Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém já conseguiu RAID 0 com SSD usando APFS?


LiveSorcerer

Posts Recomendados

30 minutos atrás, webg3brasil disse:

Bom dia pessoal,

@LiveSorcerer algum progresso?

Captura de Tela 2018-12-05 às 07.24.21.png

Ainda não, vou aproveitar as férias para fazer isso.

Não deveria ter uma velocidade maior ai?

No meu caso no Sierra ele estava nos 800~900MB/s, só que são  500GB 840 e 850 Evo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, LiveSorcerer disse:

Ainda não, vou aproveitar as férias para fazer isso.

Não deveria ter uma velocidade maior ai?

No meu caso no Sierra ele estava nos 800~900MB/s, só que são  500GB 840 e 850 Evo.

Aqui é SATA II, sou limitado a 3GBs por porta SATA atingindo no máximo 260MBs em cada uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, webg3brasil disse:

Aqui é SATA II, sou limitado a 3GBs por porta SATA atingindo no máximo 260MBs em cada uma.

Ahh entendi, tinha esquecido que era SATA II, vamos ver se no meu vai manter a velocidade.

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, LiveSorcerer disse:

Ahh entendi, tinha esquecido que era SATA II, vamos ver se no meu vai manter a velocidade.

image.jpg

Essas velocidades são absurdas para o 2012, fica próximo dos modelos mais novos que tem formato proprietário de SSD.  Esse aqui não é tão rápido, mas me atende bem para o que uso, RAID 0 realmente faz muita diferença na abertura de aplicativos, na edição de vídeos e em tarefas comuns como navegar na Internet, a percepção de velocidade é incrível. '-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas velocidades são absurdas para o 2012, fica próximo dos modelos mais novos que tem formato proprietário de SSD.  Esse aqui não é tão rápido, mas me atende bem para o que uso, RAID 0 realmente faz muita diferença na abertura de aplicativos, na edição de vídeos e em tarefas comuns como navegar na Internet, a percepção de velocidade é incrível. '-)

Eu quase bati o MacBook Pro 2017 do meu amigo em velocidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, LiveSorcerer disse:


Eu quase bati o MacBook Pro 2017 do meu amigo em velocidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Muito bom isso, rsrs

Saiu a atualização 10.14.2, e meu mac que não é suportado, conseguiu instalar, só precisei reaplicar o USB patched depois, mas ocorreu tudo certo no final, reiniciou e está funcionando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, webg3brasil disse:

Muito bom isso, rsrs

Saiu a atualização 10.14.2, e meu mac que não é suportado, conseguiu instalar, só precisei reaplicar o USB patched depois, mas ocorreu tudo certo no final, reiniciou e está funcionando.

 

 

Dúvida sobre isso, quando for instalar no meu e for depois fazer atualização, nao precisarei refazer o procedimento, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LiveSorcerer disse:

Dúvida sobre isso, quando for instalar no meu e for depois fazer atualização, nao precisarei refazer o procedimento, correto?

No seu caso. Só aplicar a atualização via OTA e reiniciar, se ele ficar em bootloop (acredito ser muito difícil), entra em modo single user (CMD+S) e faz o processo de renomear o bootcaches.plist para bootcaches.bak como expliquei anteriormente.

/sbin/mount -uw /

mv /usr/standalone/bootcaches.plist /usr/standalone/bootcaches.bak

Reboot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso. Só aplicar a atualização via OTA e reiniciar, se ele ficar em bootloop (acredito ser muito difícil), entra em modo single user (CMD+S) e faz o processo de renomear o bootcaches.plist para bootcaches.bak como expliquei anteriormente.
/sbin/mount -uw /
mv /usr/standalone/bootcaches.plist /usr/standalone/bootcaches.bak
Reboot
Legal, brigadão.
Nessas férias irei finalmente fazer o upgrade.

Enviado de meu BLA-L09 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mole meu, muito fácil, no meu caso é hackintosh, já tinha o Mojave instalado em uma ssd, fiz o upgrade pro 10.14.2, montei a raid com 2 ssds no formato Mac OS Extended (Journaled), em seguida usei o carbon copy cloner e clonei o Mojave na Raid0 e foi um sucesso total, o difícil é a arrancada da raid, você tem que ter um boot que dê certo, eu tenho um pendrive que arranca Mojave, high Sierra, Sierra e agora a raid0 Mojave numa boa, não precisa fazer nenhuma conversão para Hfs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Geraldo Soares disse:

É mole meu, muito fácil, no meu caso é hackintosh, já tinha o Mojave instalado em uma ssd, fiz o upgrade pro 10.14.2, montei a raid com 2 ssds no formato Mac OS Extended (Journaled), em seguida usei o carbon copy cloner e clonei o Mojave na Raid0 e foi um sucesso total, o difícil é a arrancada da raid, você tem que ter um boot que dê certo, eu tenho um pendrive que arranca Mojave, high Sierra, Sierra e agora a raid0 Mojave numa boa, não precisa fazer nenhuma conversão para Hfs. 

Legal, mas primeiro vou tentar a solução do @webg3brasil.

Editado por LiveSorcerer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu consegui fazer funcionar o Mojave clonando (aplicativo Carbon Copy Cloner) o sistema em um par de SSD já em Raid 0, porém não dá para fazer as atualizações (só recomento fazer para testes). Do jeito que vocês fazem dá para atualizar normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então no meu caso seria o seguinte:
Desfazer o AppleRAID:
diskutil appleRAID list (para identificar o Volume Raid)
diskutil umountDisk /dev/disk0
diskutil umountDisk /dev/disk1
diskutil umountDisk /dev/disk2 (de acordo com a criação do RAID)
gpt destroy /dev/disk0
gpt destroy /dev/disk1
Recriar o AppleRAID para instalar o High Sierra:
diskutil umountDisk disk0
diskutil umountDisk disk1
diskutil umountDisk disk3
gpt destroy /dev/disk0
gpt destroy /dev/disk1
diskutil appleRAID create stripe raid JHFS+ disk0 disk1
----
diskutil umountDisk disk2
gpt create disk2
gpt add -t hfs disk2
disk2s1 added
E seguida selecionei o disk2s2 e apaguei mantendo o formato JHFS+ e segui com esse comando pelo Terminal

/Volumes/Image\ Volume\Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/startosinstall --volume /Volumes/macOS/ --converttoapfs NO
Seria isso então [mention=37673]webg3brasil[/mention] e [mention=100510]Luis Galhardo[/mention]?

Infelizmente não estou tendo sorte, ele não cria o disk2s2, e o comando de instalar em apfs não encontra o target


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2019 at 20:23, LiveSorcerer disse:


Infelizmente não estou tendo sorte, ele não cria o disk2s2, e o comando de instalar em apfs não encontra o target


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boa madrugada, então, na verdade no meu caso o disk2 foi criado quando eu juntei os dois ssds, ao fazer o raid 0, pode ser que pra vc seja um outro disco, por isso é necessário listar os discos depois de criar o raid0, para saber qual o novo disco que ele criou e em seguida você desmonta eles, os dois discos SSDs e também esse novo disco que foi criado, dai sim pode recriar o índice no gpt.

Dê uma olhada naqueles arquivos que tinha anexado em txt

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa madrugada, então, na verdade no meu caso o disk2 foi criado quando eu juntei os dois ssds, ao fazer o raid 0, pode ser que pra vc seja um outro disco, por isso é necessário listar os discos depois de criar o raid0, para saber qual o novo disco que ele criou e em seguida você desmonta eles, os dois discos SSDs e também esse novo disco que foi criado, dai sim pode recriar o índice no gpt.
Dê uma olhada naqueles arquivos que tinha anexado em txt

Entendi.
Acabei desanimando naquele dia e acabei desistindo do RAID 0 e separando os SSD.
Pois precisava usar novamente a máquina.
Estou com Mojave e com os SSD’s separados.
Se eu me animar mais para frente tento fazer novamente.
Vou olhar ele.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Initialized /dev/rdisk2 as a 465 GB case-insensitive HFS Plus volume with a 40960k journal
Mounting disk
Finished RAID operation
-bash-3.2# diskutil umountDisk disk2
Unmount of all volumes on disk2 was successful
-bash-3.2# gpt create disk2
-bash-3.2# gpt add -t hfs disk2
disk2s1 added
-bash-3.2#

Fiz tudo igual ao seu.
O rdisk2 estava com 999GB
E no final apareceu disk2s1 added mas não apareceu o disk2s2 depois.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Algumas coisas que percebi aqui:

- Na instalação do Mojave em SSD/HD externo é permitido usar o formato Mac OS Expandido e fazer as atualizações mesmo nesse formato.

- Se clonar esse SSD, usando o app Carbon Copy Cloner 2, em dois SSD em RAID 0 no formato Mac OS Expandido o Mojave vai funcionar normal, porém não vai atualizar porque quando o HD é interno é obrigatório mudar para o formato APFS.

- Daria para, a cada atualização, clonar o SSD interno para um SSD externo, atualizar (por ser externo é possível) e clonar de volta para o interno em RAID 0. Dá certo, já fiz, mas para mim não vale a pena.

-  Sabem se é possível "enganar" o Mac, de modo que ele reconheça os SSD internos como se fossem externos, nem que seja só na hora de atualizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 04/02/2019 at 15:00, Jose Emilio de Lucena Jr. disse:

Algumas coisas que percebi aqui:

- Na instalação do Mojave em SSD/HD externo é permitido usar o formato Mac OS Expandido e fazer as atualizações mesmo nesse formato.

- Se clonar esse SSD, usando o app Carbon Copy Cloner 2, em dois SSD em RAID 0 no formato Mac OS Expandido o Mojave vai funcionar normal, porém não vai atualizar porque quando o HD é interno é obrigatório mudar para o formato APFS.

- Daria para, a cada atualização, clonar o SSD interno para um SSD externo, atualizar (por ser externo é possível) e clonar de volta para o interno em RAID 0. Dá certo, já fiz, mas para mim não vale a pena.

-  Sabem se é possível "enganar" o Mac, de modo que ele reconheça os SSD internos como se fossem externos, nem que seja só na hora de atualizar?

Deixe em APFS Raid 0, como eu fiz, ele pode até dar erro na atualização, mas ai você faz esse esquema que já passei anteriormente referente ao caches:

Só aplicar a atualização via OTA e reiniciar, ao entrar em bootloop, entra em modo single user (CMD+S) e faz o processo de renomear o bootcaches.plist para bootcaches.bak.

/sbin/mount -uw /

mv /usr/standalone/bootcaches.plist /usr/standalone/bootcaches.bak

Reboot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá, pessoal. Sou novo no fórum. Perdoem minha ignorância!

Acabei de colocar o meu segundo SSD no lugar do leitor de dvd do meu MacBook Pro e estou a uns dias na luta pra ter sucesso na instalação do Mojave em Raid 0. Pesquisei bastante sobre, e acabei ficando confuso com a quantidade de passo a passo que achei.

Podem me auxiliar nessa questão? Atualmente existe um passo a passo certeiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2019 at 12:03, Luis Henrique Melo disse:

Olá, pessoal. Sou novo no fórum. Perdoem minha ignorância!

Acabei de colocar o meu segundo SSD no lugar do leitor de dvd do meu MacBook Pro e estou a uns dias na luta pra ter sucesso na instalação do Mojave em Raid 0. Pesquisei bastante sobre, e acabei ficando confuso com a quantidade de passo a passo que achei.

Podem me auxiliar nessa questão? Atualmente existe um passo a passo certeiro?

https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/168944-alguém-já-conseguiu-raid-0-com-ssd-usando-apfs/?do=findComment&comment=1198660

 

Depois de criar o RAID 0 abra o utilitário de disco e formate em APFS e instale o Mojave, no final ele irá dizer que deu erro e que não pode instalar (isso acontece porque ele não consegue distinguir os discos como se fosse um para atualizar o setor de boot, mas é só o cache), dai reinicie e deixe ele rebootar ou desligar, force o desligamento se for o caso de ficar em bootloop), segure o CMD+S e entre no modo Single User (prompt) e faz o processo de renomear o bootcaches.plist para bootcaches.bak como expliquei algumas vezes

/sbin/mount -uw /

mv /usr/standalone/bootcaches.plist /usr/standalone/bootcaches.bak

Reboot

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2019 at 20:22, webg3brasil disse:

https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/168944-alguém-já-conseguiu-raid-0-com-ssd-usando-apfs/?do=findComment&comment=1198660

 

Depois de criar o RAID 0 abra o utilitário de disco e formate em APFS e instale o Mojave, no final ele irá dizer que deu erro e que não pode instalar (isso acontece porque ele não consegue distinguir os discos como se fosse um para atualizar o setor de boot, mas é só o cache), dai reinicie e deixe ele rebootar ou desligar, force o desligamento se for o caso de ficar em bootloop), segure o CMD+S e entre no modo Single User (prompt) e faz o processo de renomear o bootcaches.plist para bootcaches.bak como expliquei algumas vezes

/sbin/mount -uw /

mv /usr/standalone/bootcaches.plist /usr/standalone/bootcaches.bak

Reboot

Olá, estou com a minha máquina parada também, posso utilizar esse método para o High Sierra também?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...