Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[2018] 128GB de SSD é o suficiente


Alex Martins De Souza

Posts Recomendados

Peço desculpas talvez pela pergunta repetida, mas já se fazem muitos anos que foram abertos os tópicos e as respostas talvez esteja um pouco ultrapassada e gostaria de saber a opinião de vocês para o macbooks atuais.

HD de 128 GB SSD é suficiente para o Sistema Operacional e outros programas básicos, exemplo: MS Office e o MS Visual Studio Community 2017?

A minha intenção é realmente usar o HD para o básico e a escolha dos 128 GB é pelo preço do equipamento ser bem mais barato, mais se a maioria for contra, terei que dar um jeito e investir um pouco mais.

Obrigado pela atenção.

Editado por Alex Martins De Souza
Título errado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz o ideal seria investir em um com 256gb de SSD. Qual modelo está pensando em pegar ? Se for um Air, pode recorrer ao modelo 2017 de 256gb no ML novo. É mais negocio comprar por la do que na loja da Apple pela questão do preço, e tem garantia de 1 ano direto da Apple. Sobre o visual studio community 2017 para Mac, ele é um Xaramin Studio mascarado. Se pretende usar um completo, vai ter que recorrer ao VS usando o sistema Windows. Tanto Parallels desktop (maquina virtual), quando bootcamp, vai usar o espaço do SSD de 128gb. Só o Windows rouba quase 20gb. O VS  com todos os recursos instalado rouba uns 30gb. Se você vai desenvolver só para mobile, então a versão para Mac da IDE da conta. Outro detalhe, pega um Macbook com 8gb de RAM. No geral, os 128gb vai ter obrigar a usar um HD externo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @rafarmoreira por dividir sua opinião, sobre qual estaria pensando em comprar, seria esse do Submarino:

MacBook Air MQD32BZ/A com Intel Core i5 Dual Core 8GB 128GB SSD Tela 13" Prata - Apple

8x de R$ 526,31 = R$ 4.210,51

E a ideia seria essa mesmo, desenvolvimento para mobile e web.

O que achou do preço e equipamento?

9 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Rapaz o ideal seria investir em um com 256gb de SSD. Qual modelo está pensando em pegar ? Se for um Air, pode recorrer ao modelo 2017 de 256gb no ML novo. É mais negocio comprar por la do que na loja da Apple pela questão do preço, e tem garantia de 1 ano direto da Apple. Sobre o visual studio community 2017 para Mac, ele é um Xaramin Studio mascarado. Se pretende usar um completo, vai ter que recorrer ao VS usando o sistema Windows. Tanto Parallels desktop (maquina virtual), quando bootcamp, vai usar o espaço do SSD de 128gb. Só o Windows rouba quase 20gb. O VS  com todos os recursos instalado rouba uns 30gb. Se você vai desenvolver só para mobile, então a versão para Mac da IDE da conta. Outro detalhe, pega um Macbook com 8gb de RAM. No geral, os 128gb vai ter obrigar a usar um HD externo. 

 

Editado por Alex Martins De Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Alex Martins De Souza disse:

Obrigado @rafarmoreira por dividir sua opinião, sobre qual estaria pensando em comprar, seria esse do Submarino:

MacBook Air MQD32BZ/A com Intel Core i5 Dual Core 8GB 128GB SSD Tela 13" Prata - Apple

8x de R$ 526,31 = R$ 4.210,51

E a ideia seria essa mesmo, desenvolvimento para mobile e web.

O que achou do preço e equipamento?

 

Um Air atende para desenvolvimento web, não ira utilizar para editar videos essas coisas do tipo que demanda mais do processamento. Conheço pessoas que se da bem com um Air no desenvolvimento web. Se irá utilizar só o MacOS sem recorrer ao Windows, um de 128gb da para instalar os programas que citou. Caso precisa de mais espaço, pode usar um HD externo USB 3.0. Você ira comprar a prazo. Por mais um pouco você pega o modelo com 256gb sem juros no ML. Segue o link..

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-915791688-macbook-air-13-i5-18ghz-8gb-256gb-ssd-mqd42-apple-2017-_JM

Caso veja que ira utilizar maquina virtual, e realizar outras coisas que demanda maior desempenho, teria que mudar para o MBP. Mais como você já disse a sua necessidade, então não vou nem avançar muito nesse assunto hehe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trata-se, evidente, de uma questão muito subjetiva, razão pela qual não pretendo esgotar o assunto, mas tão somente repassar a minha experiência.

Quando fui adquirir meu Macbook Air, no início de 2014, pensei muito antes de escolher a capacidade do SSD. Se o de 256gb já acarreta num considerável aumento hoje, imagine você naquele ano. Acabei optando pelo de 128gb mesmo.

E o que tenho a te falar é que nunca passei sufoco por falta de armazenamento. Ressalto que o meu uso, ainda que seja bem expressivo, é moderado no sentido de ter muitos aplicativos, etc. Não me arrependo de modo algum da escolha. Importante frisar, igualmente, que essa é minha única máquina e utilizo um HD externo para salvar arquivos que não tenho pretensão de acessar de imediato. 

Entendo que hoje o uso do computador – pelo menos na minha perspectiva – está muito online. Explico: hoje, 90% do que assisto é na Netflix, logo, não baixo filmes ou séries. Quanto à música, ocorre o mesmo, desta vez com o Spotify.

A experiência dos colegas do fórum certamente, por média, é de um uso mais agressivo que o meu. Mesmo assim fica a minha vivência sobre o assunto.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um tem a sua necessidade. Nos próximos dias irei instalar um SSD de 500gb + 8gb de ram pois o modelo que tenho permite isso. Só estou na espera das ferramentas que comprei na amazon.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim é suficiente, meu Mac tem um ssd de 256gb com menos de 20% usado. Mantenho os meus backups em hd externo e nuvem, 50gb no iCloud Drive custa R$ 2,90 por mês, gosto de fazer instalação limpa a cada grande atualização de sistema e detesto backups intermináveis, enfim...vai muito de cada um!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só o usuário da máquina para saber de fato quanto que precisa de armazenamento. Não gosto de armazena arquivos grandes na nuvem. Somente documentos leve. Se precisar de acessar os dados, e no momento estiver sem acesso a internet complica. Para conteúdo multimídia tem o serviço de streaming que já faz um bom papel. Se eu fosse adquiri um Mac mais recente sem possibilidade de upgrade, seria um com SSD de 256gb no mínimo. Espeta HD externo não está nos meus planos. Estou trocando meu HD mecânico de 500gb por um SSD de 500gb, e falta de espaço não será problema hehe.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...