Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air 2017 novo ou Macbook Pro 2014 usado?


Fábio Prates Rocha

Posts Recomendados

Galera,

Preciso de um Macbook para uso doméstico e estudar programação, tenho um colega que tem um macbook pro 2014 conservado com 248 ciclos e tela retina trocada no programa de reparos da Apple. Ele está pedindo R$3500,00. (8GB/128GB)
Contrapartida tenho uma oferta de um Macbook Air 2017 lacrado por R$4000. (8GB/128GB)

Qual a opinião de vocês?

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MBP sem pensar duas vezes. Todo programador uma hora precisa rodar VM para testar os softwares, logo o processador do MBP irá fazer a diferença. 

O ideal é sempre optar por quantidade máxima de ram, visto que esses Macs não permite upgrade. Os 8gb de ram atende se você for desenvolver para Web/Desktop. 

Agora mobile o buraco é mais em baixo, se for emular Android ou iOS vai demandar memória RAM, os 8gb será sofrível. Há não ser que você emule a aplicação direto no smartphone. Galera que programa para iOS, que começaram no Air teve que pular para o Pro com 16gb de RAM.

Futuramente penso em pegar um Pro retina usado, mais só com 16gb de ram e SSD de 256gb, abaixo disso prefiro ficar com o 2012.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, rafarmoreira
Atualmente trabalho com infraestrutura, mas estou migrando de área, inciando em programação e banco de dados para ver qual ramo vou me especializar.
Como já uso iOS (iPhone e iPad), pensei em pegar um Macbook. Atualmente tenho um HP Elitebook 840 G5 com i5, 16GB e 512SSD. Queria experimentar o MAC OS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já trabalhei nessa área de infra. Hoje penso em partir para desenvolvimento, tem mais oportunidades e possibilidade de crescimento no meu ponto de vista.

O macOS é bom na minha opinião, para programar é melhor ainda, geralmente quem tem Mac não programa para Windows, mais as vezes dependendo da questão possa ser necessário usar o Visual Studio. 

Como são equipamentos caro, eu não optaria pelo Air, e sim pelo modelo Pro. De preferência com as configurações igual esse Elitebook. Mac tem que pensar a longo prazo, já que não permite fazer upgrade. Pois depois que você precisar de mais RAM e aí ? Então por isso que sempre falo que 8gb de ram e 128gb de SSD é estar no limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atende bem, não tenho nada do que reclamar. Utilizo um monitor FHD para ter uma boa experiência, e futuramente pretendo pegar um QHD.

O Mac 2012 ainda recebeu o Catalina, apesar de não recomenda o uso devido os bug, deixei ele no Mojave por enquanto. Em questão de atualização do sistema acredito que receberá até 2020. 

O modelo 2015 receberá atualizações do sistema por mais tempo, mais sinceramente é só incrementos, como suporte a apps de iOS e iPad OS no macOS. Nem se sabe se os desenvolvedores irá portar app para Mac.

Nesse orçamento que você tem consegue pegar o MBP mid 2012 com upgrade, ou então pegar ele stock 4gb de ram HD de 500gb e depois realizar o upgrade máximo para 16gb de RAM e SSD de 500gb.

O mid 2014/2015 com 16gb de ram e 250gb de SSD deve está beirando os 5.500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 23/10/2019 at 18:27, Fábio Prates Rocha disse:

Galera,

Preciso de um Macbook para uso doméstico e estudar programação, tenho um colega que tem um macbook pro 2014 conservado com 248 ciclos e tela retina trocada no programa de reparos da Apple. Ele está pedindo R$3500,00. (8GB/128GB)
Contrapartida tenho uma oferta de um Macbook Air 2017 lacrado por R$4000. (8GB/128GB)

Qual a opinião de vocês?

Muito obrigado!

 

Esse Macbook Pro é de 13 ou 15 polegadas? Porque se for de 13, ele usa CPU ultra low voltage (final de código "U"), da mesma forma que o Macbook Air, e não tem GPU dedicada, o que me faz pensar que a única diferença relevante seja a tela retina. Nesse cenário, uma máquina nova, lacrada é muito mais indicada, ainda mais que ambas tem a mesma quantidade de RAM e SSD e o Air 3 anos mais novo já usa uma geração de CPU mais atual, consumindo menos energia com performance melhor.

Se o Macbook Pro for o de 15 polegadas, aí muda de figura, porque ele passa a usar uma CPU high performance (final de código "HQ"). Nesse cenário a CPU será muito mais forte e vale à pena, porém a máquina em alguns momentos (dias quentes ou tarefas muito pesadas) poderá sofrer de thermal throttling porque facilmente esse processador atingirá 100º Celsius dado que o sistema de refrigeração dele é ineficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando para o lado do processador, ambos são dual core, sendo que do Air é mais novo, o que muda nessas gerações do processador Intel é só o fator "economia de energia". 

Pegar um Mac de 8gb de ram e SSD 128gb é querer andar no limite o tempo todo. Como são equipamentos caro, deve-se pensar a longo prazo, eu descartaria de cara os 8gb de RAM. 

Independente da idade, optaria por um com 16gb de ram e SSD de 256gb. Se eu fosse sair hoje do meu 2012 seria para um 2014. 

Esses Mac depois do 2015 é cheio de problemas com teclado e afins. Durante o Apple Care ok, quando acabar o período de garantia só vai restar o choro. O Air até que não sofre desse mal.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rafarmoreira disse:

Olhando para o lado do processador, ambos são dual core, sendo que do Air é mais novo, o que muda nessas gerações do processador Intel é só o fator "economia de energia". 

Pegar um Mac de 8gb de ram e SSD 128gb é querer andar no limite o tempo todo. Como são equipamentos caro, deve-se pensar a longo prazo, eu descartaria de cara os 8gb de RAM. 

Independente da idade, optaria por um com 16gb de ram e SSD de 256gb. Se eu fosse sair hoje do meu 2012 seria para um 2014. 

Esses Mac depois do 2015 é cheio de problemas com teclado e afins. Durante o Apple Care ok, quando acabar o período de garantia só vai restar o choro. O Air até que não sofre desse mal.

Só uma correção: o teclado borboleta é a partir de 2016. Meu Pro Retina 2015 é o mesmo teclado do 2014.

Dependendo da mudança de geração da CPU, os ganhos de performance são sensíveis.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2019 at 00:15, Alan Leitão disse:

 

Esse Macbook Pro é de 13 ou 15 polegadas? Porque se for de 13, ele usa CPU ultra low voltage (final de código "U"), da mesma forma que o Macbook Air, e não tem GPU dedicada, o que me faz pensar que a única diferença relevante seja a tela retina. Nesse cenário, uma máquina nova, lacrada é muito mais indicada, ainda mais que ambas tem a mesma quantidade de RAM e SSD e o Air 3 anos mais novo já usa uma geração de CPU mais atual, consumindo menos energia com performance melhor.

Se o Macbook Pro for o de 15 polegadas, aí muda de figura, porque ele passa a usar uma CPU high performance (final de código "HQ"). Nesse cenário a CPU será muito mais forte e vale à pena, porém a máquina em alguns momentos (dias quentes ou tarefas muito pesadas) poderá sofrer de thermal throttling porque facilmente esse processador atingirá 100º Celsius dado que o sistema de refrigeração dele é ineficiente.

Rapaz, não fazia ideia dessa diferença. Achei que Macbook "Pro" só mudava tamanho de tela e que configuração eram equivalentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fábio Prates Rocha disse:

Rapaz, não fazia ideia dessa diferença. Achei que Macbook "Pro" só mudava tamanho de tela e que configuração eram equivalentes.

Deveria ser, se ambos são Pro, porém acredito que a escolha por processadores ultra low voltage no de 13" se deve pelo tamanho menor do heat sink. O heat sink maior do 15" já não dá conta, imagina um menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...