Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de Macbook Pro 13 mid 2012 ou comprar outro notebook?


sabrina27

Posts Recomendados

Olá, pessoal! Tenho um macbook pro 13, mid 2012, processador 2,5GHz, Intel Core i5, memória ram de 4GB 1600MHz. Ultimamente tenho achado muito lento (já estava e piorou com o Mojave)... até pra aparecer algum arquivo recém incluído no Finder demora... Utilizo o notebook para algumas pequenas edições no iMovie e também Photoshop. Um upgrade para 8GB de memória ram já resolveria? Vale fazer mais alguma mudança? Tenho até pesquisado outros notebooks (Dell ou Samsung) com uma configuração mais avançada (i7, 16gb ram), mas queria ver se ainda dava pra manter esse macbook com upgrade. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente como o amigo disse. O que está causando a lentidão e a falta de memória devido ao sistema pesado e o seu hd por ser “mecânico” e antigo.

 

Faça estes 2 upgrades e seja feliz por mais 2/3 anos!

 

Boa sorte

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neto e Wendel, muito obrigada!!! 
Última dúvida... mesmo eu não tendo conhecimento, vale seguir algum tutorial e eu mesma fazer essas trocas ou procurar algum técnico?


De nada! :)

Então, eu mesmo fiz ambos upgrades. O de memória é bem fácil, o de SSD é um pouco “menos fácil” - o erro de português se justifica pq ainda continua sendo fácil, hahaha.
Te recomendo olhar alguns tutorias na internet, principalmente do ifixit e ver se vc se sente confortável. Se sim, vai em frente!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando o assunto, estou pensando em comprar um Macbook Pro 13 mid 2012, e fazer os up, pelo que andei vendo o valor de uma máquina usada está na média dos 3 mil, mesmo realizando upgrade em ssd e ram será que vale apena investir esse valor em uma máquina mais antiga ?

A preferencia pelo pro 2012 seria poder fazer esses upgrade, pois já tenho as memórias e o ssd, e no caso de uma manutenção futura ser vai viável financeiramente, como ram, disco e bateria.

 

 

Editado por gpngiovani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gpngiovani disse:

Pessoal, aproveitando o assunto, estou pensando em comprar um Macbook Pro 13 mid 2012, e fazer os up, pelo que andei vendo o valor de uma máquina usada está na média dos 3 mil, mesmo realizando upgrade em ssd e ram será que vale apena investir esse valor em uma máquina mais antiga ?

A preferencia pelo pro 2012 seria poder fazer esses upgrade, pois já tenho as memórias e o ssd, e no caso de uma manutenção futura ser vai viável financeiramente, como ram, disco e bateria.

 

 

Vale sim a pena, olha a minha assinatura (2010), consegui fazer os upgrades e deixar melhor até que muito modelo 2012 (devido ao RAID0 SSD) com HDD. 

No meu caso eu primeiro coloquei 8GB (2x4GB) de RAM e um SSD de 250GB, depois adquiri um segundo SSD de mesma capacidade e 16GB (2x8GB) de RAM, coloquei o Leitor de Bluray/Gravador de DVD (esse era de um Vaio) em um case externo.

Segui um tutorial do dosdude1 para instalar o Mojave em mac-não suportado e também umas dicas  aqui no forum no tópico APFS em RAID 0 (não consegui deixar o High Sierra funcionando updates depois de converter o JHFS+ do RAID 0 para APFS, mas o Mojave funciona os updates normalmente, por isso passei pra ele, tá excepcional, para se ter uma idéia olha a pequena diferença de HDD x SSD x SSD Raid0 abaixo:

 

HDD = 63mb por segundo (taxa de transferência)

SSD = 261mb por segundo (taxa de transferência)

SSD Raid 0 = 409mb por segundo (taxa de transferência)

 

Isso para um MacBook Pro 2010 (SATA II), o Sata 3 do MacBook Pro 2012 já dobram esses valores, ficando mais ou menos com 965/1000mb em Raid 0 SSD.

 

Vale muito a pena fazer todos os updates e modificações nesse equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale sim a pena, olha a minha assinatura (2010), consegui fazer os upgrades e deixar melhor até que muito modelo 2012 (devido ao RAID0 SSD) com HDD. 
No meu caso eu primeiro coloquei 8GB (2x4GB) de RAM e um SSD de 250GB, depois adquiri um segundo SSD de mesma capacidade e 16GB (2x8GB) de RAM, coloquei o Leitor de Bluray/Gravador de DVD (esse era de um Vaio) em um case externo.
Segui um tutorial do dosdude1 para instalar o Mojave em mac-não suportado e também umas dicas  aqui no forum no tópico APFS em RAID 0 (não consegui deixar o High Sierra funcionando updates depois de converter o JHFS+ do RAID 0 para APFS, mas o Mojave funciona os updates normalmente, por isso passei pra ele, tá excepcional, para se ter uma idéia olha a pequena diferença de HDD x SSD x SSD Raid0 abaixo:
 
HDD = 63mb por segundo (taxa de transferência)
SSD = 261mb por segundo (taxa de transferência)
SSD Raid 0 = 409mb por segundo (taxa de transferência)
 
Isso para um MacBook Pro 2010 (SATA II), o Sata 3 do MacBook Pro 2012 já dobram esses valores, ficando mais ou menos com 965/1000mb em Raid 0 SSD.
 
Vale muito a pena fazer todos os updates e modificações nesse equipamento.


É isso aí!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, webg3brasil disse:

Vale sim a pena, olha a minha assinatura (2010), consegui fazer os upgrades e deixar melhor até que muito modelo 2012 (devido ao RAID0 SSD) com HDD. 

No meu caso eu primeiro coloquei 8GB (2x4GB) de RAM e um SSD de 250GB, depois adquiri um segundo SSD de mesma capacidade e 16GB (2x8GB) de RAM, coloquei o Leitor de Bluray/Gravador de DVD (esse era de um Vaio) em um case externo.

Segui um tutorial do dosdude1 para instalar o Mojave em mac-não suportado e também umas dicas  aqui no forum no tópico APFS em RAID 0 (não consegui deixar o High Sierra funcionando updates depois de converter o JHFS+ do RAID 0 para APFS, mas o Mojave funciona os updates normalmente, por isso passei pra ele, tá excepcional, para se ter uma idéia olha a pequena diferença de HDD x SSD x SSD Raid0 abaixo:

 

HDD = 63mb por segundo (taxa de transferência)

SSD = 261mb por segundo (taxa de transferência)

SSD Raid 0 = 409mb por segundo (taxa de transferência)

 

Isso para um MacBook Pro 2010 (SATA II), o Sata 3 do MacBook Pro 2012 já dobram esses valores, ficando mais ou menos com 965/1000mb em Raid 0 SSD.

 

Vale muito a pena fazer todos os updates e modificações nesse equipamento.

Essa questão RAID 0 não sabia que dava tanta diferença na taxa, muito bom saber, é impressionante a diferença da taxa do SSD para o SSD Raid 
Outra preocupação que eu tinha era quanto ao suporte dos novos OS não ser mais suportado,  mas se tem como  contornar isso fico mais tranquilo, pq realizando esses upgrade não tem o porque não ter vida longa com os novos OS.

Valeu mesmo pela postagem, fico mais tranquilo e seguro em investir, é ótima dica do Raid.

Abração!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 20/11/2018 at 17:26, webg3brasil disse:

HDD = 63mb por segundo (taxa de transferência)

SSD = 261mb por segundo (taxa de transferência)

SSD Raid 0 = 409mb por segundo (taxa de transferência)

 

Isso para um MacBook Pro 2010 (SATA II), o Sata 3 do MacBook Pro 2012 já dobram esses valores, ficando mais ou menos com 965/1000mb em Raid 0 SSD.

 

Vale muito a pena fazer todos os updates e modificações nesse equipamento.

Eu tenho um Mid 12 também, mas coloquei 16gb de ram, SSD de 240gb e deixei o HDD de 500 no lugar do drive de cd/dvd. Está uma baita máquina,mas a dúvida é, daria pra trocar o processador?

Não achei nos hacks aqui.

Como faz isso de RAID 0 no SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico...

Tenho um Pro retina mid 2014 e já sei que só consigo fazer upgrade de SSD. Diante desse fato, qual a melhor marca de SSD para comprar?
Achei da marca MECHREVO em um preço acessível (trazendo de fora, claro) mas gostaria da opinião de vocês quanto à marca.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...