Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Senha de desbloqueio (alfanumérica) e FaceID


Posts Recomendados

Depois que tive meu iPhone roubado, comecei a pesquisar muito sobre segurança (e métodos de proteger os dados).

Uma das várias ações que tomei foi alterar a senha inicial do aparelho para alfanumérica.

Eis que, sem querer, percebi um comportamento curioso do iPhone X. Minha senha alfanumérica é grande, mas raramente uso, visto que o FaceID funciona muito bem.

Mas percebi esse comportamento. Se eu passar o dedo para cima na tela principal (sem fixar o rosto no aparelho), ele aparece a opção para digitar a senha.

Se, nesse momento, eu olhar para a câmera, ele faz o desbloqueio. Até aí normal. O curioso é que, assim que ele reconhece meu rosto, o sistema automaticamente preenche uma senha nesse campo alfanumérico. E, pela quantidade de * que ele preenche, não é a MINHA senha, é uma senha pelo menos metade do tamanho da minha.

Alguém já reparou nisso?

A curiosidade que fica é: 

- Será que ele gera um código baseado em alguma leitura facial e usa esse código para o desbloqueio alfanumérico?

- Será que existe uma senha "padrão", "universal" que permita desbloquear? (isso seria uma falha gravíssima, se existir, o que eu duvido)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Em 26/09/2018 at 17:07, Mauricio Caldeira disse:

Depois que tive meu iPhone roubado, comecei a pesquisar muito sobre segurança (e métodos de proteger os dados).

Uma das várias ações que tomei foi alterar a senha inicial do aparelho para alfanumérica.

Eis que, sem querer, percebi um comportamento curioso do iPhone X. Minha senha alfanumérica é grande, mas raramente uso, visto que o FaceID funciona muito bem.

Mas percebi esse comportamento. Se eu passar o dedo para cima na tela principal (sem fixar o rosto no aparelho), ele aparece a opção para digitar a senha.

Se, nesse momento, eu olhar para a câmera, ele faz o desbloqueio. Até aí normal. O curioso é que, assim que ele reconhece meu rosto, o sistema automaticamente preenche uma senha nesse campo alfanumérico. E, pela quantidade de * que ele preenche, não é a MINHA senha, é uma senha pelo menos metade do tamanho da minha.

Alguém já reparou nisso?

A curiosidade que fica é: 

- Será que ele gera um código baseado em alguma leitura facial e usa esse código para o desbloqueio alfanumérico?

- Será que existe uma senha "padrão", "universal" que permita desbloquear? (isso seria uma falha gravíssima, se existir, o que eu duvido)

 

Provavelmente seja apenas "uma animação aleatória", mas só quem consegue acessar o código fonte do iOS pra saber... Creio que o face ID seja independente da senha, funcionando como uma segunda forma de desbloquear. 

Quantos pontos aparecem na sua tela simulando uma senha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Danilo Kosinski disse:

Provavelmente seja apenas "uma animação aleatória", mas só quem consegue acessar o código fonte do iOS pra saber... Creio que o face ID seja independente da senha, funcionando como uma segunda forma de desbloquear. 

Quantos pontos aparecem na sua tela simulando uma senha?

É bastante rápido, não chega a dar tempo de contar, mas é algo em torno de 10 caracteres. Minha senha é bem maior que isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...