Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boot Camp x Parallels Desktop no Mojave


mabhz

Posts Recomendados

Prezados, cordiais saudações!

Solicito a ajuda e opinião dos colegas mais experientes: preciso rodar o Windows 10 PRO em meu Macbook Air Mid (i7, 8Gb Ram) 2013, rodando Mojave. Gostaria de saber qual a melhor solução, considerando PERFORMANCE e ECONOMIA DE ESPAÇO no SSD, comparando Boot Camp e Parallel Desktop.

Minha intenção original era instalar o Windows 10 em um flash drive USB de 128Gb que utilizo permanentemente conectado ao note, mas depois de ler vários tutoriais e artigos, me parece uma tarefa extremamente complicada de realizar, e que não funciona muito bem depois de realizada.

Por isso, acabei optando por uma das duas opções:

1. instalar o Win 10 no SSD interno via BootCamp e utilizar o pendrive como formatado em ExFat como "extensão" do armazenamento interno.

2. Instalar o Win 10 via Parallels Desktop 14

Tenho uma licença do Parallels 8 que NUNCA usei, e creio que não serve pra mais nada, nem pra upgrade para o 14. Preciso entender qual das duas soluções vai me fornecer um Windows 10 com melhor performance, mais memória livre e principalmente, qual vai gastar MENOS espaço no SSD interno.

Existe alguma possibilidade de, utilizando o Parallels, armazenar todos os arquivos da imagem virtual no pen-drive em vez do SSD interno?

Agradeceria as considerações de voces e as recomendações da melhor opção!

Obrigado e feliz 2019 a todos!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, já usei BootCamp e atualmente o Parallels na última versão, com Windows 10.

Via BootCamp o Windows fica um avião porque roda nativamente, independente do Mac OS, possibilitando inclusive o uso de jogos. A grande desvantagem é ter que reiniciar o computador para acessar o Mac OS e reiniciar novamente para voltar para o Windows/BootCamp.

Via Parallels tem a vantagem de poder usar os dois sistemas ao mesmo tempo, porém a máquina virtual fica mais lenta (comparando com o BootCamp), impraticável usar alguns jogos, mas suficiente para um uso "normal". No Parallels o uso do espaço em disco é adaptativo, quanto mais você precisar de espaço mais vai aumentando o arquivo. Nada impede de posteriormente mover o arquivo da máquina virtual para um pendrive, porém acredito que a velocidade de leitura/escrita vai prejudicar o seu uso.

De modo geral eu acredito que o Parallels será a melhor solução para você, a não ser que você não faça questão de usar o Mac OS diariamente e passe a usar o windows direto como sistema operacional padrão via BootCamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Emílio, MUITO obrigado pela resposta!!

Na verdade, minha intenção é continuar utilizando o Mac OS diariamente, 98% do tempo total, e apenas eventualmente utilizando o Windows, apenas quando o app que preciso utilizar não existir para Mac OS. Nunca vou rodar jogos, nem em um nem no outro. Nem pretendo instalar o Office no Windows, utilizando apenas no Mac OS. Neste caso, o boot camp continua sendo a solução mais indicada e a mais barata?

Eu não tenho problema algum em ter que reiniciar o Mac para acessar o Windows ou o Mojave, principalmente porque o boot dele é muito rápido (pelo menos pro Mojave).

 Minha preocupação principal continua sendo com relação ao ESPAÇO em disco que o BootCamp vai exigir para o Windows 10, por isso, pergunto:

1. Qual o mínimo do mínimo que preciso alocar no SSD interno para poder instalar do WIndows 10, considerando que todos os aquivos vou salvar no USB de 128Gb?

2. Preciso liberar espaço adicional no SSD apenas para instalar o Win ou o espaço exato da particao Windows é suficiente?

3. O MacOS vai conseguir enxergar a partição onde estará o Windows? Windows conseguirá acessar os aquivos na partição do Mac OS?

4. Como perguntei acima, manter o MacOS como sistema principal e majoritário, e utilizar o Windows muito eventualmente, é uma boa opção para utilizar boot camp?

 

Obrigado novamente pela ajuda!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela dica do Virtual Box!!
 

Mas isso quer dizer então que no cenário que comentei, uso do MacOS em 98% do tempo e apenas eventualmente do WIndows 10, o BootCamp não é recomendado?

Depois do seu post, o BootCamp está me parecedo bem mais interessante do que uma maquina virtual, a menos que não seja recomendado ou não valha a pena para quem vai usar o WIndows muito pouco como eu.

O importante pra mim é conseguir acessar e editar atraves do Windows os arquivos de dados que vao estar na particao do Mac OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi você não precisa (posso estar errado) de um Windows rodando "nativo" no computador e ainda vai usar o Mac OS na maior parte do tempo. A solução mais simples, ao meu ver, é usar uma máquina virtual. Sugiro que comece testando o VirtualBox, que é gratuito. Caso não atenda as suas necessidades é só apagar o aplicativo e partir para o BootCamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tutorial em video do 9to5 Mac que explica instalar o bootcamp em um HD externo via thunderbolt.

Em termos de espaço o parallels vai gastar menos pois o disco dele é dinamico. Voce pode alocar 100GB mas na prática ele usa metade disso por exemplo e vai crescendo o disco conforme necessidade. A maquina virtual pode rodar inclusive de um HD externo sem problemas.

No bootcamp não tem jeito. Alocou 100GB ele consome os 100.

Outra possibilidade dependendo do app que você use é testar o crossover.

Ele permite rodar alguns apps windows de forma nativa no mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma terceira opção de instalação que é a que uso: você primeiramente instala o Windows 10 pelo BootCamp, assim, quando precisar de usar o Windows com todos os recursos do Macbook  você terá esta opção. Instalado o Windows pelo BootCamp, você instala o Paralles 14 e, durante a instalação, ele irá te dar a opção de usar a instalação do Windows no BootCamp como máquina virtual. Você terá as duas opções de uso do Windows com apenas uma instalação. Poderá usar como máquina virtual, dentro do OSX, ou puro, através do BootCamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o ruim de Mac com SSD pequeno.
Como o seu uso do Windows será bastante esporádico, tem a opção de vc usar o VirtualBox que é free, e deixar o arquivo do Windows em um PenDrive ou HD externo. Dai vc pluga esse PenDrive ou HD externo somente quando for usar o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2019 at 17:21, Jose Emilio de Lucena Jr. disse:

Pelo que eu entendi você não precisa (posso estar errado) de um Windows rodando "nativo" no computador e ainda vai usar o Mac OS na maior parte do tempo. A solução mais simples, ao meu ver, é usar uma máquina virtual. Sugiro que comece testando o VirtualBox, que é gratuito. Caso não atenda as suas necessidades é só apagar o aplicativo e partir para o BootCamp.

José Emílio, MUITO obrigado pela dica!!

Testei o VirtualBox e fiquei impressionado com a facilidade!!!

Instalação muito tranquila!!  Só tive dificuldades para conseguir compartilhar pastas entre os dois sistemas, mas depois que descobri que tinha que instalar o GUEST ADITTIONS através da ISO que já fica disponível no VM Ware, deu certo.

No entanto, após instalar o GUEST ADITIONS passei a ter problemas com REFRESH de video. Minha tela fica sempre congelada, e descobri que o Windows continua capturando todos os inputs do MOUSE e do TECLADO, mas o VMWare não "dá conta" de mostrar na tela o vídeo em tempo real, e descobri que minimizar o VMWare e retornar com ele à tela principal do Mac, a tela dá um "refresh", e assim consigo ver tudo que estou digitando ou clicando.

Depois de pesquisar MUITO na internet e mudar vários parâmetros, descobri que o problema é na opção GRAPHICS CONTROLLER. Antes de instalar o GUEST ADITTIONS o vídeo funcionava perfeitamente com VBOXSVGA, mas depois de instalar, ele não consegue mais. Só consegue se eu habilitar tanto a aceleração em vídeo 2D quanto a 3D, ou então se eu alterar para a opção VBOXVGA.

Alguem saberia explicar o porque?

No FAQ do VirtualBox explica que tanto VBOXSVGA quanto VMSVGA dependem do GUEST ADITTIONS instalado, porém, o VBOXSVGA funcionava perfeitamente comigo ANTES de instalar o tal GUEST ADITTIONS.

Enfim, saberiam me dizer o melhor a fazer nesse caso? Devo reinstalar o windows, fazer uma nova maquina virtual e apagar esta? Ou devo manter a VBOSVGA com 2D e 3D acelleration ativado? Ou ainda, é melhor utilizar o VBOXVGA??

Agradeço imensamente o help de todos que postaram alguma resposta aqui!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo, eu uso diariamente soluções de maquinas virtuais, (virtualbox e vmware, porém hoje no windows, no trabalho), e já utilizei o parallels tbm no mac em casa, assim como já utilizei Bootcamp (e que gosto muito),

na minha opinião, se vc quer performance, vá de bootcamp, sem duvidas, no meu caso, eu prefiro a maquina virtual para poder usar os 2 sistemas ao mesmo tempo, isso pra mim é importante.

Sobre a questão de espaço, vc pode sim usar o arquivo de disco do parallels em uma unidade externa, mas ai perde um pouco (ou muito, dependendo do tipo de unidade externo/conexão) de desempenho.

se vc planeja usar pouco o windows, use maquina virtual, sem duvidas.

Edit: Já usei tbm o Vmware Fusion no mac, tbm é mto bom.

Editado por Willyan Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 22/01/2019 at 14:25, Willyan Alves disse:

Amigo, eu uso diariamente soluções de maquinas virtuais, (virtualbox e vmware, porém hoje no windows, no trabalho), e já utilizei o parallels tbm no mac em casa, assim como já utilizei Bootcamp (e que gosto muito),

na minha opinião, se vc quer performance, vá de bootcamp, sem duvidas, no meu caso, eu prefiro a maquina virtual para poder usar os 2 sistemas ao mesmo tempo, isso pra mim é importante.

Sobre a questão de espaço, vc pode sim usar o arquivo de disco do parallels em uma unidade externa, mas ai perde um pouco (ou muito, dependendo do tipo de unidade externo/conexão) de desempenho.

se vc planeja usar pouco o windows, use maquina virtual, sem duvidas.

Edit: Já usei tbm o Vmware Fusion no mac, tbm é mto bom.

Entre o Vmware Fusion e o Parallels qual é melhor na sua opinião ? 

O Fusion 11 (vitalício) está no mesmo preço do Parallels (versão anual). E o Parallels tem aquela questão que todo ano precisa atualizar a versão, se quiser rodar no macOS mais atual. 

Já o Virtualbox só tive boas experiências quando rodava no Linux, pelo menos no Windows a parte visual era lenta demais. Precisaria de testar no macOS para saber se os elementos visuais ficam bom.

Motivo principal de rodar VM é por conta do Visual Studio. Não irei fazer o uso no momento, mais futuramente pretendo executar a IDE. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Entre o Vmware Fusion e o Parallels qual é melhor na sua opinião ? 

O Fusion 11 (vitalício) está no mesmo preço do Parallels (versão anual). E o Parallels tem aquela questão que todo ano precisa atualizar a versão, se quiser rodar no macOS mais atual. 

Já o Virtualbox só tive boas experiências quando rodava no Linux, pelo menos no Windows a parte visOlual era lenta demais. Precisaria de testar no macOS para saber se os elementos visuais ficam bom.

Motivo principal de rodar VM é por conta do Visual Studio. Não irei fazer o uso no momento, mais futuramente pretendo executar a IDE. 

Olha a uns anos que não utilizo o parallels, então nao sei como anda as ultimas versões, eu tenho usado apenas o VmWare, inclusive no windows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...