Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD – MacBook Pro


Posts Recomendados

Então, gente, eu notei uma lentidão acima da média no meu MacBook Pro (ele já tem certa idade, uns 2 anos, e é o modelo Mid 2012, com as especificações de fábrica, padrão – comuns), nisso, entrei em contato com uma loja aqui perto de casa, "especializada" em Mac, no geral, e me disseram que poderia melhorar o desempenho da máquina, trocando o HD (500GB) por um SSD (128GB), e também "trocando" a RAM dele, para 2 núcleos de 8GB (os originais são 2 núcleos de 2 GB cada). Alguém já fez essas trocas e conseguiu um bom resultado ou pelo menos a máquina ficou com um desempenho superior comparado com o anterior à mudança? Fiquei em dúvida, porque o valor é bem alto para essas mudanças, mas eu creio que valeria mais do que permanecer com um MacBook lento até juntar dinheiro (uma GRANDE quantia) para adquirir um Air, com especificações "superiores" e mais atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com ctz vale a pena. Eu uso um Macbook Pro mais antigo que o seu (Mid-2009) e depois do upgrade de RAM e SSD virou outra máquina. Diria até que depois desses dois upgrades (RAM+SSD) vc nem vai sentir necessidade de trocar de máquina. 

Opte por um SSD maior. 128GB hoje é pouco. Coloque pelo menos um de 240GB. Memória 8GB em geral já é suficiente, mas se puder ir de 16GB, melhor ainda. É um upgrade que vale muito a pena. Só fique atento para o valor que vão te cobrar para esse upgrade. 

Um SSD Sandisk de 240GB custa em média 400 Reais. 

Kit de Memória RAM de 16GB (2x8GB/1600MHz) Corsair especificas para seu Macbook Pro Mid-2012, em torno de 650 reais. 

A troca das peças em si é coisa simples. Se vc tiver um pouco de experiencia pode trocar vc mesmo em casa. Ou levar em algum tecnico que não pode te cobrar um valor muito alto, visto que é um procedimento bem tranquilo. Espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência foi ótima neste sentido. Eu mesmo troquei o HD pelo SSD, como o comentário acima, se vc tiver alguma experiência é muito fácil. Também recomendo um SSD superior aos 140 GBs.

Com essa mudança você terá uma máquina bem rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos que realizaram o upgrade elogiou o desempenho da maquina. Um SSD de 250gb Samsung e 8gb de ram já está de bom tamanho. Sai em média de R$ 770,00 reais os dois produtos citados. Verifica se realmente precisa de 16gb de ram. Estou para realizar o upgrade no meu Mac nos próximos meses. Adquiri o modelo igual o seu faz pouco tempo. Justamente por conta do upgrade. A idade do seu está baixa, adquiriu ele novo ? 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, foi-me cobrado R$1.427 reais, com o upgrade para SSD de 240GB e da RAM para 8GB (além da mão de obra). Eu, sinceramente, achei muito caro esse valor cobrado. Infelizmente não sei fazer todos os procedimentos sozinho para que não saia tão caro no meu bolso, também. E, se alguém puder me indicar algum lugar mais barato, no RJ, meu bolso e eu ficaríamos agradecidos demais! Eu até cheguei a colocar na balança comprar um MacBook MAIS NOVO, não necessariamente "0 km", e mesmo assim ficaria mais caro que os upgrades que eu quero fazer, sabe?

Te respondendo, adquiri ele novinho, mas sem saber que logo ele viraria "legacy/vintage", sabe? Senão tinha juntado mais um pouco, apertado mais um pouco; pelo o que eu vi, ele já é considerado "velho" pela Apple, e assim eu não tenho como obter assistência técnica por eles. Justamente, mais um medo meu para que faça tudo isso e ele não voltar bom, porque pagar uns R$9.000,00 não cabe, compreende? Mas espero que ele fique melhor e que, por uns dois ou três anos, ainda aguente o tranco muito bem, pois vai ser o tempo que eu estarei economizando para um novo em folha, Air ou Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Víctor Silva da Costa Lima disse:

Então, foi-me cobrado R$1.427 reais, com o upgrade para SSD de 240GB e da RAM para 8GB (além da mão de obra). Eu, sinceramente, achei muito caro esse valor cobrado. Infelizmente não sei fazer todos os procedimentos sozinho para que não saia tão caro no meu bolso, também. E, se alguém puder me indicar algum lugar mais barato, no RJ, meu bolso e eu ficaríamos agradecidos demais! Eu até cheguei a colocar na balança comprar um MacBook MAIS NOVO, não necessariamente "0 km", e mesmo assim ficaria mais caro que os upgrades que eu quero fazer, sabe?

Te respondendo, adquiri ele novinho, mas sem saber que logo ele viraria "legacy/vintage", sabe? Senão tinha juntado mais um pouco, apertado mais um pouco; pelo o que eu vi, ele já é considerado "velho" pela Apple, e assim eu não tenho como obter assistência técnica por eles. Justamente, mais um medo meu para que faça tudo isso e ele não voltar bom, porque pagar uns R$9.000,00 não cabe, compreende? Mas espero que ele fique melhor e que, por uns dois ou três anos, ainda aguente o tranco muito bem, pois vai ser o tempo que eu estarei economizando para um novo em folha, Air ou Pro.

Ele é velho só para Apple, para nós é uma excelente máquina. Muitos aqui do fórum tem um. É o último modelo que permite fazer upgrade de até dois HDs e 16gb de ram. Deixei de comprar um Air zero bala, ou um retina 2014 usado para pegar ele. E não me arrependo nem um pouco. Ainda tem fôlego de sobra para rodar versões futuras do OS.

Então esse preço que te cobraram está alto. Você consegue comprar um SSD de 500gb 850 Evo Samsung, e 16gb de ram da Corsair. As ferramentas você encontra na Amazon, serve para abrir o Mac, retirar os parafusos do HD, e realizar retirada de outros parafusos da placa mãe se quiser. No mercado livre tem ferramentas, mais é de baixa qualidade. Sem contar que vários vendedores não garante que abre corretamente o modelo A1278 de 13 polegadas. Não é difícil, tem um vídeo no YouTube explicando. A memória é fácil trocar, o HD também. Só desconectar a bateira antes de realizar os procedimentos.

Segue o vídeo com o upgrade do mid 2012, ao retirar o HD foi improvisado pelo usuário. Mais as ferramentas da Amazon que estou te passando logo abaixo, vem com a chave apropriada.

Segue o link das ferramentas

https://www.amazon.com/gp/aw/d/B01NH0FTSM/ref=mp_s_a_1_5?ie=UTF8&qid=1515631012&sr=8-5&pi=AC_SX236_SY340_QL65&keywords=macbook+pro+tools&dpPl=1&dpID=41spzX496GL&ref=plSrch

Dá para fazer os procedimentos tranquilo, depois só reinstalar o Mac OS, que no vídeo também ajuda.

Esse Mac você usa mais 2 a 3 anos fácil com esse upgrade. Precisa nem gastar dinheiro com equipamento novo. É bom trocar a pasta térmica também depois. Pretendo fazer no meu já que irei ficar com ele um tempo. Esse parte eu prefiro pagar uma assistência especializada, somente para limpeza interna. Pois não gosto de mexer nesse ponto.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, cara!

Por exemplo, eu vou parcelar esse valor em 3x e olhe lá!

Esse vídeo vai ser de grande ajuda, mas ainda acho que vai ser melhor pagar, porque eu sou totalmente leigo no assunto, literalmente. Até que eu pesquisei alguns valores e, cara, é um dos mais baratos, sério. Tipo, de assistências e lojas de confiança, é o melhor custo, porque alguns cobravam muito mais até pela mão de obra e tudo mais. Realmente, não entendo o porquê está tão lento, que até para digitar algo simples, no Notas, aqui mesmo no fórum ou algo assim, ele trava muito e somente em questões de minutos volta a tela a carregar. As especificações são (caso possa me ajudar): 

  • PROCESSADOR: 2,5 GHz Intel Core i5
  • MEMÓRIA: 4 GB 1600 MHz DDR3
  • GRÁFICOS: Intel HD Graphics 4000 1536 MB
  • ARMAZENAMENTO: 500 GB – DISCO SATA

Eu, particularmente, não tenho fotos (0, literalmente) ou músicas (na verdade, umas 1.000, mas no Spotify). Há algum tempo, baixei e comprei o CleanMyMac 3, para que pudesse me ajudar, e mesmo assim o desempenho dele (ultimamente tenho notado uma queda na bateria, igualmente) vem decaindo aos poucos. Não rodo jogos (no máximo The Sims 4 com algumas expansões para minha irmã), utilizo muito do Word para escrever meus textos e pesquisas e o Chrome. Somente. Tanto é, que dos 500 GB de armazenamento, tem, de acordo com o próprio sistema: 458,33 GB livre(s) de 498,89 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu roda liso e com as configurações stock. Quando comprei da vendedora estava com Lion e nunca foi aberto, estava lento. Fiz instalação limpa e ficou uma maravilha. Estou doido para colocar o SSD e mais Ram. No seu caso uma simples formatação completa deve resolver essa bug ai. Nem sempre é bom atualizar o sistema pela loja. As vezes é melhor realizar instalação limpa. Faço isso até no meu smartphone. Quando sai uma nova versão do sistema, faço instalação limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, com o meu iPhone, eu restauro o sistema de fábrica e atualizo. Bem, não com o novo, mas com os anteriores eu sempre fiz isso, e sinceramente, nunca tive problemas. Entretanto, com o MacBook eu não sei o que e como fazer. Mas seria uma boa, até.

Editado por Víctor Silva da Costa Lima
Erro de Digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vi em alguns sites falando sobre a troca para SSD, e vi um usuário falando que desabilitou o CD/DVD e colocou um SSD no lugar.

 

Entretanto, pergunto pra vocês: quando se coloca um SSD pra rodar como secundário, e não o proprio disco do sistema operacional, ele acaba não tendo a mesma função de deixar mais rápido, certo?

 

Caso isso se proceda, pretendo substituir mesmo de HD pra SSD, nesse caso como vocês fazem para realizar uma espécie de CLONE do seu HD para o novo SSD, sem precisar reinstalar os sistemas e programas, pois eu pelo menos tive muita dificuldade pra instalar meu W10 e seus programas com crack etc e o mesmo no Mac.

 

 

Queria fazer o upgrade pra SSD mas nao queria ter que passar por isso de novo...

 

 

Qualquer resposta é bem-vinda.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renan Malato disse:

Galera, vi em alguns sites falando sobre a troca para SSD, e vi um usuário falando que desabilitou o CD/DVD e colocou um SSD no lugar.

 

Entretanto, pergunto pra vocês: quando se coloca um SSD pra rodar como secundário, e não o proprio disco do sistema operacional, ele acaba não tendo a mesma função de deixar mais rápido, certo?

 

Caso isso se proceda, pretendo substituir mesmo de HD pra SSD, nesse caso como vocês fazem para realizar uma espécie de CLONE do seu HD para o novo SSD, sem precisar reinstalar os sistemas e programas, pois eu pelo menos tive muita dificuldade pra instalar meu W10 e seus programas com crack etc e o mesmo no Mac.

 

 

Queria fazer o upgrade pra SSD mas nao queria ter que passar por isso de novo...

 

 

Qualquer resposta é bem-vinda.

Valeu

Geralmente quem instala SSD no lugar do driver de DVD, é porque pretende manter o disco de fabrica e fazer um fusion driver. O SSD pode ser instalado em qualquer lugar que eu saiba, basta instalar depois o sistema operacional nele. Segundo comentários de alguns usuários, não é bom clonar HD para SSD. Melhor fazer uma instalação limpa. Outra opção é instalar o HD comum no lugar do driver. A varias opções de instalação. Agora pensa bem se precisa do disco mecânico, pois só o SSD em operação, ganhará algumas horas a mais de bateria devido o baixo consumo. Tem armazenamento de 120gb a 500. Modelos de 250~500gb é mais negócio. Eu já estou cogitando usar logo 500gb de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer essa troca sem medo, eu tenho essa maquina e não tenho do que reclamar.

Comprei ela stock e hoje esta com 16GB DDR3L e 1TB SSD sendo 2x500GB SSD em Raid 0, neste caso tirei o drive do Superdrive e coloquei um segundo "Disco".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2018 at 10:39, Víctor Silva da Costa Lima disse:

Então, gente, eu notei uma lentidão acima da média no meu MacBook Pro (ele já tem certa idade, uns 2 anos, e é o modelo Mid 2012, com as especificações de fábrica, padrão – comuns), nisso, entrei em contato com uma loja aqui perto de casa, "especializada" em Mac, no geral, e me disseram que poderia melhorar o desempenho da máquina, trocando o HD (500GB) por um SSD (128GB), e também "trocando" a RAM dele, para 2 núcleos de 8GB (os originais são 2 núcleos de 2 GB cada). Alguém já fez essas trocas e conseguiu um bom resultado ou pelo menos a máquina ficou com um desempenho superior comparado com o anterior à mudança? Fiquei em dúvida, porque o valor é bem alto para essas mudanças, mas eu creio que valeria mais do que permanecer com um MacBook lento até juntar dinheiro (uma GRANDE quantia) para adquirir um Air, com especificações "superiores" e mais atual?

O problema talvez não seja SSD, tem um procedimento que eu posso está realizando com você e pode ter ajudar. Se estiver interesse entre em contato comigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, lucasmacatrap disse:

O problema talvez não seja SSD, tem um procedimento que eu posso está realizando com você e pode ter ajudar. Se estiver interesse entre em contato comigo. 

Amigo, se possui alguma dica, poste aqui no fórum. Ele foi criado para isto, troca de experiências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lucasmacatrap disse:

O problema talvez não seja SSD, tem um procedimento que eu posso está realizando com você e pode ter ajudar. Se estiver interesse entre em contato comigo. 

Como ele comentou, esta ainda com a configuração de fabrica,  4GB DDR3 e 500GB HDD, ele ainda não efetuou a troca.

Uma das opções seria fazer a instalação limpa e ver se melhora um pouco a velocidade, e verificar também como esta o S.M.A.R.T desse HD para identificar se existe algum badblock que esta ocasionando a lentidão.

Caso isso não resolva, seria uma boa fazer um upgrade de Memoria e HD, eu tenho essa mesma maquina, se olha, atualmente esta com 16GB DDR3L e 1TB SSD, virou um avião.

Como o @iDesign comentou, pode comentar aqui no fórum, assim podemos trocar experiências, caso você for um "Genius Apple" ou Consultor Apple, seria interessante se identificar como tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o HD estiver com bad block pode ocorrer lentidão no sistema. Caso não for o disco, só conheço duas soluções para resolver este problema. Realizar instalação limpa é uma delas, e depois trocar o disco para SSD e acrescentar mais ram. Não existe segredo !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, gente!

Então, eu não sei como fazer esse procedimento de instalação limpa, se alguém puder linkar um vídeo ou explicar por passos como fazer, eu ficaria muito agradecido, porque sou bastante leigo neste assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Víctor Silva da Costa Lima disse:

Oi, gente!

Então, eu não sei como fazer esse procedimento de instalação limpa, se alguém puder linkar um vídeo ou explicar por passos como fazer, eu ficaria muito agradecido, porque sou bastante leigo neste assunto!

Você pode usar um programa Diskmaker e criar um pendrive bootavel para instalar o High Sierra. Se deseja instalar outra versão antiga tem que obter uma outra imagem de instalação.

Segue o tutorial de como criar o pendrive com o instalador do macOS.

https://blog.macsales.com/42448-create-a-bootable-macos-high-sierra-install-drive-with-diskmaker-x-7

Depois só reinicar o Mac segurando a tecla option, selecionar o pendrive e da prosseguimento a instalação. No utilitário de disco, precisa formatar o HD antes para depois instalar o sistema. 

Aqui vai um vídeo do passo a passo usando o Diskmaker até o processo de instalação do sistema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. reiniciar
  2. Assim que você ouvir o "som Mac" na tela cinza, pressione Cmd + R para entrar no modo Recuperação
  3. Open Utilities-> Terminal
  4. Execute o comando csrutil disable
  5. Reinicie, você pousará no sistema operacional normal com o SIP desativado
  6. faça todas as mudanças que você gostaria de fazer
  7. Reinicie novamente

 

Ativar  usuário raiz

  1. Selecione menu Apple () > Preferências do Sistema e clique em Usuários e Grupos (ou Contas).
  2. Clique em 

elcapitan-lock-inline.png

  1.  e insira o nome e a senha de administrador.
  2. Clique em Opções de início de sessão.
  3. Clique em Conectar (ou Editar).
  4. Clique em Abrir Utilitário de Diretório.
  5. Clique em 

elcapitan-lock-inline.png

  1.  na janela Utilitário de Diretório e insira o nome e a senha de administrador.
  2. Na barra de menus no Utilitário de Diretório:
    • Selecione Editar > Ativar Usuário Root e insira a senha que deseja usar no usuário raiz.

 

Abra o Finder, vá até a raiz, onde existem as pastas Aplicativos, Biblioteca, Sistema, Usuários.

Clique em Sistema > Biblioteca > Extensions > IOPlatformPluginFamily.kext > clica com o botão direito / mostrar conteúdo do pacote > Contents > PlugIns > ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext > clica com o botão direito / mostrar conteúdo do pacote > Contents > Resources.

Depois exclua o arquivo que condiz com a versão do seu macbook. 

Para saber a versão é só ir no Finder, utilitarios e depois informações do sistema. A primeira linha vai aparecer MacBook2.1 ou macbook8.1, é assim por diante. Então é só deletar o arquivo que está com o mesmo nome,  e depois reiniciar o macbook, pode ser que o travamento pare.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...