Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor maneira de usar o SSD


Jobson Andrade

Posts Recomendados

Tenho um MBPro Late 2011 e planejo colocar um SSD. Eu o utilizo mais para produção musical no Logic Pro X que requer muito da velocidade do HD e da CPU.

Eu planejo usar o HD ainda atraves do Adaptador Caddy. Como aproveitar mais a performance do SSD? O OS X tem que estar instalado no SSD? E os meus arquivos do projeto do Logic também? Caso eles estejam no HD, vai alterar o desempenho?

Se eu aumentar a RAM de 4gb para 8gb vai fazer muita diferença?

 

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega falou, maximize teu hardware para vc ter máquina pra usar daqui 10 anos por vir. Vai por mim, faz toda a diferença.

- Memória RAM: Ache um kit 2x8GB DDR3L 1600MHz ou mais rápido e instale. Não precisa ser aqueles kit "MacMemory" que não fazem diferença nenhuma e só servem pra ser mais caros (como tudo q tem qq coisa da Apple no meio).

- Sobre o SSD: Coloque o SSD no lugar do HDD original e o HDD original vc instala no Caddy em substituição ao SuperDrive (que vc estará descartando). O slot do HDD original possui barramento SATA-3 (6 Gb/s) e até algumas gerações o slot do SuperDrive trabalhavam em SATA-2 (3Gb/s) - melhor garantir o melhor slot para instalar o SSD e deixar o HDD no slot mais lento, já q ele nunca vai atingir velocidades próximas ao limite do mesmo.
Aqui novamente, qualquer peça vai funcionar desde que seja SATA 2.5" - não compre no formato M.2 porque os MacBooks não tem essa interface.

E sim, monte no esquema de Fusion Drive q daí o macOS faz a mágica dele sozinho e vc não precisa se preocupar com que disco fica qual arquivo - e pra vc, fica transparente (tudo vira um disco só).
Tem vários guias na web afora, mas vou deixar um de exemplo aqui: https://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não esqueça de habilitar o trim no terminal com o comando "sudo trimforce enable". De resto, siga as recomendações acima e seja feliz.

Pense apenas no Fusion Drive: caso opte por ele, as duas unidades físicas serão unidas em uma só lógica. Se qualquer um dos dispositivos falhar, é perda de todos os dados armazenados nos dois dispositivos. Sem fusion drive, só se perde o que está na unidade que falhou. Backup sempre é importante, com fusion drive mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...