Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Pessoal,

uma coisa que não entendo: como comprimir um vídeo HD em tão pouco tamanho (MB~GB)?

Do que andei pesquisando notei que o Target Bitrate (Mbps) influencia muito no tamanho do arquivo, mesmo eu deixando em 5~8 Mbps na hora de exportar ainda considero um arquivo grande.

Utilizo Adobe Premiere.

Pra vocês entenderem, vejam na imagem em anexo a comparação: um arquivo filme que baixei na internet de 1h32min 1920x1040 tem 1,55 GB e o outro que exportei no Premiere de 5 minutos 1280x720 ficou com 217 MB.

Como fazer uma compressão que mantenha a qualidade com o menor tamanho de arquivo?

 

Obrigado.

 

comparar.jpg

Editado por Coyote®
Menor resolução da imagem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, FЯΞD disse:

Ja usou/tentou o Handbrake? Tem varias opções de conversão...de qq forma compressão pra diminuir o tamanho e (manter a qualidade?!) complicado hein. 

Entendo, FRED,

mas pelo cálculo o arquivo de 5 min deveria ter 83 MB comparado ao de 1h30 com 1,55 GB.

Não tinha tentado o Handbrake, mas trago boas novas:

Codifiquei nele escolhendo o preset Vimeo Youtube 720p30 e veja que ótimo o resultado dos arquivos!

 

comparar2.jpg

comparar3.jpg

15 horas atrás, Gustavo B disse:

Bahh. Esse assunto aí tem muito pano pra manga.

Vai do codec, contêiner, local de replay do vídeo...

Handbreak é um bom começo.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Nem me fale...

Se não fosse tanta diferença dos arquivos que baixo pros que exporto, nem ligaria. Mas entende que é enorme?

Saca só o resultado só de passar no Handbreak! 😎

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Coyote® disse:

Entendo, FRED,

mas pelo cálculo o arquivo de 5 min deveria ter 83 MB comparado ao de 1h30 com 1,55 GB.

Não tinha tentado o Handbrake, mas trago boas novas:

Codifiquei nele escolhendo o preset Vimeo Youtube 720p30 e veja que ótimo o resultado dos arquivos!

 

comparar2.jpg

comparar3.jpg

Nem me fale...

Se não fosse tanta diferença dos arquivos que baixo pros que exporto, nem ligaria. Mas entende que é enorme?

Saca só o resultado só de passar no Handbreak! 😎

Handbrake é show!  Obrigado por compartilhar o resultado do preset escolhido. Certamente vai ajudar a muitos amigos Foristas! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2019 at 11:41, Coyote® disse:

Pessoal,

uma coisa que não entendo: como comprimir um vídeo HD em tão pouco tamanho (MB~GB)?

Respondendo a sua pergunta de forma rápida: diminuindo a taxa em bits por segundo na compressão do vídeo e do áudio.

Para responder de forma mais completa, segue um textão abaixo. Se quiser ignorar, vai fundo. Caso queira ler, então "senta que lá vem história"...

Compressão de vídeo e áudio é, de forma muito leiga, jogar fora o que os olhos não vêem e os ouvidos não escutam. Ridiculamente simples resumindo, mas o conceito por trás disso é complexo pra caramba e nem é o objeto do que vou escrever aqui.

Basta dizer que o tamanho final do arquivo vai depender de alguns compromissos como qualidade e tempo de compressão e para entender de forma simples precisamos estabelecer algumas constantes.

Dessa forma, vou fazer uma afirmação polêmica mas que é provada com o poder da matemática: "Não importa a resolução do vídeo, a quantidade de quadros por segundo e muito menos o CODEC de vídeo usado. O tamanho do arquivo será definido pela taxa de bits na compressão dele". É uma afirmação simplória que ignora alguns conceitos, mas você vai entender mais abaixo porque ela é válida.

Geralmente é nesse momento que os produtores de conteúdo querem me bater...

Vamos tomar por exemplo um formato comum em emissoras de TV atualmente: o Sony XDCAM HD fase 3. Esse formato trabalha com um CODEC MPEG2 Long-GOP com taxa fixa (CBR) em 50 Mbps (Megabits por segundo) para vídeo. Vamos usar ele como base.

Vamos tomar também como base o sinal de TV do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) para definir resolução e taxa de quadros apenas para efeito de cálculo. Esse sinal dita que o vídeo transmitido pela emissora tem resolução de 1920x1080 com 30 quadros por segundo entrelaçados, que alguns editores de vídeo apontam como 1080/59,94i onde o 59,94 seria a frequência vertical do vídeo. Esses 30 quadros são arredondados, o correto seriam 29,97 quadros por segundo, mas você vai perceber que isso pouco importa para as contas.

Agora vamos fazer algumas contas:

A taxa de vídeo é de 50 Mbps CBR e o padrão citado diz que são 30 quadros por segundo, ou seja, 30 quadros (independente da resolução) terão que ser comprimidos em uma taxa total de 50 Mb. Um vídeo de 1 minuto tem 60 segundos, então a conta para saber o tamanho de um vídeo de um minuto nesse cenário é:

50 Mbps x 60 segundos=3000 Mb (Megabits). Dividindo por 8 para converter para MB (Megabytes), daria um total de 375 MB de espaço ocupado para cada minuto de vídeo (sem considerar áudio).

E se fizermos a conta com vídeo SD, também padronizado (720x486 a 30 quadros por segundo entrelaçados)? Para isso temos que usar como padrão uma compressão comum da época. Para efeito de exemplo, vamos usar também um formato comum em emissoras de TV: Sony IMX 50, ou Sony XDCAM fase 1. Esse formato também usa taxa de 50 Mbps CBR para vídeo, ou seja, a conta é a mesma!

50 Mbps x 60 segundos=3000 Mb (Megabits). Dividindo por 8 para converter para MB (Megabytes), daria um total de 375 MB de espaço ocupado para cada minuto de vídeo (sem considerar áudio) - copiado e colado de cima.

Independente da resolução e do CODEC, o tamanho final é o mesmo. Lembrando que para efeito de cálculo ignoramos o áudio e os cabeçalhos dos CODECS. A regra acima vale para o áudio também. Se a taxa de bits na compressão for a mesma e a quantidade de canais de áudio for igual, o espaço ocupado pelo áudio será igual. Pequenas variações irão ocorrer por conta dos cabeçalhos dos contêineres e dos CODECs.

A resolução do vídeo e a taxa de quadros só entram na conta se você quiser estabelecer a taxa de bits na compressão para o seu objetivo, ou seja, eles só são realmente importantes nas contas (que se tornam muito mais complexas) caso você ainda não tenha uma taxa de compressão definida e esteja trabalhando para definir que taxa usar no seu projeto, pesando tamanho do arquivo, qualidade, tempo de compressão, tempo de distribuição, etc... Nesse caso, o que vai acontecer é exatamente a dúvida que vem a seguir.

Então porque geralmente vídeo HD ocupa mais espaço que um vídeo SD se nas contas dá pra fazer do mesmo tamanho? A explicação, jovem Padawan, é porque geralmente usam taxas diferentes, mais altas no HD. No exemplo, foram usados formatos profissionais desenvolvidos por uma empresa gigante especializada no assunto, mas quando vamos falar de mundo real, o compromisso muda e os CODECs não podem ser caros para não aumentar o custo dos equipamentos e não podem ser complexos senão precisaríamos de servidores NASA-Like para assistir/editar esses conteúdos. Nos primórdios dos vídeos em HD, para editar era necessário computadores muito mais poderosos que a média comercializada no mercado. Hoje, qualquer coisa edita em HD sem problemas, inclusive com CODECs profissionais como os citados acima. O comum no começo do vídeo HD era usar os CODECs já estabelecidos, mais simples. Eles foram adaptados para a resolução mais alta e trabalhavam com taxas mais altas para manter uma qualidade satisfatória.

Observe que um vídeo SD tem 345.600 pixels por quadro, sendo 30 quadros por segundo então temos 10.368.000 pixels em um segundo. Já no HD são 2.073.600 pixels só em um quadro, em um segundo são 62.208.000 pixels. Ou seja, usar a mesma taxa faria com que o vídeo HD tivesse maior resolução, mas menos qualidade por pixel que o SD, impactando na qualidade geral do vídeo armazenado, dado que em HD, com a mesma taxa de compressão, seria necessário comprimir mais pixels nesse um segundo, ou seja, os pixels seriam mais comprimidos para caber na mesma "caixinha". E olha que estamos considerando um vídeo com 30 quadros por segundo... Tudo isso aí piora se o vídeo HD subir para 60 quadros por segundo!

Ou seja, quando a quantidade de pixels aumenta, é necessário aumentar a taxa para manter a qualidade do pixel igual, por isso um vídeo HD "consome" mais espaço porque a taxa usada é maior.

É aí que entram os CODECs diferentes, como no exemplo. Se a taxa dita o tamanho, porque usar H.264 produz um arquivo menor que um MPEG? A resposta é eficiência. CODECs mais modernos conseguem, através de diversas técnicas, comprimir com maior qualidade do que CODECs mais antigos. De forma prática, eles entregam qualidade superior com a mesma taxa. No exemplo acima, O XDCAM HD fase 3 é um CODEC mais eficiente que o XDCAM HD fase 1, e com a mesma taxa foi possível entregar o vídeo com a mesma qualidade por pixel, mesmo sendo mais pixels por quadro e consequentemente mais pixels por segundo. Ou seja, aumentou a resolução, ocupando o mesmo espaço, sem perder qualidade no pixel.

Mas e se a qualidade que eu tenho já é satisfatória, pra que produzir CODECs mais eficientes? Simples: com maior eficiência eu posso manter a mesma qualidade com taxas menores. Ou seja, um CODEC H.264 com taxa mais baixa entrega a mesma qualidade que um MPEG com taxa mais alta, lógico, respeitando diversas regras porque há limites. Se ambos forem ajustados para a mesma taxa, o H.264 entregará um resultado final muito superior ao MPEG, novamente respeitando diversas regras. Resumindo: se o seu compromisso for capacidade de armazenamento, usar um CODEC mais eficiente permite ter o vídeo com a mesma qualidade ocupando menos espaço e se o seu compromisso for qualidade, esse CODEC mais eficiente permite ter um vídeo de maior qualidade armazenado no mesmo espaço que o CODEC menos eficiente ocupava.

Como exposto, aumentar a resolução e a quantidade de quadros por segundo mantendo o mesmo CODEC e a mesma taxa de bits por segundo na compressão não vai resultar em um arquivo maior, assim como diminuir a resolução ou a quantidade de quadros por segundo mantendo o mesmo CODEC e taxa de bits por segundo também não resultará em um arquivo menor. O que vai acabar ditando o tamanho do arquivo (e a qualidade do que está armazenado) é a taxa de compressão!

Obviamente há várias coisas que impactam diretamente na eficiência da compressão como o tamanho do GOP e taxa de compressão variável (VBR), mas já estaríamos entrando em conceitos muito mais avançados que não são úteis para o seu objetivo final.

Espero que tenha ajudado na sua dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/05/2019 at 16:45, Alan Leitão disse:

Respondendo a sua pergunta de forma rápida: diminuindo a taxa em bits por segundo na compressão do vídeo e do áudio.

Para responder de forma mais completa, segue um textão abaixo. Se quiser ignorar, vai fundo. Caso queira ler, então "senta que lá vem história"...

....

Espero que tenha ajudado na sua dúvida.

 

Esclareceu um tanto, Alan...Obrigado! 👊

 

Li algumas coisas na internet sobre o codec H.265 e vi que tem a opção dele no HandBrake e...

Trago boas novas!

Vejam só a diferença no tamanho do arquivo e sima mesma qualidade do vídeo foi mantida!

 

  • Vídeo exportado no Adobre Premiere 1920x1080 H.264 com taxa de 10 Mbps

1.gif

 

  • Mesmo vídeo comprimido no HandBrake com video encoder H.264

2.gif

 

  • Mesmo vídeo comprimido no HandBrake com video encoder H.265

3.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Atualizações!

 

Estou usando o Adobe Premiere Pro CC 2018 v 12.1.0.

Quando importo um vídeo codificado em H.265 HEVC pelo HandBrake, aparece a mensagem

HEVC Codec mus be installed to use this feature. Clicking OK will install and enable this codec for immediate use.

Depois disso, chora...😪...o Premiere trava, não funciona direito, tive que reinstalá-lo.

Em breve testarei na versão CC 2019 v 13.1.3 e posto o resultado.

 

Abraço!

hevc.png

Editado por Coyote®
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...