Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O impacto de uma troca de pasta térmica


rezendecas

Posts Recomendados

Recentemente eu adquiri um MacBook Pro 13" (Mid 2009) e desde então eu sempre fui insatisfeito com os dados das temperatura, com o CPU diode atingindo quase 80°C quando eu assistia videos no youtube (720p@60fps) com as fans a 5500 rpm, chega doía quando eu colocava a mão na carcaça de tao quente que estava, isso com o macOS Yosemite, depois disso instalei o High Sierra e aumentou uns 5º, então abri o guia de desmontagem no meu celular, tomei coragem e fui de passo-a-passo desmontando até chegar no bendito heatsink, e para minha não surpresa a pasta termica estava literalmente uma pedra, estava duro pra desmontar ela do processador e com cuidado tirei, limpei o processador e o dissipador e apliquei a nova pasta termica.

Resultado: Após a "manutenção" feita o CPU Diode do MacBook continua atingindo os 75/77ºC em média quando eu assisto vídeo no youtube, mas o que melhorou consideravelmente foi a dissipação após parar de usá-lo, pois em menos de 30 segundos ele caiu de 77 graus para 57 e isso nunca aconteceu com a "pasta térmica" que estava nele (demorava uns 10 minutos para estabilizar em uma temperatura na casa dos 60ºC). É notavel tambem o quanto ficou mais "suportável" usar ele quando está quente, acredito que isso esteja relacionado à melhor dissipação do calor no processador, já que o heat sink exerce de fato sua função juntamente com a pasta térmica e a carcaça absorve menos calor.
Vou executar esses testes futuramente com uma base com cooler e um exaustor puxando o ar do cooler, a fim de curiosidade mesmo e quem sabe uma melhoria significativa.

Eu gostaria saber de voces, o que ja fizeram pra melhorar significativamente na dissipação e diminuição da temperatura do macbook de voces ? 

Os testes foram feitos com o Macbook sob uma mesa de madeira, com a livre passagem do ar com os fans a 5000 rpm, o macOS atual é o High Sierra, acredito que as temperaturas serão ainda menores no Yosemite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...