Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DESABAFO]


Anderson Siqueira

Posts Recomendados

Vejo tanto MacBook sendo negociado com SSD de 128GB e fico pensando... uma capacidade dessas não me atende nem no celular... se for pra comprar com essa capacidade de armazenamento, melhor ficar sem laptop e partir direto pra iPad. Buscar máquina de segunda mão ou até novas no classificados é brochante... ainda mais considerando que essas máquinas não permitem mais upgrade.

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Anderson! Tudo bem contigo? Espero que sim...

Cara, então... Entendo que para o seu uso, MacBooks com 128GB de armazenamento são praticamente inúteis, e talvez isso seja um enorme entrave para comprar seu Mac de segunda mão. Porém, devemos entender que talvez essa não seja a realidade de outras pessoas.

Eu, por exemplo, sou da área do Direito, e trabalho basicamente com textos. Para mim, 128GB são uma realidade bastante plausível. Veja que tenho inúmeros documentos em meu MacBook Pro e ocupo apenas 70GB do armazenamento total. Outro ponto que merece destaque é o fato de trabalharmos com nuvem quase a todo tempo, de modo que armazeno meus arquivos localmente apenas por preferência pessoal, senão até menos espaço seria plenamente possível.

Entendo que há um enorme estigma quanto aos MacBooks Pro, por se dizerem computadores voltados ao público profissional, rotineiramente criticados porque não atende a um nicho X ou Y, mas acho que essa crítica não pode ser considerada como verdade absoluta. O fato de ser um computador voltado ao público profissional não quer dizer única e exclusivamente voltado ao público que utiliza as capacidades de processamento do computador sempre ao máximo. Veja que meu uso é profissional e que adquiri um MacBook porque tenho confiança no computador, que é estável e relativamente seguro, se comparado a computadores de outras marcas.

Enfim, aproveitei seu desabafo para fazer um também, mas acho que é algo que deve ser bastante claro para todas as pessoas. A mesma realidade (quanto ao poder de processamento) se aplica a outros nichos: médicos, contadores, administradores, projetistas, designers, fotógrafos etc.

Um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já  no meu caso resolvi comprando um Nifty Drive.

https://macmagazine.com.br/2015/10/23/com-o-minidrive-da-nifty-voce-adiciona-64gb-de-capacidade-ao-seu-macbook-airpro/

E expandi meu espaço com mais 128 GB, onde guardo nele meus documentos e até alguns apps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim 128gb não me atende, mas quando tive há alguns anos atrás um MacBook com essa capacidade utilizei do próprio Nifty Drive que o batboy mencionou. Ou até mesmo pode se usar HDD/SSD externos.

Entendo seu desabafo, mas existem pessoas que estão satisfeitas com essa capacidade. Talvez seu ponto seja que a Apple deveria parar de lançar Macs com essa capacidade "baixa" e ir um degrau acima, então eu concordo com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu MBP é de 128gb e tem se mostrado suficiente, jamais ultrapassei os 80gb. Mas é meu computador de trabalho...

De qualquer forma, velocidade importa mais que capacidade. Melhor comprar 128 de SSD de alta qualidade e usar had externo para as trequeiras do que ter um hdd ou híbrido de 1tb.

Quer ler meu desabafo? Um fórum de Mac em que é praticamente impossível postar via Safari do iPad. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho como gerente de projetos, e já tive um Macbook de 12 de 128GB e me atendia super bem, eu deixava no Dropbox o que não precisava e só ficava nele sincronizado os projetos em andamento.
Hoje tenho um Macbook Pro e sinto falta da leveza e tamanho do Macbook de 12.
Minha esposa tem um, ela é Médica e adora, teve a oportunidade de comprar um Pro como eu mas preferiu o de 12" com 128Gb e está amando.

Editado por André Bittencourt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, André Bittencourt disse:

Trabalho como gerente de projetos, e já tive um Macbook de 12 de 129GB e me atendia super bem, eu deixava no Dropbox o que não precisava e só ficava nele sincronizado os projetos em andamento.
Hoje tenho um Macbook Pro e sinto falta da leveza e tamanho do Macbook de 12.
Minha esposa tem um, ela é Médica e adora, teve a oportunidade de comprar um Pro como eu mas preferiu o de 12" com 128Gb e está amando.

Já pensei inúmeras vezes de trocar meu Pro de 13” por um de 12”, em razão da leveza e do tamanho. Ainda não é uma ideia absolutamente descartada. Fato é que não chego nem perto de usar o poder de processamento que o Pro oferece e a portabilidade do de 12” me agregaria mais valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pedro Passos disse:

Já pensei inúmeras vezes de trocar meu Pro de 13” por um de 12”, em razão da leveza e do tamanho. Ainda não é uma ideia absolutamente descartada. Fato é que não chego nem perto de usar o poder de processamento que o Pro oferece e a portabilidade do de 12” me agregaria mais valor.

Eu penso em mudar novamente, até porque o barulho que o Pro faz é absurdo, no Macbook de 12 n tinha nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nossa internet (falando como um todo) ainda não colabora muito para a utilização satisfatória de serviços na nuvem, seja pela qualidade, seja pelo preço. Ainda somos reféns do armazenamento local para muitas coisas.

Editado por Danilo Kosinski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Danilo Kosinski disse:

Infelizmente nossa internet (falando como um todo) ainda não colabora muito para a utilização satisfatória de serviços na nuvem, seja pela qualidade, seja pelo preço. Ainda somos reféns do armazenamento local para muitas coisas.

Então, ainda acho que isso varia muito de uso a uso. Pra quem trabalha com material audiovisual, de fato deixa muito a desejar. Pra mim, é mais do que suficiente. Trabalho com arquivos de poucos MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Mariano Azevedo disse:

Cara, eu fico impressionado com o MacBook Air 13" aqui: silêncio absoluto, parece que nem tem nada funcionando por dentro... 

Lembrando que o desempenho é inversamente proporcional ao ruído.  Mas sim, tenho um 12’, e o fato dele não fazer ruído nenhum é maravilhoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Mariano Azevedo disse:

Cara, eu fico impressionado com o MacBook Air 13" aqui: silêncio absoluto, parece que nem tem nada funcionando por dentro... 

O Macbook Pro parece as vezes que é um Drone e que vai levantar voo hehehe

11 horas atrás, Danilo Kosinski disse:

Lembrando que o desempenho é inversamente proporcional ao ruído.  Mas sim, tenho um 12’, e o fato dele não fazer ruído nenhum é maravilhoso. 

Mas o meu Macbook de 12 aguentava o mesmo tranco que meu Pro e ainda era melhor que não tinha barulho e era mais leve hehehe
Alguém afim de trocar um pro por um de 12? hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agradeço pela interação de todos os colegas foristas... no meu caso, trabalho com projetos de engenharia, algumas vezes em 3D e são arquivos e softwares deveras pesados... muitas revisões, templates, skins... o armazenamento vai lotando rapidamente... preciso de poder de fogo (processador, bastante memória e GPU)... armazenar na nuvem, no meu caso é impraticável, pois cada vez que for acessar um arquivo teria que baixo-lo novamente (arquivo pesado) e muitas vezes estou em obra no campo, afastado de infraestrutura lógica, onde não há sequer sinal de telefonia, quanto mais de internet... então, como alguns amigos disseram, cada caso é um caso, e (in)felizmente, no meu, preciso de laptop que seja realmente PRO e não apenas no nome... MacBook 12"no meu caso sequer abriria um dos arquivos de maquete 3D que utilizo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2018 at 03:54, André Bittencourt disse:

Eu penso em mudar novamente, até porque o barulho que o Pro faz é absurdo, no Macbook de 12 n tinha nada

Se está com barulho, é hora de trocar a pasta térmica e limpar a ventoinha, aproveite e faça uma limpeza total após abrir, meu mac não faz barulho algum e após trocar a pasta térmica diminuiu 10 graus, quando ligo ele está em 36 graus, antes ligava já tava na casa dos 47 graus e trabalhava entre 55 e 70 graus, agora, fica sempre entre 45 graus e 63, recomendo fortemente levar para uma assistência realizar essa tarefa pra vc, pois dependendo do ano de seu Macbook Pro, pode ser um pouco complicado remover a placa-mãe para realizar a troca da pasta térmica. Essas informações são do modelo da assinatura (Pro 2010 13"), ele é muito silencioso, mesmo após 8 anos em funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, webg3brasil disse:

Se está com barulho, é hora de trocar a pasta térmica e limpar a ventoinha, aproveite e faça uma limpeza total após abrir, meu mac não faz barulho algum e após trocar a pasta térmica diminuiu 10 graus, quando ligo ele está em 36 graus, antes ligava já tava na casa dos 47 graus e trabalhava entre 55 e 70 graus, agora, fica sempre entre 45 graus e 63, recomendo fortemente levar para uma assistência realizar essa tarefa pra vc, pois dependendo do ano de seu Macbook Pro, pode ser um pouco complicado remover a placa-mãe para realizar a troca da pasta térmica. Essas informações são do modelo da assinatura (Pro 2010 13"), ele é muito silencioso, mesmo após 8 anos em funcionamento.

Meu MacBook é de 2012 (da assinatura) e levei ele em Dezembro na Apple Store Morumbi para uma revisão... trocou a pasta térmica da CPU e da GPU e fez a limpeza geral... tá aqui tinindo... vale a pena

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, webg3brasil disse:

Se está com barulho, é hora de trocar a pasta térmica e limpar a ventoinha, aproveite e faça uma limpeza total após abrir, meu mac não faz barulho algum e após trocar a pasta térmica diminuiu 10 graus, quando ligo ele está em 36 graus, antes ligava já tava na casa dos 47 graus e trabalhava entre 55 e 70 graus, agora, fica sempre entre 45 graus e 63, recomendo fortemente levar para uma assistência realizar essa tarefa pra vc, pois dependendo do ano de seu Macbook Pro, pode ser um pouco complicado remover a placa-mãe para realizar a troca da pasta térmica. Essas informações são do modelo da assinatura (Pro 2010 13"), ele é muito silencioso, mesmo após 8 anos em funcionamento.

O meu é um Pro de 2017, do modelo novo já, vou ver se levo lá para ver isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada caso é um caso. Já tive um Macbook com essa quantidade de armazenamento, e para o que eu precisava na época ele me atendia. Hoje, talvez ficasse um pouco apertado com 128GB, mas se fosse a única opção, até daria para dar um jeito. Não existe uma única realidade.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...