Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar SSD externo USB-C em um MacBook Pro 2013


rafael.rosa

Posts Recomendados

Fala galera, tenho um MacBook Pro late 2013 que tem as portas Thunderbolt 2 e queria ligar um SSD externo da LACiE que eu tenho mas ele é somente USB-C. Até tenho como ligar ele na USB normal do mac, mas não compensa por causa da velocidade.

Achei no site da Apple esse adaptador aqui de Thunderbolt 3 (USB-C) para Thunderbolt 2, mas queria saber se alguém já testou isso para ter certeza que o investimento vai valer a pena. 

https://www.apple.com/br/shop/product/MMEL2AM/A/adaptador-de-thunderbolt-3-usb-c-para-thunderbolt-2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Em 20/01/2020 at 10:11, rafael.rosa disse:

Fala galera, tenho um MacBook Pro late 2013 que tem as portas Thunderbolt 2 e queria ligar um SSD externo da LACiE que eu tenho mas ele é somente USB-C. Até tenho como ligar ele na USB normal do mac, mas não compensa por causa da velocidade.

Achei no site da Apple esse adaptador aqui de Thunderbolt 3 (USB-C) para Thunderbolt 2, mas queria saber se alguém já testou isso para ter certeza que o investimento vai valer a pena. 

https://www.apple.com/br/shop/product/MMEL2AM/A/adaptador-de-thunderbolt-3-usb-c-para-thunderbolt-2

Bom dia Rafael,

Esse adaptador é bidirecional, ou seja, você pode sim usar o SSD externo da LACIE (USB-C) na porta Thunderbolt 2 de seu MacBook Pro tranquilamente desde que esteja usando o macOS Sierra ou posterior.

Att !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá Rafael e Pollaris, podem me dizer se está funcionando a solução do adaptador mencionado mais SSD externo Lacie? Tenho problema semelhante: SSD externo com conexão USB C (Thunderbolt 3) e queria usar a porta Thunderbolt 2 MacBook Pro early 2015 que disponho.  No site da Apple menciona que o dispositivo Thunderbolt 3 deve ter alimentação própria, que não é o caso do meu SSD. Agradeço a informação. 

Editado por Cláudio Rostelato
Faltou uma informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 03/08/2020 at 00:32, Cláudio Rostelato disse:

Olá Rafael e Pollaris, podem me dizer se está funcionando a solução do adaptador mencionado mais SSD externo Lacie? Tenho problema semelhante: SSD externo com conexão USB C (Thunderbolt 3) e queria usar a porta Thunderbolt 2 MacBook Pro early 2015 que disponho.  No site da Apple menciona que o dispositivo Thunderbolt 3 deve ter alimentação própria, que não é o caso do meu SSD. Agradeço a informação. 

Então, acabou que não investi nesse adaptador pois achei muito caro (teria que comprar o adaptador e o cabo thunderbolt 2).  Fiz alguns testes e usando o cabo USB-A/USB-C que veio junto com o meu SSD, consegui velocidade de transferência de ~400MB/s (medindo pelo programa Blackmagic Disk Speed Test). 

Essa era a velocidade que conseguia com o cabo USB-C em um notebook Windows com porta USB-C, então para mim o problema esta resolvido. Único detalhe que notei (com o meu cabo), é que ele tem um lado certo para conectar no SSD, mesmo sendo USB-C que na teoria é reversível, ele tem um lado certo. Tanto que testei o "lado errado" e a transferência de arquivos fica em 40MB/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2020 at 10:11, rafael.rosa disse:

Dependendo do SSD, talvez compense comprar uma nova case Thunderbolt 2 e removê-lo da sua original (caso possível).

Aqui no iMac, uso um m2 Samsung 970 numa case da Ugreen na Thunderbolt 3. Velocidades em torno de 900 a 1100 MB/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...