Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe Soares

Reparo de SSD em autorizada (corra para as colinas)!

Posts Recomendados

Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que poderia ter me custado MUITO caro em uma assistência técnica em Campinas.

Tenho um Macbook Pro Late 2013 com tela de retina. Num dia de trabalho normal, o Mac travou na tela de login e eu forcei o desligamento do note. Quando reiniciei o Mac fui recebido com o insólito "flashing folder of death".

Procurei em diversos fóruns, e páginas de suporte. Fiz todos os procedimentos de boot, reset de NVRAM, reset de SMC, e nada... Parecia que de uma hora para a outra meu SSD tinha partido desse mundo para o paraíso do silício com todos os meus dados, fotos, músicas, etc... É nessa hora em que você lembra que usou o HD com os backups para fazer um teste e não configurou o Time Machine novamente.

Peguei um HD Externo (o mesmo que deveria ter o meu backup), e utilizei o modo de recuperação do Mac para reinstalar o macOS, na esperança que conseguiria fazer algum reparo de permissões no SSD de dentro do OS. Nada. O SSD parecia não existir dentro do Macbook, e o único disco que o OS conseguia enxergar era o próprio HD externo.

Desisti. Levei o Macbook na iPrimeira assistência técnica listada no site da Apple para Campinas. Pediram 48hs para fazer "testes" e "diagnosticar" o problema. Eis que recebo o orçamento abaixo:

image.png

SEIS MIL E QUINHENTOS REAIS pela troca de um SSD! OITO MIL caso eu quisesse ficar com o SSD original (para recordação, com esperança de que no futuro fosse possível recuperar os dados ali contidos).

Rejeitei o serviço, peguei o notebook e comecei a pesquisar quanto custaria para eu mesmo efetuar a troca do SSD em casa. Um Macbook Pro usado igual ao meu não vale essa grana toda, não fazia o menor sentido pagar isso para a autorizada consertar meu mac.

Pesquisando na internet, encontrei o site da OWC (Other World Computing) que vende upgrades de SSD para Macbooks. Os SSDs de Macbooks Pro e Air são do tipo PCIe, com um conector proprietário, nada parecidos com os SSDs de mercado, ou que o pessoal usa para turbinar Macs mais antigos.

A OWC tem um kit em que você recebe o SSD, as ferramentas (maldita chave pentalobe), e um "enclosure" para montar o SSD original e utilizar como se fosse um disco portátil (em alumínio, combina com o Mac)  ( https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc/macbook-pro-retina-display/2013-2014-2015Captura de Tela 2018-09-08 às 16.37.05.png

Por sorte, um amigo estava nos EUA e conseguiu trazer o kit para mim. O kit custou ~350 doláres. Dolorido, mas ainda assim, cerca de 4 a 5 vezes menor que o valor do reparo na autorizada.

Com o kit em mãos, tutorial aberto no celular, mãos à obra para trocar o SSD. (https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Late+2013+SSD+Replacement/26811). Ao abrir a carcaça do Macbook, a primeira coisa que notei foi a quantidade de poeira acumulada dentro do computador. No momento em que removi o SSD original do conector, um pequeno "tufo" de poeira saiu junto. Troca do SSD realizada, macOS reinstalado, trabalho feito.

Resolvi montar o SSD original na enclosure da OWC que veio junto com o Kit. Apenas por desencargo de consciência. Eis que para minha surpresa, o disco original foi reconhecido pelo macbook como um disco externo! Todos os meus dados estavam lá. Corri para fazer o backup dos principais dados. Rodei um diagnóstico pelo Disk Utility, e nenhum erro foi encontrado.

Reinstalei o SSD original no Macbook novamente, e tudo está funcionando 100%.

Resumo da ópera: É provável que a sujeira acumulada dentro do Macbook tenha causado a "perda" de contato entre o SSD e a placa-mãe. Eu não precisava ter comprado um SSD de reposição. Tudo que era necessário era a chave "pentalobe" para abrir a carcaça, e aquela assoprada para tirar a poeira dos conectores (saudades Nintendo 64).

Deixando a questão do valor de lado. Minha expectativa era de que no diagnóstico da "autorizada" fosse isolado o problema, se era realmente uma falha no SSD, se era na placa-mãe, ou se era apenas poeira. Para isso esperava que o técnico removesse o SSD, e colocasse em outro Macbook ou algum dispositivo diferenciado que só as "autorizadas" tivessem para ter certeza do problema.

Eu tentei solucionar meu problema por conta, e deu certo. Outros poderiam não ter a mesma sorte. Mas é revoltante receber um orçamento no valor de um carro popular usado, para um problema mal diagnosticado e que poderia ser resolvido com uma chave de 12 dólares. 

Ah! E se alguém precisar de um SSD de 480gb para Macbook Pro ou Air, pode entrar em contato comigo!

Abraço a todos!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu até um gelo na barriga aqui.

Passei pela mesma situação com o meu Macbook Air. Só que levei direto à Apple do Village Mall.

Um ssd novo (128gb) com o serviço de troca ficou em 1.200,00 reais. Ok, precisava no aparelho com certa urgência.

 

MAS, não peguei o meu ssd "defeituoso" de volta. Será que dei mole nessa? =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Brunno disse:

Deu até um gelo na barriga aqui.

Passei pela mesma situação com o meu Macbook Air. Só que levei direto à Apple do Village Mall.

Um ssd novo (128gb) com o serviço de troca ficou em 1.200,00 reais. Ok, precisava no aparelho com certa urgência.

 

MAS, não peguei o meu ssd "defeituoso" de volta. Será que dei mole nessa? =/

Posso estar enganado, mas até onde eu sei a Apple não devolve a peças defeituosas. Pelo menos quando eu troquei a placa mãe de um MacBook Pro 2012 13" e um MacBook Pro 2011 15" as placas defeituosa ficaram com a Apple e a informação que eu tive é que não teria como eu ficar com as peças com defeito.

Para ser sincero nunca ouvi alguém falar que ficou. Só deixar claro estou me referindo a Apple mesmo, não autorizada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, thiagodelisboa disse:

Olá, você poderia informar o nome da loja em Campinas? Minha opinião é que eles não foram muito honestos no orçamento ou no mínimo não verificaram direito, é bom saber que loja devo evitar.

Pelo que vi ali em negrito o nome é iPrime

Editado por webg3brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se desconfia de falha no HD/SSD, a primeira coisa a se fazer é retirar a peça e testar em outra máquina com um case externo, isso é o básico de manutenção. No caso de uma autorizada, acho bem difícil que não tenham cases apropriados para esse tipos de SSD.

Sinceramente, achei um amadorismo tão bizarro que estou desconfiado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, Maddo Garan disse:

Quando se desconfia de falha no HD/SSD, a primeira coisa a se fazer é retirar a peça e testar em outra máquina com um case externo, isso é o básico de manutenção. No caso de uma autorizada, acho bem difícil que não tenham cases apropriados para esse tipos de SSD.

Sinceramente, achei um amadorismo tão bizarro que estou desconfiado. 

É verdade, difícil mesmo que não tenham esses cases na autorizada. Até eu tenho um para SSD de MacBook Pro Late 2012 hahaha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, iDesign disse:

É verdade, difícil mesmo que não tenham esses cases na autorizada. Até eu tenho um para SSD de MacBook Pro Late 2012 hahaha.

Desconfio que o trabalho dos caras se resumiu a realizar um diagnostico ligando o Mac com o “CMD+D”. Quando abri o Mac estava evidente a quantidade de poeira no interior, e o selo da bateria estava intacto.

Enfim, eu fiquei chocado com o valor que pediram para realizar a troca do SSD. Resolvi compartilhar no fórum para alertar outros que corram o risco de sofrer a mesma “passada de mão” que tentaram me dar.

abs a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando saiu o teardown do novo MacBook que foi constatado que era IMPOSSÍVEL sequer acessar os dados do SSD em caso de falha, pois ele é agora integrado na Placa Lógica e não tem mais a porta para serviço, MUITOS defenderam cegamente a Apple, com os mais possíveis "argumentos".  Dai imagina quem pegou um novo MacBook Pro, com SSD de 4TB se um ano e meio depois de comprado ele falhar, quanto será a troca dele, com o brinde de ter que trocar a Placa Lógica toda junto.
Mas sobre o seu caso, que bom que vc resolveu pagando pouco. E realmente o amadorismo da Assistência foi demais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/09/2018 at 23:08, jailsonrs disse:

Quando saiu o teardown do novo MacBook que foi constatado que era IMPOSSÍVEL sequer acessar os dados do SSD em caso de falha, pois ele é agora integrado na Placa Lógica e não tem mais a porta para serviço, MUITOS defenderam cegamente a Apple, com os mais possíveis "argumentos".  Dai imagina quem pegou um novo MacBook Pro, com SSD de 4TB se um ano e meio depois de comprado ele falhar, quanto será a troca dele, com o brinde de ter que trocar a Placa Lógica toda junto.
Mas sobre o seu caso, que bom que vc resolveu pagando pouco. E realmente o amadorismo da Assistência foi demais. 

Eu tenho o MacBook Pro 13" 2017 mais completo e troquei a placa lógica com 16GB RAM e 1TB de SSD, não paguei nada pois estava em garantia e tenho Apple Care, mas a nota indica valor de R$1.779,00 e mão de obra de R$159,00 (na verdade eu troquei mais coisas, mas não vem ao caso). Sempre que puder procure as Apple Store o atendimento é sempre melhor, não vá em autorizadas, eles quase sempre arrumam problema ou cobram mais caro, já tive problemas com isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Completando, 

pra você ter uma idéia, na última vez eu troquei 

- Top case with battery, ANSI, Space Gray R$1.629,00

- Display Assembly, Space Gray R$1.679,00

- Hardware repair labor R$159,00

- Logic Board, 3.5GB, 16GB, 1TB, FCC, UVS R$1.779,00

total R$5.246,00

Nisso eu troquei praticamente o computador todo, só faltou os conectores e a carcaça, o teclado é junto com o top case.

Obs. Provavelmente meu problema seja de software.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, marcelo.juliani disse:

Eu tenho o MacBook Pro 13" 2017 mais completo e troquei a placa lógica com 16GB RAM e 1TB de SSD, não paguei nada pois estava em garantia e tenho Apple Care, mas a nota indica valor de R$1.779,00 e mão de obra de R$159,00 (na verdade eu troquei mais coisas, mas não vem ao caso). Sempre que puder procure as Apple Store o atendimento é sempre melhor, não vá em autorizadas, eles quase sempre arrumam problema ou cobram mais caro, já tive problemas com isso.

O valor de peça enviada para reparo é totalmente diferente do valor que seria cobrado caso vc fosse pagar. Peça um orçamento dessa Placa Lógica pra vc ver o valor que vai ser... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, jailsonrs disse:

O valor de peça enviada para reparo é totalmente diferente do valor que seria cobrado caso vc fosse pagar. Peça um orçamento dessa Placa Lógica pra vc ver o valor que vai ser... 

Eu perguntei isso e me disseram que o valor era esse.

Editado por marcelo.juliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, marcelo.juliani disse:

Eu perguntei isso e me disseram que o valor era esse.

Não é.
Trabalhei em uma AT entre 2009 até 2012 e os valores são Bem menores.
A natureza da operação é remessa para conserto em garantia ou algo assim. Quando o cliente paga pelo reparo a natureza da operação é venda de mercadoria adquirida de terceiros. Até "fiscalmente" falando são operações totalmente diferentes. 
O valor da peça quando o cliente faz o reparo pelo qu eu via, sempre é BEM maior. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/09/2018 at 17:36, Felipe Soares disse:

Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que poderia ter me custado MUITO caro em uma assistência técnica em Campinas.

Tenho um Macbook Pro Late 2013 com tela de retina. Num dia de trabalho normal, o Mac travou na tela de login e eu forcei o desligamento do note. Quando reiniciei o Mac fui recebido com o insólito "flashing folder of death".

Procurei em diversos fóruns, e páginas de suporte. Fiz todos os procedimentos de boot, reset de NVRAM, reset de SMC, e nada... Parecia que de uma hora para a outra meu SSD tinha partido desse mundo para o paraíso do silício com todos os meus dados, fotos, músicas, etc... É nessa hora em que você lembra que usou o HD com os backups para fazer um teste e não configurou o Time Machine novamente.

Peguei um HD Externo (o mesmo que deveria ter o meu backup), e utilizei o modo de recuperação do Mac para reinstalar o macOS, na esperança que conseguiria fazer algum reparo de permissões no SSD de dentro do OS. Nada. O SSD parecia não existir dentro do Macbook, e o único disco que o OS conseguia enxergar era o próprio HD externo.

Desisti. Levei o Macbook na iPrimeira assistência técnica listada no site da Apple para Campinas. Pediram 48hs para fazer "testes" e "diagnosticar" o problema. Eis que recebo o orçamento abaixo:

image.png

SEIS MIL E QUINHENTOS REAIS pela troca de um SSD! OITO MIL caso eu quisesse ficar com o SSD original (para recordação, com esperança de que no futuro fosse possível recuperar os dados ali contidos).

Rejeitei o serviço, peguei o notebook e comecei a pesquisar quanto custaria para eu mesmo efetuar a troca do SSD em casa. Um Macbook Pro usado igual ao meu não vale essa grana toda, não fazia o menor sentido pagar isso para a autorizada consertar meu mac.

Pesquisando na internet, encontrei o site da OWC (Other World Computing) que vende upgrades de SSD para Macbooks. Os SSDs de Macbooks Pro e Air são do tipo PCIe, com um conector proprietário, nada parecidos com os SSDs de mercado, ou que o pessoal usa para turbinar Macs mais antigos.

A OWC tem um kit em que você recebe o SSD, as ferramentas (maldita chave pentalobe), e um "enclosure" para montar o SSD original e utilizar como se fosse um disco portátil (em alumínio, combina com o Mac)  ( https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc/macbook-pro-retina-display/2013-2014-2015Captura de Tela 2018-09-08 às 16.37.05.png

Por sorte, um amigo estava nos EUA e conseguiu trazer o kit para mim. O kit custou ~350 doláres. Dolorido, mas ainda assim, cerca de 4 a 5 vezes menor que o valor do reparo na autorizada.

Com o kit em mãos, tutorial aberto no celular, mãos à obra para trocar o SSD. (https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Late+2013+SSD+Replacement/26811). Ao abrir a carcaça do Macbook, a primeira coisa que notei foi a quantidade de poeira acumulada dentro do computador. No momento em que removi o SSD original do conector, um pequeno "tufo" de poeira saiu junto. Troca do SSD realizada, macOS reinstalado, trabalho feito.

Resolvi montar o SSD original na enclosure da OWC que veio junto com o Kit. Apenas por desencargo de consciência. Eis que para minha surpresa, o disco original foi reconhecido pelo macbook como um disco externo! Todos os meus dados estavam lá. Corri para fazer o backup dos principais dados. Rodei um diagnóstico pelo Disk Utility, e nenhum erro foi encontrado.

Reinstalei o SSD original no Macbook novamente, e tudo está funcionando 100%.

Resumo da ópera: É provável que a sujeira acumulada dentro do Macbook tenha causado a "perda" de contato entre o SSD e a placa-mãe. Eu não precisava ter comprado um SSD de reposição. Tudo que era necessário era a chave "pentalobe" para abrir a carcaça, e aquela assoprada para tirar a poeira dos conectores (saudades Nintendo 64).

Deixando a questão do valor de lado. Minha expectativa era de que no diagnóstico da "autorizada" fosse isolado o problema, se era realmente uma falha no SSD, se era na placa-mãe, ou se era apenas poeira. Para isso esperava que o técnico removesse o SSD, e colocasse em outro Macbook ou algum dispositivo diferenciado que só as "autorizadas" tivessem para ter certeza do problema.

Eu tentei solucionar meu problema por conta, e deu certo. Outros poderiam não ter a mesma sorte. Mas é revoltante receber um orçamento no valor de um carro popular usado, para um problema mal diagnosticado e que poderia ser resolvido com uma chave de 12 dólares. 

Ah! E se alguém precisar de um SSD de 480gb para Macbook Pro ou Air, pode entrar em contato comigo!

Abraço a todos!

Olá Felipe!

Relato super útil!!!

estou aqui na mesma e tenho muito interesse no seu SSD.

ainda disponível, por gentileza!

grata! Joanna

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, quem tiver interesse tenho dois SSD's originais Apple de 256 gigas  para MacBook Air e Pro de 2014 em diante.
Quem tiver interesse pode me chamar.
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Rick Levy
      Olá.
      Uso MacOS Catalina 10.15.5 e formatei uma HD que agora aparece duplicada, tanto na coluna esquerda do Finder como na janela Sobre Este Mac, conforme mostra imagem do arquivo em anexo.
      Gostaria que fosse unificada, assim como é a SSD (na imagem nomeada de MacBook Pro de Ricardo), mas antes gostaria de saber por que isso está acontecendo? 
      É normal? É bom para o sistema ou para o Mac a HD aparecer assim?
      Abraços e aguardo retorno.

    • Por Rick Levy
      Olá!
      Meu Macbook Pro Mid 2012 originalmente veio com uma HD de 750Gb.
      Recentemente substitui o leitor de DVD por uma SSD de 250Gb. A intenção é deixar na HD original arquivos antigos e de pouco acesso/uso.
      Adquiri iCloud Drive 200Gb e nele subi arquivos que estavam na HD original do meu MacBook.
      Porém vejo que esses arquivos além de estarem no iCloud Drive (visualizo todos eles quando entro no iCloud.com e também através do app Arquivos do iPhone) estão também ocupando um espaço na SSD (conforme mostram imagens em anexo). 
      Ressalto que esses arquivos que subi no iCloud vieram direto da HD e nunca estiveram na SSD.
      Por que esses arquivos ocupam espaço na SSD? 
      Minha intenção ao assinar o iCloud era justamente liberar o máximo de espaço possível nos 2 discos rígidos internos - tanto a HD antiga (de 750Gb) como a SSD nova de 250Gb).
      Alguém pode me explicar se estou fazendo algo de errado?
      Abraços e aguardo retorno.

    • Por Rick Levy
      Olá!
      Meu Macbook Pro Mid 2012 originalmente veio com uma HD de 750Gb.
      Recentemente substitui o leitor de DVD por uma SSD de 250Gb. A intenção é deixar na HD original arquivos antigos e de pouco acesso/uso.
      Adquiri iCloud Drive 200Gb e nele subi arquivos que estavam na HD original do meu MacBook.
      Porém vejo que esses arquivos além de estarem no iCloud Drive (visualizo todos eles quando entro no iCloud.com e também através do app Arquivos do iPhone) estão também ocupando um espaço na SSD (conforme mostram imagens em anexo). 
      Ressalto que esses arquivos que subi no iCloud vieram direto da HD e nunca estiveram na SSD.
      Por que esses arquivos ocupam espaço na SSD? 
      Minha intenção ao assinar o iCloud era justamente liberar o máximo de espaço possível nos 2 discos rígidos internos - tanto a HD antiga (de 750Gb) como a SSD nova de 250Gb).
      Alguém pode me explicar se estou fazendo algo de errado?
      Abraços e aguardo retorno.

    • Por Rick Levy
      Olá!
      Meu Macbook Pro Mid 2012 originalmente veio com uma HD de 750Gb.
      Recentemente substitui o leitor de DVD por uma SSD de 250Gb. A intenção é deixar na HD original arquivos antigos e de pouco acesso/uso.
      Adquiri iCloud Drive 200Gb e nele subi arquivos que estavam na HD original do meu MacBook.
      Porém vejo que esses arquivos além de estarem no iCloud Drive (visualizo todos eles quando entro no iCloud.com e também através do app Arquivos do iPhone) estão também ocupando um espaço na SSD (conforme mostram imagens em anexo). 
      Ressalto que esses arquivos que subi no iCloud vieram direto da HD e nunca estiveram na SSD.
      Por que esses arquivos ocupam espaço na SSD? 
      Minha intenção ao assinar o iCloud era justamente liberar o máximo de espaço possível nos 2 discos rígidos internos - tanto a HD antiga (de 750Gb) como a SSD nova de 250Gb).
      Alguém pode me explicar se estou fazendo algo de errado?
      Abraços e aguardo retorno.

    • Por Lucas Zambotti
      Olá pessoa todas as vezes que tento instalar o MacOs Catalina no meu SSD ele dá a seguinte mensagem, alguém sabe como resolver?

    • Por Bruno Ferreira de Souza
      Meu macbook já apresentou vários dos problemas que essas máquinas vem apresentando. Teclado travando, listras na tela e agora tem um novo.
      O canto direito da Touch Bar as vezes fica oscilando.
      Ainda não levei na assistência pro recall do teclado pq sempre voltou ao normal e não posso ficar sem a máquina.
      Alguém tem alguma ideia sobre esse problema na Touch Bar? Valeu
       


    • Por Celofukuda
      Compro macbook pro 2017 pra frente com touchbar. De preferencia 256gb mas se tiver mais ssd sem problemas. 
    • Por Rodrigo_Braga
      Olá! Tenho um desktop iMac 21pol mid2010, 3,2ghz Intel Core i3, 4gb 1333mhz ddr3, Gráficos Ati Radeon hd 5670 512mb.
      Ele está lento e gostaria de dar uma sobrevida. O que seria mais indicado para um upgrade: aumentar a memória de 4gb para 16gb (máximo), instalar um SSD, ou ambos (vale a pena ambos)?
      Obrigado. Rodrigo
    • Por victorgama
      MacBook Pro 15", 16GB RAM, 2019
      2.6 GHz 6-Core Intel Core i7
      Radeon Pro 555X 4 GB
      Intel UHD Graphics 630 1536 MB

      7 meses de uso, garantia da Apple até Outubro/2019
       
      A máquina está impecável, vai na caixa.
      Possui apenas um detalhe na lateral superior direita da tampa.
       
      Valor: R$ 14.000,00
      Anúncio Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1536453414-macbook-pro-15-2019-16gb-256gb-ssd-_JM?quantity=1&variation=56778620050
      Entrego em mãos em SP Capital.
      Não aceito trocas.





    • Por marcelobiondo
      Fala pessoal!
      Estou me desfazendo do meu Macbook Pro de 13", late 2013.
      Como estou com uma maquina nova, não quero deixar o antigo parado.
      Estou pedindo R$3.200 no Mercado Livre que aceita parcelamento, à vista podemos negociar
      Vou colocar a mesma descrição que coloquei no Mercado Livre (onde podemos terminar a negociação, para maior segurança) e fotos.
      Comprei esse Macbook Pro em 2014 e nunca me deixou na mão desde então.
      É um notebook usado, por fora, praticamente não tem detalhes, não tem riscos e NENHUM amassado. Sempre usei com adesivos na tampa então nunca riscou. Também nunca deixei cair ou bati as laterais, está perfeitinho. A tela não tem riscos ou arranhões.
      Estou vendendo por um preço abaixo do restante do mercado livre porque o teclado está com duas teclas com algum problema: a tecla shift-direita está um pouco esponjosa e a tecla Tab quebrou uma das travinhas internas durante uma limpeza. Ambas podem ser trocadas facilmente, como eu sempre usava ele docado com teclado externo, nunca me preocupei em trocar.
      Junto das fotos adicionei o estado da bateria, ainda original, está com a saude em 80% - é um notebook de 6 anos, claramente foi usado e a bateria se desgastou um pouco, mas ainda aguenta 4-5 horas fora da tomada com aplicativos pesados em funcionamento.
      No anuncio do Mercado Livre tem mais fotos (posso enviar, se for o caso).
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1535563586-macbook-pro-13-late-2013-a1502-256gb-ssd-8gb-retina-_JM?quantity=1&variation=56730911663
      Valeeeu




  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      49.698
    • Total de Posts
      421.430
×
×
  • Criar Novo...