Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[LTE] Compartilhando a cobertura das Bandas 3, 7 e 28 na sua localidade


Posts Recomendados

Prezados,

Tenho lido diversos tópicos, alguns deles com informações divergentes e até mesmo de teorias de que as operadoras podem desligar as Bandas 3 e 7 para prender os usuários a comprar os modelos que suportam a Banda 28, numa suposta "proteção", mas já adianto que isso é comercialmente e tecnicamente inviável diante das especificações do sistema LTE Advanced e LTE Advanced Pro. Quem tem um iPhone sem suporte à Banda 28, pode ficar tranquilo. 

Há muita polêmica em torno dos modelos de iPhone "americanos" e "europeus e/ou Anatel", estes com o suporte à Banda 28, aqueles sem o suporte a banda 28, contudo ambos suportam as Bandas 3 e 7. O primeiro ponto a ser compreendido é o que significa ter um Smartphone que é compatível com as três bandas oferecidas ao consumidor brasileiro, exceto aos clientes da Oi, pois a operadora não oferece o suporte à Banda 28. Coletei alguns dados e aqui vai:

1. 2.849 municípios brasileiros estão cobertos pelo sistema LTE Advanced, que nada mais é do que a possibilidade de um smartphone se conectar a duas faixas de espectro distintas, exemplo: o meu iPhone 11 Pro Max pode se conectar, simultaneamente, às Bandas 3 e 7, mas não à Banda 28. Se ele fosse compatível com a Banda 28, poderia haver a combinação com esta banda, lembrando que a conectividade se dá apenas com duas faixas de espectro distintas, a depender da oferta de sinal da Estação Rádio Base da sua Operadora;

2. 1865 municípios brasileiros, entenda-se, destes 2.849 que citei acima, possuem Estações Rádio Base que permitem o LTE Advanced Pro. Quais as suas vantagens? a) ele pode combinar três faixas de frequência, leia-se, Bandas 3, 7 e 28, num espectro mínimo de 30MHz; b) conectividade 4x4 MIMO (apenas o iPhone Xs e o 11 Pro oferece, esta conectividade, os modelos X, Xr e 11, são 2x2 MIMO); 3) Modulação de 256QAM, que permite uma melhor transmissão de bits, melhorando o DL e o UL. 

3. Claro e VIVO são as operadoras com o maior número de Estações Rádio Base e municípios atendidos pelo LTE Advanced.

4. Agora vou ensinar a como saber a qual antena o meu Smartphone está conectado e a quais outras estações rádio base ele também está ou pode estar conectado, sabendo inclusive a respectiva banda:

Usando seu discador, digitar *3001#12345#*. Discar. Vai aparecer um menu. Selecionar LTE ---> Serving Cell Info; Depois Back. Selecionar LTE Neighbor Cell Meas (aqui você vai ver as Estações Rádio Base vizinhas e qual o espectro de frequência presente em cada uma, a depender da Banda ali presente). Como vocês podem ver pelos prints abaixo, eu estou conectado a apenas uma antena, cuja conectividade é com a Banda 7. Este teste foi feito usando um iPhone Xs comprado no Brasil. Interessante notar que moro no interior do RS e não há, aqui onde estou, nenhuma Estação Rádio Base da Claro que ofereça suporte LTE a não ser a única que estou conectado. Como venho testado isso com bastante afinco, todas as demais, na Zona Urbana, oferecem as Bandas 3 e 7. Por ora não há a Banda 28, pelo menos aqui. 

Até para servir de guia e tranquilizar aos demais colegas, peço que compartilhem, se possível, os seus dados com as informações de localidade, exemplo: Cidade de Pelotas, Bairro Três Vendas ou São Paulo - Capital, próximo ao Shopping Morumbi. 

Com toda certeza teremos pessoas que vão atestar somente a presença da Banda 28 e da mesma forma, meu caso, quase sempre das Bandas 3 e 7, com alguns lugares, como o Bairro do Bom Fim, em Porto Alegre, onde há Estações Rádio Base com suporte às três bandas. E sempre lembrando que a coexistência das três bandas significa uma melhora significativa no uso de dados via LTE Advanced Pro, mas não se assustem, pois o LTE Advanced já oferece uma qualidade de sinal excelente e mesmo que milhares de cidades tenham a possibilidade de oferecer o LTE Advanced Pro, são poucos os locais, nessas cidades, que oferecem Estações Rádio Base com os três espectros.

Abs.

Gustavo

 

IMG_0166.PNG

IMG_0167.PNG

IMG_0168.PNG

IMG_0169.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Maddo Garan alterou o título para [LTE] Compartilhando a cobertura das Bandas 3, 7 e 28 na sua localidade

Aproveitando o tópico, tenho feito o teste de campo com frequência nas ultimas semanas (vou para os EUA logo mais e planejo comprar o iPhone 11 Pro Max lá) e vou compartilhar os resultados que tive. Tenho um iPhone 8 Plus com suporte as 3 bandas, usando IOS 13.1.3, minha operadora é a Claro.

São Paulo Capital: Eu moro no Morumbi e trabalho na Berrini, boa parte dos testes rodei aí. Eventualmente a noite eu fiz medições em bairros como Moema, região da Paulista e Vila Mariana. Sempre estava conectado nas bandas 3 e 7. Notei a banda 28 próximo do Shopping Morumbi e outra vez na garagem do meu prédio (no Morumbi). Mas em ambas as localidades, em outros dias, apresentou conexão a banda 7 no mesmo local.

Litoral norte de SP: Apenas bandas 3 e 7

Santos - Grande maioria das vezes bandas 3 e 7, e 1 vez na 28. 

Cotia (interior, 35km de SP) : Fui em um final de semana, e na casa onde eu fui (meio afastada) só pegava banda 28. Na Raposo Tavares, no caminho, estava conectado a banda 7.

Minha conclusão até o momento é que para a minha rotina, pouquíssimas vezes conectei a banda 28. E quando ocorreu, foi algo intermitente, porque em outros dias no mesmo local estava conectado a banda 3 ou 7.  A exceção foi a casa de Cotia que fui, que lá só conectou na 28. 

Só o meu do field test que apresenta itens de menu diferentes dos postados por aqui, não sei se varia de acordo com o modelo do iPhone. Queria entender como identificar se o celular está conectado no modo LTE Advanced ou LTE Advanced Pro. Alguém sabe dizer?

 

IMG_7839.png

IMG_7838.png

IMG_7837.png

IMG_7836.png

IMG_7835.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, danielfsf disse:

Só o meu do field test que apresenta itens de menu diferentes dos postados por aqui, não sei se varia de acordo com o modelo do iPhone. Queria entender como identificar se o celular está conectado no modo LTE Advanced ou LTE Advanced Pro. Alguém sabe dizer?

O LTE Advanced Pro, antes de tudo, exige que o teu celular tenha uma antena 4x4 MiMo. Isto permite que se conecte a três espectros de banda distintos. Além disso a modulação fica em 256 QAM, o que permite uma experiência ainda melhor com o LTE, mas no caso ele deve estar conectado, ao mesmo tempo, às Bandas 3, 7 e 28. É como um agregamento de bandas. Ele permite agregar até 5 espectros de banda, totalizando 640MHz. Aqui no Brasil isto só acontece com 3 espectros de banda.

Agora em termos práticos: o LTE Advanced, que tu tens no teu iPhone 8, vai permitir um DL de até 300mbps e um UL de até 75mbps. O LTE Advanced Pro pode chegar na casa dos 600mbps até 1gbps de DL e 150mbps de UL. Tudo depende da qualidade da conexão e dos espectros de banda. Como a Banda 28 usa a Frequência de 700Mhz APT, dificilmente teremos a possibilidade de desfrutar ao máximo do LTE Advanced e do LTE Advanced Pro. A Banda 13, também de 700MHz, usada nos EUA, oferece uma experiência melhor em locais ermos, mas mesmo assim deixa a desejar, logo tu identificas a conexão ao LTE Advanced Pro quando estiveres conectado a três ou mais bandas ao mesmo tempo, num total de 5 possíveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, danielfsf disse:

Valeu Gustavo, eu já tinha o feedback de alguns amigos que tem o iPhone XS americano e não sentem nenhum problema de conexão aqui em SP, com base na sua explicação fico ainda mais seguro em comprar o modelo americano do iPhone 11 Pro Max . 

Sou cliente da Claro. Ontem, em Porto Alegre, fiz testes com o meu iPhone 11 Pro e um iPhone Xs, agora na região próxima ao Estádio Beira-Rio, no centro e nos Shoppings Praia de Belas e Barra. Em dois locais do centro estive conectado às três bandas, no restante sempre Banda 3 e Banda 7. Muito difícil estar em algum lugar do centro e dos Bairros de POA e não estar pelo menos com LTE Advanced. O LTE Advanced Pro é bem restrito e numa janela de um ano dificilmente as coisas vão mudar. Ano que vem começa a implantação, ainda bem restrita, da Banda C para que quem sabe em 2021 tenhamos uma cobertura da rede 5G, logo teremos dois movimentos: as operadoras vão tentar ampliar a Rede LTE via Banda 28 para as localidades mais ermas e para a Zona Rural, otimizando um produto que funciona muito bem na zona urbana; ao mesmo tempo, iniciar a comercialização de um novo produto, muito mais caro, complexo e que vai demandar uma quantidade maior de ERBs. O nosso espectro será o de 3,5 GHz, com a possibilidade haver a disponibilidade em outros espectros, como 700 MHz 800 MHz, 900 MHz, 1700/1800 MHz, 1900/2100 MHz e 2500 MHz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/10/2019 at 10:19, Gustavo Jaccottet disse:

Sou cliente da Claro. Ontem, em Porto Alegre, fiz testes com o meu iPhone 11 Pro e um iPhone Xs, agora na região próxima ao Estádio Beira-Rio, no centro e nos Shoppings Praia de Belas e Barra. Em dois locais do centro estive conectado às três bandas, no restante sempre Banda 3 e Banda 7. Muito difícil estar em algum lugar do centro e dos Bairros de POA e não estar pelo menos com LTE Advanced. O LTE Advanced Pro é bem restrito e numa janela de um ano dificilmente as coisas vão mudar. Ano que vem começa a implantação, ainda bem restrita, da Banda C para que quem sabe em 2021 tenhamos uma cobertura da rede 5G, logo teremos dois movimentos: as operadoras vão tentar ampliar a Rede LTE via Banda 28 para as localidades mais ermas e para a Zona Rural, otimizando um produto que funciona muito bem na zona urbana; ao mesmo tempo, iniciar a comercialização de um novo produto, muito mais caro, complexo e que vai demandar uma quantidade maior de ERBs. O nosso espectro será o de 3,5 GHz, com a possibilidade haver a disponibilidade em outros espectros, como 700 MHz 800 MHz, 900 MHz, 1700/1800 MHz, 1900/2100 MHz e 2500 MHz. 

 

garantido então?  Moro perto de santa Maria, aqui no RS. Estou indo a Miami e estarei na Black Friday em New York. Acho que consigo pegar o iphone 11 normal por uns 2650. O meu X com 1 ano e meio de uso vou vender por 3.300.

garantido q não terei problemas com  A VIVO por aqui ?

 

valeu tche

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, guimotta disse:

 

garantido então?  Moro perto de santa Maria, aqui no RS. Estou indo a Miami e estarei na Black Friday em New York. Acho que consigo pegar o iphone 11 normal por uns 2650. O meu X com 1 ano e meio de uso vou vender por 3.300.

garantido q não terei problemas com  A VIVO por aqui ?

 

valeu tche

Fala meu caro,

Fiz alguns testes na região de Santa Maria entre os dias 13 e 15 de Setembro, sempre usando a Rede da Claro. Achei a banda 28 nas proximidades de Júlio de Castilhos e Santaninha. Em Santa Maria e proximidades, apenas a Banda 3 e a Banda 7. No centro de Santa Maria, perto do Shopping, achei uma ERB com a Banda 28, mas não posso garantir como é o funcionamento da Vivo. Considerando que a Vivo é a subsidiária da antiga CRT Celular, que sempre trabalhou com a Banda 3, é bem provável que tenha até mais ERBs com a Banda 3 do que a própria Claro, mas como te disse, terias que fazer o LTE Field Test na tua cidade para saber bem sobre a cobertura. 
Abs,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gustavo Jaccottet disse:

Fala meu caro,

Fiz alguns testes na região de Santa Maria entre os dias 13 e 15 de Setembro, sempre usando a Rede da Claro. Achei a banda 28 nas proximidades de Júlio de Castilhos e Santaninha. Em Santa Maria e proximidades, apenas a Banda 3 e a Banda 7. No centro de Santa Maria, perto do Shopping, achei uma ERB com a Banda 28, mas não posso garantir como é o funcionamento da Vivo. Considerando que a Vivo é a subsidiária da antiga CRT Celular, que sempre trabalhou com a Banda 3, é bem provável que tenha até mais ERBs com a Banda 3 do que a própria Claro, mas como te disse, terias que fazer o LTE Field Test na tua cidade para saber bem sobre a cobertura. 
Abs,

Gustavo

não aparece no meu. será q é pq é do paraguai ou nao tem nada a ver??aparece só wait for atualization

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, guimotta disse:

não aparece no meu. será q é pq é do paraguai ou nao tem nada a ver??aparece só wait for atualization

Não tem nada a ver. Espera atualizar. Dependendo da rede demora um pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui está na 28

14 minutos atrás, Gustavo Jaccottet disse:

Não tem nada a ver. Espera atualizar. Dependendo da rede demora um pouco. 

aqui está na 28. Consegui agora. 

e agora, assim:  LTE NEIGHNBOR 0   -  28

LTE NEIGHNBOR 1    3

LTE NEIGHNBOR 2   7

 

 

PELO que estou vendo, aqui na minha cidade, pego nas 3 bandas, seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, guimotta disse:

aqui está na 28

aqui está na 28. Consegui agora. 

e agora, assim:  LTE NEIGHNBOR 0   -  28

LTE NEIGHNBOR 1    3

LTE NEIGHNBOR 2   7

 

 

PELO que estou vendo, aqui na minha cidade, pego nas 3 bandas, seria isso?

Não necessariamente na cidade, mas no local em que você está o seu iPhone está recebendo o sinal de três estações rádio base distintas, conectado a três espectros de banda distintos, a ver, Banda 3, Banda 7 e Banda 28. Quando isto acontece, estás podendo utilizar o LTE Advanced Pro, que seria o famoso 4.5G se o teu iPhone tiver a antena 4x4 MiMo. Tanto o iPhone X quanto o 11 tem a antena 2x2 MiMo.  As antenas da VIVO na tua cidade oferecem as três bandas, o que tem sido comum. Agora, dificilmente se atinge, no Brasil, as velocidades prometidas para o LTE Advanced Pro. Com a Claro, conectado preferencialmente à Banda 7, consigo um índice de DL e UL excelente. Volta e meia, quando vou a algum lugar distante, levo comigo um iPhone Xs que tenho parado aqui e faço os mesmos testes e a diferença é mínima, salvo em localidades que têm apenas a Banda 28, o que é bastante raro mesmo para usuários brasileiros que são clientes da VIVO e da Claro. A VIVO oferece o LTE Advanced em 1.069 cidades, o que quer dizer que há a coexistência, pelo menos, da Banda 3 e 7, 3 e 28 ou 7 e 28. Na tua cidade há a presença das três, captadas pelo teu iPhone, logo pode ficar tranquilo que não terás problemas com velocidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...