteca do iTunes? Já usou?
Estou pensando em comprar esse então, queria mais comodidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sobre o app móvel eu não uso, ele cria mesmo uma biblioteca iTunes mas tirei essa opção.
Não tenho do que reclamar, muito bom.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe entrar com atraso, já fui mais participativo do fórum, mas captei o tópico na página do site e acabei vindo me aventurar de volta.

Já testei muitas solucões domésticas para NAS, e tendo uma licensa vitalícia do Plex eu já testei mais de uma solução para esse imbroglio. Confesso, depois que habilitei meu NAS a funcionar direito, são muitos serviços que podem ser disponibilizados em casa e fica estranho chamar apenas de NAS (faz pouco juz ao potencial da máquina).

Mas vamos ao que interessa. O maior problema, disparado, associado ao plex é a curadoria do formato da biblioteca. Pra usar filmes comprados na iTunes store, precisa primeiro retirar o DRM com algum aplicativo se você tem a pretensão de colocar eles no Plex, visto que ele não tem suporte para arquivos m4v.

Instalar o Plex em hardware sem suporte a transcoding é uma dor de cabeça. medias compradas não costumam não ter suporte a streaming convencional com legendas. Então a não ser que você esteja disposto a realizar o trabalho de antemão, não recomendo.

Tem que se lembrar que o app Plex é centrado na capacidade de reprodução do cliente. Ele sempre foi assim e sempre vai ser. O que significa que existem dois cenários de instalação. Ou os clientes que vão ver a biblioteca tem especificações conhecidas e você executa a curadoria da biblioteca antes (por vezes com ajuda de uma semi-automação), ou você cria uma biblioteca com a maior definição possível e faz o transcoding on the fly pra se ajustar ao dispositivo. 
*eu sei que da pra otimização da media antes de ver, mas demora e isso é assunto pra outro dia.

Hoje me sinto satisfeito com um NAS da synology versão 1515+ (que tem CPU x86).  Eu tenho um mac mini também rodando de servidor na mesma rede para outras tarefas intensivas de computação e não quero nocautear o synology quando elas aparecem.

 

---


dito isso, sua pergunta inicial.


Na minha opinião, disparado, a solução mais robusta (e popular) e de menor porte (!!!) que existe no mercado que já inventaram para esse propósito se chama Mac Mini (versão quad core 2.6 ghz de outubro 2012). O hardware e robusto e duradouro e ocupa pouco espaço no local de instalação e tem suporte para transcoding (até 4k) caso algum fragmento da sua media não seja compatível com o cliente. Ainda encontra no mercado livre pra vender...
conecta teu HD no mac mini e a novela ta resolvida.

Fora esse mac específico, se quer uma solução definitiva, recomendo montar um. O problema é o volume final da máquina, que fica difícil de aceitar um trambolhão escondido em algum canto da casa.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe entrar com atraso, já fui mais participativo do fórum, mas captei o tópico na página do site e acabei vindo me aventurar de volta.

Já testei muitas solucões domésticas para NAS, e tendo uma licensa vitalícia do Plex eu já testei mais de uma solução para esse imbroglio. Confesso, depois que habilitei meu NAS a funcionar direito, são muitos serviços que podem ser disponibilizados em casa e fica estranho chamar apenas de NAS (faz pouco juz ao potencial da máquina).

Mas vamos ao que interessa. O maior problema, disparado, associado ao plex é a curadoria do formato da biblioteca. Pra usar filmes comprados na iTunes store, precisa primeiro retirar o DRM com algum aplicativo se você tem a pretensão de colocar eles no Plex, visto que ele não tem suporte para arquivos m4v.

Instalar o Plex em hardware sem suporte a transcoding é uma dor de cabeça. medias compradas não costumam não ter suporte a streaming convencional com legendas. Então a não ser que você esteja disposto a realizar o trabalho de antemão, não recomendo.

Tem que se lembrar que o app Plex é centrado na capacidade de reprodução do cliente. Ele sempre foi assim e sempre vai ser. O que significa que existem dois cenários de instalação. Ou os clientes que vão ver a biblioteca tem especificações conhecidas e você executa a curadoria da biblioteca antes (por vezes com ajuda de uma semi-automação), ou você cria uma biblioteca com a maior definição possível e faz o transcoding on the fly pra se ajustar ao dispositivo. 
*eu sei que da pra otimização da media antes de ver, mas demora e isso é assunto pra outro dia.

Hoje me sinto satisfeito com um NAS da synology versão 1515+ (que tem CPU x86).  Eu tenho um mac mini também rodando de servidor na mesma rede para outras tarefas intensivas de computação e não quero nocautear o synology quando elas aparecem.
 
---

dito isso, sua pergunta inicial.


Na minha opinião, disparado, a solução mais robusta (e popular) e de menor porte (!!!) que existe no mercado que já inventaram para esse propósito se chama Mac Mini (versão quad core 2.6 ghz de outubro 2012). O hardware e robusto e duradouro e ocupa pouco espaço no local de instalação e tem suporte para transcoding (até 4k) caso algum fragmento da sua media não seja compatível com o cliente. Ainda encontra no mercado livre pra vender...
conecta teu HD no mac mini e a novela ta resolvida.

Fora esse mac específico, se quer uma solução definitiva, recomendo montar um. O problema é o volume final da máquina, que fica difícil de aceitar um trambolhão escondido em algum canto da casa.
 

Quanto a energia que o Mac Mini gastaria, você sabe me informar se seria muito superior? E ele poderia ficar ligado o tempo todo? Com o Hd também? O Hd não teria problema, pelo fato de ser um simples Hd externo ligado 24 horas por 7 dias?

Outra dúvida, teria que configurar ele normalmente, usando ele como um computador, ou tem alguma maneira de usá-lo mais facilmente? Só tenho intenção de ter os arquivos em meu computador sem precisar ficar conectando USB toda hora. Queria que ele ficasse disponível no Finder e que conseguisse acessar, tanto minha biblioteca do iTunes quanto o Plex na minha Apple TV.
Não tenho muito problema em ser o Plex ou o iTunes. A vantagem do Plex são os formatos diversos suportados.

O que você acha?
Ahh, e desculpa por ser leigo demais no assunto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 minutos atrás, gabriel.araujo disse:


Quanto a energia que o Mac Mini gastaria, você sabe me informar se seria muito superior? E ele poderia ficar ligado o tempo todo? Com o Hd também? O Hd não teria problema, pelo fato de ser um simples Hd externo ligado 24 horas por 7 dias?

Outra dúvida, teria que configurar ele normalmente, usando ele como um computador, ou tem alguma maneira de usá-lo mais facilmente? Só tenho intenção de ter os arquivos em meu computador sem precisar ficar conectando USB toda hora. Queria que ele ficasse disponível no Finder e que conseguisse acessar, tanto minha biblioteca do iTunes quanto o Plex na minha Apple TV.
Não tenho muito problema em ser o Plex ou o iTunes. A vantagem do Plex são os formatos diversos suportados.

O que você acha?
Ahh, e desculpa por ser leigo demais no assunto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

A vantagem do mac mini versão quad core é a performance no transocode. certamente da conta dois streamings em full HD acontecendo pela casa simultaneamente.

Apesar de controlar o gasto de energia da minha casa via automação, nunca instalei o killawatt no mac pra avaliar o gasto em iddle vs computação pra ver o consumo exato de minha instalação.

Mas o mac mini, essa versão de outubro 2012, é vendido como SERVIDOR e não como desktop. Em princípio é um computador de operação continua. Tem até opção para reiniciar caso perda de energia. O meu mac mini roda continuamente há uns 4 anos...

PS.
Acessa o mac via "remote desktop" ou via qualquer VNC de sua escolha.

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...