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NOBREAK para iMac


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Prezados, cordiais saudações!

Sou morador de BH, e como os demais moradores daqui, estou sofrendo nos últimos meses com as agora constantes variações de tensão e quedas de energia da CEMIG.

Tenho um NOBREAK SMS 600W que uso na TV e no PS4 e resolvi investir em um modelo mais pontente para colocar aqui com a TV, consoles de videogame, Bluray e modem/router, passando esse SMS antigo para o iMac.

No entanto, me parece que a fonte do iMac não é compatível com esses Nobreaks mais simples que possuem uma curva de sinal de um jeito determinado, e são compatíveis apenas com os bem mais caros.

Gostaria de pedir a ajuda de alguém que me confirmasse isso e que pudesse talvez indicar algum modelo baratinho que comportasse o iMac e dois HDS externos com fonte (não portáteis).

A ideia é comprar na Black Friday depois de amanhã, então agradeceria muito quem puder ajudar! 

Obrigado!!!

 

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Boa tarde Dr,

Bom já que tocou no assunto, eu preciso lhe orientar quanto ao fato da utilização desse equipamento.

O fato dele não ser compatível com seu mac é devido as fontes do mac serem fullrange e possuírem PFC ativo.... Esses nobreaks mais simples (nao on-line) possuem o temível estabilizador de voltagem incorporado e isso é um atraso. Não vou me aprofundar muito no assunto aqui... aconselho a procurar sobre o tema no clube do hardware do engenheiro Gabriel Torres. 

Se queres proteção contra surtos de tensão (variações a+ de energia) você precisa buscar um DPS e não um nobreak ok? 

Se queres utilizar o aparelho quando ocorre a falta, ou tem trabalhos importantes para fazer e não pode perder, ai sim precisa buscar um nobreak on-line com onda senoidal dupla. 

A maioria das pessoas acham que estão mais protegidas  de raios, quedas, queimas e etac quando usam nobreak e isso é uma falacia e um erro grave... aqui no brasil esse erro foi induzido por puro marketing da industria eletronica... nos EUA nem se quer vendem estabilizadores.. Então a maioria dos nobreaks vendidos aqui no BR nem se quer tem proteção contra surto de forma descente... malema tem um varistor em ponte.... 

Leia esse tópico que fiz bem breve.

    

 

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10 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Boa tarde Dr,

Bom já que tocou no assunto, eu preciso lhe orientar quanto ao fato da utilização desse equipamento.

O fato dele não ser compatível com seu mac é devido as fontes do mac serem fullrange e possuírem PFC ativo.... Esses nobreaks mais simples (nao on-line) possuem o temível estabilizador de voltagem incorporado e isso é um atraso. Não vou me aprofundar muito no assunto aqui... aconselho a procurar sobre o tema no clube do hardware do engenheiro Gabriel Torres. 

Se queres proteção contra surtos de tensão (variações a+ de energia) você precisa buscar um DPS e não um nobreak ok? 

Se queres utilizar o aparelho quando ocorre a falta, ou tem trabalhos importantes para fazer e não pode perder, ai sim precisa buscar um nobreak on-line com onda senoidal dupla. 

A maioria das pessoas acham que estão mais protegidas  de raios, quedas, queimas e etac quando usam nobreak e isso é uma falacia e um erro grave... aqui no brasil esse erro foi induzido por puro marketing da industria eletronica... nos EUA nem se quer vendem estabilizadores.. Então a maioria dos nobreaks vendidos aqui no BR nem se quer tem proteção contra surto de forma descente... malema tem um varistor em ponte.... 

Leia esse tópico que fiz bem breve.

    

 

Caro Mr Caio, muito obrigado pelo seu post!

Se me permite o abuso, tenho mais perguntas....

Na verdade, o que mais quero proteger são meus HDs externos (tenho alguns) que ficam ligados no iMac, não o tempo todo, mas um bom volume de horas eventualmente. Ano passado “perdi” todo o conteúdo de um HD de 4TB novinho da WD porque o maldito filtro de linha onde liguei a fonte do HD deu um mau contato justo na tomada dele e o HD desligou no meio de uma transferência grande de dados, e ao reconectar o Windows identificou erros, pediu para reparar, e surgiram mais de 1Tb de arquivos sem nome recuperados naquela pastinha maldita... enfim, não quero-te NUNCA MAIS passar por isso, porque meus HDs de BKP precisar sem BKP mesmo, confiáveis.

Preciso acima de tudo protege-los (e o IMac) de um desligamento subto, por falta de energia, no meu entendimento. Estou certo? 

Preciso ligar o iMac, uns 3 HDs e suas fontes, o Time Machine da Apple  (que tem fonte interna) e um router Wi-Fi nesse futuro NOBREAK. 700 Va seriam suficientes? Recomenda algum?

Desculpe a pergunta idiota, mas não sei o que é um DPS. Vou pesquisar. Mas alguns nobreaks (como APC 1200) falam que possuem todos aquelas proteções de rede elétrica embutidas. É lorota deles?

Aproveitando: preciso de um OUTRO NOBREAK para logar no PS4 Pro, Xbox One, TV, modem e router WiFi. Precisa ser do modelo mais caro também (senoidal) ou serve o mais simples, desde que com mais de 1000Va pra aguentar isso tudo? Recomenda algum?

obrigado!!!

 

 

 

 

2 horas atrás, Bruno Gonçalves disse:

Muito obrigado, Bruno! Mas esses me parecem ser os mais caros que existem, tudo acima de 1.000,00!!! Completamente fora das minhas possibilidades, infelizmente. 

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Em 29/11/2019 at 02:49, mabhz disse:

Caro Mr Caio, muito obrigado pelo seu post!

Se me permite o abuso, tenho mais perguntas....

Na verdade, o que mais quero proteger são meus HDs externos (tenho alguns) que ficam ligados no iMac, não o tempo todo, mas um bom volume de horas eventualmente. Ano passado “perdi” todo o conteúdo de um HD de 4TB novinho da WD porque o maldito filtro de linha onde liguei a fonte do HD deu um mau contato justo na tomada dele e o HD desligou no meio de uma transferência grande de dados, e ao reconectar o Windows identificou erros, pediu para reparar, e surgiram mais de 1Tb de arquivos sem nome recuperados naquela pastinha maldita... enfim, não quero-te NUNCA MAIS passar por isso, porque meus HDs de BKP precisar sem BKP mesmo, confiáveis.

Dr, voce poderia ter conectado em algum mac ou linux para tentar recuperar, ou mandar para uma empresa especializada em data recovery. O fato é que se estes dados são tão importante, ha a necessidade de redundância de BKup entende? Jamais faça Bk em apenas 1 lugar.. Hoje existem cloud que pode te ajudar na redundância.  

Preciso acima de tudo protege-los (e o IMac) de um desligamento subto, por falta de energia, no meu entendimento. Estou certo? 

Esta certo pois uma falta de energia pode sim corromper dados, porém ela em si não pode causar danos físicos no equipamento... o que causa a queima são as sobtensoes que vem depois do retorno da energia, o famoso surto elétrico.  

Preciso ligar o iMac, uns 3 HDs e suas fontes, o Time Machine da Apple  (que tem fonte interna) e um router Wi-Fi nesse futuro NOBREAK. 700 Va seriam suficientes? Recomenda algum?

Qual a fonte do Imac? quantos whats? Os outros equipamentos consomem pouco então nao esquente.

Desculpe a pergunta idiota, mas não sei o que é um DPS. Vou pesquisar. Mas alguns nobreaks (como APC 1200) falam que possuem todos aquelas proteções de rede elétrica embutidas. É lorota deles?

Eu expliquei no link. Então nao da pra saber sem antes abrir e verificar como esta o projeto elétrico deles entende. A maioria é lorota sim mas nao posso generalizar entende. De nobreaks eu nao entendo muito, mas de DPS sim. Busque informações no clube do hardware...  o usuário Ifaller é referencia dessa área aqui no BR... o cara é f%¨%$ e entende bem.

Aproveitando: preciso de um OUTRO NOBREAK para logar no PS4 Pro, Xbox One, TV, modem e router WiFi. Precisa ser do modelo mais caro também (senoidal) ou serve o mais simples, desde que com mais de 1000Va pra aguentar isso tudo? Recomenda algum?

Nesse caso acredito que você nao precise de nobreak, e sim um DPS... A nao ser que queira jogar sem energia rsssss.... 

Dr, cuidado com o motivo real da utilização do nobreak... preciso que entenda que ele serve para que o aparelho esteja sendo alimentado no momento da queda... para dados por exemplo eu concordo em usar, para servidores tb.... mas agora tv? Nao é necessário, ele nao vai aguentar muito tempo e porque vc iria querer um quando acabou a energia... Se vc quer proteção contra queima... use um DPS da CLAMPER.

Conseguiu entender?

 

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Conseguiu entender?

Proteger contra a falta de energia em equipamentos que envolvem dados, gravação de dados, um servidor, um DVR, um computador que esteja rodando um BK, salvando arquivos e etac... aonde estes são importantes... Ai sim eu recomendo um nobreak confiável.. não só por segurar quando acaba a energia, mas tb proteger contra surtos de tensão. 
 

Agora, nobreak pra TV? Pra vídeo game? Pra que? Qual a necessidade? Se acabar a luz vc poder jogar? Ver TV? Aí eu acho desnecessário... jogar dinheiro fora... até pq em tempos precisa trocar a bateria... se faltou energia, faça outra coisa, vai caminhar, dormir, respirar... 
Agora proteção contra queima devido a surtos, aí vc compra um DPS

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1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Conseguiu entender?

Proteger contra a falta de energia em equipamentos que envolvem dados, gravação de dados, um servidor, um DVR, um computador que esteja rodando um BK, salvando arquivos e etac... aonde estes são importantes... Ai sim eu recomendo um nobreak confiável.. não só por segurar quando acaba a energia, mas tb proteger contra surtos de tensão. 
 

Agora, nobreak pra TV? Pra vídeo game? Pra que? Qual a necessidade? Se acabar a luz vc poder jogar? Ver TV? Aí eu acho desnecessário... jogar dinheiro fora... até pq em tempos precisa trocar a bateria... se faltou energia, faça outra coisa, vai caminhar, dormir, respirar... 
Agora proteção contra queima devido a surtos, aí vc compra um DPS

Meu caro amigo, se me permite a intimidade motivada pela gratidão: muito obrigado pela generosidade se suas colocações!!

Entendo o que você disse e concordo 150% com você. A questão é que me expressei e expliquei muito mal, buscando ser mais sucinto, e com isso abri margem para interpretações diferentes da realidade. O Nobreak em que fica ligada a TV era na verdade para ligar os consoles de videogame (PS4 Pro, Xbox One), o modem da internet e o roteador WiFi da casa. Acontece comprei meu primeiro Nobreak (um APC 600Va, de 300W) anos atrás sem entender de nada e achando que seria suficiente. Chegando em casa é que descobri que não conseguir ligar “todo mundo” nele, pois ao fazer isso, alguns equipmentos nem ligavam. Por este motivo, acabei deixando apenas o PS4 e o Xbox One ligados junto com a TV, pois nunca os dois consoles ficam ligados ao mesmo tempo. 

Mas sua pergunta é muito pertinente: os consoles e a TV não estão ligados no Nobreak para poder assistir TV sem energia da rede e nem para poder continuar jogando “um pouquinho” quando a energia acaba!! O motivo é única e exclusivamente para poder DESLIGAR esses aparelhos adequadamente se por acaso acabar a energia durante algum momento em que eles são utilizados. Nada além disso!! Sou colecionador de consoles de videogames, e já tive HDs internos de consoles que corromperam e passaram a dar Bad Cluster  em função de queda de energia. Se um HD perde energização no momento em que a cabaça de gravação está magnetizando a superfície para gravar dados ou se movimentando muito, ele pode corromper os dados ou mesmo a cabeça encostar no disco e danifica-lo fisicamente. Como o PS4 tem o recurso de suspender o jogo, muito similar ao “hibernar” dos micros, onde vc “congela” o momento onde está no jogo e depois volta de onde parou, eu sempre deixo o meu assim. E uma queda de energia neste estado pode danificar os dados, como a Sony avisa e como outros usuários já experimentaram em primeira mão. Por este motivo, meu PS4 fica ligado no Nobreak para que caso a luz acabe, eu possa tirá-lo da suspensão e desligá-lo apropriadamente. A Tv é apenas porque sem energia, não consigo ver as telas do PS4 para desligá-lo. 

Ficou mais compreensível agora o motivo deles estarem no Nobreak?

E tanto o router Wi-Fi  como o modem consomem MUITA energia, cada um consumindo mais até do que a TV!!

Modem Sagemcom: 130W

Router ASUS: 200W

TV SAMSUNG: 185W

Dessa forma, acho que consegui esclarecer porque preciso do Nobreak e não apenas do filtro de linha ou DPS. 

Novamente obrigado! 

 

 

 

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Agora entendi exatamente amigo, concordo contigo... sua lógica esta certa.

Dr, aqui vai ser difícil o pessoal te ajudar, ate eu mesmo nao tenho tanto conhecimento dessa área, mas adianto que o consumo nominal é diferente, então na lógica eles nao consomem nem metade disso!

Mas para ser mais acertivo e nao falar bobagem pra ti, aconselho abrir um tópico no clube do hardware na área energia... la tem uma equipe própria pra isso.. vai te ajudar muito mesmo.

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Em 30/11/2019 at 18:58, Mr. Caio Augusto disse:

Agora entendi exatamente amigo, concordo contigo... sua lógica esta certa.

Dr, aqui vai ser difícil o pessoal te ajudar, ate eu mesmo nao tenho tanto conhecimento dessa área, mas adianto que o consumo nominal é diferente, então na lógica eles nao consomem nem metade disso!

Mas para ser mais acertivo e nao falar bobagem pra ti, aconselho abrir um tópico no clube do hardware na área energia... la tem uma equipe própria pra isso.. vai te ajudar muito mesmo.

Obrigado por toda ajuda!!!

A propósito, tenho VARIOS discos externos de BKP, e nao apenas um nem apenas uma versão. Mas o HDD de 4Tb que mencionei continha TODOS os bkps dos HDs menores. Levei um tempo ENORME sanitizando meus backups e eliminado as redundancias e duplicidades nos varios discos e concentrei tudo ali (sem deletar nos outros). Não perdi os dados, mas perdi o trabalho (de meses!) duro.  

Abs e obrigado novamente a todos que ajudaram!

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Em 06/12/2019 at 14:56, mabhz disse:

Obrigado por toda ajuda!!!

A propósito, tenho VARIOS discos externos de BKP, e nao apenas um nem apenas uma versão. Mas o HDD de 4Tb que mencionei continha TODOS os bkps dos HDs menores. Levei um tempo ENORME sanitizando meus backups e eliminado as redundancias e duplicidades nos varios discos e concentrei tudo ali (sem deletar nos outros). Não perdi os dados, mas perdi o trabalho (de meses!) duro.  

Abs e obrigado novamente a todos que ajudaram!

Entendi,

Existe softwares que eliminam redundância. Ele busca arquivos iguais dos discos e avisa vc. 

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Já testei VARIOS ao longo dos ultimos anos, amigo! Tenho uns 5 instalados no Mac, desde pagos a gratuitos. Até agora não achei nenhum que fosse 100% confiável. Não dá pra clicar, mandar ele scannear e depois clicar em deletar. É preciso revisar TODOS os aquivos encontrados, um por um.  E mesmo assim, sempre acho muitas falhas. Se for pra fazer isso, prefiro fazer na mao mesmo!!! 

Abs e feliz Natal a todos!!!

 

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