Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
abaeda

Second Display 2560x1600pix com cabo HDMI - é possível?

Posts Recomendados

Olá pessoal.

Estou procurando conectar a uma tv 4K o MacBook Pro 2012 non-retina display.

Minha intenção é fazer uso da caraterística Segundo Display, que a Apple indica ter a resolução 2560x1600 para o modelo.

Enfim, trabalhar numa resolução maior que a (antiga?) Full HD.

Conectei então o adaptador Thunderbolt-HDMI, mas a coisa não funciona desse jeito: resolução máxima que consegui foi o 1920x1080.

A resolução prometida pela Apple de 2560x1600 para o Segundo Display, aquele que justamente  usa uma tela grande para o hardware do MacBook,  essa resolução maior não se consegue com o cabo HDMI? Vêm apenas com monitores Thunderbolt mesmo?

Acredito que seja uma pergunta recorrente, mas não encontrei discussões antigas, e talvez possamos atualizar a informação antes que o mundo Retina Display tome conta de tudo - o que falando disso pelos preços atuais deve demorar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Já tive essa dúvida quando possuía a mesma máquina, não posso confirmar com certeza que não é possível a resolução 2560x1600 por meio de um adaptador Mini Displayport / HDMI nesse modelo de MacBook, mas só consegui essa resolução máxima da máquina utilizando uma conexão via Mini DisplayPort / DisplayPort. Pelo que havia entendido quando pesquisei na época, é que a conexão HDMI por meio de um adaptador era limitada a 1920x1080 mesmo, mas não posso afirmar se era somente uma limitação do adaptador (xing-ling) ou da máquina si, pois não havia encontrado nenhuma informação oficial.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

O cabo HDMI na verdade funciona para transmitir resoluções maiores que Full HD, apenas a primeira versão da conexão desses cabos não as transmitiria. A partir versão HDMI 2 da conexão na TV altíssimas resoluções já são suportadas, pelo que entendi.

Realmente não faz sentido existirem as TVs 4K sem algum tipo de transmissor de conteúdo 3840 x 2160,  e a única entrada de conexões dessas TVs são HDMI, ao contrário dos monitores. Enquanto a Sky e a Net não transmitem 2K ou 4K a Apple TV o faz, não é mesmo? E pelo longevo cabo HDMI.  

Já se fala em transmissão 10K, que faz o Full HD parecer uma janelinha, e pelo que parece vem sempre pelo HDMI.

Por outro lado já são 5 anos de TV's 4K com pouco conteúdo disponível.

Já vi  relatos de MacBooks transmitindo para a TV altos conteúdos, mas não ficou claro para mim como. Já testei dois cabos xing-lings, mas talvez possa estar mesmo aí o pulo do gato.

Não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta rápida: Nessa máquina, HDMI só lhe atenderá 1080p.

Resposta longa (e explicativa): HDMI não é uma interface projetada para uso em computadores e sim appliances multimídia (TVs, tocadores de DVD/Blu-ray, Set-top Boxes, Home Theater etc.). Para uso desses, as resoluções devem ser pré-definidas para garantir que tais dispositivos funcionem em suas respectivas TVs que, por sua vez, não possuem resoluções de tela "esotéricas" (digamos assim) e são padronizadas para oeprar em 1280x720 (720p), 1920x1080 (1080p) e, por ora, 2840x2160 (4K) @ 60Hz. Em contrapartida, interfaces como DisplayPort e DVI foram projetadas para uso em computadores e, por sua vez, possuem suporte a valores de resolução em qualquer faixa (desde que o monitor na outra ponta dê suporte, obviamente).
Em termos de equipamento, nós possuímos a mesma máquina e eu pude atestar a mesma questão que vc está tendo: usando qualquer tipo de adaptador que converta a porta Thunderbolt/Mini-DisplayPort para qualquer coisa (HDMI, DVI ou VGA), a resolução máxima que a máquina pode fornecer é 1920x1080 @ 60Hz; quando usando um link DisplayPort nativo (mini-DisplayPort para DisplayPort, mini-DP para mini-DP ou Thunderbolt para Thunderbolt - o protocolo Thunderbolt carrega sinal DisplayPort v1.2), o limite passa a ser o suportado pela GPU NVIDIA GeForce GT 650M: até 3840x2160 @ 60Hz. A Apple cita a resolução de 2560x1600 @ 60Hz nas especificações oficiais da máquina pois essa é a resolução do monitor Cinema DIsplay 30" (Modelo de 2005) e é suportado usando o adaptador Mini-DP para Dual-link DVI, vendido por ela mesma (diga-se de passagem), sendo assim que ela provavelmente validou o funcionamento e chegou nesse número.

Vc citou que as TVs 4K que estão saindo no mercado todas usam HDMI. Correto, mas todas essas usam (ou deveriam estar usando) HDMI na versão 2.0 (lançada em Setembro/2013) ou superior, enquanto nossas máquinas foram lançadas em 2012. E tal atualização é algo que deve ser incorporado na GPU (hardware físico), não é algo que dá para ser alterado por software (testei em 03 sistemas operacionais diferentes nesse MacBook, o efeito é exatamente o mesmo).

E a questão de operadoras de TV a cabo darem suporte a resoluções maiores tem a ver com os limites da tecnologia de transmissão que elas utilizam atualmente e não necessariamente conteúdo disponível ou o hardware entregue na casa do cliente - mas isso é assunto para outro tópico em outro fórum.

Enfim... pra finalizar a linha de raciocínio e minha resposta não ficar ainda mais longa: A única maneira que vc conseguirá uma resolução em monitor externo maior que 1080p é SOMENTE via DisplayPort (usando cabo mini-DP para DP, mini-DP para mini-DP ou Thunderbolt para Thunderbolt). A menos que vc teu monitor aí possua porta DisplayPort, a resolução máxima que vc vai conseguir entregar usando esse MacBook e qualquer adaptador DisplayPort para XPTO, é 1080p. Daí, vc escolhe: aceita o fato, troca de tela ou troca de computador (o que eu não recomendo).

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, abaeda disse:

Excelente resposta. 
Você testou MacBooks de fabricação mais recentes com GPU podendo  trabalhar com HMI versão 2.0?

Não testei pessoalmente mas numa pesquisa rápida que fiz, o único computador que a Apple fornece com suporte oficial a HDMI 2.0 é o Mac mini mais recente (2018)

Compartilhar este post

Link para o post