Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
venturini

Monitor Ultrawide em MacBook Air (2017)

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Recentemente tive dificuldades para fazer funcionar adequadamente o meu monitor ultrawide no meu MacBook Air. Como não encontrei no fórum, nem em outros sites, uma explicação clara e objetiva sobre isso, resolvi compartilhar aqui o que fiz e deu certo.

O computador é um MacBook Air (2017) e o monitor é um LG 34UM68 (2560x1080).

Primeiramente, é necessário instalar o programa SwitchResX. Não é grátis, mas é possível instalar a versão de avaliação para testar e, se lhe agradar, sugiro que compre. Custa 16 dólares.

Se o seu sistema é o macOS El Capitan, ou superior, você vai precisar também desativar temporariamente a proteção de integridade do sistema. Depois que a resolução customizada (2560x1080) for definida você pode reativar a proteção.

Como desativar a proteção:

1) Faça inicialização na partição de recuperação. Para isso pressione CMD + R ao iniciar o Mac.

2) Abra o terminal:

pasted-graphic.jpg

3) Digite o comando abaixo:

csrutil disable

Deve aparecer a seguinte mensagem: "Successfully disabled System Integrity Protection. Please restart the machine for the changes to take effect."

4) Pode reiniciar o computador normalmente.

OBS.: Quando quiser reativar a proteção, faça o mesmo procedimento e digite o comando abaixo:

csrutil enable

Configurando a resolução customizada:

1) Nas configurações do SwitchResX, vá em "LG ULTRAWIDE" e depois em "Custom Resolutions".

Captura de Tela 2019-09-02 às 22.38.52.png

2) Adicione uma nova resolução com os valores conforme a imagem abaixo.

Captura de Tela 2019-09-02 às 22.44.57.png

Expliquei o processo de instalação bem superficialmente porque é fácil de encontrar isso na internet se alguém precisar mais informações. O que eu demorei para encontrar foram os valores da imagem acima.

Feito isso, reinicie o computador e a nova resolução deve estar disponível.

Captura de Tela 2019-09-02 às 22.48.44.png

Fiz esse post não com o intuito de ser um tutorial completo, mas sim para divulgar os valores que devem ser inseridos no caso especifico do LG 43UM68.

Se alguém tiver algo a complementar ou alguma dúvida, fiquem à vontade...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu expliquei aqui, deixa de sofrer com gambiarra e usa um cabo Mini-DisplayPort para DisplayPort. HDMI não foi feita pra se usar em computadores, não fique sofrendo com as limitações dessa interface.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, UnderEu disse:

Como eu expliquei aqui, deixa de sofrer com gambiarra e usa um cabo Mini-DisplayPort para DisplayPort. HDMI não foi feita pra se usar em computadores, não fique sofrendo com as limitações dessa interface.

Sim, realmente é uma gambiarra. Eu não havia encontrado um adaptador de Mini-DisplayPort para DisplayPort.

Já encomendei um na internet pra ver se me livro do programa.

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, William Flor disse:

Eu uso um LG 29um69 com mac mini 2018 pela porta HDMI e funciona perfeitamente..... não precisei instalar nada

Provavelmente por se tratar de uma saída nativa HDMI 2.0

Compartilhar este post

Link para o post