Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste: iMac com boot via SSD externo USB 3.0 x HD interno 5400rpm


kidleo

Posts Recomendados

Pessoal o meu boot externo com HD SSD está muito top. Mac liga em menos de 30 segundos, aplicativos da ADOBE como Photoshop, Ligthroom, Illustrator, na qual uso muito, abre em media em 4 segundos. Vale muito a pena, já que a APPLE insistiu em colocar um HDD 5400rpm. O unico inconveniente é que fica a peça plugado no MAC, mas do resto compensa muito. Eu gastei em media 450,00 para fazer isso (case para SSD usb 3.0 + HD SSD de 240gb).

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2018 at 09:34, JoilsonDO disse:

Pessoal o meu boot externo com HD SSD está muito top. Mac liga em menos de 30 segundos, aplicativos da ADOBE como Photoshop, Ligthroom, Illustrator, na qual uso muito, abre em media em 4 segundos. Vale muito a pena, já que a APPLE insistiu em colocar um HDD 5400rpm. O unico inconveniente é que fica a peça plugado no MAC, mas do resto compensa muito. Eu gastei em media 450,00 para fazer isso (case para SSD usb 3.0 + HD SSD de 240gb).

 

abraços.

Joilson voce espelhou o hd interno? ou comecou do zero?

Em 08/07/2018 at 21:15, jailsonrs disse:

Com o SSD no Case a melhora vai ser MUITO perceptível. Mas colocando ele internamente vai virar um foguete. A melhora é absurda. Se o seu iMac permitir, vale a pena investir no upgrade de RAM também e já coloca 16GB.
Eu não faço esse serviço, mas se precisar posso indicar um amigo meu que faz o serviço. 

primeiro vou fazer o teste externo, vamos ver como vai ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Johnny Frighetto,

Tem softwares como o SuperDupper (acho que o CarbonCopy também faz) que copiam o disco de boot inteiro pra outro (pro SSD externo por exemplo) e o deixam prontinho pra uso/boot.
Ou se quiser pode instalar o OSX no SSD externo e usar o TimeMachine pra copiar os dados de usuário e aplicativos.



Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johnny Frighetto disse:

Joilson voce espelhou o hd interno? ou comecou do zero?

 

Eu sei o carbon copy, fiz o "clone do disco" e depois mudei o boot nas configurações do sistema para "bootar" no SSD Externo....

Qualquer dúvida me fala.

 

O HDD interno de 1TB (5400rpm,) uso apenas para guardar os arquivos antigos, que raramente uso, fiquei com um backup interno e sistema rodando "externo".

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para clonar  HD usei o "Restaurar" do próprio utilitário de disco.

Tenho uma dúvida, quero jogar alguns jogos do windows, posso confiar que o desempenho de uma maquina virtualizada no parallels vai ser rápida no ssd externo? Tentei uma vez no hd externo e ficou meio lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, JoilsonDO disse:

Eu sei o carbon copy, fiz o "clone do disco" e depois mudei o boot nas configurações do sistema para "bootar" no SSD Externo....

Qualquer dúvida me fala.

 

O HDD interno de 1TB (5400rpm,) uso apenas para guardar os arquivos antigos, que raramente uso, fiquei com um backup interno e sistema rodando "externo".

 

Abraços.

eu tentei usar o carbon copy, mas nao sabia qual pasta mandar para o ssd, pois a hd tem 900 e nao vai caber na 500, e resolvi comecar do zero, ficou muito rapido, absurdo a diferenca com a hd interna, os programas do adobe Lightroom  e o Photoshop ficaram muito rapido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Johnny Frighetto disse:

eu tentei usar o carbon copy, mas nao sabia qual pasta mandar para o ssd, pois a hd tem 900 e nao vai caber na 500, e resolvi comecar do zero, ficou muito rapido, absurdo a diferenca com a hd interna, os programas do adobe Lightroom  e o Photoshop ficaram muito rapido.

No meu caso, era um HD SSD 240 e eu tinha no MAC 120gb, então clonou 100%. A diferença realmente é absurda, algo que, na minha opinião, a APPLE deveria considerar. 

HD 5400rpm não via desde meu primeiro computador adquirido nos anos 2000.

 

 

Grato.

A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com uma instalação nova, no monitoramento do sistema, nao foi apresentado nenhum consumo de root e muito menos o Kernel task, mas  quando instalei o creative cloud do adobe que tem todos os apps, eles apareceram, formatei novamente o hd e nao instalei o creative cloud, apenas instalei os adobes Photoshop e o Lithroom e no monitoramento do sistema nao apareceu nenhum tipo de root, segue esta dica ae.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tenho um iMac com SSD nativo e estou bastante satisfeito, mas lendo estas mensagens fico estupefato. Máquinas de 2017, na faixa de VINTE MIL REAIS, que não executam satisfatoriamente uma tarefa simples como abrir planilhas.

Se o mercado fosse racional a Apple estaria em apuros. Muito marketing pra pouco produto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho um mac mini Late 2014, 1.4GHZ 4GB ram. O mais fraquinho de todos, comprei faz 3 meses e sofri desde o início com a lentidão do sistema, até que encontrei estes tutoriais que ensinam a instalar o MACOS no SSD via porta USB. Comprei o SSD da Kingston 120GB, e fiz conforme o tutorial daquele senhor português que utilizou o Carbon copy. Levou aproximadamente 20 minutos pra clonar o HD pro SSD, configurei o disco de inicialização pra dar o boot pelo SSD, prendi ele na mesa com velcro pra não ficar se movendo... Deu tudo certo. 

O sistema que antes levava em torno de 1 minuto e 40 segundos pra iniciar, agora leva pouco mais que 30 segundos. O lag do sistema em abrir e fechar programas, abrir e fechar janelas diminuiu drasticamente. O sistema High Sierra 10.13.6 tá rodando limpinho e redondinho muito leve... parece um sonho.

Trabalho com criação de artes no Photoshop pra minha estamparia e era quase impraticável manusear com ele no HD interno de 5400RPM. Tinha de fechar quase todos os programas pra que ele ficasse na memória ram afim de agilizar a tarefa, mas se abrisse mais de uma aplicação o pesadelo começava.

O Photoshop que levava quase 1 minuto pra abrir, agora leva menos de 10 segundos.... Resumindo...

Estou extremamente satisfeito com o resultado. Agradeço aos que compartilham valiosas informações, isto facilita muito a vida das pessoas.

Segue anexo os prints da velocidade de leitura e gravação do HD e do SSD, a diferença é absurda.

Muito grato

 

 

Macintosh SSD.png

Macintosh HD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho um mac mini Late 2014, 1.4GHZ 4GB ram. O mais fraquinho de todos, comprei faz 3 meses e sofri desde o início com a lentidão do sistema, até que encontrei estes tutoriais que ensinam a instalar o MACOS no SSD via porta USB. Comprei o SSD da Kingston 120GB, e fiz conforme o tutorial daquele senhor português que utilizou o Carbon copy. Levou aproximadamente 20 minutos pra clonar o HD pro SSD, configurei o disco de inicialização pra dar o boot pelo SSD, prendi ele na mesa com velcro pra não ficar se movendo... Deu tudo certo. 
O sistema que antes levava em torno de 1 minuto e 40 segundos pra iniciar, agora leva pouco mais que 30 segundos. O lag do sistema em abrir e fechar programas, abrir e fechar janelas diminuiu drasticamente. O sistema High Sierra 10.13.6 tá rodando limpinho e redondinho muito leve... parece um sonho.
Trabalho com criação de artes no Photoshop pra minha estamparia e era quase impraticável manusear com ele no HD interno de 5400RPM. Tinha de fechar quase todos os programas pra que ele ficasse na memória ram afim de agilizar a tarefa, mas se abrisse mais de uma aplicação o pesadelo começava.
O Photoshop que levava quase 1 minuto pra abrir, agora leva menos de 10 segundos.... Resumindo...
Estou extremamente satisfeito com o resultado. Agradeço aos que compartilham valiosas informações, isto facilita muito a vida das pessoas.
Segue anexo os prints da velocidade de leitura e gravação do HD e do SSD, a diferença é absurda.
Muito grato
 
 
715179925_MacintoshSSD.png.43ba1957ab8dd7758af240fc8e11c09b.png
2070410185_MacintoshHD.png.7d7d0b81ff91f9618618fdb3ef0bb484.png


Se você quiser da pra colocar ele dentro do MacMini:



Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
tbm estou querendo colocar um SSD, mas vou abrir o iMac visto que ele é de 2011 é eh mais facil
uma duvida, o HD do iMac 2011 é aqueles de notebook ou normal? porque iria usar o HD como backup externo


2011 é o normal (de 3.5”). Pra colocar um SSD vai ter que usar um adaptador 3.5” pra 2.5” se quiser prender o SSD dentro do iMac. Senão uma cola quente ou dupla-face funcionam também.
Fica atento ao cabo do sensor de temperatura do HD. Tem soluções (OWC) pra continuar usando-o ou artigos na Internet dizendo que “dar um curto” nele ajuda ou simplesmente deixando-o sem nada. Talvez você precise usar um software pra controlar a velocidade da ventoinha (fan)...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fica a parte de boot? Quando reinicia é necessário segurar “alt” ou a inicialização é direto pelo SSD?


Sent from my iPhone using Tapatalk


Você pode mudar o disco de boot em “System Preferences”-> “Startup Disk” selecionando o disco de boot e dando restart....


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou há uns 15 dias utilizando o SSD pela porta USB e iniciando o sistema por ele. Melhor coisa que fiz pra ele. Os meus dias de trabalho estão rendendo muito mais. Email, Photoshop, whatsapp, salva documentos, imprime docs, etc... o serviço se tornou muito ágil, aliado a estabilidade absurda do sistema. Estou extremamente satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 19/02/2018 at 15:16, kidleo disse:

Galera aproveitando o tópico do Drigobarreto resolvi abrir um tópico novo para ajudar pessoas que como eu compraram um iMac super caro e tinham que sofrer com o circulo do arco-iris o tempo todo, sem falar nos ícones saltitantes que davam vontade de socar a parede.

Eu sei que poderia fazer uma troca do HD interno mas eu não tenho coragem de descolar a tela e nenhuma autorizada queria mexer no meu iMac pois o mesmo estava em garantia ainda (comprado em Dezembro de 2017).

Usei para o teste:

- iMac 2017 4k 3.0ghz 8Gb de Ram

- Case USB 3.0 que na caixa diz alcançar até 5Gbps

- HD interno 1TB 5400rpm original

- SDD externo 240gb kingston modelo A400 Sata 3 (6Gb/s)

------------------------------------------------------------------

1º teste = Boot:

HD interno = 1 minuto e 56 segundos

SSD externo = 39 segundos

2º teste = Abrir excel:

HD interno = 10,55 segundos

SSD externo = 3,05 segundos

------------------------------------------------------------------

1 - Testei apenas o excel porque era o que mais me incomodava, mas vou testar também com o Photoshop e outros, não testei logo por causa da minha animação em vir aqui postar o resultado. rsrsrsrs

1 - Os testes foram feitos clonando meu HD interno original ao invés de fazer uma instalação limpa no SSD e assim testar melhor.

2 - Provavelmente essa semana chega a case USB 3.1 Geração 2 que teoricamente alcança até 10Gbps e vou adicionar informações no teste.

Link do tópico do Drigobarreto:

 

Boa Tarde Amigos,

primeiramente agradeço a todos vocês as informações/ exeperiências compartilhadas neste fórum, me ajudou muito!

resolvi fazer o mesmo procedimento que vocês,

meu iMAC 4K estava uma lentidão tremenda, então, comprei o SSD SAMSUNG EVO 860,

+ uma case da WAVELINK TYPE-C para TYPE-C 3.1 ger2, mas meu iMAC 4K é de 2015, e eu não me atentei na entrada, o meu tem apenas USB 3.0 e THUNDERBOLT 2,

por fim tive que comprar um cabo TYPE-C para USB 3.0

Fiz a instalação do sistema nele, e ele ficou umas 10 vezes mais rápido, uma maravilha!

o problema, é no Boot, na hora de inicializar, quando ligo o iMac, ele fica uma tela preta, por quase 2 minutos, daí sim aparece o logotipo da maçã e carrega em 20 segundos,

ou seja, pelo que percebi, durante está tela preta, ele deve estar demorando p/ reconhecer ou verificar o SSD externo.

Vi muitos vídeos, onde nenhum acontece isso, será que o problema é com minha CASE? Ou Cabo?

Alguém me ajudar por favor??!?!?!?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...