Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPad como substituto de caderno


Posts Recomendados

Olá pessoal!

Estava pensando em comprar um iPad (6ª geração, de 2018) para substituir o caderno nos meus estudos. Mas queria saber de quem usa o iPad com essa finalidade, como é, se dá mesmo para substituir ou se existe alguma limitação em relação aos velhos papel e caneta. E a escrita, como é? Não é estranho escrever numa tela de vidro e ouvir o som da ponta do stylus batendo na tela, ou deslizando demais?

E quanto ao Apple Pencil, ele é realmente necessário, ou outra stylus mais barata daria conta? Eu usaria apenas para escrita, e não para desenho. Caso outra stylus sirva, qual vocês me indicariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu comprei um iPad Pro justamente para complementar meus estudos, pois estava sentindo a falta da digitalização da minha escrita, já que só estudo escrevendo.

Meu uso principal do iPad (desde 2011) era substituir os livros físicos, já que são muitos livros técnicos que compro (tenho por volta de 150 livros digitais entre o Kindle e o Books), com isso só faltava a digitalização da escrita, já que gosto de estudar escrevendo.

Tinha testado outra solução com um Tab S3 da Samsung, mas como meu ecosistema é Apple, vendi este e comprei um iPad Pro + Apple Pencil, resultado:

Estou muito satisfeito, de verdade! A precisão da Apple Pencil é espetacular.

Realmente escorrega mais que no papel, fato, mas depois acostuma e o barulho de encostar a caneta na tela no início assusta mesmo.

Uso muito o OneNote da Microsoft pra organizar minha escrita, não que o Notas não seja bom (é até melhor na escrita) mas não é tão organizado como o OneNote.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder @theygoran. Sobre aplicativos de escrita, queria saber se você tem alguma sugestão de aplicativo em que eu possa escrever no iPad e depois poder ler minhas anotações no meu celular Android. As principais opções, que são o Notability e o GoodNotes, não têm aplicativo para Android. Tem o OneNote, que você mesmo citou, mas já vi algumas reclamações quanto a ele em relação a problemas na sincronização e na perda da formatação na hora de visualizar as notas em outros dispositivos.

Você percebeu alguma vantagem no iPad em relação ao Tab S3? No meu caso, que não tenho nenhum produto da Apple, o que contaria seria funções práticas mesmo, do dia a dia, aplicativos de escrita melhores, etc., mas nunca tive a oportunidade de testar nenhum dos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder [mention=85898]theygoran[/mention]. Sobre aplicativos de escrita, queria saber se você tem alguma sugestão de aplicativo em que eu possa escrever no iPad e depois poder ler minhas anotações no meu celular Android. As principais opções, que são o Notability e o GoodNotes, não têm aplicativo para Android. Tem o OneNote, que você mesmo citou, mas já vi algumas reclamações quanto a ele em relação a problemas na sincronização e na perda da formatação na hora de visualizar as notas em outros dispositivos.
Você percebeu alguma vantagem no iPad em relação ao Tab S3? No meu caso, que não tenho nenhum produto da Apple, o que contaria seria funções práticas mesmo, do dia a dia, aplicativos de escrita melhores, etc., mas nunca tive a oportunidade de testar nenhum dos dois.

Esse problema do OneNote de sincronia/formatação existe hoje, mas bem pouco. Eu particularmente não tive tantos problemas. O Tab S3 é bom pra escrita. Mas não troco o iPad por nenhum outro tablet.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedroNovak disse:

Utilizei um iPad 4 com uma stylus da Bamboo por muitos anos e achava ótimo. Imagino que, com um iPad dos mais novos e o Apple Pencil, a experiência deva ser simplesmente fantástica.

Qual modelo da Bamboo você usou? Estava querendo uma alternativa ao Apple Pencil preferencialmente que não usasse bateria. Você sabe dizer se existe alguma diferença fundamental no uso entre uma stylus com e sem bateria?

Editado por Jockisan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o iPad é complemento, substituir ainda é muito cedo, ao menos que você seja um gênio e apenas faça pequenas anotações e resumos do que é divulgado.

Aqui no hospital usamos tablet em alguns locais como setor de imagem e Ps pra anotações de profissionais, mais longe deles conseguirem substituir o papel pra ser feito o relatório de atendimento da ficha do paciente.

enfim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho que sim, vc pode substituir tranquilamente a caneta e o papel em seus estudos. Usei e uso um iPad pra escrever as coisas com uma caneta da marca Adonit e apesar de não ser tão boa quanto a Pencil da Apple, dava conta do recado. Eu ia fundo, afinal se vc não se adaptar, o iPad serve pra outras coisas tb :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu adquiri um iPad 2018 com a finalidade de usar ele pra estudos e fazer alguns desenhos. Creio que você consegue sim usar ele como um substituto do caderno, eu particularmente gosto de digitar, uso um teclado nele e a digitação é tranquila, escrevo de vez em quando e também acho ótimo. E tenho digitalizado bastante coisa que eu já tinha escrita nos cadernos pra ele, a câmera do iPad não é muito boa então eu uso o iPhone pra isso. Sai de um tablet da Samsung pro da Apple, e foi sem dúvidas uma ótima escolha

O barulho da caneta na tela vai te assustar no começo kkkk mas depois você nem percebe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muitos anos uso o iPad para anotações e abandonei papel e caneta. Antes do Pro e Apple Pencil usei varias stylus que era o que tinha. A experiência era que dava pra usar. Agora iPad + Pencil é outro mundo. Em pouco tempo você já escreverá como papel e caneta. Sobre aplicativos, já usei vários também e uso do notas desde o iPad Pro. A fluidez da escrita é melhor na minha opinião. Sobre aplicativos que capturam letra cursiva e transformam em texto digitado nunca encontrei um que funcionasse a contento pra uso real. Sempre tem varios erros e você gasta o maior tempo consertando. Em resumo, se comprar o iPad não deixe de investir na Apple Pencil, é caro mas não tem alternativa que chegue perto. 

Editado por pmacedosouza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá pessoal!
Estava pensando em comprar um iPad (6ª geração, de 2018) para substituir o caderno nos meus estudos. Mas queria saber de quem usa o iPad com essa finalidade, como é, se dá mesmo para substituir ou se existe alguma limitação em relação aos velhos papel e caneta. E a escrita, como é? Não é estranho escrever numa tela de vidro e ouvir o som da ponta do stylus batendo na tela, ou deslizando demais?
E quanto ao Apple Pencil, ele é realmente necessário, ou outra stylus mais barata daria conta? Eu usaria apenas para escrita, e não para desenho. Caso outra stylus sirva, qual vocês me indicariam?


Você vai gostar bastante. Vai potencializar seus estudos e sua produtividade como um todo. Existe milhares de apps bons que fazem isso e muito mais que você quiser. Além disso,parece ser estranho usar um iPad para isso,mais é algo tão prático e natural que você vai se perguntar por quê não comprou um antes. Você pode optar por um teclado Bluetooth para Digitar,mas o teclado virtual é ótimo! Escrevo vários documentos e relatórios enormes no teclado virtual do iPad. E olha que uso um iPad 4.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 8 meses depois...
Em 23/12/2018 at 17:22, theygoran disse:

Então, eu comprei um iPad Pro justamente para complementar meus estudos, pois estava sentindo a falta da digitalização da minha escrita, já que só estudo escrevendo.

Meu uso principal do iPad (desde 2011) era substituir os livros físicos, já que são muitos livros técnicos que compro (tenho por volta de 150 livros digitais entre o Kindle e o Books), com isso só faltava a digitalização da escrita, já que gosto de estudar escrevendo.

Tinha testado outra solução com um Tab S3 da Samsung, mas como meu ecosistema é Apple, vendi este e comprei um iPad Pro + Apple Pencil, resultado:

Estou muito satisfeito, de verdade! A precisão da Apple Pencil é espetacular.

Realmente escorrega mais que no papel, fato, mas depois acostuma e o barulho de encostar a caneta na tela no início assusta mesmo.

Uso muito o OneNote da Microsoft pra organizar minha escrita, não que o Notas não seja bom (é até melhor na escrita) mas não é tão organizado como o OneNote.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Olá amigo.

Apesar de já estarmos em 2020, eu estava pensando seriamente em comprar um Galaxy Tab S3 (venho de um Galaxy Note 8, que ganhou sobrevida quando instalei uma ROM customizada baseada no Android 7.1, mas quebrou a tela pela segunda vez já...).

Você que usou ele e agora tem o Ipad, o que me diz da comparação entre ambos, pensando apenas na questão de assistir videoaulas, ler PDFs e fazer anotações?

Eu estava bem decidido a comprar um Ipad 7 e a Logitech Crayon, provavelmente por algum importador independente no Mercado Livre (valor total aproximado de 2600).

Mas por um valor mais em conta que esse combo, atualmente é possível comprar o Galaxy Tab S3 (1900 na Fastshop). Seria uma boa economia de 600 reais e, quando lançado, a proposta da Samsung era fazer o dispositivo concorrer com o Ipad Pro 9.7 polegadas (daí já vir com a caneta, 4 auto-falantes e 4G, o que não está disponível no modelo mais simples do Ipad).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...