Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2010: Será que ainda vale a pena?


ripruan

Posts Recomendados

Oi pessoal, tudo bem?
Pretendo comprar um Macbook, seria o meu primeiro, e eu usaria mais para internet e  trabalhos com edição de foto/vídeo e o Garageband (da Apple mesmo)... Encontrei na cidade um rapaz vendendo um Macbook Pro 2010 com as configurações padrão (i5, 4gb ram e 128gb ssd) e 950 ciclos na bateria, porém não entendo de Mac e gostaria de saber de vocês do fórum se pelo valor que ele está vendendo vale a pena adquirir (R$ 1600). 

A única limitação que não gostei é a pouca memória no HD, que é de apenas 128gb porém neste caso eu iria adquirir um HD externo.

Pelas fotos que recebi, não havia nenhum detalhe/risco, estando em bom estado de conservação. Será que vale a pena ou está muito ultrapassado? 

Editado por ripruan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ripruan alterou o título para Macbook Pro 2010: Será que ainda vale a pena?
  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Na minha opinião não vale a pena. Uma máquina já com seus 9 anos, provavelmente não é compatível com o Mojave.

9 anos um para carro já é algo a ser considerável, o que dirá para um equipamento tecnológico (basta fazer uma análise com os smartphone da época, hj são obsoletos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava usando um macbook pro de 2011 até o ano passado, mas tinha colocado um ssd rápido nele (samsung evo 850 eu acho).   Esse mac com alguns upgrades (ram e hd) provavelmente roda bem tarefas simples, a tela dele não é retina por isso demanda bem menos do sistema, eu lembro que achava esse meu mac antigo mais rápido que alguns macs atuais que via na loja da Apple. Mas em termos de edição de fotos e videos, aí já muda de figura... A placa de video é antiga, tem que pesquisar se ela vai conseguir segurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você colocar 16 GB de RAM e trocar o SSD por um de, no mínimo, 512 GB, você conseguirá editar em 1080p60 se usar o Première Pro ou Final Cut X, Media Composer nem pensar e a máquina estará no limite, talvez fazendo preview em half resolution. Editar usando USB 2.0 nem pensar. Além disso a máquina não rodará o macOS atual, ou seja, já estará limitado hoje quanto a atualizações de software. Sendo sincero, essa máquina hoje é mais indicada rodando Windows 10 do que macOS. Eu não compraria. Com o gasto dos upgrades necessários dá para buscar coisa melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo quem compra um equipamento usado, vai querer ficar com ele por uns bons anos. 
Atualmente, até mesmo pela exigência do macOS , não consigo recomendar nenhum Mac já " vintage"  para compra, mesmo usado. 
Se quer pegar um Mac usado que vc vai poder usar de tudo e sem maiores preocupações, vá no mínimo dos modelos já retina, lançados de preferência de 2013 em diante. Alguns modelos de 2011 e 2012 ainda valem a pena. Abaixo disso nem pensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui estou com um modelo de 13" e sim estou rodando o Mojave via patch dosdude1, ele é um pouco mais rápido que o High Sierra, tem uma pequena limitação gliter gráfico (mas pode ser contornado reduzindo as animações/transparência em Acessibilidade ou então usando apenas o modo escuro, que é o que venho fazendo), mas ainda está em desenvolvimento, não recomendo para uso profissional.

Vale a pena sim ter um MacBook Pro 2010, ele é um dos últimos modelos que lhe permite fazer upgrades, tanto de RAM como de disco, eu no caso, troquei o disco HDD e coloquei um SSD, no lugar do DVD eu coloquei outro SSD e fiz RAID0 (com um pouco de esforço, não foi uma tarefa simples), a diferença de velocidade é um absurdo, ficou 20x mais rápido que o original.

Se quiser rodar o último sistema Mojave basta seguir o tutorial aqui: http://dosdude1.com/mojave/

Mesmo em macs suportados, não recomendo o uso do Mojave, ele ainda não está 100%, cheio de bugs e consumindo muitos recursos ainda, lá pra versão 10.14.5 ou 10.14.6 ficará muito bom, se quiser produtividade, vai de High Sierra, que é melhor no quesito estabilidade/performance.

Se quiser algo que dure um pouco mais e não queira dor de cabeça com instação de sistema novo, procure o modelo 2012 não-retina, ele foi o último macbook que aceita upgrade de RAM e HD.

Boa sorte!

 

Abraço e sucesso!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No meu ponto de vista não vale apena. Pois esse Mac já perdeu o suporte para novas versões do sistema. Apesar da possibilidade de realização de upgrade nesse modelo, é melhor comprar um retina de 2013~2014. 

Eu tenho um mid 2012 e até o momento roda a última versão do macOS, vou instalar mais 8gb de ram e concluir o upgrade. Futuramente pretendo pegar um retina. Não sei até quando esse Mac vintage receberá novas versões do macOS. Se for até 2021 está ótimo.

 

 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo um macbook também pois praticamente só uso o mint e quero testar algo diferente, atualmente tenho um dell i5577 com i7 7700hq, gtx 1050 4gb, 16gb de ram e S. 850evo 500gb. Ele não tem um peso e um tamanho absurdo mas fico o dia inteiro na faculdade (ciencia da computação) e por isso queria algo mais portátil e leve, recentemente tive oportunidade em trocar ele "de mano" em um MBP late 2011 com i7 2,5Ghz,  HD 6750m de 1GB, 16GB ram,  240GB SSD  + 500GB HDD. Será que consigo algo aproximado de 2015 com esse dell ou seria legal essa troca pelo 2011, mesmo que não receberá atualizações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucasagain disse:

Estou querendo um macbook também pois praticamente só uso o mint e quero testar algo diferente, atualmente tenho um dell i5577 com i7 7700hq, gtx 1050 4gb, 16gb de ram e S. 850evo 500gb. Ele não tem um peso e um tamanho absurdo mas fico o dia inteiro na faculdade (ciencia da computação) e por isso queria algo mais portátil e leve, recentemente tive oportunidade em trocar ele "de mano" em um MBP late 2011 com i7 2,5Ghz,  HD 6750m de 1GB, 16GB ram,  240GB SSD  + 500GB HDD. Será que consigo algo aproximado de 2015 com esse dell ou seria legal essa troca pelo 2011, mesmo que não receberá atualizações?

Um MacBook  Pro 15" 2014 com i7, 16gb de RAM e SSD 256 está por volta de 6mil reais.

O interessante é ver por quanto que você pode vender esse Dell, e usa a grana como abatimento em um Pro retina 2014~2015, sabendo que você irá precisar de pagar uma diferença $$.

Se for pegar um MBP vintage pega o 2012 sem ser tela retina.  Com a venda desse Dell ou troca direta, você consegue pegar até um de 15 polegadas com configuração máxima. Sugiro não pegar o 2011.

Eu nessa situação, venderia o Dell, pegava um MBP 2012 Pro e dava um upgrade completo, SSD 500gb Samsung + 16gb Ram Corsair. Vendi um desktop para pegar esse mid 2012 de 13 polegadas, não me arrependo nem um pouco. Trabalho como desenvolvimento web e afins gosto demais do macOS.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse dell na verdade tem um ssd 128gb m.2 e 1tb de hd, esse que troquei pelo 850 evo, então caso eu venda vou tirar o ssd de 500 e voltar o hd, creio que consigo no máximo uns 3.800 nele e não pretendo acrescentar mais dinheiro pois no momento não estou trabalhando, apenas estudando. O hardware dele é muito bom mas esses notebooks desvalorizam muito. Vou analisar bem esse caso, pois no fundo realmente não há necessidade extrema em trocar ele, é apenas a vontade de ter algo diferente, enjoo muito fácil das coisas que tenho então sempre estou trocando...

 

Vlw man!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucasagain disse:

Nesse dell na verdade tem um ssd 128gb m.2 e 1tb de hd, esse que troquei pelo 850 evo, então caso eu venda vou tirar o ssd de 500 e voltar o hd, creio que consigo no máximo uns 3.800 nele e não pretendo acrescentar mais dinheiro pois no momento não estou trabalhando, apenas estudando. O hardware dele é muito bom mas esses notebooks desvalorizam muito. Vou analisar bem esse caso, pois no fundo realmente não há necessidade extrema em trocar ele, é apenas a vontade de ter algo diferente, enjoo muito fácil das coisas que tenho então sempre estou trocando...

 

Vlw man!

Por 2.500 você encontra um MBP mid 2012 de 13". Como o SSD de 500gb você irá retirar, só adicionar nele, e depois trocar a memória RAM por 8gb ou 16gb dependendo do seu uso. Ainda te sobra uns R$ 800 reais desse R$ 3800 da venda do Dell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão da apple descontinuar os produtos, é um padrão? Estava lendo em alguns fóruns gringos e galera diz que quando um produto da apple chega a aproximadamente 7 anos de uso eles param de fornecer atualizações. Então nesse caso até 2020 o 2012 já estaria sem suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer o certo. Mac versões inferior ao 2012 só não recebeu o Mojave porque a placa de vídeo integrada não tinha suporte ao Metal. Sendo assim não foi idade.

Não tem como prever quando o mid 2012 irá perder o suporte a atualizações do macOS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucasagain disse:

Essa questão da apple descontinuar os produtos, é um padrão? Estava lendo em alguns fóruns gringos e galera diz que quando um produto da apple chega a aproximadamente 7 anos de uso eles param de fornecer atualizações. Então nesse caso até 2020 o 2012 já estaria sem suporte.

Tem padrão para ser considerado "vintage", mas perder suporte de versões mais novas de SO é aleatório, pode variar de modelo pra modelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...