Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro I7 x I9


diddie

Posts Recomendados

fala rapaziada, beleza?

 

Estou querendo adquirir um macbook pra programar. Porém estou na dúvida se vou de i7 ou i9.

Li relatos do problema do i9 do superaquecer e a pessoa não conseguir utilizar todo o "poder" do mesmo. Tenho essa dúvida, por que o a diferença de preço ficou teoricamente "baixo" e compensaria pegar um mac com processador mais "parrudo".

Gostaria de saber a opinião de vocês que possuem alguns dos modelos e informar se o i9 ja está mais estável na versão 2019 ou se e melhor de i7 mesmo e evitar correr o risco de pegar um i9  com "performance" de i7?

Abraço a todos!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olha, desde 2012 eu não vejo um MacBook Pro com processador i7 que não sofra do famoso Thermal Throttling. Como ainda não vi um i9 pessoalmente, mas o i7 da mesma geração tem o problema, posso conjecturar que o i9 também apresente, com maior intensidade talvez.

Em algumas situações os i5, por não terem problema cm Thermal Throttling, são mais rápidos que os i7, por exemplo, convertendo vídeo no Handbrake. O i7 aciona o mecanismo que diminui a performance por causa do superaquecimento e acaba perdendo em performance para o i5 da mesma geração, que não aquece tanto e não aciona o Thermal Throttling.

O meu Retina 2015 com i7 não sofre mais do problema: comprei no Mercado Livre uma tampa usada, fiz furos nela na direção dos ventiladores do sistema, adicionei thermal pads no heat sink para transferir calor para a tampa e mudei o fluxo de ar fechando as entradas originais para forçar o fluxo pelos furos que fiz. O resultado foi o fim do superaquecimento e uma queda da temperatura do processador para 35º quando ocioso. Antes era normal ficar em 47º quando ocioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos processadores são excelentes. Depende muito do uso que vc vai fazer da máquina que vc vai perceber um ganho real de desempenho, como renderizar vídeos ou coisas do tipo.
Como não é possível fazer upgrades após a compra, se o seu orçamento permitir, melhor investir em um SSD maior ou pegar o modelo com 32GB de RAM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2019 at 20:14, Alan Leitão disse:

Olha, desde 2012 eu não vejo um MacBook Pro com processador i7 que não sofra do famoso Thermal Throttling. Como ainda não vi um i9 pessoalmente, mas o i7 da mesma geração tem o problema, posso conjecturar que o i9 também apresente, com maior intensidade talvez.

Em algumas situações os i5, por não terem problema cm Thermal Throttling, são mais rápidos que os i7, por exemplo, convertendo vídeo no Handbrake. O i7 aciona o mecanismo que diminui a performance por causa do superaquecimento e acaba perdendo em performance para o i5 da mesma geração, que não aquece tanto e não aciona o Thermal Throttling.

O meu Retina 2015 com i7 não sofre mais do problema: comprei no Mercado Livre uma tampa usada, fiz furos nela na direção dos ventiladores do sistema, adicionei thermal pads no heat sink para transferir calor para a tampa e mudei o fluxo de ar fechando as entradas originais para forçar o fluxo pelos furos que fiz. O resultado foi o fim do superaquecimento e uma queda da temperatura do processador para 35º quando ocioso. Antes era normal ficar em 47º quando ocioso.

cara, interessante esse mod. levou muito tempo pra fazer?

tem fotos pra compartilhar? se tiver fotos dele aberto, melhor ainda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, felipersantos disse:

cara, interessante esse mod. levou muito tempo pra fazer?

tem fotos pra compartilhar? se tiver fotos dele aberto, melhor ainda :)

Depois que eu consegui os materiais necessários para fazer, demorou uns 45 minutos.

Não registrei em fotos, mas tem um gringo que teve a mesma ideia que eu (fazer furos na tampa) e dele eu copiei a ideia dos thermal pads. O link dele é esse: https://medium.com/be-expert-101/my-macbook-is-too-hot-89afa1a0079a

A única diferença entre o que eu fiz e ele é que ele fez dois grandes furos na tampa e colocou uma grade de proteção. Eu marquei os furos que desejava fazer e simplesmente furei direto na tampa. O método dele é mais limpo, o meu ficou com algumas rebarbas que precisei limar, então o visual não ficou bonito. Caso pense em fazer esse mod sugiro comprar uma tampa usada como eu fiz e guardar a original (que tem o número de série correto da sua máquina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2019 at 14:11, Alan Leitão disse:

Depois que eu consegui os materiais necessários para fazer, demorou uns 45 minutos.

Não registrei em fotos, mas tem um gringo que teve a mesma ideia que eu (fazer furos na tampa) e dele eu copiei a ideia dos thermal pads. O link dele é esse: https://medium.com/be-expert-101/my-macbook-is-too-hot-89afa1a0079a

A única diferença entre o que eu fiz e ele é que ele fez dois grandes furos na tampa e colocou uma grade de proteção. Eu marquei os furos que desejava fazer e simplesmente furei direto na tampa. O método dele é mais limpo, o meu ficou com algumas rebarbas que precisei limar, então o visual não ficou bonito. Caso pense em fazer esse mod sugiro comprar uma tampa usada como eu fiz e guardar a original (que tem o número de série correto da sua máquina).

valeu, interessante a ideia

compensou o mod? sentiu uma diferença na velocidade?

 

 

--------------------------

[venda] Macbook Pro

[venda] Monitor Dell Professional

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felipersantos disse:

valeu, interessante a ideia

compensou o mod? sentiu uma diferença na velocidade?

 

 

--------------------------

[venda] Macbook Pro

[venda] Monitor Dell Professional

 

 

 

Se compensou? Muito! Nunca mais tive problema com Thermal Throttling nessa máquina quando em uso "soviético". E a temperatura média da máquina caiu quando em uso "civil". Só vi vantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Alan Leitão disse:

Se compensou? Muito! Nunca mais tive problema com Thermal Throttling nessa máquina quando em uso "soviético". E a temperatura média da máquina caiu quando em uso "civil". Só vi vantagens.

bacana, comprando uma tampa só pra fazer isso, ainda preserva o produto "original" 

vc testou outras soluções antes disso? alguma chegou perto do ganho que teve ?

 

--------------------------

[venda] Macbook Pro

[venda] Monitor Dell Professional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se não me engano o que teve problemas maiores com aquecimento foram os i9 2018, os i9 2019 já melhoraram muito nesse sentido.

Eu pegaria o i9 pensando em desvalorização tb, por ter um preço parecido na hora de comprar novo, o i7 tende a desvalorizar mais na hora da revenda, assim penso eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felipersantos disse:

bacana, comprando uma tampa só pra fazer isso, ainda preserva o produto "original" 

vc testou outras soluções antes disso? alguma chegou perto do ganho que teve ?

 

--------------------------

[venda] Macbook Pro

[venda] Monitor Dell Professional

A única coisa que dá para fazer é trocar a pasta térmica. Não tive "cohones" o suficiente para aplicar liquid metal, mas coloquei uma pasta térmica muito boa, a Gelid GC Extreme. Melhorou um pouco em stand by, mas a full não resolveu nada. O problema é o tamanho do Heatsink, ele atende para CPUs menos potentes ou máquinas sem GPU dedicada. No meu caso, ele é ineficiente. Aumentar o fluxo de ar e aumentar a área de troca de calor do Heatsink eram passos fundamentais para resolver de vez o problema. O primeiro eu fiz abrindo os furos e mudando o fluxo, conforme te informei. O segundo eu fiz depois que vi a ideia do gringo, no primeiro passo eu tive uma melhora considerável, mas ainda tinha thermal throttling em um nível muito inferior ao de antes. Depois que aumentei a área de dissipação de calor com os thermal pads o problema deixou de acontecer. E tem uma vantagem se você quiser diminuir ainda mais a temperatura: como a carcaça tem contato com o Heatsink (se tornando também um), uma base com ventiladores passa a ser efetiva na diminuição forçada da temperatura, não só empurrando ar pelos furos, mas no resfriamento da tampa. A desvantagem óbvia é que a parte inferior fica quente demais para usar o computador sobre as pernas.

1 hora atrás, Willyan Alves disse:

Cara se não me engano o que teve problemas maiores com aquecimento foram os i9 2018, os i9 2019 já melhoraram muito nesse sentido.

Eu pegaria o i9 pensando em desvalorização tb, por ter um preço parecido na hora de comprar novo, o i7 tende a desvalorizar mais na hora da revenda, assim penso eu.

Eu já vejo esse modelo com i9 como a versão sonho de consumo que faz vender a imediatamente anterior com melhor relação custo x benefício, como acontece com carros por exemplo. Entendo que esse upgrade pela Apple é tão caro que o valor de revenda da máquina no futuro não vai compensar o gasto na aquisição. Além do que, nos i7 atuais já acontece o thermal throttling, e como o Heatsink e os ventiladores são os mesmos, deduzo que no i9 deve correr com maior intensidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...