Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

APPLE RECUSA CUMPRIR GARANTIA DE MACBOOK PRO


bernardo.dias

Posts Recomendados

Adquiri o novo MacBook Pro 15'' no final de abril/2018 e o equipamento veio com o trackpad manchado. 
 
Enviei uma foto da mancha (anexo) via chat online do suporte da Apple. O atendente solicitou que eu levasse o notebook a uma loja autorizada. Assim o fiz, na loja iONE localizada no Taguatinga Shopping de Brasília/DF. Fui bem atendido pela técnica da iONE, de nome Karol, que reconheceu o problema, informando se tratar de uma provável falha na pintura/polimento. A mancha tem aproximadamente 10cm. Foi me pedido um prazo para análise. Após esse prazo (com 4 dias de atraso), recebi retorno por telefone da Central de Suporte da Apple Care, por meio do Sr. Eric, via telefone 001 408 556-4000  (San Jose, CA, USA), no qual fui informado que DEFEITO ESTÉTICO NÃO É COBERTO PELA GARANTIA.
 
Trata-se de um produto novo. Obviamente, portanto, um erro de fabricação DEVE ser coberto pela garantia. Inclusive, para esse caso específico, há previsão no Termo de Garantia de 1 Ano da Apple: "(...) Esta Garantia não se aplica: (...) a danos estéticos, (...), a menos que a falha ocorra devido a um defeito de material ou fabricação". A Apple descumpriu o próprio contrato e se mostra uma empresa que age de má fé. A garantia é enganosa e a conduta fere a Lei Consumerista, art. 18.
 
Essa foi minha última aquisição na Apple. Me arrependo de ter influenciado irmãos, pais e alguns colegas de trabalho a comprarem Apple. Eu acreditava ser uma empresa honesta. 
 
Na oportunidade, informo que a bateria desse novo Mac teve autonomia de apenas 4h a 5h. Só utilizei 9 ciclos até o momento. Testarei mais. Foi uso padrão - navegação na internet via Safari e Wifi, sem dispositivos conectados nas portas Usb. Tenho um Mac antigo, de 2013, cuja bateria até hoje dura aprox 9 a 10h. O novo Mac é uma vergonha. Além dessa decepção, na mesma compra adquiri um iPhone X, cujo FaceID pifou na primeira semana.
 
 
 

unnamed.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado mesmo...se fosse na loja e qdo tivesse aberto visto isso...seria diferente...mais comprou e recebeu pelo correio..transportadora e tal...mesmo lacrado...depois pra resolver e sempre complicado. Entendo que voce  esteja chateado entretanto entendo a Apple tmb. Se fosse voce  eu insistiria enviando o Mac para a propria Apple em SP.  Se voce  abrir um chamado com eles pelo 0800 eles provavelmente vão te instruir a fazer isso....enfim...boa sorte ai fera. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gustavo,  Boa tarde!

A idéia é boa, mas acredito que não adiantaria, pois a recusa foi dada pelo Suporte Central da Apple, e não pela loja iONE. A Karol da iONE informou que trocaria a peça em 1 dia se houver estoque, ou no máximo 5 dias se não houver estoque, mas que precisava da autorização da Apple central (chamada de Apple Care). A negação veio por telefone a partir do número 001 408 556-4000 (San Jose, CA, USA). A princípio devo proceder por ação judicial mesmo. Mas obrigado!

 

 

 

 

 

 

Olá Macrulez / FRED!

Então, eu comprei presencialmente, porém no exterior durante a viagem com família. Como eu fiquei poucos dias em cada cidade, não houve tempo para deixar o notebook na loja, nem mesmo para retornar lá. Não imaginei que a Apple do Brasil tivesse essa postura. Eu trouxe o note na autorizada tão logo retornei da viagem.

Existem jurisprudências (desde 1990) em que multinacionais com filial no Brasil devem responder à garantia nos termos da Lei brasileira (90 dias) mesmo que o produto seja comprado no exterior. Esse modelo de Macbook Pro é exatamente o mesmo vendido no Brasil. Ou seja, a garantia é dada por Lei. A questão é que Apple se recusa a cumprir a lei. Além disso, eles violam cláusula contratual, pois esse caso específico (dano estético proveniente de fabricação) está coberto no próprio termo de "Garantia Limitada de Um (1) Ano" da Apple.

Esqueci de comentar: A mancha possui uma característica curiosa: Se o trackpad estiver limpo, a mancha fica imperceptível. Contudo, ao passo que se utiliza o notebook, a gordura natural dos dedos torna a mancha cada vez mais brilhante. Essa característica pode ser reproduzida a qualquer momento. É como se fosse um vício na pintura. Ao abrir a caixa, não se percebe facilmente a mancha. Porém, com uns 2 dias de uso, percebe-se que a mancha existe e é persistente. Limpa-se, mas ela volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei Fera...situação chata pra caramba mesmo. De qq maneira antes de tentar a Justiça ainda tentaria ligar para o 0800 da Apple (como se nada tivesse acontecido) e explicar o fato...enfim...o não voce  ja tem ne? Boa sorte ai...vou ficar torcendo pra tudo dar certo e voce  conseguir resolver da melhor forma! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara mete um adesivo skin palmguard ai e já era, esse meu da assinatura tá todo riscado, mas com o adesivo, ficou como novo, além de conservar mais o produto, também uso a proteção de silicone no teclado, e já faz 8 anos esse macbook, o teclado está como novo, zerado porque sempre usei com a proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri o novo MacBook Pro 15'' no final de abril/2018 e o equipamento veio com o trackpad manchado.    Enviei uma foto da mancha (anexo) via chat online do suporte da Apple. O atendente solicitou que eu levasse o notebook a uma loja autorizada. Assim o fiz, na loja iONE localizada no Taguatinga Shopping de Brasília/DF. Fui bem atendido pela técnica da iONE, de nome Karol, que reconheceu o problema, informando se tratar de uma provável falha na pintura/polimento. A mancha tem aproximadamente 10cm. Foi me pedido um prazo para análise. Após esse prazo (com 4 dias de atraso), recebi retorno por telefone da Central de Suporte da Apple Care, por meio do Sr. Eric, via telefone 001 408 556-4000  (San Jose, CA, USA), no qual fui informado que DEFEITO ESTÉTICO NÃO É COBERTO PELA GARANTIA.   Trata-se de um produto novo. Obviamente, portanto, um erro de fabricação DEVE ser coberto pela garantia. Inclusive, para esse caso específico, há previsão no Termo de Garantia de 1 Ano da Apple: "(...) Esta Garantia não se aplica: (...) a danos estéticos, (...), a menos que a falha ocorra devido a um defeito de material ou fabricação". A Apple descumpriu o próprio contrato e se mostra uma empresa que age de má fé. A garantia é enganosa e a conduta fere a Lei Consumerista, art. 18.   Essa foi minha última aquisição na Apple. Me arrependo de ter influenciado irmãos, pais e alguns colegas de trabalho a comprarem Apple. Eu acreditava ser uma empresa honesta.    Na oportunidade, informo que a bateria desse novo Mac teve autonomia de apenas 4h a 5h. Só utilizei 9 ciclos até o momento. Testarei mais. Foi uso padrão - navegação na internet via Safari e Wifi, sem dispositivos conectados nas portas Usb. Tenho um Mac antigo, de 2013, cuja bateria até hoje dura aprox 9 a 10h. O novo Mac é uma vergonha. Além dessa decepção, na mesma compra adquiri um iPhone X, cujo FaceID pifou na primeira semana.      unnamed.jpg.31d1e1300bb839dbd4f60aa9f843a7f2.jpg

Olha, esquece essa mancha. Melhor pro seu bem estar. Bota uma skin DBrand no touchpad.


Envoyé de mon iPhone en utilisant Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 10/06/2018 at 14:49, Tiago808 disse:


Olha, esquece essa mancha. Melhor pro seu bem estar. Bota uma skin DBrand no touchpad.


Envoyé de mon iPhone en utilisant Tapatalk

Discordo em “esquecer” a mancha! Você investe uma pequena fortuna em um computador que vem com defeito de fábrica!! Provavelmente, tal defeito deprecie o valor em uma possível revenda ou até mesmo possa, futuramente, causar problema no Trackpad Force touch.

Como falado acima: ligue, novamente e pacientemente, no 0800 peça para falar no suporte avançado e explique a situação. Creio que não adianta levar em outra loja, pois pelo número de série do equipamento vão saber que a substituição já foi negada anteriormente e na loja não poderão fazer nada.

Caso neguem a substituição do topcase entra na Justiça. Não esmorece e corre atrás do seu direito afinal você investiu mais de 10 mil reais.

Boa sorte e vai dando notícias do caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 30/05/2018 at 01:07, bernardo.dias disse:

Obrigado!

Acho que vou tentar mais uma vez mesmo, em outra loja também.  Quem sabe dá certo neh...

Esse seu caso acredito que vá ser BEM complicado de ser resolvido. Problemas estéticos é praticamente uma loteria com a Apple. Tente com o suporte sênior, mas acho difícil eles aprovarem a troca... ?

Boa sorte!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @glauber.biof disse ali em cima, você pagou por um produto novo! Não foi R$10 ou R$100 reais não, algo superior a casa dos R$8.000,00. E mesmo se tivesse sido, você tem o direito de exigir. É por isso que muitos americanos processam a Apple por coisas assim, e vira até caso de notícia.

Se você seguiu as recomendações de tentar novamente com o suporte, e nada foi resolvido. Vai em frente, e segue com uma causa judicial. Coisas estéticas e simples assim, a Apple costuma se negar a resolver. Como o caso do acabamento da 6ª Geração de iPhones, que ficavam todos oxidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...