Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac OS Tiger...ainda "usável"?


pegasusbsb27

Posts Recomendados

Pessoal, o negócio é o seguinte. Sempre fui louco pelo Tiger e, como todos nós sabemos, infelizmente a Apple não permite a instalação de sistemas antigos em máquinas novas. Vai daí que esse mês to pensando em torrar uns 800 reais num iMac branco show de bola que achei na internet. Mas aí pintaram algumas dúvidas que se resumem numa só: Quão "usável" está o Tiger hoje em dia? Coisas do tipo: navegabilidade do Safari (assistir videos no Youtube por exemplo não é muito importante, posso assistir no outro), iTunes (nenhuma preocupação em conectar iPhone...) etc. Alguém pode jogar uma luz por favor? Ele está usável ou está completamente obsoleto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for pra usar pra internet, videos, emails, sim, está usavel.

mas pode acontecer de vc querer um software e ele nao ser compativel. alguns vc nao vai usar, como ibooks. outros, vc pode, porem, pegar uma versao antiga dele e vai funcionar de boa. itunes, nao sei como funciona.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Vitor, o que eu queria saber é se é possível usar o Safari no Youtube, por exemplo, pra ver videos. Se é possível navegar com tranquilidade. Outra curiosidade é a respeito do iChat. Será que é possível usá-lo pra me comunicar com quem usa o Mensagens? Fora isso não me preocupo com o restante não já que tenho um retina 27. O iTunes seria só pra ouvir músicas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pegasusbsb27 disse:

Então Vitor, o que eu queria saber é se é possível usar o Safari no Youtube, por exemplo, pra ver videos. Se é possível navegar com tranquilidade. Outra curiosidade é a respeito do iChat. Será que é possível usá-lo pra me comunicar com quem usa o Mensagens? Fora isso não me preocupo com o restante não já que tenho um retina 27. O iTunes seria só pra ouvir músicas mesmo.

Opa, bom encontrar usuários de longa data assim, usei bastante o Tiger e trabalhei em uma clinica de oftalmo que tinha alguns iMac com Tiger (eram uns 4 pra acesso à internet para os clientes). Eu prestava suporte de microinformatica, então ficava na minha responsa, manter eles funcionando.

Para internet, de boas, até o office (2004 e 2008) roda bem neles.

Referente ao iChat, você poderá utilizar um programa chamado Adium (ele é um icone de um pato amarelo), com ele você se conecta em vários mensageiros inclusive o iMessage.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, webg3brasil disse:

Opa, bom encontrar usuários de longa data assim, usei bastante o Tiger e trabalhei em uma clinica de oftalmo que tinha alguns iMac com Tiger (eram uns 4 pra acesso à internet para os clientes). Eu prestava suporte de microinformatica, então ficava na minha responsa, manter eles funcionando.

Para internet, de boas, até o office (2004 e 2008) roda bem neles.

Referente ao iChat, você poderá utilizar um programa chamado Adium (ele é um icone de um pato amarelo), com ele você se conecta em vários mensageiros inclusive o iMessage.

 

 

haha, me lembro do Adium. Ainda funciona bem? Outra coisa Webg3, o Safari (talvez seja o que mais me interessa) consegue funcionar bem, inclusive no Youtube??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, pegasusbsb27 disse:

haha, me lembro do Adium. Ainda funciona bem? Outra coisa Webg3, o Safari (talvez seja o que mais me interessa) consegue funcionar bem, inclusive no Youtube??

Você vai ter que aposentar o Safari e usar o Webkit ou mesmo o Firefox (lá usavamos o Firefox). No seu caso indico mais o Webkit, dê uma olhada aqui: http://lowendmac.com/vintage/12vmn/0910.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, pegasusbsb27 disse:

Mas Webg3, esse navegador não apenas para o PPC? Esse iMac que vou comprar é Intel.

o Webkit funciona no Intel na verdade os Apps para o Tiger tinham 4 arquiteturas, o que incluía versões 32 e 64bits tanto para PowerPC como para Intel, o Leopard e o Snow foram limando isso. Mas você pode procurar pelo Webkit no Google que irá localizar para os processadores Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, o iMac já está em casa!!! Liinnnnnndo demais! Como novo. O ex-dono dever ter tido um cuidado que poucos tem, sinceramente. Até a caixa está inteira. Mas claro, pelo preço, tem alguns problemas superáveis. A gravadora não funciona (mas isso hoje em dia é dispensável mesmo) e o velho mouse sabonete está com a bolinha bugada, nada que não se resolva comprando outro. O teclado está perfeito (aquele grandão, com aquela "caixa transparente em baixo, nunca tinha posta mão num deles). Enfim, realização de um sonho. O Safari, funciona mais ou menos (até consigo ver videos no Youtube), mas o Facebook abre estranhamente. Quanto ao Webkit estou quebrando a cabeça para encontrá-lo. O link postado pelo webg3 não aponta (pelo menos não consegui encontrar) para paginas não encontradas ou para downloads que realmente não funcionaram no Tiger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, pegasusbsb27 disse:

Bom pessoal, o iMac já está em casa!!! Liinnnnnndo demais! Como novo. O ex-dono dever ter tido um cuidado que poucos tem, sinceramente. Até a caixa está inteira. Mas claro, pelo preço, tem alguns problemas superáveis. A gravadora não funciona (mas isso hoje em dia é dispensável mesmo) e o velho mouse sabonete está com a bolinha bugada, nada que não se resolva comprando outro. O teclado está perfeito (aquele grandão, com aquela "caixa transparente em baixo, nunca tinha posta mão num deles). Enfim, realização de um sonho. O Safari, funciona mais ou menos (até consigo ver videos no Youtube), mas o Facebook abre estranhamente. Quanto ao Webkit estou quebrando a cabeça para encontrá-lo. O link postado pelo webg3 não aponta (pelo menos não consegui encontrar) para paginas não encontradas ou para downloads que realmente não funcionaram no Tiger.

Realmente parece que o Webkit funciona apenas a partir do Leopard (10.5.x), houve sim desenvolvimento para o Tiger no início mas não durou muito, mais informações aqui: https://forums.macrumors.com/threads/is-tiger-webkit-development-dead.1789481/

 

Posta fotos ai de sua nova aquisição. '-) vlw

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, webg3brasil disse:

Realmente parece que o Webkit funciona apenas para Leopard, houve sim desenvolvimento para o Tiger no início mas não durou muito, mais informações aqui: https://forums.macrumors.com/threads/is-tiger-webkit-development-dead.1789481/

Sim. Consegui instalar aqui, finalmente, mas não há muita diferença do próprio Safari. Quanto ao Adium, não consigo conectar em nada kkkkk Mesmo alguns mensageiros instantâneos que ainda funcionam como o Yahoo não conecta. O ICQ que talvez poderia dar certo não dá certo de jeito nenhum na hora de mandar o SMS pro meu celular (e parece que só se poder registrar nele através do número do celular).  Pena que muita coisa não funciona ou funciona porcamente, porque eu amo esse sistema de coração. Se comparamos com a funcionalidade de sistemas como o XP ou o Seven da Microsoft ficamos surpresos (e chateados) ao ver que os dois sistemas da Microsoft continuam perfeita mente usáveis e até em condições de bater o Windows 10. Cara, eu odeio a Apple por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2017 at 09:25, pegasusbsb27 disse:

Pessoal, o negócio é o seguinte. Sempre fui louco pelo Tiger e, como todos nós sabemos, infelizmente a Apple não permite a instalação de sistemas antigos em máquinas novas. Vai daí que esse mês to pensando em torrar uns 800 reais num iMac branco show de bola que achei na internet. Mas aí pintaram algumas dúvidas que se resumem numa só: Quão "usável" está o Tiger hoje em dia? Coisas do tipo: navegabilidade do Safari (assistir videos no Youtube por exemplo não é muito importante, posso assistir no outro), iTunes (nenhuma preocupação em conectar iPhone...) etc. Alguém pode jogar uma luz por favor? Ele está usável ou está completamente obsoleto?

Torrar 800 reais pra isso?

Recomendo mais fazer uma máquina virtual, se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Torrar 800 reais pra isso?

Recomendo mais fazer uma máquina virtual, se possível.

Maquina virtual do Tiger (ou de qualquer outro sistema Apple não é possível). Na verdade foi APENAS 750 que dei com o maior prazer.  Uma coisa que gostaria de saber, se alguém entende bem desse iMac especificamente: Será que é possível trocar o HD dele por um outro com mais espaço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tem que pegar um Mac mais parrudo. G3 não é uma boa ideia.

Até hoje tenho meu 2º Mac, de 1998, funcionando... mas vou te contar... só ligo ele para matar a saudade e ouvir uma musiquinha. Fora isso, não dá. Pior é video mesmo. hahaha

 

Pega um iMac G4 ou um eMac G4, de no minimo, 1.0ghz. (Meu sonho um iMac G4)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2017 at 11:16, pegasusbsb27 disse:

Então Vitor, o que eu queria saber é se é possível usar o Safari no Youtube, por exemplo, pra ver videos. Se é possível navegar com tranquilidade. Outra curiosidade é a respeito do iChat. Será que é possível usá-lo pra me comunicar com quem usa o Mensagens? Fora isso não me preocupo com o restante não já que tenho um retina 27. O iTunes seria só pra ouvir músicas mesmo.

já tentou usar tenfourfox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, macrulez disse:

Rapaz, tem que pegar um Mac mais parrudo. G3 não é uma boa ideia.

Até hoje tenho meu 2º Mac, de 1998, funcionando... mas vou te contar... só ligo ele para matar a saudade e ouvir uma musiquinha. Fora isso, não dá. Pior é video mesmo. hahaha

 

Pega um iMac G4 ou um eMac G4, de no minimo, 1.0ghz. (Meu sonho um iMac G4)

kkk Mas ele não é um G3 (que se não me engano é um Power PC). Ele é um iMac Intel 5.1

10 minutos atrás, Davidson disse:

já tentou usar tenfourfox

Davidson já pesquisei, mas pelo que vi só existe para Power PC, não tem versão pra intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2017 at 07:30, pegasusbsb27 disse:

kkk Mas ele não é um G3 (que se não me engano é um Power PC). Ele é um iMac Intel 5.1

Davidson já pesquisei, mas pelo que vi só existe para Power PC, não tem versão pra intel.

Cara não sei como é no Tiger (faz muitos anos que não tenho contato com ele), mas no Leopard / Snow Leopard, temos o Rosetta pra rodar qualquer App desenvolvido para PowerPC, tenta dar uma pesquisada sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...