Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Power jack do MBP precisa ser trocado a cada 2 anos ?


rafarmoreira

Posts Recomendados

Olá amigos, tem alguns vendedores do ML vendendo bateria compatível com Macbook e orientando algumas pessoas a trocar também o power jack. Pois a cada 2 anos o mesmo desgasta a pasta términa resultando até na queima da placa lógica. Não preciso de comprar bateria, mais a resposta de um vendedor despertou uma curiosidade e por isso compartilho aqui na comunidade  para obter opinião da galera. Isso procede ou é balela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os magsafe não foram abandonados, só a conexão de entrada que passou a ser pela porta USB C. Pasta térmica se desgasta por outro fator que eu saiba. Esse lance de trocar conector do magsafe deve ser jogada de venda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2018 at 18:47, Tiago808 disse:

Pasta térmica no magsafe? Quê?

Tiago, estava visualizando alguns anúncios de bateria no ML para o modelo A1278. E segundo a resposta do vendedor em seu anuncio, o mesmo recomendou a compra do conector DC power jack além da bateria. Pois o conector contribui para o derretimento da pasta térmica e possível queima da placa logica. Resposta meia bizarra, nunca vi um conector DC contribui para o desaparecimento da pasta térmica. É mais fácil a bateria  vendida não original contribuir para a queima de um DC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Tiago, estava visualizando alguns anúncios de bateria no ML para o modelo A1278. E segundo a resposta do vendedor em seu anuncio, o mesmo recomendou a compra do conector DC power jack além da bateria. Pois o conector contribui para o derretimento da pasta térmica e possível queima da placa logica. Resposta meia bizarra, nunca vi um conector DC contribui para o desaparecimento da pasta térmica. É mais fácil a bateria  vendida não original contribuir para a queima de um DC. 

Balela, isso não existe. O vendedor tentando enrolar o cliente. Infelizmente está cheio por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rafarmoreira disse:

Tiago, estava visualizando alguns anúncios de bateria no ML para o modelo A1278. E segundo a resposta do vendedor em seu anuncio, o mesmo recomendou a compra do conector DC power jack além da bateria. Pois o conector contribui para o derretimento da pasta térmica e possível queima da placa logica. Resposta meia bizarra, nunca vi um conector DC contribui para o desaparecimento da pasta térmica. É mais fácil a bateria  vendida não original contribuir para a queima de um DC. 

Rafa, tive um Macbook Pro e em mais de 5 anos de uso nunca troquei esse conector, quanto a pasta térmica, as vezes trocava, mas a pasta térmica do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa noite gente, então comprei um macbook pro mid 2012 13” I5, 256gb de ssd e comprei um pente de 8gb da corsair para mac e estava pensando em deixar um de 2gb original e colocar de 8gb, tem algum problema?

alem disso, eu comprei com um vendedor caixas de som e o mesmo me disse que era necessário trocar o jack a cada 2 anos porque ele se desgasta e da curto queimando a placa, isso procede?

alem disso ele disse que era urgente trocar a pasta térmica, pois comprei usado. Foi fabricado em 2014. Fiz uma limpeza no cooler e realizei o teste segurando D se não me engano na inicialização, ele rodou o cooler forte e eu ouvi e não gerou nenhum erro. Durante o uso nem escuto o cooler funcionando, sinto com a mão saindo um arzinho bem leve. É realmente necessário trocar a pasta térmica?

desde já agradeço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2020 at 22:55, fmrmorelli disse:

Boa noite gente, então comprei um macbook pro mid 2012 13” I5, 256gb de ssd e comprei um pente de 8gb da corsair para mac e estava pensando em deixar um de 2gb original e colocar de 8gb, tem algum problema?

alem disso, eu comprei com um vendedor caixas de som e o mesmo me disse que era necessário trocar o jack a cada 2 anos porque ele se desgasta e da curto queimando a placa, isso procede?

alem disso ele disse que era urgente trocar a pasta térmica, pois comprei usado. Foi fabricado em 2014. Fiz uma limpeza no cooler e realizei o teste segurando D se não me engano na inicialização, ele rodou o cooler forte e eu ouvi e não gerou nenhum erro. Durante o uso nem escuto o cooler funcionando, sinto com a mão saindo um arzinho bem leve. É realmente necessário trocar a pasta térmica?

desde já agradeço 

Como comprou uma memória bacana, pode colocar sem problemas, lembrando que se ela for de maior clock que a que vai ficar na máquina, ela funcionará na velocidade da mais lenta, bem como também será limitada pela velocidade do Mac. Se ela for de velocidade inferior à original do Mac, é a original que baixará e rodara na velocidade da nova memória. Espero que tenha se atentado para comprar uma de velocidade igual ou ao menos um pouco superior.

Sobre trocar porta de energia, mano, coisa de maluco hahaha... ainda falando de pasta térmica, que fica de elo entre CPU, GPU e dissipador e nada tem a ver com o conector de energia... pelamor hahahah...
A pasta térmica sim deve ser trocada. nessa sua máquina, por exemplo, será uma ótima manutenção, baixando a temperatura de funcionamento do processador, permitindo que ele trabalhe sempre em temperaturas mais baixas e não entre facilmente em thermal throttling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem 2 memórias originais de 2gb a 1600mhz, comprei uma de 8gb de 1600 tbm da cosair para mac. Mas você acha que é urgente trocar a pasta térmica? To usando aquele app istats, e a temperatura fica em torno de 60º com o safari aberto, vendo video e etc e com 70º com safari aberto, Discord, Telegram e etc. E tem alguma chance do mac queimar por falta de troca de pasta térmica? Não existe um mecanismo de proteção para evitar isso? kkk, o papo do vendedor foi totalmente torto.
Fiz um stress na maquina com um app e a temperatura chegou a 100º, isso depois de uns 10 minutos rodando com a cpu em torno de 98%, o fan ficou em torno de 3500rpm. Não ultrapassou os 4000rpm. Não era para ter aumentado essa velocidade?
Muito obrigado pela resposta anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, fmrmorelli disse:

Ele tem 2 memórias originais de 2gb a 1600mhz, comprei uma de 8gb de 1600 tbm da cosair para mac. Mas você acha que é urgente trocar a pasta térmica? To usando aquele app istats, e a temperatura fica em torno de 60º com o safari aberto, vendo video e etc e com 70º com safari aberto, Discord, Telegram e etc. E tem alguma chance do mac queimar por falta de troca de pasta térmica? Não existe um mecanismo de proteção para evitar isso? kkk, o papo do vendedor foi totalmente torto.
Fiz um stress na maquina com um app e a temperatura chegou a 100º, isso depois de uns 10 minutos rodando com a cpu em torno de 98%, o fan ficou em torno de 3500rpm. Não ultrapassou os 4000rpm. Não era para ter aumentado essa velocidade?
Muito obrigado pela resposta anterior.

Esse lance de trocar o MagSafe DC-in board é puro papo de vendedor que talvez tenha caído no "Efeito Mandela" - na melhor das hipóteses.
Se trocar, aí sim correrá mais risco de dar curto na placa, porque provavelmente o que vendedor está anunciando é paralelo; mas isso nem sempre é problema.

Quanto a troca da pasta térmica, é importante sim fazer, dado o tempo de compra do Mac, mas isso não é nada tão complicado que você mesmo não possa fazer. Dá pra seguir esse passo-a-passo do iFixit que ficará bem simples: MacBook Pro 13" Unibody Mid 2012 Heat Sink Replacement
Um dos mecanismos de proteção pra evitar dar algum problema na placa lógica, é a própria pasta térmica, haha.
Você não precisa fazer isso emergencialmente, mas é recomendado o quanto antes seja possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, fmrmorelli disse:

Ele tem 2 memórias originais de 2gb a 1600mhz, comprei uma de 8gb de 1600 tbm da cosair para mac. Mas você acha que é urgente trocar a pasta térmica? To usando aquele app istats, e a temperatura fica em torno de 60º com o safari aberto, vendo video e etc e com 70º com safari aberto, Discord, Telegram e etc. E tem alguma chance do mac queimar por falta de troca de pasta térmica? Não existe um mecanismo de proteção para evitar isso? kkk, o papo do vendedor foi totalmente torto.
Fiz um stress na maquina com um app e a temperatura chegou a 100º, isso depois de uns 10 minutos rodando com a cpu em torno de 98%, o fan ficou em torno de 3500rpm. Não ultrapassou os 4000rpm. Não era para ter aumentado essa velocidade?
Muito obrigado pela resposta anterior.

OK para as memórias, vai seguir tranquilo com elas, não se preocupe.

Como o Bruno falou acima, não é obrigatório trocar a pasta térmica, mas é muito bom para a performance, saúde e longevidade da sua máquina.
Pelos tantos anos da máquina, a pasta já deve estar mais ressecada, perdendo muito da sua performance. As temperaturas da máquina no teste que você fez não são absurdas, exceto quando atingem 100ºC, mas o processador é construído para chegar à isso, só é bom evitar que aconteça constantemente, pois é o limite dele. Essa temp por muito tempo ou algo acima disso mesmo que pouco tempo é extremamente danoso para a vida útil dos componentes.
É nessa hora que entrará a nova pasta térmica, a limpeza do dissipador, remoção de pó e tudo mais. Você pode ganhar até uns 10ºC a menos com a mesma perfomance da máquina. E, consequentemente, chegar à 100ºC será mais difícil, o que é o desejado.

A ventoinha era pra ir até perto de uns 5000 ou 6000 RPM.
Faça um reset do SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295 para as configurações essenciais do hardware voltarem ao original. Aproveite e faça um reset da NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063.
Esses dois resets são ótimos para o funcionamento dos Macs, ainda mais com adição/troca de RAM.

Aproveite também e faça uma instalação limpa do macOS.
Faça backup dos seus dados pessoais para um HD externo.
Crie um disco de boot https://support.apple.com/pt-br/HT201372 (seu Mac suporta o Catalina)
Depois de criado o USB installer, reinicie o Mac segurando Option e de boot pelo USB.
Ao entrar no Recovery Rode, abra o Disk Utility e apague completamente o disco https://support.apple.com/pt-br/HT208496
Feito isso, feche o Disk Utility e reinstale o macOS.
Deixe ele fazer todos os updates necessários, depois instale seus apps favoritos e copie de volta seus dados.
Com isso terá um Mac zeradinho ainda ótimo por alguns anos. Infelizmente ele não receberá o Big Sur, mas com Catalina ainda terá suporte de segurança e apps por mais uns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, sempre fiquei postergando a troca da pasta térmica do meu veinho de guerra MBP 15” mid 2010. Parece que no meu é mais chatinho pq tem que desmontar toda a placa mãe. Então o receio de acabar fazendo m* e ficar sem notebook em tempos de MBP a 25k e tremenda.

caso eu crie coragem qual pasta térmica recomendariam? Não importa valor mesmo pq já que vou correr esse risco... e o q usar para limpar a pasta antiga etc?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marçal, por indicações aqui do fórum, eu usei a MX4 (que é sem prata, e evita curto). Você acha no mercadolivre. Da arctic. Eu mesmo troquei seguindo fóruns e vídeos. Para limpar tudo, usei álcool isopropílico/isopropanol (99,8%), que acha em lojas de informática.  Não tive muita dificuldade, mas tem que ter as ferramentas adequadas (chave pentalobe 1.2 para abrir o MacBook e chave torx t5 para retirar o dissipador, por exemplo. Isso para MacBook Air 2017. Provavelmente para os outros também, mas tem que checar). Lembrar de retirar o conector da bateria antes de tudo, e quando acabar, colocar de volta. De alguém que é um completo amador nisso: o risco existe, mas deu certo. Vi trocentos vídeos no YouTube antes do troca. E vale a pena. A máquina roda mais fria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Marçal Nardelli disse:

Fala pessoal, sempre fiquei postergando a troca da pasta térmica do meu veinho de guerra MBP 15” mid 2010. Parece que no meu é mais chatinho pq tem que desmontar toda a placa mãe. Então o receio de acabar fazendo m* e ficar sem notebook em tempos de MBP a 25k e tremenda.

caso eu crie coragem qual pasta térmica recomendariam? Não importa valor mesmo pq já que vou correr esse risco... e o q usar para limpar a pasta antiga etc?

valeu!

Artic MX4, CM Gel Maker (algo assim), Thermal Grizzly Kryonaut são algumas das melhores atualmente.

Aproveita e veja pra fazer a troca do capacitor que regula a alimentação da GPU. Se ainda não falhou, uma hora vai falhar, e pode acabar matando sua GPU também.
Dá um look aí https://www.youtube.com/watch?v=DzcgT_fiVTA

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...