Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade SSD M.2 no Mac Mini late 2014 - Funciona!


TiagoDMKNet

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Criei o post para relatar meu upgrade, instalei um SSD M2 Samsung 960 Pro de 512gb.

Como todos Sabem os SSDs NVME M2 são os mais rápidos do mercado, e com um leque bem maior de marcas e preços, diferente dos específicos para os Macs, com isso comecei a pesquisar e vi que é possível utiliza-los através de um adaptador que converte o M2 para o Padrão Apple, esse modelo de adaptador pode mudar de acordo com o ano e versão do seu dispositivo apple. no meu caso usei o Adapter Sintech, comprei via ML, mas o mesmo tem na Amazon e entregam no Brasil.

adaptador-sintech-ssd-macbook-air-pro-ma

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1185338791-adaptador-sintech-ssd-macbook-air-pro-mac-mini-2013-14-15-_JM

Esse adaptador abrande varios modelos apple!

Segui esses video mostrando o mesmo upgrade utilizando o mesmo adaptador, porém em um MacBook Pro 2015:

https://www.youtube.com/watch?v=NU6yatTvyyk&t=669s

Fiquei bem Satisfeito com o Resultado, o único detalhe é que o Macmini 2014, possui um barramento inferior, ou seja, não consigo alcançar toda a potencia do SSD m2, porem a velocidade é maior que SSDs Sata:

Vale lembrar que para esse upgrade o Sistema Operacional deve ser o High Sierra ou o Mojave, pois esses são os que possuem suporte ao NVMe Express.

 

ConfSSD.png

DiskSpeedTest.png

Editado por TiagoDMKNet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Detalhe importante que define essa migração é que dependendo da versão do Mac mini ele pode não vir com o Flat de conexão para Fusion Drive, ou seja, a conexão a ser convertida para o padrão M2, no meu caso eu não tinha esse flat, tive que comprar para poder realizar o upgrade:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1080449636-cabo-flat-ssd-pci-express-mac-mini-a1347-821-00010-a-pci-e-_JM

cabo-flat-ssd-pci-express-mac-mini-a1347

Segui este video para efetivar a troca:

https://www.youtube.com/watch?v=G3MmzNRIkJM

Qualquer duvida estou a disposição

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Toni Junior disse:

Parabéns pelo post. Uma dúvida como faço para saber o barramento do Mac Mini 2012? Ou este produto que você postou serve?

Obrigado,

Pelo que pesquisei, esse adaptador é para dispositivos apple de 2013 a 2017, teria que verificar se na sua placa mãe possui essa conexão para receber o flat:

 

ssd placa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/04/2019 at 00:31, KAN disse:

Cara, excelente!

Estou pensando em fazer o upgrade do meu mac mini 2014 com um ssd m2 evo 970, sera que vale a pena ou por limitacoes do barramento posso comprar um mais barato?

 

@TiagoDMKNet

 

Valeu, obrigado.

Olá,

 

Devido a Limitação do Barramento, não vai compensar, pois você não terá toda a potencia de leitura e gravação do 970, escolha algum com performance de até 1200mb/s.

 

Qualquer duvida só avisar!

 

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...

Estou tentando instalar um ssd Kigspec que comprei, porém o mac mini não reconhece. nem pelo terminal, disk utility, nem pelos itens de sistema... vc sabe se esse ssd é compatível? estou especulando que o problema seja com o conector, pois o ssd que comprei não é de 12-16 pinos. ele tem 3 sequencias (desculpe, sou leigo nas especificações)

Obrigado

3 minutos atrás, Rafael Brant Carneiro disse:

Estou tentando instalar um ssd Kigspec que comprei, porém o mac mini não reconhece. nem pelo terminal, disk utility, nem pelos itens de sistema... vc sabe se esse ssd é compatível? estou especulando que o problema seja com o conector, pois o ssd que comprei não é de 12-16 pinos. ele tem 3 sequencias (desculpe, sou leigo nas especificações)

Obrigado

 

Captura de Tela 2021-08-03 às 18.01.27.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
2 horas atrás, Wellington Carvalho disse:

Eu tenho um Mini late 2014 que não veio com SSD.

Gostaria de saber se o SSD normal pode ser instalado nele.
Em suma, gostaria de saber se ele tem um HD normal para eu poder trocar por um SSD.

Ele vem com HD de 2,5".

Pode trocar por um SSD sim, mas é preciso usar uma ferramenta para destravar a placa mãe e muito cuidado pois é preciso desmontar todo o Mac mini.

https://www.ifixit.com/Guide/Mac+mini+Late+2014+Hard+Drive+Replacement/32815

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá tudo bem? Eu tenho um Mac Mini 2014, ele veio com um HDD (normal) de 1TB + Fusion Drive de 128gb totalizando 1.1TB

 

Minha dúvida é:

 

1. Tem como eu colocar um adaptador M2 para NVME e colocar um NVME de 1tb + o disco de HDD (normal)  e totalizar 2TB? 
 

2. futuramente colocar SSD 1 TB + NVME 1TB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tudo bem? Eu tenho um Mac Mini 2014, ele veio com um HDD (normal) de 1TB + Fusion Drive de 128gb totalizando 1.1TB
 
Minha dúvida é:
 
1. Tem como eu colocar um adaptador M2 para NVME e colocar um NVME de 1tb + o disco de HDD (normal)  e totalizar 2TB? 
 
2. futuramente colocar SSD 1 TB + NVME 1TB?

Sim! Consegue fazer o Fusion Drive com o SSD de 1tb e o HD normal! Futuramente pode mudar o fusion para dois SSDs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
Em 15/05/2022 at 15:23, palhano disse:


Sim! Consegue fazer o Fusion Drive com o SSD de 1tb e o HD normal! Futuramente pode mudar o fusion para dois SSDs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu também tenho essa dúvida, veio com dois HD inclusive quando eu reiniciei apareceu os dois HD ai eu fiz a instalação do sistema no SSD, mas agora não aparece como armazenamento o de 1TB, como faço para utiliza-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho essa dúvida, veio com dois HD inclusive quando eu reiniciei apareceu os dois HD ai eu fiz a instalação do sistema no SSD, mas agora não aparece como armazenamento o de 1TB, como faço para utiliza-lo?

Qual o ano do seu Mac? Você provavelmente tinha um Fusion Drive (SSD + HD trabalhando juntos), se vc instalou o sistema só no SSD, desfez o Fusion Drive! Precisa ir no utilitário de disco e criar uma partição no HD de 1tb


http://instagram.com/pratikinformatica/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...