Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] instalar 8gb de ram ou 16gb ?


rafarmoreira

Posts Recomendados

Irei realizar um upgrade no meu MBP mid 2012, e estou em duvida em relação a quantidade de RAM. Atualmente só com o Safari aberto, o High Sierra come 3gb da ram deixando míseros 1gb disponível. Ainda não passei a usar o Mac ao extremo, mais com certeza depois do up em SDD + RAM irei querer instalar VM para rodar o Visual Studio Full, ou executar milhares de janelas no sistema.

Ai pensei, uma VM para rodar bacana tem que ser no minimo 4gb, somado aos outros 3gb que é usado pelo Mac OS, estou pensando seriamente em pagar uns R$ 280,00 reais a mais e instalar logo um kit 16gb. Apesar de não usar isso tudo terei bastante espaço na memoria e dois módulos operando em dual channel. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rafa, blz?

Então tudo vai depender do seu uso. Eu já tive uma máquina exatamente igual a sua (que por sinal é excelente) e já usei ela com 8Gb e 16Gb. Sinceramente para o meu uso (programas gráficos, menos edição da vídeo) não fez diferença colocar 16Gb, mas é claro que se você está com essa grana, vale a pena sim. Quanto mais memória melhor!

Agora, uma dica que dou é: Compre um SSD caso ainda não tenha. Isso sim fará uma diferença absurda na sua máquina.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, iDesign disse:

Fala Rafa, blz?

Então tudo vai depender do seu uso. Eu já tive uma máquina exatamente igual a sua (que por sinal é excelente) e já usei ela com 8Gb e 16Gb. Sinceramente para o meu uso (programas gráficos, menos edição da vídeo) não fez diferença colocar 16Gb, mas é claro que se você está com essa grana, vale a pena sim. Quanto mais memória melhor!

Agora, uma dica que dou é: Compre um SSD caso ainda não tenha. Isso sim fará uma diferença absurda na sua máquina.

Um abraço!

O SSD já vai está incluso na compra, será um Samsung 850 Evo de 250gb. Acho que vou nos 16gb por conta da maquina virtual. Meu uso será mais com programação usando IDE Android Studio, Visual Studio e etc. Melhor sobrar espaço no armário do que faltar kkkk. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rafarmoreira disse:

O SSD já vai está incluso na compra, será um Samsung 850 Evo de 250gb. Acho que vou nos 16gb por conta da maquina virtual. Meu uso será mais com programação usando IDE Android Studio, Visual Studio e etc. Melhor sobrar espaço no armário do que faltar kkkk. 

Isso mesmo. Vai ficar um avião a sua máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, iDesign disse:

Isso mesmo. Vai ficar um avião a sua máquina!

Fiz uma análise com base no seu comentário e de outros users, 8gb da conta de roda muitos processos. De fato nem sei ainda quando instalarei uma VM no Mac. Então cheguei a uma conclusão que, aumentar o SSD para 500gb e deixa 8gb de ram é um negócio bom. Depois é mais fácil da um up só na memória devido o preço. No caso do armazenamento nem mexeria mais, dispensando uso de fusion driver e HD externo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2018 at 13:49, rafarmoreira disse:

Fiz uma análise com base no seu comentário e de outros users, 8gb da conta de roda muitos processos. De fato nem sei ainda quando instalarei uma VM no Mac. Então cheguei a uma conclusão que, aumentar o SSD para 500gb e deixa 8gb de ram é um negócio bom. Depois é mais fácil da um up só na memória devido o preço. No caso do armazenamento nem mexeria mais, dispensando uso de fusion driver e HD externo. 

Com um SSD de 500Gb terá espaço mais do que suficiente para seus arquivos. E 8gb de RAM já funfa direitinho. Depois posta aqui se curtiu a nova configuração da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso da perfeitamente 16gb + 250gb. O HD original não penso em usar no lugar do SuperDrive. Fera eu vou no SSD de quinhentão mesmo para guarda tudo nele. Depois quando fazer o uso virtualização jogo mais 8gb. Vlw pelas dicas !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rafarmoreira disse:

Neste caso da perfeitamente 16gb + 250gb. O HD original não penso em usar no lugar do SuperDrive. Fera eu vou no SSD de quinhentão mesmo para guarda tudo nele. Depois quando fazer o uso virtualização jogo mais 8gb. Vlw pelas dicas !!

Vai fundo, é a melhor coisa.

Eu como faço edição de video e virtualização, tive que deixar no máximo,  tanto RAM quanto SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, assim como a galera aqui já indicou: primeiro vá fundo no SSD para meu Mac pois é o upgrade q vai causar o maior impacto e logo após vc investe na RAM mediante a sua necessidade. Com 8GB vc já consegue desafogar bem teu fluxo de trabalho mas certamente os 16GB virão para 1. Colocar tua máquina para trabalhar ao máximo dela e 2. Pelo fator anterior, vc nunca mais precisar fazer nenhum upgrade do gênero.


E a dica matadora que vou te deixar, poucas pessoas sabem: essa série de Macs lançados em 2012 não são limitados a DDR3-1600MHz, vc pode instalar RAM com frequências mais altas, tais como 1866MHz ou 2133MHz, vão funcionar em tais velocidades e darão um boost de performance na tua máquina. Eu mesmo fiz isso com a minha e o GeekBench colocou ela hj. no Top 4 do Baseline :D

Screen Shot 2018-01-20 at 10.40.40.png

 

Sim, são um pouco mais caros esses pentes de RAM mas vale o investimento. Faça isso e vc nunca mais precisará trocar essa máquina - ainda mais por esses "DongleBook" que a Apple tem a audácia de chamar de "Pro", q vc não pode alterar absolutamente nada no seu hardware e precisa usar adaptador pra TER PORTA USB. Ridículo!

Editado por UnderEu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intenção é da um up máximo no Mac, por isso que adquiri esse modelo, não só por isso, pelas conexões de entrada disponíveis também. Agora ram na frequência 1866mhz é mais caro, e na minha visão, o ganho maior seria só para quem trabalha com renderização de imagem e vídeo. Sem contar que o módulo deixaria de ser low voltage 1.35v e passaria ser 1.5v nessa frequência. Esses processadores i5 e i7 dos modelos 2012 no mínimo são destravados então, para aceitar essa alta frequência. Eu nunca vi nenhum Mac sendo vendido mesmo usado essa frequência em operação. Tem certeza que aceita isso tudo ? Tenho lá minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rafarmoreira disse:

A intenção é da um up máximo no Mac, por isso que adquiri esse modelo, não só por isso, pelas conexões de entrada disponíveis também. Agora ram na frequência 1866mhz é mais caro, e na minha visão, o ganho maior seria só para quem trabalha com renderização de imagem e vídeo. Sem contar que o módulo deixaria de ser low voltage 1.35v e passaria ser 1.5v nessa frequência. Esses processadores i5 e i7 dos modelos 2012 no mínimo são destravados então, para aceitar essa alta frequência. Eu nunca vi nenhum Mac sendo vendido mesmo usado essa frequência em operação. Tem certeza que aceita isso tudo ? Tenho lá minhas dúvidas.

Vai por mim, aceita sim - tanto é que estou usando neste exato momento na minha máquina:

Screen Shot 2018-01-20 at 16.33.19.pngScreen Shot 2018-01-20 at 16.33.21.pngScreen Shot 2018-01-20 at 16.36.47.png

E os pentes que estou usando são DDR3L (Low Voltage), pode confirmar pelo modelo que estou usando (vide minha assinatura) - o macOS é burro, não sabe diferenciar DDR3 e DDR3L no System Report mas vai por mim, tá operando a 1.35v. E sim, já vi gente usando DDR3L-2133MHz na mesma máquina e eu mesmo usaria, só que na época não achei kit de RAM com tal especificação, logo fiquei com essas 1866MHz msm.

E sim, RAM nessa frequência de fato é mais cara mas, na minha opinião, vale o investimento uma vez que vc pretenda extrair o máximo de performance do teu equipamento (que eu acho que é o que todo mundo gostaria) e não vá trocar nenhuma peça daí em diante. E vc não vê gente vendendo porque não é rentável lucrativamente - pra que você vai botar hardware TOP dos TOP dos TOP pra vender, se vc pode colocar hardware com especificação similar e vender pela mesma margem? Olha a Apple por si só: quanto custa o hardware dos computadores q ela usa se vc fosse comprar avulso e quanto q ela cobra pelo "pacote pronto" com as mesmas peças (CPU, RAM, GPU, PSU, Periféricos etc.)?

Mas voltando ao assunto...
Vai por mim, funciona e vc certamente vai aproveitar a diferença q tais peças oferecem, ainda que seja mais caro - e não é só renderização de vídeo e processamento pesado que se beneficia, pequenas tarefas do dia-a-dia ficam ligeiramente mais espertas, tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafael!

Eu estava na mesma situação que você, eu tinha 4 gb de RAM no meu MBP mid 2012 e sentia que ele precisava de um upgrade. Acabei comprando dois pentes de 8gb da Corsair de 1600mHz (ou seja, 16gb ao todo) e não tenho o quê reclamar!

Quanto a dúvida de 8gb ou 16gb, creio que 16gb seja melhor, você estará aumentando a vida útil do seu mac ao torná-lo mais preparado para o futuro, e também evitará ter que realizar outro upgrade caso tenha escolhido errado.

Percebi que mesmo tendo 16gb de RAM, meu mac utiliza bastante memória! Normalmente estou com mais de 50% da memória livre (mas agora que baixei o Spark isso mudou, como mostrado no print).

A questão é que ao fazer o upgrade da memória (sem fazer upgrade da SSD) percebi que o mac ficou mais veloz após ter ficado um tempo ligado. Eu acho que fazer o upgrade para 16gb compensa, pois creio que o mac sabe ver quando está sobrando RAM e armazena os apps recentemente fechados na memória, para que a abertura de tais apps seja mais rápida.Capture d’écran 2018-01-21 à 00.32.27.png

 

Editado por Hugo Saraiva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@UnderEu Essa frequência 2133mhz encontra mais em pentes DDR4 que não é o caso. Já essa ai que você esta usando consegui encontra até Mac Memory Corsair só o kit. Vou verificar esses detalhes quando obter uma nova RAM. Desde já obrigado pela ajuda !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...