Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: MacBook Pro 2011 15 - Desabilitando GPU AMD e usar somente Intel HD Graphics


JvDaP

Posts Recomendados

Em 09/06/2020 at 23:40, JonatasAraujo disse:

Fala pessoal! Fiz o procedimento do Dosdude hoje, mas eu não sei se funcinou, como eu sei se funcionou? kkkk achei que a gpu teria desaparecido da lista onde aparecem as placas de vídeo... Valeu galera!

Bom dia jovem, para saber se o procedimento funcionou, clique na Maça no canto superior esquerdo > sobre este mac, la verifique qual placa grafica esta usando.

as duas serão listadas nas configurações de hardware, porem só a que esta em uso sera apresentada na aba sobre este mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Alguém sabe o nome do programa que habilita o brilho, o meu macbook pro 2011 c o patcher Funciona perfeitamente, mas o brilho para de funcionar do nda depois de uns dias, regravei o OS mas dpois para, alguém sabe me dizer se é preciso sempre instalar o app que desativa a gpu ou é só instalar o catalina patcher q vai? Pq eu instalei o catalina Patcher e depois o programa de desabilitar a gpu ou n precisa? Na verdade meu macbook Funciona ainda a placa Ati, mas n qro correr o risco e ja desativar ela, pq nem uso nda pesado q precise dela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal, tenho um MBP 2011 15" que já passou pelo recall da logic board muito tempo atrás, até dar problema essa semana...

Recebo a blank screen depois de colocar a senha do login e não sai daí, inclusive rebootando em loop.

TODAS as alternativas NÃO funcionam, reset de NVRAM, SMC, Recover, Single User Mode, USB externo, nada consegue dar boot, porém consigo entrar em target mode e ver o SSD, inclusive consigo dar boot em outro MBP em target mode.

Como não consigo dar boor de jeito nenhum, não consigo fazer os procedimentos para desabilitar a maldita placa AMD dedicada.

Alguma outra alternativa que eu tenha deixado passar? Alguma dica mais expert?

Muito tempo que não acesso aqui..., muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Dando desfecho ao problema..., caso possa ajudar o resto do pessoal!

Sabendo que o problema é a maldita solda BGA na GPU da AMD, e não conseguindo de jeito nenhum desabilitar a safada, parti pra solução de hardware.

Tirei a logic board e parti pra tentar "ressoldar" ou refazer a BGA.

Limpei tudo muito bem álcool isopropílico, fiz um "funil" de papel alumínio pra direcionar o calor sobre a GPU e evitar o ar quente de se dispersar.

Com um secador de cabelo bem potente (quem tiver, recomendo um soprador térmico profissional), direcionei o ar mais quente possível em cima da GPU, por mais ou menos 2 min.

Deixei esfriar naturalmente e refiz o procedimento por mais 2 min.

Remontei tudo e tudo está funcionando perfeitamente!!

Se vc já tentou de tudo e não tem mais nada a perder, recomendo a tentativa!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

estou com um problemão e não tenho a quem recorrer. 
tenho um Mac Mini 2012 de trabalho que está apresentando um problema . Ele começa a carregar em tela branca mostrando a barra de progresso depois pelos 70% a tela pisca e fica branca e não sai daí. Eu desconfio que seja a GPU. Entretanto, eu não consigo entrar em Single User Recovery more, somente em Single User. O que não permite eu desabilitar o crsutil. Logo não consigo desabilitar a placa para testar. Se tento usar outro HD para reinstalar o high sierra mesmo problema. 
 

alguém tem algum norte para eu poder começar?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Citar

 

Boa tarde, relendo o tópico, fui procurar alguma alternativa para baixar o brilho, estava ficando extremamente cansativo para os olhos passar o dia em frente ao mac com ele no máximo. Segue link do próprio macmagazine que achei, Estou usando o programa com sucesso para tal.

https://macmagazine.com.br/post/2014/03/10/aplicativo-f-lux-que-ajusta-o-brilho-e-a-temperatura-da-tela-do-mac-automaticamente-agora-se-adapta-ao-seu-horario/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente eu tenho o famigerado Macbook Pro 15 Early 2011 , 2.2 i7 com a porcaria da Radeon HD 6750M que quase me fez jogar ele no lixo ! Tentei inumeros tutoriais durante um ano sem sucesso, desisti e ele ficou mofando mais de um ano guardado ,pq comprei um macbook pro touch bar 2019 , bom nessa quarentena estudei e vi outros tutoriais e FINALMENTE CONSEGUI DESABILITAR A JOÇA DESSA GPU DEDICADA !

para quem ainda tambem não conseguiu experimenta esse !

https://www.youtube.com/watch?v=hv32hcT6hQI

Editado por Marcio X18
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Então galera tenho um macbook pro 15" 2011 que teve esse problema de gpu e a placa foi desativada, já sei q o brilho não vai voltar a funcionar e nem adições de tela adicionais, o que quero saber é se posso conectar uma eGPU na thunderbolt para ter uma placa de video funcionando pois uso softwares que precisam de processamento grafico melhor, alguém pode me ajudar?Então galera tenho um macbook pro 15" 2011 que teve esse problema de gpu e a placa foi desativada, já sei q o brilho não vai voltar a funcionar e nem adições de tela adicionais, o que quero saber é se posso conectar uma eGPU na thunderbolt para ter uma placa de video funcionando pois uso softwares que precisam de processamento grafico melhor, alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Em 14/04/2020 at 14:25, juliobuenopm disse:

Olá, meu macbook tem esse defeito da placa de video, ja desativei e estou usando o catalina tranquilamente, porem comprei um adaptador para usar monitor externo, e não compartilha a tela, seria comum isso acontecer quando se tem o defeito da placa de video?

isso mesmo, quando desativa a Dedicada vc perde a saída de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 28/05/2020 at 16:06, Luc Rezende Soares disse:

Boa tarde meu mac é o mesmo que o seu e também não consegui fazer o comando, porem o meu ainda reinicia normalmente (foi trocada a placa mãe na época que estava na garantia ainda) com isso consegue instalar um app que aparentemente resolveu o problema, este aqui: http://dosdude1.com/gpudisable/

Vi em um vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cr1j59FYAjU

espero ter ajudado e caso o meu venha a falhar aviso aqui

Esse comentário me ajudou muito! Meu mac 2,4 GHz 17" 2011 parou repentinamente de iniciar. Também não conseguia entrar com comandos na inicialização pois está com senha na firmware. Eu não consegui tirar a senha pois travava quando tentava utilizar "Command + R".

Depois de tentar iniciar mais de 100x, ele finalmente entrou no OSX.

Entrando lá eu movi os arquivos AMD*... da pasta extensions para outra pasta que criei e atualizei pelo terminal sudo touch /System/Library/Extensions/

Voltou a ligar novamente, em todas as tentativas, porém o vídeo ficou "quadro-a-quadro". Muito lento mesmo!

Então vi esse tópico, assisti ao vídeo do youtube e fiz o seguinte:

Movi novamente os arquivos AMD*... para a pasta extensions, atualizei pelo terminal sudo touch /System/Library/Extensions/ e instalei o app http://dosdude1.com/gpudisable/.

Até agora está funcionando muito bem com a placa gráfica intel 3000. Inclusive o ajuste de brilho. Muito bom esse app!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 05/06/2019 at 18:44, Fernanda Varella disse:

Oi pessoal, sou nova aqui!

Quem aí desabilitou e a máquina continua funcionando?

Acabei de fazer isso no meu macbook pro early 2011!

Fui testar e abaixei a tampa e ao abrir novamente, tava desligada...não liga, esperei um pouco e liguei novamente, agora foi, será que é o caso do sleep que não funciona? vi isso em outros foruns! mas como tenho 90 dias de garantia, menos mal, estou com medo de perder a máquina... se alguém puder me falar se suas máquinas funcionam bem, fico mais tranquila rsrs

Meu macbook é um final 2011, passou pelo Recall em 2016 e agora em 2021 precisei fazer um reballing pra tentar arrumar a placa, mas deu ruim e hoje levei no técnico para desabilitar a AMD. Comecei a testar ele agora, mas já tive este problema do sleep e não estou conseguindo controlar a luminosidade da tela, ela ta no clara no talo! Não sei se isso é algum efeito colateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2021 at 00:49, Cadu Santinato disse:

Meu macbook é um final 2011, passou pelo Recall em 2016 e agora em 2021 precisei fazer um reballing pra tentar arrumar a placa, mas deu ruim e hoje levei no técnico para desabilitar a AMD. Comecei a testar ele agora, mas já tive este problema do sleep e não estou conseguindo controlar a luminosidade da tela, ela ta no clara no talo! Não sei se isso é algum efeito colateral.

Opa tudo bem ? Quando a Gpu e desabilitada essa funcao de brilho fica no maximo mesmo, porque e uma funcao que vem  direto dela.. 
Ate onde sei nao tem o que fazer, e nao da video via thunderbolt tambem.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...
Em 05/06/2019 at 18:44, Fernanda Varella disse:

Oi pessoal, sou nova aqui!

Quem aí desabilitou e a máquina continua funcionando?

Acabei de fazer isso no meu macbook pro early 2011!

Fui testar e abaixei a tampa e ao abrir novamente, tava desligada...não liga, esperei um pouco e liguei novamente, agora foi, será que é o caso do sleep que não funciona? vi isso em outros foruns! mas como tenho 90 dias de garantia, menos mal, estou com medo de perder a máquina... se alguém puder me falar se suas máquinas funcionam bem, fico mais tranquila rsrs

Entao, eu também tenho um Macbook Pro 2011 i7 que ta assim. Consigo usar ele normalmente porém se Hibernar ele não volta. Preciso desligar totalmente e ligar novamente pra voltar a usar. Se deixar ele entrar em modo de espera a tela não liga. 

Você consguiu achar alguma maneira de usar sem que isso aconteça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Sei que o tópico é antigo mas vamos lá
Tenho um MacBook Pro 15 de 2011 que tem esse problema, utilizo ele com a GPU da AMD desabilitado via software faz um bom tempo, o problema que essa GPU tem é pq aquece muito e o sistema de resfriamento não é eficiente a ponto de resfriá-la o suficiente, e tem a questão do tipo de solda tbm que de fábrica não tem chumbo e talls, mas a minha dúvida é o seguinte, será que se fazer o rebaling certinho e deixar funcionando tudo como deveria, e ao invés de usar pasta térmica normal utilizar metal líquido, lógico tomando todos os cuidados que este necessita para a instalação não danificar outros componentes, será que há possibilidade de isso continuar funcionando a longo prazo, e fazendo assim valer o valor pago pelo rebaling?
Alguém que já fez rebaling no passado fora do recall que a apple, fez quanto pagou, hoje em dia, em 2022, quanto mais ou menos um serviço desse custaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 30/08/2022 at 09:46, kelvinoliveira7 disse:

Sei que o tópico é antigo mas vamos lá
Tenho um MacBook Pro 15 de 2011 que tem esse problema, utilizo ele com a GPU da AMD desabilitado via software faz um bom tempo, o problema que essa GPU tem é pq aquece muito e o sistema de resfriamento não é eficiente a ponto de resfriá-la o suficiente, e tem a questão do tipo de solda tbm que de fábrica não tem chumbo e talls, mas a minha dúvida é o seguinte, será que se fazer o rebaling certinho e deixar funcionando tudo como deveria, e ao invés de usar pasta térmica normal utilizar metal líquido, lógico tomando todos os cuidados que este necessita para a instalação não danificar outros componentes, será que há possibilidade de isso continuar funcionando a longo prazo, e fazendo assim valer o valor pago pelo rebaling?
Alguém que já fez rebaling no passado fora do recall que a apple, fez quanto pagou, hoje em dia, em 2022, quanto mais ou menos um serviço desse custaria?

Tudo que eu li sobre reballing até hoje sempre leva a mesma conclusão: é um serviço sem garantia nenhuma. pode durar 10 anos ou 10 dias. Tanto que os próprios profissionais que fazem o serviço dão pouco tempo de garantia (tipicamente 3 meses), porque é um tiro no escuro, não tem como saber.

Então se vale a pena ou não é difícil de responder. Vai muito do seu uso, da sua necessidade do equipamento e de poder gastar ou não no serviço.

Agora, há uma soluçao definitiva que é trocar o chip de vídeo. Parece que saiu uma "versão 2" do mesmo chip só que sem o problema na solda. Então ao invés de fazer o reballing no chip defeituoso você remove o chip ruim e instala outro que não dará o problema. Essa sim é uma solução "definitiva". Não lembro exatamente qual o modelo/ano de macbook que dá pra fazer isso. Mas se voce procurar no forum do MacRumors deve achar. Se eu achar posto aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...