Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Jobson Andrade

Melhor maneira de usar o SSD

Posts Recomendados

Tenho um MBPro Late 2011 e planejo colocar um SSD. Eu o utilizo mais para produção musical no Logic Pro X que requer muito da velocidade do HD e da CPU.

Eu planejo usar o HD ainda atraves do Adaptador Caddy. Como aproveitar mais a performance do SSD? O OS X tem que estar instalado no SSD? E os meus arquivos do projeto do Logic também? Caso eles estejam no HD, vai alterar o desempenho?

Se eu aumentar a RAM de 4gb para 8gb vai fazer muita diferença?

Obrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha opinião, já colocaria o maximo que ele suporta.

16GB DDR3L 1600MHz e um SSD 500GB Samsung Evo 850 e colocar o HDD no Caddy, podendo ainda fazer um Fusion Drive.

Compartilhar este post

Link para o post

Como funciona o Fusion Drive?

12 minutos atrás, LiveSorcerer disse:

Minha opinião, já colocaria o maximo que ele suporta.

16GB DDR3L 1600MHz e um SSD 500GB Samsung Evo 850 e colocar o HDD no Caddy, podendo ainda fazer um Fusion Drive.

Dá pra fazer isso num Late 2011?

Compartilhar este post

Link para o post

Como o colega falou, maximize teu hardware para vc ter máquina pra usar daqui 10 anos por vir. Vai por mim, faz toda a diferença.

- Memória RAM: Ache um kit 2x8GB DDR3L 1600MHz ou mais rápido e instale. Não precisa ser aqueles kit "MacMemory" que não fazem diferença nenhuma e só servem pra ser mais caros (como tudo q tem qq coisa da Apple no meio).

- Sobre o SSD: Coloque o SSD no lugar do HDD original e o HDD original vc instala no Caddy em substituição ao SuperDrive (que vc estará descartando). O slot do HDD original possui barramento SATA-3 (6 Gb/s) e até algumas gerações o slot do SuperDrive trabalhavam em SATA-2 (3Gb/s) - melhor garantir o melhor slot para instalar o SSD e deixar o HDD no slot mais lento, já q ele nunca vai atingir velocidades próximas ao limite do mesmo.
Aqui novamente, qualquer peça vai funcionar desde que seja SATA 2.5" - não compre no formato M.2 porque os MacBooks não tem essa interface.

E sim, monte no esquema de Fusion Drive q daí o macOS faz a mágica dele sozinho e vc não precisa se preocupar com que disco fica qual arquivo - e pra vc, fica transparente (tudo vira um disco só).
Tem vários guias na web afora, mas vou deixar um de exemplo aqui: https://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.html

Compartilhar este post

Link para o post

Só não esqueça de habilitar o trim no terminal com o comando "sudo trimforce enable". De resto, siga as recomendações acima e seja feliz.

Pense apenas no Fusion Drive: caso opte por ele, as duas unidades físicas serão unidas em uma só lógica. Se qualquer um dos dispositivos falhar, é perda de todos os dados armazenados nos dois dispositivos. Sem fusion drive, só se perde o que está na unidade que falhou. Backup sempre é importante, com fusion drive mais ainda.

Compartilhar este post

Link para o post