Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reparar partição de HD via terminal


Maurício R. Gouvea

Posts Recomendados

Pessoal, tentei recuperar a partição de um HD externo usando o Disk Utility, mas sem sucesso. Alguém sabe como fazer isso via terminal?

Queria tentar recuperar esta partição, pois é onde ficam os arquivos do Time Machine. Consigo ainda acessar os arquivos e copiar, mas ele não está gravando mais os backups.

Alguma dica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2018 at 14:26, Maurício R. Gouvea disse:

Pessoal, tentei recuperar a partição de um HD externo usando o Disk Utility, mas sem sucesso. Alguém sabe como fazer isso via terminal?

Queria tentar recuperar esta partição, pois é onde ficam os arquivos do Time Machine. Consigo ainda acessar os arquivos e copiar, mas ele não está gravando mais os backups.

Alguma dica? 

Boa tarde amigão, blz ??
Achei esse tutorial e é o que você precisa: https://gist.github.com/bzerangue/dca8fc2d63309ba2bd9f

Abs.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Tel: 11-98021-3666 (WhatsApp).
Apple Consult Brasil - Assistência Técnica Apple
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
http://www.appleconsult.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carlos, obrigado pelo link. Eu tentei mas realmente não funcionou. Pelo que entendi, este comando via terminal é basicamente o mesmo procedimento que existe dentro do Disk Utility. Eu havia tentado usar o comando fsck bootando com o command+S (single user mode), mas como não sei a sintaxe correta para acessar o hd externo, não consegui testar este recurso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi qual o problema, você tem um HD externo que faz os backups com TimeMachine, mas agora o TimeMachine não consegue mais gravar nele, mas você consegue copiar os arquivos?

Se for isso, o disco não está confiável para você manter o backup nele, pelo menos por enquanto. Creio que o melhor seja você fazer uma cópia dos seus dados para outro HD e testar a integridade do backup, depois disso você formata o HD com problemas e faz uma série de testes para ver se é problema de hardware.

Eu não entendi por que você fez o boot em single user mode se o HD é externo, nesse caso você tem total acesso a ele.

Mas respondendo sua pergunta, tem esse link com os comandos para você montar o disco em single user mode e fazer backup (do disco interno, que faz mais sentido) 

https://gist.github.com/NapoleonWils0n/4053095

Se não for isso, tente explicar melhor o que está acontecendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcelo,

O que aconteceu foi que minha esposa desconectou do notebook o cabo usb que fica ligado na docking station com os HD's externos (sem dar o "eject"). Depois disso, uma das partições de um dos HD's - mais especificamente a partição usada para o TM - começou a dar este problema. O OSX não consegue reparar a partição e, consequentemente, o Time Machine não consegue mais fazer o backup. Apesar disso, eu ainda consigo acessar os arquivos.

Tentei primeiramente com o Disk Utility, mas não deu certo. Tentei a sugestão dada pelo Carlos Eduardo, mas sem sucesso também.

Pesquisando nos sites gringos, vi que existe esse comando fsck, que em alguns casos consegue reparar o disco, mesmo quando o Disk Utility não consegue. Eu não tenho mais aqui o primeiro link que achei, mas esse aqui trata do mesmo assunto: http://osxdaily.com/2013/08/07/how-to-repair-a-mac-disk-with-fsck-from-single-user-mode/

Só não tenho certeza se realmente é seguro fazer isso. Você já usou este recurso? 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a mensagem quando você tenta reparar a partição?

Ele geralmente indica qual o problema.

Esse procedimento que você passou é normalmente para tentar reparar o disco de boot quando não se consegue acessar o sistema.

https://support.apple.com/pt-br/HT203176

Pelo o que você descreveu, talvez o hd tenha sido desconectado enquanto estava escrevendo e tenha corrompido um arquivo ou algo do gênero.

Quando pedir ajuda técnica assim, é preciso saber os detalhes do que aconteceu, mensagens de erro, etc. , senão a gente tem de tentar adivinhar.

Você também pode tentar o suporte por telefone da Apple, eles sempre são bastante solicitos.

As outras partições desse mesmo hd não estão com problema de leitura/gravação? Você já fez a reparação destas partições?

Você disse que consegue "acessar" os arquivos da partição com problemas, você já tentou copiar algum arquivo de/para essa partição e saber se o arquivo está integro?

Se não for um problema de hardware, na pior das hipóteses, você apaga esta partição pelo Disk Utility e habilita o TimeMachine novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, marcelo.juliani disse:

Se não for um problema de hardware, na pior das hipóteses, você apaga esta partição pelo Disk Utility e habilita o TimeMachine novamente.

Foi o que acabei fazendo.

A mensagem de erro que aparecia era algo como "Can't repair partition". Eu comecei a fuçar para ver se conseguia reparar o problema sem ter que deletar tudo. Foi mais para ter um aprendizado mesmo, pois como eu disse, os arquivos que estavam lá eram de backup, então nenhum deles era filho único.

Pelo que entendi disso tudo, ao desconectar o cabo sem dar o eject, ele deu algum problema que fez com que os arquivos ficassem apenas como leitura. Não consegui alterar isso via terminal. Eu consegui rodar com comendo fsck mas deu uma mensagem de "disk full error". Eu ia tentar deletar algumas pastas para liberar espaço e tentar novamente o fsck, mas não consegui alterar as permissões de arquivo. Desisti neste ponto. Como sou bastante leigo neste assunto, talvez tenha sido mais uma limitação minha do que propriamente um problema insolúvel.

De qualquer forma, partição apagada e refeita. Time Machine rodando agora.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...