Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air é o suficiente para programar ?


rafarmoreira

Posts Recomendados

Olá amigos, atualmente possuo um desktop com Windows, e desejo comprar um notebook por questões de mobilidade e afins. A intenção é comprar um notebook com sistema operacional diferente. Então pensei em comprar um Macbook, para aprender a mexer no sistema operacional algo que sempre tive interesse, e também para programar. Penso que, com um sistema Mac OS posso programar tanto para Android, como também para iOS. Tenho forte interesse em programar para mobile. Inicialmente estou aprendendo Python e Javascript, linguagens mais voltado para web. Depois partirei para um Android Studio, Xcode e por ai vai. Minha duvida é o seguinte, se um Macbook Air 13 da conta do recado. Essas linguagens citadas é até leve, porém futuramente talvez eu precise de utilizar um Visual Studio.

Segue o modelo que estou de olho.

Macbook Air 2017 Novo

Core i5 1.8ghz e 2.9 modo boost 

8gb de ram, e 128 SSD. 

Tamanho de tela não seria problema, pois utilizarei uma de 23 Full HD que possuo em casa. Já espaço em disco utilizaria um HD externo somente para guarda arquivos pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o calcanhar de Aquiles de qualquer Mac é a memória RAM.
Falo isso pois tinha um MBP com 4gb de RAM e que sofria bastante e minha vida mudou quando fiz o upgrade pra 16gb.
Atualmente não penso em trocá-lo, mas caso for, pensaria em no mínimo 16gb.
Enfim, 8gb acredito que seja o mínimo para uma boa utilização hoje, mas já sabendo que daqui a uns 3 ou 4 anos seria algo que te limitará.

Fora isso acredito que seja uma ótima escolha e uma ótima máquina, conheço pessoas que utilizam normalmente o MBAir no dia a dia inclusive para programar e se saem super bem com ele.

Espero ter ajudado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Neto Farias disse:

Cara, o calcanhar de Aquiles de qualquer Mac é a memória RAM.
Falo isso pois tinha um MBP com 4gb de RAM e que sofria bastante e minha vida mudou quando fiz o upgrade pra 16gb.
Atualmente não penso em trocá-lo, mas caso for, pensaria em no mínimo 16gb.
Enfim, 8gb acredito que seja o mínimo para uma boa utilização hoje, mas já sabendo que daqui a uns 3 ou 4 anos seria algo que te limitará.

Fora isso acredito que seja uma ótima escolha e uma ótima máquina, conheço pessoas que utilizam normalmente o MBAir no dia a dia inclusive para programar e se saem super bem com ele.

Espero ter ajudado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado pela reposta Neto. A principio irei de 8gb mesmo, e um Macbook Air zero da para encarar  3.899 no Mercado Livre. Macbook ideal para fazer upgrade seria a versão Pro versão 2012 sem retina display. Como irei entrar no mundo Mac OS, acho melhor inicialmente optar por uma maquina nova do que um Macbook Pro usado antigo. E como citei, será mais para desenvolvimento, nada de edição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, HugoV disse:

Tenho um Macbook Pro com 8gb de RAM e te digo que pelo menos pra mim é suficiente para programar.

Não sou um heavy user na programação mas o meu nunca me comprometeu.

Vai fundo na compra do seu primeiro Mac! :D

Estou só na duvida se pego o modelo de 128ssd, ou pago mais alguns trocados e pego um com capacidade maior de 256gb. Pois talvez eu venha precisar de virtualizar alguma maquina via Parallels. Inicialmente não, mais gosto sempre de olhar lá na frente :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, não vá de 128gb pois vc vai se arrepender, eu peguei um macbook pro 13 2016 com 256 e já ta com 200gbs só com ferramentas de desenvolvimento android/web, maquinas virtuais windows/linux e arquivos pessoais.

 

Eu se fosse vc tentaria fazer uma forcinha e tentar pegar um PRO modelo 2015 por ai, eu não gosto mto da tela do macAir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Ricardo Martani Stancatti disse:

amigo, não vá de 128gb pois vc vai se arrepender, eu peguei um macbook pro 13 2016 com 256 e já ta com 200gbs só com ferramentas de desenvolvimento android/web, maquinas virtuais windows/linux e arquivos pessoais.

 

Eu se fosse vc tentaria fazer uma forcinha e tentar pegar um PRO modelo 2015 por ai, eu não gosto mto da tela do macAir.

Amigo, vou investir no modelo de 256gb mesmo. Pois posso ficar sossegado por um tempo. Caso necessite de mais espaço, uso um HD externo usb 3.0. Sobre a tela do Mac Air, é até aceitável a resolução em uma tela de 13. Já mexi em note com resolução  HD em tela de 14/15, isso que é sofrência hehe. Mais assim, em casa usarei ele com meu monitor 23 full hd. No ambiente de trabalho também usarei um monitor externo. Então não irei ficar tão amarrado na tela dele. Agora sobre o Macbook Pro, consigo comprar só um usado, esse de 2015 que você citou achei um por 4.500 reais no ML. O mesmo preço de um Air novo com 256gb de ssd.

Ai que entra a questão, mesmo a maquina sendo usada em ótimo estado, não seria interessante investir em um novo equipamento com garantia de 1 ano Apple ? Os produtos Apple transmite bastante confiança, mais neste caso estamos falando de um produto de alto custo. E comprando no Mercado Livre, será de fora do meu Estado, então não posso ver a maquina pessoalmente. Já o Air mesmo comprando de fora vem lacrado com nota fiscal, e o vendedor além de possuir boa reputação já vendeu mais de 80. Já comprei produtos usados e não vejo problema algum, mais acima de 4mil a história muda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2017 at 01:53, ByWiCkeD disse:

Cara estou com a mesma dúvida,andei pesquisando e a diferença de preço e bem grande, já tive um pro a um tempo, me atendia muito bem, agora estou inclinado a pegar o air, mas não é tão fácil achar opiniões de programadores que usam o air :/ 

Tive a oportunidade de conversar com um amigo sobre essas questões, e tanto ele como o resto dos funcionários da empresa, consegue usar o Air tranquilamente para desenvolvimento em Android, iOS, Web e afins sem problemas. Com um monitor externo, e 8gb de ram atende perfeitamente. Essa é a resposta que obtive. Eu estou interessado no modelo com 256gb de SSD, custa um pouco mais cerca de 4.500 reais um novo no ML, mais no meu ponto de vista compensa. Pois estarei despreocupado com questão de armazenamento.  Essas semana passei em uma loja revendedora apple, testei alguns softwares inclusive de edição de vídeo, algo que não irei usar, rapaz rodou fluido demais. Tem linguagem que você desenvolve até no sublime txt rsrs. 

O modelo Pro usado 2015 com 256gb ssd e 8gb de ram, você consegue encontrar no mesmo preço de um Air novo, dependendo do anuncio menos que 4.000 reais. Essas questões precisa de uma análise maior dos amigos aqui da comunidade, pois um você estará segurado em questões de garantia, o outro modelo não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2017 at 10:16, macrulez disse:

Tendo 8GB de RAM já está bom para começar.

Show !! Estou olhando para esse lado, e também para o armazenamento de 256gb SSD. O que está pegando é que, o preço que se paga no Air, também pode pagar em um Pro 13' retina 2015 usado. Eu estou indo mais para o lado do Air, primeiro Mac, garantia de 1 ano, e a maquina será utilizada mais para estudos e desenvolvimento. O Pro até interessa, mais penso que posso quebrar a cara talvez querendo chegar já sentando na janela, e o equipamento apresentar problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Tive a oportunidade de conversar com um amigo sobre essas questões, e tanto ele como o resto dos funcionários da empresa, consegue usar o Air tranquilamente para desenvolvimento em Android, iOS, Web e afins sem problemas. Com um monitor externo, e 8gb de ram atende perfeitamente. Essa é a resposta que obtive. Eu estou interessado no modelo com 256gb de SSD, custa um pouco mais cerca de 4.500 reais um novo no ML, mais no meu ponto de vista compensa. Pois estarei despreocupado com questão de armazenamento.  Essas semana passei em uma loja revendedora apple, testei alguns softwares inclusive de edição de vídeo, algo que não irei usar, rapaz rodou fluido demais. Tem linguagem que você desenvolve até no sublime txt rsrs. 

O modelo Pro usado 2015 com 256gb ssd e 8gb de ram, você consegue encontrar no mesmo preço de um Air novo, dependendo do anuncio menos que 4.000 reais. Essas questões precisa de uma análise maior dos amigos aqui da comunidade, pois um você estará segurado em questões de garantia, o outro modelo não. 

É uma ótima notícia cara, eu tenho receio de pegar um usado pq nunca se sabe o real estado em um notebook com mais de 2 anos, provavelmente vou pegar o Air mesmo.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ByWiCkeD disse:

É uma ótima notícia cara, eu tenho receio de pegar um usado pq nunca se sabe o real estado em um notebook com mais de 2 anos, provavelmente vou pegar o Air mesmo.

:D

Você deve querer usar o equipamento ligado em um monitor externo, procura depois informações sobre o Dell Ultrasharp. Muita gente fala que esses monitores são os melhores para se trabalhar ligado em um Mac, depois do Thunderbolt Display  é claro. Inicialmente não investirei nisso, meu foco é a maquina. Pois monitor já tenho um para começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Você deve querer usar o equipamento ligado em um monitor externo, procura depois informações sobre o Dell Ultrasharp. Muita gente fala que esses monitores são os melhores para se trabalhar ligado em um Mac, depois do Thunderbolt Display  é claro. Inicialmente não investirei nisso, meu foco é a maquina. Pois monitor já tenho um para começar.

Vou pesquisar melhor justamente sobre isso, tenho um monitor ultra wide 21:9 (LG 25UM58)  não sei quais opções de resolução vai ficar quando ligar no air

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Utilizo um MB air de 2012 com 2de ram, ja utilizei pra programar java, agora uso pra Laravel(php) e vuejs(javascript).

Depende o que vc utilizar pra pra escrever código e testar.  Utilizo Visual Studio Code, ja utilizei Sublime Text, PhpStorm e vim.

funciona muito bem, da até pra programa deitado(com a Mao esquerda segura o mac) funciona muito bem. não coloque muito programas na barra de tarifa com inicio automático. Uso flux,  spetacle e popclip.

Uso mais de 8 horas por dia, ele esquenta um pouco, mas un ventilador resolve. (o Verão aqui chega aos 40g)

e tenho um pendrive de 64 pra armazenar filmes, imagens, etc, no note so o necessário: 

Acorn, Amphetamine, Calendarique, CleanMyMac 3, FileZilla, Flux, Google Chrome, PhotoBulk, PopClip, Postman, SQLPro for SQLite, Simplenote, Sip, SiteSucker, Sourcetree, Spectacle, Speedtest, The Unarchiver, Transmission, Twitter, VLC, Visual Studio Code, Workflow Timer

Editado por Sergio Dobri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho profissionalmente com genômica, que exige um tanto de programação (óbvio que não na maioria das linguagens que vc descreveu), e o meu Air de 13", 8GB RAM e 128 GB SSD é mais que suficiente.

Óbvio que mais processador, mais RAM e mais disco seriam legais, mas não são, de modo algum, limitadores para o que eu faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2017 at 00:22, Neto Farias disse:

Cara, o calcanhar de Aquiles de qualquer Mac é a memória RAM.
Falo isso pois tinha um MBP com 4gb de RAM e que sofria bastante e minha vida mudou quando fiz o upgrade pra 16gb.
Atualmente não penso em trocá-lo, mas caso for, pensaria em no mínimo 16gb.
Enfim, 8gb acredito que seja o mínimo para uma boa utilização hoje, mas já sabendo que daqui a uns 3 ou 4 anos seria algo que te limitará.

Fora isso acredito que seja uma ótima escolha e uma ótima máquina, conheço pessoas que utilizam normalmente o MBAir no dia a dia inclusive para programar e se saem super bem com ele.

Espero ter ajudado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Neto, o seu modelo é o 2012 Pro ? Conversando com um amigo desenvolvedor, ele disse a mesma coisa que você. Sofre com 8gb de ram. Segundo a dica que ele me deu, como estou querendo entrar no mundo Mac, sugeriu que eu adquiri-se um MBP que permita upgrade. Tem muitos usados com i5, 16gb de ram e SSD de 256gb a venda. A tela retina seria o menor dos problemas segundo ele, só usar um monitor externo e ser feliz. Bem olhando pela sua resposta e a dele, me fez repensar sobre a compra desse Macbook Air novo. Pois se um 2012 tem fôlego até hoje vale apena comprar. Acessórios como bateria e ram acha muito fácil para comprar e realizar uprade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Neto, o seu modelo é o 2012 Pro ? Conversando com um amigo desenvolvedor, ele disse a mesma coisa que você. Sofre com 8gb de ram. Segundo a dica que ele me deu, como estou querendo entrar no mundo Mac, sugeriu que eu adquiri-se um MBP que permita upgrade. Tem muitos usados com i5, 16gb de ram e SSD de 256gb a venda. A tela retina seria o menor dos problemas segundo ele, só usar um monitor externo e ser feliz. Bem olhando pela sua resposta e a dele, me fez repensar sobre a compra desse Macbook Air novo. Pois se um 2012 tem fôlego até hoje vale apena comprar. Acessórios como bateria e ram acha muito fácil para comprar e realizar uprade. 

E ai Cara! O meu é esse sim, só que i7. Comprei ele novo com i7, 4gb e 750HDD. A uns 3 anos coloquei 16gb de RAM da Samsung e a uns 2 anos coloquei 512gb de SSD Samsung. Ano passado resolvi montar um Desktop, então comprei um monitor LG LED IPS de 23'' e Teclado e Mouse Apple, além de um suporte pro MacBook ficar como segunda tela. 

Cara, minha vida é outra - utilizo numa boa todos os dias e o dia todo praticamente. Muito bom a estabilidade do MacBook Pro com o monitor. É simplesmente incrível a estabilidade desta máquina e do conjunto, mesmo já tendo 5 anos! 

Sobre qual comprar, tudo vai depender muito da sua utilização e da capacidade do seu investimento. Eu até pensava em trocar por um Air ou até um Pro usado (2015 pra cima) mas depois que pensei bem e vi que meu Mac me atende perfeitamente pra minha utilização, desencanei. Daqui a uns 2 anos eu volto a avaliar!

Ah, só pra vc fazer uma comparação: sou Engenheiro Mecatrônico e como muitos Engenheiros no Brasil, tenho que me virar: Além de Freelancers pra fora do Brasil utilizando o SolidWorks (Via máquina virtual do Parallels) e AutoCAD, também trabalho com projetos de banco de dados acessando via web o servidor dos clientes. Também sou professor de Robótica, portanto trabalho muito com Arduino e algumas outras IDEs para eletrônica básica que não utilizam o Arduino. Também tenho uma empresa de produção de conteúdo digital, portanto produzo muitos textos, eBooks, BlogPosts, artigos, redações e etc para diversas agências e plataformas no Brasil e no exterior. Enfim, falei tudo isso pra vc ver como meu uso é intenso do Desktop e como ele me atende bem. As vezes pode ser parecido com o seu! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Neto Farias disse:

E ai Cara! O meu é esse sim, só que i7. Comprei ele novo com i7, 4gb e 750HDD. A uns 3 anos coloquei 16gb de RAM da Samsung e a uns 2 anos coloquei 512gb de SSD Samsung. Ano passado resolvi montar um Desktop, então comprei um monitor LG LED IPS de 23'' e Teclado e Mouse Apple, além de um suporte pro MacBook ficar como segunda tela. 

Cara, minha vida é outra - utilizo numa boa todos os dias e o dia todo praticamente. Muito bom a estabilidade do MacBook Pro com o monitor. É simplesmente incrível a estabilidade desta máquina e do conjunto, mesmo já tendo 5 anos! 

Sobre qual comprar, tudo vai depender muito da sua utilização e da capacidade do seu investimento. Eu até pensava em trocar por um Air ou até um Pro usado (2015 pra cima) mas depois que pensei bem e vi que meu Mac me atende perfeitamente pra minha utilização, desencanei. Daqui a uns 2 anos eu volto a avaliar!

Ah, só pra vc fazer uma comparação: sou Engenheiro Mecatrônico e como muitos Engenheiros no Brasil, tenho que me virar: Além de Freelancers pra fora do Brasil utilizando o SolidWorks (Via máquina virtual do Parallels) e AutoCAD, também trabalho com projetos de banco de dados acessando via web o servidor dos clientes. Também sou professor de Robótica, portanto trabalho muito com Arduino e algumas outras IDEs para eletrônica básica que não utilizam o Arduino. Também tenho uma empresa de produção de conteúdo digital, portanto produzo muitos textos, eBooks, BlogPosts, artigos, redações e etc para diversas agências e plataformas no Brasil e no exterior. Enfim, falei tudo isso pra vc ver como meu uso é intenso do Desktop e como ele me atende bem. As vezes pode ser parecido com o seu! 

 

Então já decidi, será um Macbook pro 2012 que permita upgrade, pois é certo que precisarei de virtualizar máquina mais pra frente. Só que será usado pois novo no Brasil não encontra mais. Com i5, 8gb de ram inicialmente me atenderia, pois SSD já tenho para colocar de cara no Mac. Depois compraria 16gb de ram Corsair 1600mhz compatível 100% com o Mac. Única coisa que me preocupa é a máquina parar de funcionar na minha mão, pois é de 2012. O preço de uma usada está por 3.500 reais, perfeito para o meu orçamento. Em último caso tem um Dell 7460 ultrabook, que também me permita upgrade e nova está no mesmo preço do Pro 2012. Mais velho, é último caso mesmo pois quero sair um pouco do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 27/10/2017 at 20:06, rafarmoreira disse:

Obrigado pela reposta Neto. A principio irei de 8gb mesmo, e um Macbook Air zero da para encarar  3.899 no Mercado Livre. Macbook ideal para fazer upgrade seria a versão Pro versão 2012 sem retina display. Como irei entrar no mundo Mac OS, acho melhor inicialmente optar por uma maquina nova do que um Macbook Pro usado antigo. E como citei, será mais para desenvolvimento, nada de edição.

Olá.  Hoje passo pelo mesmo dilema que vc passou em 2017.

Venho te fazer duas perguntas que podem muito me ajudar:

1) Você  adquiriu o MBAir de 8gb?

2) Conseguiu responder à altura do que vc estava buscando em um novo Sistema Operacional / Interface? 

 

Obs. : Pergunto pq estou prestes a fazer uma compra nos mesmos moldes que a sua,  e para o mesmo fim (iniciar o processo de programação em um sistema operacional novo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...