Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta Térmica no MacBook Pro


Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S

Posts Recomendados

Agora, Rodolfo.rribeiro disse:

Caramba, Realmente os mínimos detalhes dao diferença!

Acabei de refazer o processo da maneira correta dessa vez, sem tirar o dissipador, e logo de inicio ja deu diferença, se manteve baixo dos 60 graus logo de cara,tentei aplicar um ou menos dessa vez do tamanho de um grão de arroz como adalberto disse!

Tudo perfeito aparentemente agora! temperatura girando em torno de 52 a 57 graus!

Esperar algumas horas de cura e ver o resultado mais precisamente!

Obrigado adalberto pelas orientações!

Que maravilha! haha

Nesses casos todo detalhe faz diferença. No inicio eu limpava os resíduos com papel higiênico ou algodão apenas, depois que passei a usar álcool isopropílico percebi que começou a dar bastante diferença. Nos meus primeiros dias de técnico eu era bem pedreiro, depois fui aprendendo e melhorei um pouco. hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Adalberto Taylor disse:

Que maravilha! haha

Nesses casos todo detalhe faz diferença. No inicio eu limpava os resíduos com papel higiênico ou algodão apenas, depois que passei a usar álcool isopropílico percebi que começou a dar bastante diferença. Nos meus primeiros dias de técnico eu era bem pedreiro, depois fui aprendendo e melhorei um pouco. hahah

rsrsrs, outro detalhe, na primeira vez não usei o álcool pq saiu sem precisar!

agora também usei o álcool isopropilico!

Tudo tranquilo agora! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de aproveitar esse post para também estar pedindo um feedback pois estou passando por algo parecido.

 

Possuo um Macbook PRO 13" de meados de 2012 que utilizo para produção musical e as vezes este desliga, percebi que próxima a conexão megasafe as vezes esta fica muito quente e utilizando o iStat ele opera quando ocioso a 53º a 61º e não apresenta nenhum barulho quando opera a 2000 RPM e faz o barulho de aumento de velocidade quando a 6000 RPM, mas desde que adquire o Mac no início de 2013 nunca efetuei a troca da pasta térmica, como consigo utilizar-lo é necessário a troca da pasta térmica após todo esse período ou o Macbook PRO não necessita disto!?!? E no ano passado fiz uma sondagem e um técnico me orçou em R$240,00 esta troca, seria para tanto o procedimento!?!?!?kkkk, pois li algo sobre os tipos de pasta e parece ser bem delicada a remoção da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, omarcio disse:

Olá, gostaria de aproveitar esse post para também estar pedindo um feedback pois estou passando por algo parecido.

 

Possuo um Macbook PRO 13" de meados de 2012 que utilizo para produção musical e as vezes este desliga, percebi que próxima a conexão megasafe as vezes esta fica muito quente e utilizando o iStat ele opera quando ocioso a 53º a 61º e não apresenta nenhum barulho quando opera a 2000 RPM e faz o barulho de aumento de velocidade quando a 6000 RPM, mas desde que adquire o Mac no início de 2013 nunca efetuei a troca da pasta térmica, como consigo utilizar-lo é necessário a troca da pasta térmica após todo esse período ou o Macbook PRO não necessita disto!?!? E no ano passado fiz uma sondagem e um técnico me orçou em R$240,00 esta troca, seria para tanto o procedimento!?!?!?kkkk, pois li algo sobre os tipos de pasta e parece ser bem delicada a remoção da placa-mãe.

Cara, me desculpe, mas não deu pra compreender muito do que você escreveu, portanto responderei aquilo que consegui compreender.

• Quando estiver a 2000rpm não vai fazer barulho mesmo, é normal fazer barulho somente quando estiver acima de 4000rpm.
• A troca da pasta térmica não é um procedimento que tem prazo pra acontecer. A pasta pode perder eficiência mais rapidamente em alguns casos, não é algo que tenha uma validade.
• O procedimento de troca da pasta térmica nesses Macs de 2012 é bem complicado mesmo, provavelmente o técnico te orçou nesse valor devido ao risco envolvido no procedimento. Só pra ter uma ideia, nos Macs retina você tem acesso ao dissipador logo ao abrir a tampa, nesse Mac de 2012 é preciso remover a placa lógica e praticamente desmontar todo o Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2017 at 02:19, omarcio disse:

Olá, gostaria de aproveitar esse post para também estar pedindo um feedback pois estou passando por algo parecido.

 

Possuo um Macbook PRO 13" de meados de 2012 que utilizo para produção musical e as vezes este desliga, percebi que próxima a conexão megasafe as vezes esta fica muito quente e utilizando o iStat ele opera quando ocioso a 53º a 61º e não apresenta nenhum barulho quando opera a 2000 RPM e faz o barulho de aumento de velocidade quando a 6000 RPM, mas desde que adquire o Mac no início de 2013 nunca efetuei a troca da pasta térmica, como consigo utilizar-lo é necessário a troca da pasta térmica após todo esse período ou o Macbook PRO não necessita disto!?!? E no ano passado fiz uma sondagem e um técnico me orçou em R$240,00 esta troca, seria para tanto o procedimento!?!?!?kkkk, pois li algo sobre os tipos de pasta e parece ser bem delicada a remoção da placa-mãe.

Então Eu também uso o mac para produção musical, e as minhas temperaturas quando estou produzindo é em torno de 67 ate 80.

O barulho dos fans é o que o adalberto disse!

Como vc pode ver nas postagens acima recentemente eu troquei a pasta térmica do meu e deu uma diferença boa!

Quanto a troca ela é meio enjoada como adalberto disse tem que desmontar toda a placa mae !

Eu so fiz porque ja tinha experiências com outros mac e ja sabia como fazer! Se vc entende um pouco de info,tem um video no youtube que ensina certinho passo a passo!

Acredito que o fato dele desligar não é temperatura, pois o meu ja chegou a 90 graus e nunca desligou! Porem essa manutenção é super necessária pois dependendo do ambiente em que se usa op MAC fica com muita poeira isso também prejudica muito!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu também roda ate 100 sem desligar!

Outro detalhe, Com a tampa fechada ele esquenta mais! Eu usava no monitor om a tampa fechada e fiz vários testes!

A saida de ar não fica diminuída, Sai perfeitamente como aberta! Fiz os testes!
 

Porem ele esquenta mais! Creio que seja o fato de erradicar calor também pelo teclado e a parte de cima, então a melhor solução que ache foi usar ele com a tampa SEMI ABERTA pois assim ele fica numa temperatura boa e o monitor não fica ligado gastando vida util ( Se vc abaixar o brilho ate zera o monitor não delisga , apenas fica imperceptível , fiz os teste também e se vc colocar uma lanterna na tela vai verificar que ela não esta desligada), Porem não sei se o fato de usar ele semiaberto pode causar algo no cabo flat e por a vai, mas acredito que não! se alguém ai achar que pode causar algo fale ai! hehehe

Ja o fato de estar desligado também acho que deve estar com algum problema! 

Tenta fazer a troca da pasta, limpeza e etc, se continuar leva numa assistência!

Como falei nos outros posts Recomendo demais a ARTIC COOLING MX 4 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Rodolfo.rribeiro disse:

O meu também roda ate 100 sem desligar!

Outro detalhe, Com a tampa fechada ele esquenta mais! Eu usava no monitor om a tampa fechada e fiz vários testes!

A saida de ar não fica diminuída, Sai perfeitamente como aberta! Fiz os testes!
 

Porem ele esquenta mais! Creio que seja o fato de erradicar calor também pelo teclado e a parte de cima, então a melhor solução que ache foi usar ele com a tampa SEMI ABERTA pois assim ele fica numa temperatura boa e o monitor não fica ligado gastando vida util ( Se vc abaixar o brilho ate zera o monitor não delisga , apenas fica imperceptível , fiz os teste também e se vc colocar uma lanterna na tela vai verificar que ela não esta desligada), Porem não sei se o fato de usar ele semiaberto pode causar algo no cabo flat e por a vai, mas acredito que não! se alguém ai achar que pode causar algo fale ai! hehehe

Ja o fato de estar desligado também acho que deve estar com algum problema! 

Tenta fazer a troca da pasta, limpeza e etc, se continuar leva numa assistência!

Como falei nos outros posts Recomendo demais a ARTIC COOLING MX 4 !

Trocar pasta, verificar alguma obstrução nos coolers, entre outros fatores.

Sobre esquentar mais com a tampa fechada. De fato ele esquenta um pouco mais mesmo. Queira ou não, toda e qualquer abertura ajuda na ventilação. Outra coisa interessante é que com a tampa fechada ele se torna um bloco mais espesso, com isso deve ter mais problemas para se resfriar.

Quando eu tinha esse Mid 2012, eu usava ele com um suporte vertical da 12South. Na imagem promocional eles colocam o Mac virado com a saída de ar (articulação da tela) para baixo, mas eu notei que deixando ao contrário ele acabava funcionando até um pouco mais frio que aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que exatamente vocês querem dizer com "chumbado", a pasta térmica pode estar fechando curto ou já não existe mais!?!?, kkkkkk ou outro componente possa estar fechando curto!?!?!?

 

Tipo um vacilo meu, é que desde que zerou os ciclos da bateria ainda não comprei outra, as vezes acho que o mac desliga por oscilação da energia ou mesmo o esforço chegou no limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, omarcio disse:

O que exatamente vocês querem dizer com "chumbado", a pasta térmica pode estar fechando curto ou já não existe mais!?!?, kkkkkk ou outro componente possa estar fechando curto!?!?!?

 

Tipo um vacilo meu, é que desde que zerou os ciclos da bateria ainda não comprei outra, as vezes acho que o mac desliga por oscilação da energia ou mesmo o esforço chegou no limite.

Existem algumas pastas térmicas que possuem metais em sua composição, e isso pode provocar curto circuito. Mas duvido que se fosse esse o caso seu Mac ainda estaria funcionando. Geralmente, curto circuitos provocam danos permanentes em equipamentos tão sensíveis.

Como assim "zerou os ciclos da bateria"? Quer dizer que ela morreu, ou coisa do tipo? Se for esse o caso, pode ser que os desligamentos estejam ligados a oscilações de energia sim, já que um Macbook sem bateria é praticamente a mesma coisa que um desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 20/12/2016 at 19:54, Shrine disse:

Sim, ele resolveu parcialmente. Ele na verdade desligou o sensor, daí o cooler está funcionando sem a ajuda do sensor. Ele me pediu para testar por esses dias, para ver se ele volta a parar e se o Macbook esquenta. 
Achamos que o problema pode ser o sensor e/ou o dissipador. Espero que não seja a placa lógica!

Pessoal, apenas para finalizar o assunto:

Levei em outro técnico hoje, principalmente porque o anterior havia deixado o microfone desconectado e não me respondeu mais (e fui educado). Expliquei o problema do cooler, e só com minha explicação e uma olhada no conector do cooler, ele já identificou que o problema era o próprio cooler.
O cara fez o serviço na hora, trocou o cooler, limpou a placa, trocou a pasta térmica, ligou o microfone e consertou uma tecla que estava frouxa. E fez tudo isso em minha frente, pois ele disse que achava melhor fazer na frente do cliente, mas falou que eu podia buscar mais tarde se não pudesse ficar lá.
Sobre o preço, foi muito justo e mais barato do que em muitos locais. Enfim, melhor assistência que já tive oportunidade de ser atendido em Salvador/BA. Recomendo muito, o nome é AssisTech Suporte e o técnico tem o diploma de técnico reconhecido pela Apple. Tem página deles no Facebook e eles sempre postam casos resolvidos (já recuperaram até MacBook atropelado).

Agradeço novamente a todos que me ajudaram aqui.

Obs.: Cooler funcionando perfeitamente e sendo reconhecido pelo sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Ressuscitando o post hehe, o meu MBP da assinatura fica variando de 58 ~ 65 graus somente com o Safari e algumas abas abertas. Acompanhando o iStat, percebi que se usar o Google Chrome a temperatura sobe, devido o consumo de CPU por parte do browser. Nos próximos meses irei realizar um upgrade de ram + ssd, e talvez inclua a troca da pasta térmica no bolo. O equipamento nunca foi aberto, nem sei como está, sou o segundo dono. Resta saber se pagarei um técnico para trocar somente a pasta, ou trocarei eu mesmo. Olhando alguns tutoriais na internet, não parece ser um bicho de sete cabeças. Adquiri um kit de ferramentas com stick diretamente da Amazon. Vou deixar o link abaixo para os amigos que deseja comprar um jogo de ferramentas. 

https://www.amazon.com/RION-Pentalobe-Phillips-Tri-wing-Screwdrivers/dp/B01NH0FTSM/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1516213281&sr=8-4&keywords=macbook+pro+tools

Sobre a pasta Arctic mx4 uso muito aqui no trabalho em desktop, muito boa !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, rafarmoreira disse:

Ressuscitando o post hehe, o meu MBP da assinatura fica variando de 58 ~ 65 graus somente com o Safari e algumas abas abertas. Acompanhando o iStat, percebi que se usar o Google Chrome a temperatura sobe, devido o consumo de CPU por parte do browser. Nos próximos meses irei realizar um upgrade de ram + ssd, e talvez inclua a troca da pasta térmica no bolo. O equipamento nunca foi aberto, nem sei como está, sou o segundo dono. Resta saber se pagarei um técnico para trocar somente a pasta, ou trocarei eu mesmo. Olhando alguns tutoriais na internet, não parece ser um bicho de sete cabeças. Adquiri um kit de ferramentas com stick diretamente da Amazon. Vou deixar o link abaixo para os amigos que deseja comprar um jogo de ferramentas. 

https://www.amazon.com/RION-Pentalobe-Phillips-Tri-wing-Screwdrivers/dp/B01NH0FTSM/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1516213281&sr=8-4&keywords=macbook+pro+tools

Sobre a pasta Arctic mx4 uso muito aqui no trabalho em desktop, muito boa !!

Incluir a troca da pasta pode ser uma boa ideia. Todos os Macs que fiz esse procedimento tinham excesso de pasta, muitas vezes mal aplicada e coisas do tipo. Meu Macbook baixou cerca de 4º quando fiz a troca pela MX4.

Mas uma curiosidade, aqui o Safari tem esquentado mais que o Chrome, e olhe que o Safari não tem NENHUM plugin instalado, e o Chrome tá carregadaço de plugins... Mas isso pode ser alguma otimização do Chrome para hardwares mais recentes ou o fato do processador ter mais núcleos mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, rafarmoreira disse:

Ressuscitando o post hehe, o meu MBP da assinatura fica variando de 58 ~ 65 graus somente com o Safari e algumas abas abertas. Acompanhando o iStat, percebi que se usar o Google Chrome a temperatura sobe, devido o consumo de CPU por parte do browser. Nos próximos meses irei realizar um upgrade de ram + ssd, e talvez inclua a troca da pasta térmica no bolo. O equipamento nunca foi aberto, nem sei como está, sou o segundo dono. Resta saber se pagarei um técnico para trocar somente a pasta, ou trocarei eu mesmo. Olhando alguns tutoriais na internet, não parece ser um bicho de sete cabeças. Adquiri um kit de ferramentas com stick diretamente da Amazon. Vou deixar o link abaixo para os amigos que deseja comprar um jogo de ferramentas. 

https://www.amazon.com/RION-Pentalobe-Phillips-Tri-wing-Screwdrivers/dp/B01NH0FTSM/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1516213281&sr=8-4&keywords=macbook+pro+tools

Sobre a pasta Arctic mx4 uso muito aqui no trabalho em desktop, muito boa !!

Eu realmente senti a nescessidade de abaixar a temperatura logo apos trocar o HD por SSD e adicionar outro HD no lugar do driver de CD.
Recomendo que faça o mesmo, quando fiz o upgrade do ssd a temperatura media do macbook subiu bastante, coloquei a arctic mx4, e o resultado foi surpreeendente, melhorou coisa de 10 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Rodolfo.rribeiro disse:

Eu realmente senti a nescessidade de abaixar a temperatura logo apos trocar o HD por SSD e adicionar outro HD no lugar do driver de CD.
Recomendo que faça o mesmo, quando fiz o upgrade do ssd a temperatura media do macbook subiu bastante, coloquei a arctic mx4, e o resultado foi surpreeendente, melhorou coisa de 10 graus.

Não irei usar o HD no lugar do superdrive. Só utilizarei o SSD de 500gb. Faz sentido a temperatura subir com dois discos, sem contar o uso de energia. Por isso que vou manter só o SSD. Mais não descarto a troca da pasta térmica rsrs. 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por ter a carcaça de alumínio e dissipar o calor diretamente nela acaba nos passando a impressão de que está quente, igual acontece com o iPhone que sempre ouço reclamarem que esquenta muito, ao contrário de outros modelos que tem corpo de plástico .

 

Meu mbp também esquentava, troquei a pasta térmica e melhorou pouca coisa, só fica frio com tudo fechado, é abrir o Safari vai pra 50°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Safari está bem otimizado. Consome pouco da CPU, utilizo mais ele. O Chrome uso somente para transmitir conteúdo para o Chromecast.

Durante 14 dias de teste do istat menus, a temperatura não passou de 70°C. No site da Intel diz que o i5 3210m aguenta 105°C de operação. Está dentro das normalidades rs. Vale apena a compra desse istat para monitoramento, usei e gostei. 

Tem alguns case para o MBP + capa de silicone para o teclado, mais nem sei se tenho coragem de usar isso. Deve aquecer o equipamento. Prefiro continuar usando o Mac puro na escrivaninha.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...