Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini i5 com 256Gb SSD ou i7 com 128GB SSD?


Murilo Callegari

Posts Recomendados

Olá gente, tudo bem?

Estou em duvida entre duas configurações para um Mac Mini 2019 que vou comprar em Julho e só tenho U$1.099,00 o que me deixa amarrado em duas configurações possíveis, lembrando que é para uso doméstico, não vou editar vídeo, no máximo brincar no Adobe Photoshop, mas sou advogado, vou usar para consumo de mídia, em um monitor de Dell de 27 polegadas 4K, quero uma maquina para os próximos 9 anos, é a idade que o meu MacBook Pro 2010 de 17 polegadas durou até hoje, agora resolvi fazer essa atualização para os próximos "10 anos"...

Estou entre essas duas opções:

Mac Mini com 6 núcleos, Intel Core i7 de seis núcleos e 3,2 GHz, Turbo Boost de até 4,6 GHz, Cache L3 compartilhado de 12 MB - SSD 128GB

Mac Mini com 6 núcleos, Intel Core i5 de seis núcleos e 3,0 GHz, Turbo Boost de até 4,1 GHz,  Cache L3 compartilhado de 9 MB - SSD 256GB

A questão é, 10 anos em uso doméstico, eu estou aposentando meu MacBook Pro 17 polegadas de 2010 porque ele não atualiza mais, mas funciona perfeitamente bem, problema é que bateria já não tenho como trocar, ele aquece, e não roda tudo ao mesmo tempo, por isso vou atualizar para o Mini, eu posso ter SSD/HD externo via USB-C ou comprar espaço na nuvem, porém o processador eu não terei o que fazer, mas como eu disse, meu uso é doméstico, se limita em musica, filme e Chrome, o problema é que eu tenho a impressão que 128GB é muito pouco para um desktop, mesmo tendo a manobra de poder usar SSD/HD externo, algumas coisas sempre ficam no principal, eu queria saber se valeria a pena a renuncia do processador em pró de 50% de espaço no disco, digo, a diferença de porcentagem em desempenho nos próximos anos justificaria eu renunciar o SSD ou processador? 

Onde eu veria diferença entre esses dois processadores, algo a logo prazo eu veria diferença, eu manteria a performance melhor por mais alguns anos no i7? 
Me ajudem, esto em duvida a respeito desses dois processadores, tem alguma análise feita entre eles, eu não sei exatamente qual é o modelo desses processadores.. 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Murilo Callegari, estava com a mesma dúvida. Tenho um Hackintosh e um iMac 2011. Tirando os arquivos de filmes, músicas e fotos que pesam muito mas não tem necessidade de estar no armazenamento principal eu uso cerca de 60 GB com sistema, aplicativos (uso o Xcode que sozinho já é 10%) e documentos do dia a dia.

Ambos i5 e i7 vão da pro gasto e o i7 não vai te garantir mais tempo de uso. Porém a SSD maior é mais rápida e pela natureza de como funciona irá envelhecer melhor. Recomendo ir pelo i5 para ter uma vida útil melhor da SSD.

Estou interessado em comprar o i7 de 128 para economizar, mas sou programador e faço essas máquinas rodarem em 100% fácil, ai a escolha faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já penso o contrário do amigo acima, tb sou advogado então temos produção semelhantes: texto, Justica digital, conversão em pdf, etc.

Tenho um mini 2014 i5 e pus um ssd de 480, mas se pudesse teria escolhido nem um processador melhor, mas sim mais ram. No fim do dia, pro nosso uso, é o que realmente faz falta: varias abas de navegador, Word, pdf View, e pra vc ainda deve ter vídeos, e consumo de mídia. 

Então vai de i7, que o que faltar de ssd interno vc compensa com um externo (USB 3.0).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Stow disse:

Já penso o contrário do amigo acima, tb sou advogado então temos produção semelhantes: texto, Justica digital, conversão em pdf, etc.

Tenho um mini 2014 i5 e pus um ssd de 480, mas se pudesse teria escolhido nem um processador melhor, mas sim mais ram. No fim do dia, pro nosso uso, é o que realmente faz falta: varias abas de navegador, Word, pdf View, e pra vc ainda deve ter vídeos, e consumo de mídia. 

Então vai de i7, que o que faltar de ssd interno vc compensa com um externo (USB 3.0).

A questão é que na verdade eu queria um MacBook Air, mas por causa do teclado borboleta que esta dando problema eu vou ter que abrir mão e optar pelo MacMini que permite um update, eu estou pensando no processador/ssd porque vem soldados e não tenho mais como trocar, porem, a RAM eu posso comprar em qualquer lugar no mercado livre e aumentar de 8 para 16GB, basta abrir o MacMini e trocar os pentes, ai seria um i5 com 16GB ram e 256GB ou um i7 com 16gb ram e 128Gb, apesar de eu ter a opção de colocar um HD/SSD externo, eu fico pensando, porque mesmo podendo colocar tudo em unidade externa, temos que considerar 10 anos com updates, backup´s, iTunes, Fotos, Spotify, muita coisa offline que corre por dentro do sistema e não tem como alocar em unidade externa, meu iCloud eu pago por 200GB de espaço, ou seja, para administrar isso acho que é preferível 256gb.

A questão da RAM vc falou tudo, mas é melhor eu comprar por fora, a questão mesmo é I7 com 126gb ou i5 com 256gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, mas um mac air é uma pedida excelente também. Mesmo pensando para dez anos. Tenho um air 2015, i5, 4gb de ram e clock de 1.6 ghz. Enquanto o mini que te falei tem 4gb, mas clock de 1.4ghz, deveriam ter rendimento semelhante, mas o air ainda é bem melhor.

 

Se vc encontrar um air com uns 8gb num preço decente penso que te sirva nesses 10 anos futuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2019 at 17:44, ikarus disse:

@Murilo Callegari, estava com a mesma dúvida. Tenho um Hackintosh e um iMac 2011. Tirando os arquivos de filmes, músicas e fotos que pesam muito mas não tem necessidade de estar no armazenamento principal eu uso cerca de 60 GB com sistema, aplicativos (uso o Xcode que sozinho já é 10%) e documentos do dia a dia.

Ambos i5 e i7 vão da pro gasto e o i7 não vai te garantir mais tempo de uso. Porém a SSD maior é mais rápida e pela natureza de como funciona irá envelhecer melhor. Recomendo ir pelo i5 para ter uma vida útil melhor da SSD.

Estou interessado em comprar o i7 de 128 para economizar, mas sou programador e faço essas máquinas rodarem em 100% fácil, ai a escolha faz sentido.

Você que manja, meu uso é um doméstico intenso, iTunes, Fotos, Word, Chrome com umas 15 abas abertas, sendo metade do YouTube, VLC, tudo aberto junto e esquecido sem fechar, em stand by rs num monitorir 27pl 4k... você acha que esse novo macmini i5 8gb ram aguenta sem dar Lag? “Só” isso também, basicamente uso doméstico pesado, eventualmente vou fazer upgrade para 16gb ram, mas esses 8gb com esse novo processador dá conta ou fica no talo? Por isso perguntei do i7 😕

2 horas atrás, Stow disse:

Cara, mas um mac air é uma pedida excelente também. Mesmo pensando para dez anos. Tenho um air 2015, i5, 4gb de ram e clock de 1.6 ghz. Enquanto o mini que te falei tem 4gb, mas clock de 1.4ghz, deveriam ter rendimento semelhante, mas o air ainda é bem melhor.

 

Se vc encontrar um air com uns 8gb num preço decente penso que te sirva nesses 10 anos futuros.

 O último ano dele é 2015 antes de virem os novos com teclado borboleta né? Porque convenhamos, não é racional ninguém dar quase 2mil dólares americanos com impostos numa maquina que venha com teclado borboleta, qualquer macbook basico (256gb SSD) gira entorno de quase 10mil reais, mas com uma vida útil curtíssima baseada na sorte, que fatídicamente ira parar por acumulo de poeira microscópica, eu não tenho 2mil dólares de teste pra jogar no ventilador, para mim tem que ser a geração anterior ao do teclado borboleta ou então o macmini, não tenho como trazer iMac no avião sem chamar atenção na receita federal.. 

 

convenhamos, só me resta o mac mini, e essa configuração dele não tem como ser ruim a performance, não faz sentido ele perder para um processador mobile arquitetado e estruturado  para economizar bateria..

 

eu estava com o macbook pro 2010 de 17 polegadas, mas estava ficando cansadinho, mesmo com ssd e 8gb de ram, vendi, só me restou um MacBook Air 2011, ele é perfeito, mas não aguenta muito para ser meu desktop padrão, para um setup doméstico ele sofre, vejo YouTube, itunes, fotos, chrome, word, tudo junto e ao mesmo tempo kkkkkk imagine, ele peida tadinho, tem vários apps que quero usar e não posso, como o magnet por exemplo, icloud, photoshop e belos wallpapers, por isso quero um monitor  Dell 27polegadas com 4k, justamente pra ter esse conforto visual para tudo que descrevi,  e aparentemente suponho  eu  que o novo macmini i5 que descrevi deve dar conta de tudo que falei com absoluta tranquilidade, ou não? Digo, é fácil alcançar 100% dessa maquina com essas operações da minha rotina? Chrome com 15 abas e itunes e YouTube... rss uso doméstico intensivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Murilo Callegari disse:

Você que manja, meu uso é um doméstico intenso, iTunes, Fotos, Word, Chrome com umas 15 abas abertas, sendo metade do YouTube, VLC, tudo aberto junto e esquecido sem fechar, em stand by rs num monitorir 27pl 4k... você acha que esse novo macmini i5 8gb ram aguenta sem dar Lag? “Só” isso também, basicamente uso doméstico pesado, eventualmente vou fazer upgrade para 16gb ram, mas esses 8gb com esse novo processador dá conta ou fica no talo? Por isso perguntei do i7 😕

Cara o i7 no mundo real vai te dar um ganho de performance perto de 20%. Mas isso não é vantagem no uso normal. Meu iMac 2011 com um i5 pior que o do MacBook Air Retina com Spotify, VLC, Transmission, Pages, Mail, Keynote... roda com 50% do processador não sendo utilizado e está usando 7,4 GB de ram. O meu note (hackintosh) com uma carga bem mais pesada rodando Xcode em cima disso tudo ai vai para uns 12GB. O meu note tem um i7-7600U, então também não é lá aquelas coisas em termo de performance.

TLDR; O i5 mais que dá pro gasto. 256GB de SSD vão ser mais úteis e a única coisa que pode talvez falta pra ti é RAM, que se precisar depois coloca mais (um pente de 16 tá 900 reais aqui no Brasil).

Mas sendo sincero, não deixaria de comprar o MacBook Air por conta do teclado. O i5 do air já vai dar pro gasto por um bom tempo como o @Stow informou e 8GB é o suficiente pra boa parte das pessoas.

Screen Shot 2019-06-24 at 11.09.17.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2019 at 11:10, ikarus disse:

Cara o i7 no mundo real vai te dar um ganho de performance perto de 20%. Mas isso não é vantagem no uso normal. Meu iMac 2011 com um i5 pior que o do MacBook Air Retina com Spotify, VLC, Transmission, Pages, Mail, Keynote... roda com 50% do processador não sendo utilizado e está usando 7,4 GB de ram. O meu note (hackintosh) com uma carga bem mais pesada rodando Xcode em cima disso tudo ai vai para uns 12GB. O meu note tem um i7-7600U, então também não é lá aquelas coisas em termo de performance.

TLDR; O i5 mais que dá pro gasto. 256GB de SSD vão ser mais úteis e a única coisa que pode talvez falta pra ti é RAM, que se precisar depois coloca mais (um pente de 16 tá 900 reais aqui no Brasil).

Mas sendo sincero, não deixaria de comprar o MacBook Air por conta do teclado. O i5 do air já vai dar pro gasto por um bom tempo como o @Stow informou e 8GB é o suficiente pra boa parte das pessoas.

Screen Shot 2019-06-24 at 11.09.17.png

 

 

Estão trazendo para mim de fora, eu não estou tendo a oportunidade de viajar só para comprar, se eu não comprar agora eu fico sem, e também é chato pedir favor, se o teclado do MacBook Air parar eu to FUZILADO, certamente não o ano que vem ou depois, mas daqui uns 4 anos, vou fazer como? Sem recall aberto, imagine, um MacBook que fatidicamente ira parar por erro de projeto, complicado ficar a mercê da sorte, uma coisa é a placa dar problema e talz, mas uma peça mecânica que já é concebida com defeito é outro nível de risco, e outra, como se trata de longo prazo, daqui uns 10 anos eu estimo ainda ter meu macmini, posso fazer upgrade de RAM, e ele tem um processador melhor que qualquer MacBook, sem a questão mortal do teclado, eu gosto de usar o computador para descanso em casa, lazer, só consumo mídia, e um teclado que funciona até parar a qualquer momento eu acho arriscado de mais para minhas condições financeiras, convenhamos, dar quase 8 mil reais em um computador, e que se sabe que tem um profundo defeito de fabricação é um pouco incoerente ao meu ver. Se custasse até uns 2mil reais, quem sabe, eu me arriscaria, mas nos atuais valores, temperatura e pressão prefiro teoricamente pegar o que é mais versátil e durará mais, vou colocar um NoBreak para ter uma energia limpa, subir a RAM para 16GB quando chegar aqui no Brasil, e já foi.. 

Falando em RAM, eu já estou olhando no Mercado Livre e Aliexpress, tenho que tomar algum cuidado na hora de escolher a RAM 2666MHz DDR4? Digo, há algum detalhe ou marca que eu preciso me atentar para poder tirar o máximo de compatibilidade e performance? Ou desde que seja uma marca boa qualquer uma serve? 

Meu atual MacBook Pro 2010 de 17 polegadas, funciona perfeitamente até hj, ou seja, praticamente 10 anos de forma impecável, é isso que esta me fazendo comprar outro Mac, a dureza, solidez, tranquilidade e resistência da maquina, se não fosse isso eu pegaria um Dell descartável, mas como procuro robustez não tenho como jogar com a sorte em uma peça que já vende quebrada, onde o único fator é a sorte, quero usar a maquina até ela não atualizar mais, como foi o caso do meu MacBook Pro que parou no high sierra e não atualiza mais, agora sim chegou a hora de eu trocar de MAC, sem updates e com a maquina suando para carregar 10 abas simultaneamente eu aproveitei a oportunidade de comprar outro, mas quero a mesma segurança...

Grato pela atenção.. 

 

Editado por Murilo Callegari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...