Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook pro 2019 ou Macbook pro 2015?


Pedro Guilherme

Posts Recomendados

Estou com uma enorme dúvida. Nunca fui usuário Mac, porém recentemente tive interesse em adquirir um. Porém minha dúvida é, um Macbook pro 2019 13" ou um Macbook pro 2015 15". Segue config:

MacBook Pro 13" (2019) TouchBar: 8 GB RAM, 128 GB SSD, Intel Core i5 quatro núcleos 1,4Ghz (Turbo Boost até 3,9Ghz)

MacBook Pro 15" com tela de retina (2015): 16 GB RAM, 512GB Ssd, Intel Core i7 quatro núcleos 2,6 Ghz, GPU Amd Randeon 2GB, 240 ciclos.

Os dois Mac's estão praticamente com o mesmo preço (diferença de R$ 150,00 do 2019 para o 2015). minha utilização será bem básica, pacote Office, edição de alguns vídeos básicos em FullHd, e a utilização de alguns programas bem leves no windows via parallels. Na opinião de vcs, qual vcs levariam? Conheço bem a procedência do Mac de 2015, é de um grande amigo meu.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolheria o 2015, justamente por conta que irá utilizar o Parallels. Os 16gb de RAM fará a diferença.

Não só por isso, Mac são equipamentos caro, e os modelos mais novos não permite upgrade, sendo assim é bom comprar um com configuração máxima. Pegar o modelo mais novo com 8gb de RAM e SSD de 128gb é querer ficar no limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o colega rafarmoreira, mas complemento com uma questão: durabilidade do teclado. Os modelos de 2015 foram os últimos (até o lançamento do Pro de 16") que tinham teclado "tesoura". De 2016 até os de meados de 2019 tem teclado "borboleta" que dá muito problema.

Agora, há de explicar uma coisa importante: os MacBooks Pro com processador i5 não tem problema de superaquecimento, já os i7 tem, e muito. Eu tenho um Pro 2015, i7 2,8 GHz e AMD Radeon R9 M370X de 2 GB e ele, originalmente, sofria de Thermal Throttling tão forte que a performance dele era inferior a um i5. Só resolveu depois de algumas modificações um tanto radicais que talvez você não esteja disposto a fazer dado que está entrando nesse mundo agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente os modelos com teclado borboleta vive dando problema, não é atoa que a Apple voltou com o teclado tesoura nesses novos modelos recém lançados.

Agora nem sabia do problema de thermal nesses modelos com i7 do período de 2015. Pensava que só os modelos vintage 2012/2013 15" com i7 sofria desse mal, além do famoso problema com a GPU NVIDIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alan Leitão disse:

Concordo com o colega rafarmoreira, mas complemento com uma questão: durabilidade do teclado. Os modelos de 2015 foram os últimos (até o lançamento do Pro de 16") que tinham teclado "tesoura". De 2016 até os de meados de 2019 tem teclado "borboleta" que dá muito problema.

Agora, há de explicar uma coisa importante: os MacBooks Pro com processador i5 não tem problema de superaquecimento, já os i7 tem, e muito. Eu tenho um Pro 2015, i7 2,8 GHz e AMD Radeon R9 M370X de 2 GB e ele, originalmente, sofria de Thermal Throttling tão forte que a performance dele era inferior a um i5. Só resolveu depois de algumas modificações um tanto radicais que talvez você não esteja disposto a fazer dado que está entrando nesse mundo agora.

O meu é um 2012 (assinatura) e sofria de aquecimento, até eu mesmo abrir, fazer uma bela limpeza e trocar a pasta térmica original por uma de maior qualidade... problema resolvido...

Sobre a dúvida do amigo... eu prefiro o meu 15" mesmo sendo 2012, contra um 13" (não importa qual ano), por 2 motivos simples: tela e gráficos

14 horas atrás, rafarmoreira disse:

Realmente os modelos com teclado borboleta vive dando problema, não é atoa que a Apple voltou com o teclado tesoura nesses novos modelos recém lançados.

Agora nem sabia do problema de thermal nesses modelos com i7 do período de 2015. Pensava que só os modelos vintage 2012/2013 15" com i7 sofria desse mal, além do famoso problema com a GPU NVIDIA.

Só uma correção, o problema não é da nVidia e sim da tecnologia de solda utilizada pelos integradores... já tive laptop com vídeo da AMD/ATI com o mesmo problema...

3 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

O meu é um 2012 (assinatura) e sofria de aquecimento, até eu mesmo abrir, fazer uma bela limpeza e trocar a pasta térmica original por uma de maior qualidade... problema resolvido...

Sobre a dúvida do amigo... eu prefiro o meu 15" mesmo sendo 2012, contra um 13" (não importa qual ano), por 2 motivos simples: tela e gráficos

Só uma correção, o problema não é da nVidia e sim da tecnologia de solda utilizada pelos integradores... já tive laptop com vídeo da AMD/ATI com o mesmo problema (dê uma pesquisada nos laptops da HP que vinham com vídeo da ATI que quase faliram a empresa por virem com esse mesmo problema... tanto que a Apple usava vídeos da ATI e acabou mudando para a nVidea tentando fugir desse problema, mas não deu certo, justamente pq o problema não era e nunca foi a GPU)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 23/11/2019 at 20:20, Alan Leitão disse:

Concordo com o colega rafarmoreira, mas complemento com uma questão: durabilidade do teclado. Os modelos de 2015 foram os últimos (até o lançamento do Pro de 16") que tinham teclado "tesoura". De 2016 até os de meados de 2019 tem teclado "borboleta" que dá muito problema.

Agora, há de explicar uma coisa importante: os MacBooks Pro com processador i5 não tem problema de superaquecimento, já os i7 tem, e muito. Eu tenho um Pro 2015, i7 2,8 GHz e AMD Radeon R9 M370X de 2 GB e ele, originalmente, sofria de Thermal Throttling tão forte que a performance dele era inferior a um i5. Só resolveu depois de algumas modificações um tanto radicais que talvez você não esteja disposto a fazer dado que está entrando nesse mundo agora.

Opa blz? Tenho interesse em saber das modificações que você fez, se puder me passar algum link agradeço, tenho um MBP mid 2012 e já coloquei uma pasta térmica condutiva nele e se tiver algo a mais que posso me aventurar gostaria de saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2019 at 18:12, lucasagain disse:

Opa blz? Tenho interesse em saber das modificações que você fez, se puder me passar algum link agradeço, tenho um MBP mid 2012 e já coloquei uma pasta térmica condutiva nele e se tiver algo a mais que posso me aventurar gostaria de saber.

Bom, resumindo:

Comprei uma tampa extra no mercado livre e furei na direção dos ventiladores do sistema (usei de molde uma grade de alto-falantes). Assim mantive a tampa original para o momento de vender a máquina.

Apliquei thermal pads sobre o heatsink para transferir o calor dele para a tampa de alumínio, transformando a carcaça em um gigante dissipador de calor.

Troquei a pasta térmica original por uma Gelid GC Extreme não condutiva, mas uma das melhores nessa categoria.

Instalei um par de pés de silicone na parte traseira da tampa para elevar e permitir um melhor fluxo de ar.

Fechei as entradas de ar originais para foçar a entrada pelos furos novos.

Montei tudo e thermal throttling resolvido. Nos dias mais quentes do verão, aqueles em que a temperatura à sombra fica na casa dos 35º, e com processamento a plena carga acaba ocorrendo, mas a CPU não cai mais para 1 GHz como antes, ela fica na casa dos 3 GHz (com turbo boost ela vai até 3,8 GHz no multi thread, nominal é 2,8 GHz) e a GPU não cai mais para 300 MHz, fica na casa dos 600 MHz (com o Boost ela vai até 800 MHz, nominal é 725 MHz). Nada que usar uma base com ventilador nesse caso específico não resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...