Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bug crítico no macOS 10.14.4 - E pra Apple, bem... "a culpa é minha!"


Posts Recomendados

Senta que lá vem um pouquinho de história.

 

Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento:

- Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo;

- Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA!

E exatamente após isso:

- O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando);

- As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar;

- O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone);

- Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece).

Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita.

 

E eis a parte assustadora do negócio:

* FileVault está LIGADO;

* Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso;

* E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226).

 

Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo):

- "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-'

- "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-'

- "Você já tentou resetar o SMC?" - Já

- "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já

- "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já

- "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização.

- "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!".

 

E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem!
E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido?

É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja).

 

Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕
Saudades, macOS Sierra

Editado por UnderEu
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O meu ainda esta na versão Mojave 10.14.3 mas pede todo dia para atualizar, estou teimando em fazer a atualização justo por medo de algum bug no sistema, como esta rodando liso tudo e tranquilo não vou cair nesta besteira. 

Obrigado pelo aviso UnderEU

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Problemas continuam no Developer Beta 5 (18F131a)

Desconfio de q seja algo relacionado esse processo aqui, q por acaso ele apareceu travado na última vez q precisei reiniciar forçadamente a máquina (vulgo há uma hora atrás): https://eclecticlight.co/2019/04/01/back-to-school-studentd-and-classroom-in-mojave-10-14-4


Bom, como é algo que eu nunca vou usar, destruí ele do meu sistema e vamo ver o q acontece.

Editado por UnderEu
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualização sobre o caso:

 

Depois de 40 e tantos dias passando raiva, testando e retestando tudo quanto é software instalado na minha máquina, reportando tudo quanto é dado de diagnóstico possível para a Apple num radar aberto (e eles não responderam, até agora)... fui investigar a fundo os arquivos de logs na esperança de q eu conseguisse entender alguma coisa em meio às mensagens guardadas.

Problema: o processo loginwindow ia crescendo o número de threads numa taxa de 1 a cada 10s até chegar no limite de 4096; daí o processo travava e iniciava-se os problemas que eu vinha enfrentando - confirmando a média de tempo que ele vinha travando: entre 2 ou 3 dias (que, por coincidência, era a mesma média de vezes que eu abro e fecho a tampa do MacBook). Normalmente, o loginwindow não consome mais que 2 threads.

Daí, lendo o arquivo /var/log/status.log , a seguinte mensagem estava se repetindo exatamente na mesma taxa que o número de threads do loginwindow crescia:

May 12 22:57:27 Unders-Macbook com.apple.xpc.launchd[1] (com.w0lf.dblockinjector): Service only ran for 0 seconds. Pushing respawn out by 10 seconds.

O processo relacionado (com.w0lf.dblockinjector) faz parte de um programa chamado Dark Boot, que troca a cor da tela de boot e personaliza os wallpapers da tela de bloqueio (coisa que o macOS não permite acesso por padrão). Aí, fui pesquisar a Internet afora até chegar nos issues do programa no GitHub e cheguei nesse link, onde a pessoa reportava o exatíssimo mesmo problema q eu tinha mas de uma data bem anterior a atualmente.
Mas aí, comecei a ler e vi que o cidadão reportou que o problema não era o Dark Boot mas sim outro programa chamado gfxCardStatus, cujo objetivo desse é controlar qual GPU está sendo usada nos Macs com opção de GPU dedicada (tipo, a minha máquina) - e eu também uso esse.
Alguma considerações: o gfxCardStatus já não é atualizado há alguns anos mas continuou funcionando pra mim normalmente na sua função principal, inclusive no macOS 10.14.4 e betas da 10.14.5 que usei - daí, me surgiu a pulga atrás da orelha, resolvei fazer o teste desinstalando esse por completo (tirando os arquivos no /Library, /System etc. ) e monitorando o comportamento.

E adivinha... desde esse domingo (12/05/2019), minha máquina tá perfeita; o processo loginwindow tá lá quietinho com seus 2 threads e não tem mais nenhuma ocorrência recorrente nos arquivos de logs. Tudo me leva a crer que, realmente, o problema é o gfxCardStatus - por desencargo, fui conferir as issues dele, não tem nada relacionado nem mesmo sinal de que vai sair alguma atualização e o fork mais atualizado teve o último release no ano passado (pré-Mojave).

 

Bom, se não travar mais até o final dessa semana, vou declarar meu problema como resolvido e já encontrei uma alternativa com suporte atualizado chamada gSwitch. Depois eu volto aqui, pra confirmar se tá resolvido em definitivo.

 


P.S.: E eu realmente achando que foi cagada da Apple, pela infeliz coincidência com a atualização 10.14.4 ... mas ainda mantenho minha crítica, achando q o problema tava no meu hardware e me fazendo marcar horário em assistência pra inventar um problema e me fazer deixar 2 costelas pra arcar com o custo =P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.




  • Conteúdo Similar

    • Por Julio Cesar Freitas
      Lojapontoapple
      Novo MacBook Pro Touch Bar 16 polegadas.
      Processador de seis núcleos e 2,6 GHz
      Armazenamento de 512 GB
      AMD Radeon Pro 5300M
      Processador Intel Core i7 (9ª geração) de seis núcleos e 2,6 GHz
      Turbo Boost até 4,5 GHz
      AMD Radeon Pro 5300M com 4 GB de memória GDDR6
      Memória DDR4 de 16 GB com 2666 MHz
      Armazenamento SSD de 512 GB¹
      Tela Retina de 16 polegadas com True Tone
      Touch Bar e Touch ID
      Quatro portas Thunderbolt 3i
      com garantia pela apple.
      Valor 17 mil reais.
      Atenção Preço bom pra vende logo aceito mercado pago e pague seguro com taxas por conta do cliente. Aceito smartphones e Produto apple como parte do pagamento também.
      Interessados entrar em contato comigo por esse numero 11987011828 ou 11972787972 ou no chat e Instagram @lojapontoapple. Entrego no shopping tatuape ou Shopping Analia Franco.



    • Por Marzio NEto
      Tenho tido problemas com meu e-mail nos últimos dias com o ios14. Ele atualiza, mostrada o número de mensagens novas e não lidas porém não aparecem na barra lateral para serem acessados. Em alguns momentos quando tendo atualizar a barra de e-mails ela fica atualizando com a barra “correndo” apenas com as lacunas dos e-mails em branco e correndo aceleradamente.
      gostaria de saber se mais alguém está com o mesmo problema.
      grande abraço pessoal
    • Por danp
      Tudo bem galera? 

      fui formatar o meu iMac (2010) e apaguei o hd dele quando reiniciei segurando cmnd + R, em seguida escolhi a opção de instalar o HighSierra mas apareceu uma mensagem que não era possível conectar (algo assim) e entao eu reiniciei ele novamente e agora fica aparecendo uma pasta com uma “?” e não acontece mais nada. Tentei reiniciar com Cmnd + Option + R mas ele fica um planeta terra rodando e não acontece nada. 
       
      Alguem sabe como resolver? Uso ele pra trabalhar já procurei algumas soluções no google mas não achei nada. 
       
      obrigado!! 
    • Por joaomendez
      Olá 😎
      Estou vendendo o meu iPhone XS Max, de 256 GB, Dourado. Ele é semi novo, está em impecável, nenhum dano, pois tenho muitíssimo cuidado, com menos de um ano de uso e SAÚDE DA BATERIA 100%, com a caixa original, cabo USB, carregador e EarPods nunca usados. Estão os três dentro do lacre. 
      Foi substituído em março de 2020, pela Apple Store do MorumbiShopping, em São Paulo, e eu tenho o recibo do serviço.
      NÃO é um aparelho recondicionado/refurbished, pois a própria Apple diz que no Brasil não é permitido comercializar este tipo de device.
      Eu não gostaria de ser injusto, ou inflexível, por isso o valor é de R$ 4.950,00, com possibilidade de negociação, tanto do preço, quanto do meio de pagamento, que pode ser por meio de transferência bancária, de qualquer banco, boleto de cobrança, Mercado Pago, Iti, PicPay, PayPal e etc. Se o banco cobrar para transferir, eu devolvo o valor da tarifa (TED). 
      Posso enviar para qualquer lugar de São Paulo, sem custo, por minha conta. 

      Estou no fórum desde 2014, já vendi e comprei por aqui, sem problemas.
      Para conversar comigo, pode me enviar uma mensagem aqui pelo próprio fórum ou pelo WhatsApp, iMessage ou Telegram:
       +55 (11) 97301-1331.  
       
    • Por sigma7
      Havia instalado o macOS em um SSD externo e ativei a criptografia. Quando eu ligava o Mac era exigida a senha de criptografia e, após isso, a senha do login. Desativei a criptografia porque queria gerar uma nova senha. Daí desativei e reativei, mas daí deixei marcada opção de utilizar o iCloud. Eu imaginei que fosse exigida a senha do iCloud e depois a senha de login, mas não, somente com a senha de login já acessa o sistema. Acho que isto está errado. Não deveria ser exigida a senha? Porque somente com a senha de login já se acessa tudo, então foi foi parar a tal criptografia que deveria gerar uma camada a mais para proteger o sistema? Pelo visto terei que escolher a opção de salvar a senha de recuperação manualmente?
      Pelo o que li agora, a senha de início da senha desbloqueia os dados e a conta do iCloud desbloqueia o disco, mas não seria tudo a mesma coisa? Estou com dificuldade para entender a diferença.
    • Por Raul Duelis
      Salve meus queridos!
      Blz?
      Galera, tenho um MacBook Pro Retina 2012 e ultimamente, ele está com o Spotify bugado. Quando instalei o app, estava normal. Não gosto de apps iniciando junto com o sistema então deixava esta opção desativada. Ocorre que um dia fui abrir o Spotify e ele simplesmente não abria. Reiniciei o Mac e mesmo assim nada. Reinstalei-o e abriu. No dia seguinte, iniciei o Mac e por padrão o Spotify voltou a abrir junto ao sistema. Mas começou a abrir duplicado e às vezes até triplicado. Desde que o instalei (e reinstalei) o aplicativo não recebeu nenhuma atualização. 
      Já fucei no sistema a procura de alguma solução mas sem sucesso. Alguém já enfrentou algo parecido?
      Ah, os dois ícones funcionam de forma independente, como se fossem dois apps distintos.

    • Por Mitweltt
      Meu Macbook pro (2009) estava na versão 10.10 do mac os, e decidi  atualizar  ele para a versão  10.11 (última versão  compatível ), porém no final da atualização aparece uma mensagem  dizendo que não é possível atualizar e me dá algumas opções,  entre elas de DESLIGAR/REINICIAR ou fazer um análise do problema. Quando eu desligo  ou reinicio o macbook ele sempre volta no processo de atualização e acontece  a mesma coisa, aparece a mensagem.  Já tentei entrar no modo de segurança,  mas aparece  uma ferramenta negando, já tentei abrir o utilitário  de disco mas também  não abre, o que eu posso fazer para voltar ao mac os antigo?
    • Por Thalles Richard 🔬👨🏽‍⚕️🩺👨🏻‍🔬
      Ola, pessoal
      to com um MacBook White, ano 2006, Mac OS X 10.6.8
      nao abre nada direito, sera que tem jeito para atualizacao?
      Nome do Modelo: MacBook
        Identificador do Modelo: MacBook2,1
        Nome do Processador: Intel Core 2 Duo
        Velocidade do Processador: 2 GHz
        Número de Processadores: 1
        Número Total de Núcleos: 2
        Cache de L2: 4 MB
        Memória: 2 GB
      Velocidade do Bus: 667 MHz
        Versão da ROM de Inicialização: MB21.00A5.B07
        Versão do SMC (sistema): 1.13f3
        Número de Série (sistema): 4H6480KAWGP
        UUID do Hardware: 00000000-0000-1000-8000-0017F232F294
        Sensor de Movimento Brusco:
        Estado: Ativado
       
      O QUE DA PRA FAZER COM ELE?
    • Por wfalvess
      Há pouco tempo o Instagram parou de enviar qualquer notificação no meu iPhone Xr com iOS 13.6. O app está atualizado para a versão mais recente (152.0) e as notificações, tanto nos ajustes do iOS, tanto nas configurações do Instagram estão todas ativadas. Já reinstalei o aplicativo 5 vezes e nada resolve, continua sem chegar qualquer notificação, algo que só está acontecendo unicamente com esse app. A princípio eu achava que poderia ser algum bloqueio/bug nas minhas contas no aplicativo, porém fiz um teste usando um iPhone SE reserva e nesse aparelho as notificações chegam normalmente, de todas as contas. Há relatos semelhantes na internet de usuários que inclusive já resetaram o iOS e mesmo assim o Instagram continua sem enviar nenhuma notificação. Por que mesmo apagando o app e baixando de novo o problema persiste? Pode ser um problema ao baixar o aplicativo da App Store e quando ele identifica que é o mesmo aparelho continua bugado? Alguém pode dar uma luz sobre o que pode estar ocorrendo? Já pensei em mil possibilidades...
    • Por Erom Gomes
      Eu tenho um MacBook Pro  Early 2011 processador i5 com 4gb DD3 1TB e SSD 240gb, queria saber se consigo fazer upgrade pra 2 pentes de 8gb ou se o máximo é 2 pentes de 4gb?
      Alguém pode me dar um help hehehe 
       
       
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      50.538
    • Total de Posts
      427.019
×
×
  • Criar Novo...