Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[OS X Catalina] O que estão achando?


bleony

Posts Recomendados

4 horas atrás, webg3brasil disse:

Duvido muito que seja consertado isso, mas pela minha experiência o boot em hds mesmo interno é mais lento que ssds ou externos, não sei em iMacs, mas em todos os MacBooks que tive, somente até o Mountain Lion (10.8) o boot foi mais rápido, a partir do Mavericks (10.9) o sistema ficou uma carroça.

Pois é... Pode variar de caso pra caso, mas no meu antigo 21" o Mojave iniciava mais rápido no HDD interno do que no SSD externo. Porque no SSD externo, só pra aparecer a maçã demora uns 20 segundos.

Aliás, o HDD interno era aquela bosta de 5400rpm. Não sei como a Apple ainda tem coragem de cobrar mais de 11 mil num iMac 21" 4K com HDD 5400rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um MacBook Pro 2019... e com o Catalina está com um bug muito chato.

Ao voltar do repouso fica uns 10s com uma tela preta, embora o teclado fique aceso. Coisa estanha. Demora demais pra voltar do sleep.

Meu MacBook antigo era instantâneo. Já tentei de tudo, resetar tudo, até formatei o HD e reinstalei e nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexfero disse:

Tenho um MacBook Pro 2019... e com o Catalina está com um bug muito chato.

Ao voltar do repouso fica uns 10s com uma tela preta, embora o teclado fique aceso. Coisa estanha. Demora demais pra voltar do sleep.

Meu MacBook antigo era instantâneo. Já tentei de tudo, resetar tudo, até formatei o HD e reinstalei e nada.

 

vc já atualizou para o 10.15.3 ? Continua o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, alexfero disse:

Sim, atualizei e tem o mesmo problema...

Realmente o sintoma não é dos melhores, já tentou fazer o diagnóstico da Apple ? verifique se existe algum problema de hardware, pois não parece ser software, visto que você reinstalou o sistema algumas vezes e o problema persiste.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2020 at 18:21, Del Rei disse:

Eu acho que esse é o sistema que mais li reclamações. Não tive coragem de instalar, embora já tenha até criado o disco de instalação dele.

Uma coisa que espero mesmo que a Apple resolva é esse maldito slow boot quando rodamos o sistema num disco externo. A maçã demora cerca de 20 segundos pra aparecer...

Querer rapidez no boot ao rodar o sistema diretamente no HD externo e complicado.

Há não ser que seja um SSD externo da Dell por exemplo para diminuir esse tempo de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rafarmoreira disse:

Querer rapidez no boot ao rodar o sistema diretamente no HD externo e complicado.

Há não ser que seja um SSD externo da Dell por exemplo para diminuir esse tempo de boot.

Rodo no SSD externo há mais de 5 anos e sempre foi muito mais rápido do que o interno, mesmo no Fusion. Quando era meu antigo 21" de HDD 5400rpm então, a diferença era vergonhosa.

Nesse período tive SSDs de duas marcas. Samsung e Transcend. Ambos muito mais rápidos que o disco interno.

O problema começou quando a Apple lançou o APFS (Apple File System) em substituição ao HFS+. Se não me engano, esse APFS começou a ser usado como padrão a partir do High Sierra, que cheguei a instalar, mas com esse problema do slow boot acabei voltando pro Sierra na época. Depois só atualizei quando veio o Mojave. Acho que tem um tópico sobre isso aqui. E vários tópicos em fóruns gringos sobre isso.

Mesmo assim, no geral, o meu SSD externo é muito mais rápido do que o Fusion interno. O chato mesmo são os 20-25 segundos iniciais que o boot leva pra iniciar. Fora isso, nem se comparam as velocidades. Parece que o computador fica procurando o disco com o sistema e demora pra achar...

Inicialmente era pior. Nas primeiras versões demoravam uns 50 segundos. Eu cheguei a desligar no botão algumas vezes achando que tinha travado. Depois foram atualizando o sistema e melhorou um pouco.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Del Rei disse:

Rodo no SSD externo há mais de 5 anos e sempre foi muito mais rápido do que o interno, mesmo no Fusion. Quando era meu antigo 21" de HDD 5400rpm então, a diferença era vergonhosa.

Nesse período tive SSDs de duas marcas. Samsung e Transcend. Ambos muito mais rápidos que o disco interno.

O problema começou quando a Apple lançou o APFS (Apple File System) em substituição ao HFS+. Se não me engano, esse APFS começou a ser usado como padrão a partir do High Sierra, que cheguei a instalar, mas com esse problema do slow boot acabei voltando pro Sierra na época. Depois só atualizei quando veio o Mojave. Acho que tem um tópico sobre isso aqui. E vários tópicos em fóruns gringos sobre isso.

Mesmo assim, no geral, o meu SSD externo é muito mais rápido do que o Fusion interno. O chato mesmo são os 20-25 segundos iniciais que o boot leva pra iniciar. Fora isso, nem se comparam as velocidades. Parece que o computador fica procurando o disco com o sistema e demora pra achar...

Inicialmente era pior. Nas primeiras versões demoravam uns 50 segundos. Eu cheguei a desligar no botão algumas vezes achando que tinha travado. Depois foram atualizando o sistema e melhorou um pouco.

Vou te falar uma verdade, meu MacBook Air 2012 11" demora exatos 22 segundos desde o momento que toco em Power, não vejo nenhum problema em aguardar esse tempo, e acredito que tem mais haver com o barramento (SATA-3) que limitado à 520mbps, se fosse um 2013, o tempo seria reduzido para uns 8 segundos, mas no final das contas, o desempenho nas tarefas comuns é praticamente o mesmo, só velocidade em boot não quer dizer muita coisa se o restante do hardware não ajuda (meu caso). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, quero a opinião de vcs, tenho um MacBook Pro mid 2012, com SSD e 16 GB de Ram, no início do tópico li alguns relatos de pessoas com o mesmo modelo do meu Mac, alguns positivos e outros negativos, e não cheguei a uma conclusão. É uma boa essa atualização?

Dos programas que eu uso sei que o SketchUp 2018 e o Photoshop CC 2018 não funcionam, recentemente instalei o Twitemotion 2019 de graça com uma assinatura vitalícia, não quero perde esse programa, alguém sabe se funciona no Catalina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2020 at 21:23, Nori disse:

Olá, quero a opinião de vcs, tenho um MacBook Pro mid 2012, com SSD e 16 GB de Ram, no início do tópico li alguns relatos de pessoas com o mesmo modelo do meu Mac, alguns positivos e outros negativos, e não cheguei a uma conclusão. É uma boa essa atualização?

Dos programas que eu uso sei que o SketchUp 2018 e o Photoshop CC 2018 não funcionam, recentemente instalei o Twitemotion 2019 de graça com uma assinatura vitalícia, não quero perde esse programa, alguém sabe se funciona no Catalina?

É igual ao meu mac, acho melhor ficar no Mojave, atualizei pro Catalina quando lançou, a máquina esquentava mais e o mac dava a impressão de estar trabalhando arrastado, muito pouco mais dava ... fora alguns softwares que eu tinha que não funcionavam e o utorrent era um deles ... voltei pro Mojave e hoje to de boa ... mesmo porque não muda quase nada ...

Depois disso desencanei e não mexi mais ... não sei como está a 10.15.3, mas pelos comentários parece que está a mesma coisa ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2020 at 08:50, ricardoviniciusbr disse:

É igual ao meu mac, acho melhor ficar no Mojave, atualizei pro Catalina quando lançou, a máquina esquentava mais e o mac dava a impressão de estar trabalhando arrastado, muito pouco mais dava ... fora alguns softwares que eu tinha que não funcionavam e o utorrent era um deles ... voltei pro Mojave e hoje to de boa ... mesmo porque não muda quase nada ...

Depois disso desencanei e não mexi mais ... não sei como está a 10.15.3, mas pelos comentários parece que está a mesma coisa ... 

Por isso que deixo pra atualizar alguns meses depois. Pra mim a dferença é o Sidecar, para usar com o meu iPad Pro. Obrigado por responder

Em 06/02/2020 at 12:08, Teófilo Souza disse:

Olá, Uso o Catalina sem intercorrência no Final Cup em um Imac Pro com 64GB e no Mini i7 2012 sem problema. Corre fluido.

 

Vlw pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei atrasadíssimo no tópico mas já adianto: usei o Catalina por dois dias e voltei para o Mojave. A incapacidade de rodar softwares 32 bits ia me atrapalhar bastante e eu simplesmente odiei a integração do iTunes ao Finder já que eu uso MUITO para fazer backup de cliente, restauração e atualização de aparelhos etc. Não estava, pelo menos na época do lançamento, com um desempenho e praticidade tão bons quanto o próprio iTunes rodando stand-alone.

Mojave ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Nori disse:

Por isso que deixo pra atualizar alguns meses depois. Pra mim a dferença é o Sidecar, para usar com o meu iPad Pro. Obrigado por responder

Exato, a diferença maior está só no Sidecar. Fora isso não vejo motivos para usar o Catalina. Talvez quando estiver no 6° update fique bom igual o Mojave que está na versão 10.14.6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estou desistindo da Apple. Tenho um MBP com i7 e 32GB RAM e o desempenho não é compatível com o hardware.

Inacreditavelmente, hoje eu considero o Windows 10 mais ágil que o macOS. Quem fala que Windows é ruim é porque não tem a mínima ideia de como manter um OS estável. Eu mesmo penso seriamente em voltar ao Windows 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ramon disse:

Eu já estou desistindo da Apple. Tenho um MBP com i7 e 32GB RAM e o desempenho não é compatível com o hardware.

Inacreditavelmente, hoje eu considero o Windows 10 mais ágil que o macOS. Quem fala que Windows é ruim é porque não tem a mínima ideia de como manter um OS estável. Eu mesmo penso seriamente em voltar ao Windows 

Tá aí uma coisa que não lemos todos os dias, rs. Eu particularmente não consigo mais me imaginar usando Windows. Eu até tenho o bootcamp por causa de um software que uso na assistência, mas só pra isso mesmo.

Eu tenho um PC em casa rodando o Mojave e o Windows 10 em dualboot, um hackintosh. É interessante ver como NO MESMO HARDWARE, o MacOS é bem mais fluído. Fora a questão da segurança que é anos luz à frente.

Tente fazer um backup manual dos seus dados mais importantes (sem TimeMachine) e faça uma instalação limpa do Mojave, Ramon. O Catalina realmente não parece estar legal.

Curiosidade: é um MBP de que ano? Verificou se o aparelho não está aquecendo muito? Tem acontecido bastante nos últimos modelos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí uma coisa que não lemos todos os dias, rs. Eu particularmente não consigo mais me imaginar usando Windows. Eu até tenho o bootcamp por causa de um software que uso na assistência, mas só pra isso mesmo.

Eu tenho um PC em casa rodando o Mojave e o Windows 10 em dualboot, um hackintosh. É interessante ver como NO MESMO HARDWARE, o MacOS é bem mais fluído. Fora a questão da segurança que é anos luz à frente.

Tente fazer um backup manual dos seus dados mais importantes (sem TimeMachine) e faça uma instalação limpa do Mojave, Ramon. O Catalina realmente não parece estar legal.

Curiosidade: é um MBP de que ano? Verificou se o aparelho não está aquecendo muito? Tem acontecido bastante nos últimos modelos...

 

Mac novo, o da minha assinatura abaixo

 

Já fiz instalação limpa com backup manual como sempre faço.

 

Esquentar o que sempre foi, 45-70 em uso normal e 98 em hardcore.

 

Mas o meu questionamento é pra coisas cotidianas, office, abertura de coisas. Tudo travado

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2020 at 10:55, Ramon disse:

Eu já estou desistindo da Apple. Tenho um MBP com i7 e 32GB RAM e o desempenho não é compatível com o hardware.

Inacreditavelmente, hoje eu considero o Windows 10 mais ágil que o macOS. Quem fala que Windows é ruim é porque não tem a mínima ideia de como manter um OS estável. Eu mesmo penso seriamente em voltar ao Windows 

No meu caso Windows só é útil em duas coisas, jogar e testar alguns softwares. De resto prefiro mil vezes usar o macOS, meu foco aqui é desenvolvimento.

Devido a correria, eu não jogo mais nos tempos atuais, futuramente pretendo usar um Xbox para essa funcionalidade, do que recorrer ao Windows, até porque montar um PC Gamer não é barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2020 at 12:47, roberktum disse:

Velho, não entendo de conceitos técnicos, mas julgando só pela experiência, parece haver algo errado. Uso um hardware que me parece bem mais singelo que o seu  (Macbook pro retina late 2013, i5 2,4Ghz) e não enfrento esses problemas. Nunca gostei do Transmission, sempre usei o µTorrent, que agora é web based e o uso no Safari. Já criei um tópico aqui mostrando que tenho enfrentado problemas com a página do UOL especificamente, que quase imediatamente faz aparecer o aviso

Captura de Tela 2020-01-14 às 18.17.16.png

Quando isso ocorre, o macbook começa a aquecer, e se o dia estiver mais quente, as ventoinhas começam a funcionar. Aconteceu também uma única vez com o Youtube, também no Safari, e num dia que fez muito calor. 

Fora esse problema, que nem tenho certeza se começou depois do Catalina ou se só se acentuou, o que me enche o saco no sistema são as questòes de segurança, pedidos de senha pra tudo, esse tipo de coisa.

Sempre uso muitas janelas de Safari e Chrome abertas de uma vez (não gosto de abas), mais Word, editando PDFs no PDF Expert, com Skype aberto, Whatsapp web no Chrome, e nem liga ventoinha, pelo menos num dia de temperatura normal em Brasília.  

A única vantagem que tenho sobre o seu hardware, talvez, seja memória, 16Gb. 

Editando pra complementar: fiz a atualização normal, não foi "limpa". 

 

 

É...infelizmente não há mesmo nada de errado com minha máquina. O problema é mesmo esse sistema operacional porco de de multi-tarefas não tem nada a não ser o nome. 

Captura de Tela 2020-02-18 às 10.34.50.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não dá mais pra editar só quero acrescentar mais uma pulga atrás das orelhas de vcs. Nesse exato momento tô baixando uma cópia do Windows 10 enquanto ouço músicas clássicas no Audirvana Plus. Nada mais aberto além, é claro, do Safari pra postar isso. E a ventoinha a todo vapor!!! É incrível. Nunca passei por nada igual antes com nenhum iMac que já tive, com nenhum sistema que já tive (nenhum deles com mais que 8GB de memória, que fique bem claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...