Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
TiagoDMKNet

Upgrade SSD M.2 no Mac Mini late 2014 - Funciona!

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Criei o post para relatar meu upgrade, instalei um SSD M2 Samsung 960 Pro de 512gb.

Como todos Sabem os SSDs NVME M2 são os mais rápidos do mercado, e com um leque bem maior de marcas e preços, diferente dos específicos para os Macs, com isso comecei a pesquisar e vi que é possível utiliza-los através de um adaptador que converte o M2 para o Padrão Apple, esse modelo de adaptador pode mudar de acordo com o ano e versão do seu dispositivo apple. no meu caso usei o Adapter Sintech, comprei via ML, mas o mesmo tem na Amazon e entregam no Brasil.

adaptador-sintech-ssd-macbook-air-pro-ma

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1185338791-adaptador-sintech-ssd-macbook-air-pro-mac-mini-2013-14-15-_JM

Esse adaptador abrande varios modelos apple!

Segui esses video mostrando o mesmo upgrade utilizando o mesmo adaptador, porém em um MacBook Pro 2015:

https://www.youtube.com/watch?v=NU6yatTvyyk&t=669s

Fiquei bem Satisfeito com o Resultado, o único detalhe é que o Macmini 2014, possui um barramento inferior, ou seja, não consigo alcançar toda a potencia do SSD m2, porem a velocidade é maior que SSDs Sata:

Vale lembrar que para esse upgrade o Sistema Operacional deve ser o High Sierra ou o Mojave, pois esses são os que possuem suporte ao NVMe Express.

ConfSSD.png

DiskSpeedTest.png

Editado por TiagoDMKNet

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um Detalhe importante que define essa migração é que dependendo da versão do Mac mini ele pode não vir com o Flat de conexão para Fusion Drive, ou seja, a conexão a ser convertida para o padrão M2, no meu caso eu não tinha esse flat, tive que comprar para poder realizar o upgrade:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1080449636-cabo-flat-ssd-pci-express-mac-mini-a1347-821-00010-a-pci-e-_JM

cabo-flat-ssd-pci-express-mac-mini-a1347

Segui este video para efetivar a troca:

https://www.youtube.com/watch?v=G3MmzNRIkJM

Qualquer duvida estou a disposição

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo post. Uma dúvida como faço para saber o barramento do Mac Mini 2012? Ou este produto que você postou serve?

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Toni Junior disse:

Parabéns pelo post. Uma dúvida como faço para saber o barramento do Mac Mini 2012? Ou este produto que você postou serve?

Obrigado,

Pelo que pesquisei, esse adaptador é para dispositivos apple de 2013 a 2017, teria que verificar se na sua placa mãe possui essa conexão para receber o flat:

ssd placa.png

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/04/2019 at 00:31, KAN disse:

Cara, excelente!

Estou pensando em fazer o upgrade do meu mac mini 2014 com um ssd m2 evo 970, sera que vale a pena ou por limitacoes do barramento posso comprar um mais barato?

@TiagoDMKNet

Valeu, obrigado.

Olá,

Devido a Limitação do Barramento, não vai compensar, pois você não terá toda a potencia de leitura e gravação do 970, escolha algum com performance de até 1200mb/s.

Qualquer duvida só avisar!

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida amigo, foi possivel deixar o HD antigo junto ? O meu macmini 2014 tem fusiondrive 1Tb, mas penso em futuramente trocar por um ssd m2, porém eu queria saber se é possivel deixar o fusion de 1tb como secundário!

Compartilhar este post

Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      50.287
    • Total de Posts
      425.289
  • Criar Novo...