Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria, ciclos e vida útil.


Fabricio Dantas

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal. To com o meu primeiro macbook (air 2017 i5 128gb), depois de 200 anos de windows. Uma dúvida: sei que a bateria possui número limite de ciclos, possui vida útil. Mas para alguém que usará a máquina apenas em casa e escritório, sempre tendo acesso à tomada de energia, o melhor para a bateria e sua vida útil é usar o mac sempre à tomada, ou ir carregando à 100% e deixar descarregar à uns 20-30% para novamente  carregar novamente? Ou ainda carregar até 80% e deixar cair até 20-30% para caregar novamente?

abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pessoal. To com o meu primeiro macbook (air 2017 i5 128gb), depois de 200 anos de windows. Uma dúvida: sei que a bateria possui número limite de ciclos, possui vida útil. Mas para alguém que usará a máquina apenas em casa e escritório, sempre tendo acesso à tomada de energia, o melhor para a bateria e sua vida útil é usar o mac sempre à tomada, ou ir carregando à 100% e deixar descarregar à uns 20-30% para novamente  carregar novamente? Ou ainda carregar até 80% e deixar cair até 20-30% para caregar novamente?
abraço. 


Olha aqui https://www.apple.com/batteries/maximizing-performance/



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio, 

Sempre cuidei isto, e sou enjoado quanto a isto, porém hoje penso diferente.

Equipamentos são fabricados (notebooks em geral) para ter uma vida util de 4 a 5 anos, e com o avanço das tecnologias até está reduzindo devido a necessidade de hardware e processamento, mas enfim.

O que eu digo é, use e abuse de seu equipamento, cara 500 ciclos (o que a Apple fala), você usa por anos seu Mac e ainda assim vai ter bateria tranquilo, falo isso, pois quando você vender, eles não vão olhar muito pra isso, vao te fazer uma oferta baixa e pronto.

Cansei de cuidar, passar pano, e isso e aquilo, e depois na hora da venda, não ganhar nada de plus por isto, e hoje se encontra baterias de reposição barato também depois para trocar na hora da venda o que muitos fazem aqui no fórum antes de vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Willers disse:

Fabricio, 

Sempre cuidei isto, e sou enjoado quanto a isto, porém hoje penso diferente.

Equipamentos são fabricados (notebooks em geral) para ter uma vida util de 4 a 5 anos, e com o avanço das tecnologias até está reduzindo devido a necessidade de hardware e processamento, mas enfim.

O que eu digo é, use e abuse de seu equipamento, cara 500 ciclos (o que a Apple fala), você usa por anos seu Mac e ainda assim vai ter bateria tranquilo, falo isso, pois quando você vender, eles não vão olhar muito pra isso, vao te fazer uma oferta baixa e pronto.

Cansei de cuidar, passar pano, e isso e aquilo, e depois na hora da venda, não ganhar nada de plus por isto, e hoje se encontra baterias de reposição barato também depois para trocar na hora da venda o que muitos fazem aqui no fórum antes de vender.

Na verdade é o "limite" são 1000 ciclos, mas já vi máquina até com 1500 ciclos e segurando carga ainda.
Eu utilizo na tomada a maior parte do tempo. Uma vez por semana utilizo uns 40% ou 60% da bateria e uma vez por mês calibro a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria vai se degradar, seja pelo uso ou pela idade. É muito comum vc encontrar um MacBook com 3 anos de uso e menos 100 ciclos por exemplo com uma bateria com menos saúde do que um MacBook com 1 ano e meio com 130 ciclos por exemplo.
A Apple diz que a tem uma vida útil de aproximadamente 1000 ciclos segurando 80% da carga original, mas nada impede dela durar mais ou menos. É um componente eletrônico que pode morrer antes da vida útil do aparelho ou depois.
O ideal é você apenas usar a bateria, sem muitas neuras. Sempre que possível, fique com ele ligado na tomada para "economizar" a vida útil da sua bateria, mas não tenha muitas neuras com isso.
1000 ciclos é praticamente 3 anos carregando ele todo dia. Se vc o fizer dia sim e dia não, vai para 6 anos o que provavelmente é maior do que o tempo de vida útil realmente produtiva do seu MacBook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2018 at 13:12, Fabricio Dantas disse:

Boa tarde, pessoal. To com o meu primeiro macbook (air 2017 i5 128gb), depois de 200 anos de windows. Uma dúvida: sei que a bateria possui número limite de ciclos, possui vida útil. Mas para alguém que usará a máquina apenas em casa e escritório, sempre tendo acesso à tomada de energia, o melhor para a bateria e sua vida útil é usar o mac sempre à tomada, ou ir carregando à 100% e deixar descarregar à uns 20-30% para novamente  carregar novamente? Ou ainda carregar até 80% e deixar cair até 20-30% para caregar novamente?

abraço. 

Muitos sites de tecnologia passam informações erradas e muita gente também tem essa dúvida. A questão é que as baterias de lítio não tem o "vício" que as baterias antigas tinham. Esse vício era quando você carregava o laptop até 100% e depois de um tempo ele já tava em 30%, ou seja, o vício de ficar tanto tempo na tomada fazia com que a máquina só entendesse que ela deveria ficar 100%.

Felizmente isso não existe mais, os ciclos de bateria equivalem a uma descarga completa. Se você manter sua máquina sempre na tomada e tem 49 ciclos de bateria, ela continuará com 49 ciclos até o dia que usar ela até acabar e carregar de novo. Quando sua máquina fica com 100%, a energia automaticamente é cortada. Não tem problema nenhum em fazer isso.

Agora se você ficar carregando até 100%, usar tudo, carregar até 100% de novo, usar tudo e assim por diante...sua bateria aumentará os ciclos mais depressa e, consequentemente, a vida útil dela diminuirá. Use na tomada sempre que possível!
 

Editado por VICTORHUGOBRAZIL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que me assusta eh q apenas fechar a tampa do MacBook e ele ficando suspenso. Gasta-se muita bateria p mantê-lo assim por uma noite por ex. Cerca de 15%. Achei muito.

Eh recomendável fechar a tampa msm? Ou desligar e ligar todo dia o MacBook?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, netshen disse:

Uma coisa que me assusta eh q apenas fechar a tampa do MacBook e ele ficando suspenso. Gasta-se muita bateria p mantê-lo assim por uma noite por ex. Cerca de 15%. Achei muito.

Eh recomendável fechar a tampa msm? Ou desligar e ligar todo dia o MacBook?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fera...tenho um no escritorio e outro em casa...fecho somente a tampa...chego abro e ta pronto pra uso....o do escritorio so desligo mesmo na sexta qdo vou embora...(pra não ficar ligado o fim de semana inteiro pra nada..).  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fera...tenho um no escritorio e outro em casa...fecho somente a tampa...chego abro e ta pronto pra uso....o do escritorio so desligo mesmo na sexta qdo vou embora...(pra não ficar ligado o fim de semana inteiro pra nada..).  


E o gasto da bateria eh parecido c o meu?

Valeu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, netshen disse:

 


E o gasto da bateria eh parecido c o meu?

Valeu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Fera...ai e que esta...minhas maquinas ficam direto na tomada sacou? Nunca fiz esse teste especificamente...esse final de semana qdo fechar o mac do escritorio e colocar no armário vou lembrar de olhar a bateria na segunda-feira qdo voltar..ai te falo. Por isso nem deixo o percentual de bateria aparecendo...acho isso meio neurose...não uso isso nem no mac e nem no iPhone...acho que a pessoa acaba ficando meio neurótica...kkk (não que esse seja o seu caso...não me entenda mal..) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um MacBook Air praticamente fora da tomada. Sigo algumas instruções básicas e tudo funciona bem :

1 - Evitar que a bateria descarregue totalmente

2 - Após duas / três horas de uso, se possível, recarregar 

3 - Quando carregada 100% na tomada, retire e use sem tomada por duas ou três horas

Sempre assim, equilibrando - nem sempre na tomada e nem sempre na bateria (quando possível).

Passo o dia todo fora com ele e só recarrego em casa, mas nunca deixo direto na tomada. Tenho percebido que a bateria dura bastante - até mais do que preciso.

No mais, concordo com quem disse acima que o bom mesmo é usar de acordo com sua necessidade sem se preocupar com detalhes que depois não somarão em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

Uma dúvida: vocês sabem se tem problema trocar aquele plug de tomada da fonte do MacBook Pro 15 polegadas?  A minha fonte veio com o plug americano e eu troquei pelo plug nacional que vem nos carregadores de Iphone. Vocês acham que isso pode dar algum problema? 

Obrigado. 

Carlos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 
Uma dúvida: vocês sabem se tem problema trocar aquele plug de tomada da fonte do MacBook Pro 15 polegadas?  A minha fonte veio com o plug americano e eu troquei pelo plug nacional que vem nos carregadores de Iphone. Vocês acham que isso pode dar algum problema? 
Obrigado. 
Carlos 

Problema zero, pode ficar tranquilo.
Um abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2018 at 08:50, Willers disse:

Fabricio, 

Sempre cuidei isto, e sou enjoado quanto a isto, porém hoje penso diferente.

Equipamentos são fabricados (notebooks em geral) para ter uma vida util de 4 a 5 anos, e com o avanço das tecnologias até está reduzindo devido a necessidade de hardware e processamento, mas enfim.

O que eu digo é, use e abuse de seu equipamento, cara 500 ciclos (o que a Apple fala), você usa por anos seu Mac e ainda assim vai ter bateria tranquilo, falo isso, pois quando você vender, eles não vão olhar muito pra isso, vao te fazer uma oferta baixa e pronto.

Cansei de cuidar, passar pano, e isso e aquilo, e depois na hora da venda, não ganhar nada de plus por isto, e hoje se encontra baterias de reposição barato também depois para trocar na hora da venda o que muitos fazem aqui no fórum antes de vender.

Perfeita colocação.

Muito se discute sobre como utilizar a bateria dos Macbooks, e isso acaba gerando uma neura desnecessária. O pessoal esquece que é o equipamento que deve nos servir, e não o contrário. Claro, deve-se zelar pelos mesmos, pois não foram baratos. Mas tudo em excesso faz mal.

Tem gente "calibrando" bateria de Macbook atual até hoje, sendo que a própria Apple fala que o procedimento é inútil em modelos de 2009 pra frente!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2018 at 00:34, netshen disse:

Uma coisa que me assusta eh q apenas fechar a tampa do MacBook e ele ficando suspenso. Gasta-se muita bateria p mantê-lo assim por uma noite por ex. Cerca de 15%. Achei muito.

Eh recomendável fechar a tampa msm? Ou desligar e ligar todo dia o MacBook?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Também estranhei isso , mas depois notei que era por aplicativos que deixava rondando em segundo plano, mantenho hoje somente os app para cloud , Google drive, OneDrive e Dropbox,  e passa o dia interior com a tampa fechada e não baixa praticamente nada .   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estranhei isso , mas depois notei que era por aplicativos que deixava rondando em segundo plano, mantenho hoje somente os app para cloud , Google drive, OneDrive e Dropbox,  e passa o dia interior com a tampa fechada e não baixa praticamente nada .   


Vou ver isso então. Valeu pela dica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fala galera, tenho um MacBook Pro Late 2011 e uso ele somente como "desktop" pois o flat screen ja era e nao vale apena arrumar. Uso ele com um monitor externo e ta de boa!

Minha duvida é se devo continuar usando a bateria nele ou tirar, pois ele fica literalmente 24 ligados na energia ja q virou um Desktop. Mas ouvi dizer q qdo vc tira a bateria vc perde um pouco de desempenho. E verdade ou mito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...