Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Victor Fischer Mancini

Ajuda com Reinstalação de Mac OS (Urgente)

Posts Recomendados

Boa noite a todos, 

 

Tenho um Macbook 12' Retina comprado em março 2018, o qual anunciei para venda há uns 10 dias aqui no Brasil. Vendi para um amigo que foi roubado e precisa do computador para trabalhar, vou pegar o dinheiro e trocar de iPhone, pois tenho também um iMac em casa que uso no dia a dia. Tive alguns problemas para "zerar" o mac antes de vender, e preciso de ajuda o mais rápido possível, pois meu amigo está me pressionando que precisa do computador para trabalhar.

 

1) Tentei Inicializar o Mac usando o Utilitário de disco, colocando para reinstalar o Mac OS a fim de zerar todos os dados do computador, porém recebi uma mensagem de erro.

2) Optei por abrir o SSD e resetá-lo pelo utilitário de disco, o que ocasionou no boot do mac com uma pasta contendo um simbolo de interrogação dentro. Até ai OK.

3) Inicializei o Mac utilizando os comandos CMD + R e Option, ambos me levaram ao "Internet Recovery". Conectei no Wifi de casa e após alguns minutos recebi a mensagem de erro app;e.com/support -2002F. Procurei na internet e falaram que pode ser algo relacionado a DNS, então tentei fazer o mesmo procedimento conectando no acesso pessoal do meu iPhone, o que ocasionou no mesmo erro.

4) Baixei na internet o OS novo para instalar no meu mac, OS Catalina.dmg. Criei um pen drive bootavel em meu computador Windows utilizando o programa "Etcher". Porém não consigo iniciar o mac selecionando o Pen Drive bootável, todo e qualquer comando que tento ao inicializar o Mac me leva para a tela do Internet Recovery.

 

Obs: Meu Mac possui apenas uma entrada USB-C, portanto estou utilizando um adaptador adquirido na própria apple para conectar o pen drive ao computador. O Pen drive é novo, foi comprado hoje (Multilaser 16GB) e foi reconhecido normalmente pelo Windows. 

 

Alguém pode me ajudar com isso? Não quero prejudicar meu amigo que precisa do computador para trabalhar e também não quero perder a venda, pois sabemos que esse tipo de produto não é tão fácil de se vender.

 

Obrigado! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualização:

 

Liguei o iMac, baixei o High Sierra pela App Store (Só por garantia) junto com o programa "Install Disk Creator". Estou criando o pen drive bootável por lá, talvez por ser criado no Mac para um Mac funcione. 

Fiquei com o pé atrás de ter baixado o Catalina e ter feito o bootável no Windows, talvez seja por isso que o Mac não esteja reconhecendo ao ligar segunrando Option. Assim que testar esse pen drive atualizo aqui.

De qualquer forma, agendei serviço por telefone na Apple pra daqui 9 horinhas (12:00). Vamos ver se eles conseguem me ajudar com algo também.

 

Obrigado a todos que estão acompanhando e tentando ajudar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com o suporte da Apple por telefone e me sugeriram comprar um adaptador UBS-C > Ethernet para fazer o Internet Recovery (Cmd + R, se não me engano) de forma correta, pois o erro -2002F é um erro de rede (Talvez por não ter drivers de wifi instalados na máquina após zerar o SSD). Como esse horário já não consigo comprar o adaptador, estou baixando o Mac OS Catalina de uma fonte externa porém confiável e vou tentar fazer o pen drive bootável através desse download.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, vi o seu problema, e já passei pro problemas parecidos em algumas situações isoladas e conheço todos eles.

Vou resumir para ser breve:

Evite instalar pela rede... qualquer falha dar erro de instalação, até mesmo com o download completo, pode um arquivo de instalação está "mal baixado" e conrompido. Mesmo com internet excelente.

Criar pendriver de boot, tbm dar problema e pode ter uma parte dele também conrompido, já fiz instalação que tive que fazer o pendriver 3x. Como contornar isso? Primeiro que faça o boot sem nenhuma atividade no mac, feche todos os programas e deixe ele dedicado pra isso, deixe até o inslador dele aberto, somente, já vi recomendações, acho maluco isso, mas deixo por garantia. Quando for fazer o pendriver, faça pelo menos em dois ou tres diferentes, porque se um der problema vc tem o outro. Eu faço em 3... mas depois que parei de usar o mac quando o botável está sendo criado, o problema desapereceu.

Tem um último detalhe, veja se a data e hora está correto e deixe ele ajustado automáticamente, conecte ao wifi para esse ajuste, se a data estiver incorreta as vezes a instalção não acontece. Instalador novo com data de retrocesso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, crie um pendrive inicializável com esse procedimento aqui, do suporte da própria Apple: https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Depois de iniciar o sistema com esse pendrive, verifique a data e hora do sistema. Precisam estar coerentes para que a instalação funcione. Se a hora da máquina não estiver coerente com a data e hora registrados nos arquivos de instalação, ela vai falhar.

O procedimento que você usou para cirar um pendrive inicializável pelo Windows não foi o correto, por isso ele não foi reconhecido pelo EFI do Macbook.

Se nada disso funcionar, sugiro executar o Apple Hardware Test e verificar se há algum problema no hardware do computador, com as instruções do suporte da Apple: https://support.apple.com/pt-br/guide/mac-help/mh35727/mac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Rdamico
      Olá pessoal tudo bem?
      Sou novo aqui no fórum e estou escrevendo com uma dúvida que estou buscando algum tipo de ajuda.
      eu tenho um mini late 2014 i5 8gb de RAM e had de 1tb (de 5400).
      hoje ele roda o Mojave, porém está praticamente impossível de usar o mini com ele.
      comprei um disco ssd da crucial (que assim que chegar irei instalar) mas eu queria saber a opinião de vocês se vale a pena continuar (mesmo depois com o ssd) usando o mojave?
      um drowngrade vale a pena por favor? Ou irei perder muitas funcionalidades?
      obrigado
      abracao 
    • Por Samir Bridi
      Olá pessoal,
      Alguém utiliza o VMWare Fusion para ter o Windows no MacOS?
      Estou utilizando a versão 11.5.3, e não consigo de forma alguma estender minha tela. Já tentei usar todos os tipos Single Window, Unity ou Full Screen, e todos ficam apenas dentro de uma tela.
      No Windows, consigo fazer a função de estender e tudo, mas o software VMWare não permite estendê-lo para as duas telas.
      Se alguém tiver alguma luz, ficarei grato!
      Revirei tudo que é vídeo no Youtube e informações na internet, nada encontrei que fosse solucionar este problema.
       
      Ps.: Queria estar utilizando o Boot Camp, mas minha máquina "Mac Pro Octa-Core (2010)", sistema Mojave 10.14.6, ao abrir o app, mostra mensagem que não é permitido. Achei a solução neste programa, o que é muito bom.
    • Por Raul Duelis
      E aí, pessoal! Tudo blz?
      Tenho um MacBook White 4,1 (early 2008) e, como ele só atualiza oficialmente até o Lion, tentei instalar outras versões do MacOS. Instalei o Yosemite e então vi que o desempenho não fica nada legal, principalmente devido a bugs como o de abaixar a tela e ela não voltar depois, do áudio e do brilho da tela. 
      Decidi, então, instalar o Windows nesse MacBook, pois o desempenho do sistema é consideravelmente melhor. Como não queria tirar o OS X dele, com o próprio Boot Camp fiz dual boot nele. Infelizmente não há como atualizar esse MacBook direto para o Windows 10 com esse software da Apple, então atualizei primeiro para o Windows 7. Antes de começar a instalar ele no Mac, salvei o Software de Suporte do Boot Camp para Windows (usarei a sigla "SSBCW" para me referir a ele) em um pendrive e prossegui.
      O Windows 7 rodou super liso nesse Mac, sem engasgos, porém sem que o áudio, brilho da tela e câmera funcionassem. Pluguei o pendrive e fui executar o SSBCW, quando me surpreendi com a mensagem de erro que dizia não ser suportado com esse computador - contrariando a história de que o Boot Camp Baixa os drivers e instalador específicos de cada Mac - e imaginei que houvesse algum erro de arquivo. Alternei para o OS X, formatei o pendrive e reinstalei o SSBCW nele. Tornei a voltar para o Windows 7 e prossegui para a instalação dele, que continuou com o mesmo erro. Tentei baixar outras versões do Boot Camp mas não encontrei nenhum que funcionasse. 
      Após muita dor e sofrimento, descobri que isso é um erro que, por incrível que pareça, tem fácil solução. 
      Você deve retirar a pasta do pendrive e colá-la diretamente no "Disco Local C" e, feito isso, executar o Prompt de Comando. No CMD, vc executará os seguintes comandos:
      Digite "cd..", (sempre sem aspas" e aperte a tecla enter.
      Digite novamente "cd.." e tecle enter.
      Digite, agora, o comando "cd WindowsSupport\Drivers\Apple" e tecle enter novamente.
      Por fim, digite "msiexec /i BootCamp64.msi" e aperte enter.
      O SSBCW será executado sem erros e instalará todos os driver necessário ao completo funcionamento do Mac com o windows. Quando ele terminar, será solicitado que você reinicie sua máquina. Feito isso, com uma cópia do Windows 10 em mãos - que, caso você não tenha, poderá baixar diretamente no site da Microsoft (https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10) - inicie o instalador e deixe que o computador prossiga com a instalação. Será necessário ter uma chave de ativação para prosseguir. Se você não tiver uma, poderá utilizar a chave "W269N-WFGWX-YVC9B-4J6C9-T83GX". Ela não ativará o seu Windows, mas permitirá que você prossiga com a instalação, requisitando a ativação do windows ao término. Recomendo, no entanto, que utilize uma cópia original do Windows 10.
      Pronto! O seu MacBook White 4,1 executa agora o Windows 10 sem maiores problemas.
      Considerações finais: 
      1 - O Windows 7 funciona de forma bastante fluida. Parece que o sistema nasceu para ele. Já o Windows 10, apesar de rodar razoavelmente bem, é mais lento. se instalado em um HD de 5400 RPM. Refiz um processo em um SSD e ficou bem melhor. Se você não tiver um SSD e quiser um desempenho melhor, recomendo que mantenha o Windows 7.
      2 - Apesar de ser mais trabalhoso, fiz a instalação do Windows 10 a partir do 7 devido a compatibilidade dos drivers. O MacBook White 4,1 não suporta de maneira natural o Windows 10. No assistente do Boot Camp, a única opção disponível é a de instalar o Windows 7.
      3 - Quase tudo continua funcionando normalmente no Windows 10. Quase porque até este momento, não consegui ajustar o brilho da tela (o que era possível no Windows 7). Trackpad funciona com alguns gestos, mas achei estranho o fato dele não reconhecer toques como cliques, sendo necessário pressionar o botão do trackpad. Até o momento, o clique com o botão direito não funciona (ainda não consegui descobrir algo para ajustar isso, mas esses dois últimos fatores já não funcionavam no Windows 7.
      4 - O áudio funciona normalmente, mas é possível perceber um ruído (algo como um estouro, porém em volume bem baixo) ao ajustar o volume o no começo de qualquer tipo de som. Após fica absolutamente normal, sem ruídos ou qualquer outro tipo de interferência.
      5 - Em relação a bateria, a sensação que tive é que a autonomia fica um pouco melhor. Minha bateria, no entanto, tem menos de 100 ciclos e, talvez numa bateria mais velha a autonomia seja menor. 
      Se esses fatores estiverem Ok para você, e você quer um sistema realmente mais atualizado e com menos bugs do que um patch do Mac OS X Yosemite ou mais recente, vá em frente. Pode abaixar sua tela sem medo, inclusive, que o computador entra em repouso e depois volta.
      Bom, galera, irei atualizando este tópico conforme eu conseguir solucionar os problemas que descrevi. Se alguém já tiver passado por isso e conseguiu resolver o brilho e o trackpad, serei muito grato em ler.
       
      Forte Abraço!



    • Por Raul Duelis
      Fala Galera! Blz?
      Seguinte, tenho um MacBook White (Early 2008) com um Core 2 Duo de 2,4GHz e 4Gb de RAM. Como ele está com o Lion, que já está muito defasado, vou instalar o MacOS Sierra através de um Patch. Mas, gostaria de saber se consigo fazer dual boot com o Mac OS X Lion e com o MacOS Sierra, pois sei que com versões mais recentes o MacBook White pena um pouco. 
      Desde já agradeço. 
      Vlw!!!
    • Por joaomendez
      Olá! 😄
      Estou vendendo meu iPad mini, Wi-Fi, fifth-generation (quinta geração), 7.9 polegadas, Space Gray, 64GB, comprado em 26/07/19 na Apple Morumbi (garantia até 27/07/20). 
      Está perfeito, sem arranhões ou danos, por pouco uso. Carreguei pouquíssimas vezes.
      Além do iPad mini, vou enviar uma Smart Cover e um Case de Silicone originais da própria Apple, Cinza-Carvão para iPad mini fourth-generation (compatível com o de quinta geração). 
      Eu comprei as duas no site da Saraiva na mesma época, por outro preço. 
      A quem interessar, tenho as Notas Fiscais tanto do iPad mini quanto da Smart Cover e do Case de Silicone. 
      Tem um anúncio do Mercado Livre mas o valor e meios de pagamento são negociáveis. Me envia uma proposta!
      Fotos, propostas e mais informações:
      WhatsApp + iMessage (11) 97539-1331.
      Ao logo do dia vou anexar algumas fotos aqui 🤓
    • Por viniciusargolo
      BOM DIA! 
      EU COMPREI UM MACBOOK AIR USADO E TENTEI FORMATA-LO - O ANTIGO DONO DEIXOU A CONTA DELE, SENHAS SALVAS, UM MONTE DE COISAS E EU QUERIA POR MINHA CONTA DO ICLOUD -  SEGUINDO ALGUNS PASSOS NA INTERNET COMECEI O PROCESSO, PORÉM NÃO IMAGINAVA QUE DARIA ERRADO.  ACABEI APAGANDO O MACos QUE ESTAVA INSTALADO E QUANDO TENTEI REINSTALAR APARECIA UM POP UP DIZENDO: "OCORREU UM ERRO AO PREPARAR A INSTALAÇÃO. TENTE EXECUTAR ESTE APLICATIVO NOVAMENTE." E DAI N CONSIGO FAZER MAIS NADA, PORQ ACABEI EXCLUINDO O Q TINHA NO HD.. 
      TENTEI CRIAR UM PENDRIVE BOOTAVEL COM OS APPS DA IMAGEM, APARENTEMENTE DEU TUDO CERTO NO PEN DRIVE, POREM NADA MUDA.. EU N SEI NEM MAIS O Q TOU FALANDO SO QUERIA AJUDAAAAA... QUERIA MUITO CONSEGUIR REINSTALAR.. JA MUDEI DATA E HORA, E CONTINUA O MESMO..

      FIZ O PENDRIVE BOOTAVEL PELO WINDOWS..
      A CONFIG DELE QUANDO AINDA TINHA O MAC OS INSTALADO EU PUDE VER Q ERA:
      CORE 2 DUO
      2GB RAM DDR2
       
    • Por Tadeu Vianna Jr.
      Depois que comecei a utilizar o macOS Catalina, percebi que quando estou com algum aplicativo aberto em tela cheia e chega alguma coisa no Mail, este abre por conta própria em tela cheia, dividindo a tela com o outro aplicativo que estava utilizando. Isso é muito incomodo quando se está vendo filme ou trabalhando em tela cheia.
      Alguém sabe como solucionar esse bug?
      P.S.: Utilizo a versão 10.15.3 (hoje, 2 de fevereiro de 2020)
      Saudações a todos.
    • Por faustompc
      Pessoal formatei meu macbook Air e instalei o macOS Catalina pela primeira vez. Acontece que o meu hd (Macintosh HD) ficou duplicado e não consigo excluir. Por favor ajudem; se necessário eu posso formatar de novo mas preciso de ajuda pq já tentei e não consegui remover uma das partições. Observem que o Catalina criou uma unidade chamada Macintosh HD e Macintosh HD - Dados 
      Obrigado desde já. 
      Obs.: vejam print em anexo. 

    • Por zynshot
      Oi galera, tenho um Macbook Air 13” de 2009, White, velhinho que comprei na OLX e não me arrependo. 2 meses após a compra eu estava mexendo e percebi que ele estava conectado na tomada mas não carregava. Descarregou completamente e Pensei: Vou colocar em outra tomada, deve ser esse o problema. Mas agora o carregador não liga a luz dele e o Macbook não dá sinal de vida. O que eu quero saber de vocês é se o Macbook (mesmo sem bateria) dá algum sinal de vida, faz algum barulho, tenta iniciar, aparece “falta de energia” e desliga?  Vou comprar um novo carregador, mas tenho medo do problema ser no Mac. Por favor respondam se ele liga sem bateria pra eu não gastar dinheiro á toa hahahaha
    • Por Denis Augusto Ferreira
      Bom dia amigos!

      Acompanhando o forum em algumas pesquisas não encontrei resposta para minha duvida, sou novo usuário de Macs.
      Adquiri recentemente um Macbook Pro Mid 2012 (I5, 4GB Memoria) e ja encomendei um upgrade para colocar um SSD legal nele e aumentar a memória para 8GB.

      Tenho duas duvidas.

      - Primeiramente, qual versao do MAC OS vocês me recomendam para essa maquina? (Andei vendo sobre El Capitan ou High Sierra) mas, como marinheiro de primeira viagem no MAC fiquei em duvida.
       
      -  Segui um passo a passo para baixar a versão El Capitan criando o boot a partir do pen drive, porem quando vou selecionar o OS baixado no Diskmaker ele apresenta uma mensagem (This File cant be used to create a macOS installation disk).

      Agradeco desde Ja,

      Abracos!
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      49.142
    • Total de Posts
      417.924
×
×
  • Criar Novo...