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Victor Fischer Mancini

Ajuda com Reinstalação de Mac OS (Urgente)

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Boa noite a todos, 

 

Tenho um Macbook 12' Retina comprado em março 2018, o qual anunciei para venda há uns 10 dias aqui no Brasil. Vendi para um amigo que foi roubado e precisa do computador para trabalhar, vou pegar o dinheiro e trocar de iPhone, pois tenho também um iMac em casa que uso no dia a dia. Tive alguns problemas para "zerar" o mac antes de vender, e preciso de ajuda o mais rápido possível, pois meu amigo está me pressionando que precisa do computador para trabalhar.

 

1) Tentei Inicializar o Mac usando o Utilitário de disco, colocando para reinstalar o Mac OS a fim de zerar todos os dados do computador, porém recebi uma mensagem de erro.

2) Optei por abrir o SSD e resetá-lo pelo utilitário de disco, o que ocasionou no boot do mac com uma pasta contendo um simbolo de interrogação dentro. Até ai OK.

3) Inicializei o Mac utilizando os comandos CMD + R e Option, ambos me levaram ao "Internet Recovery". Conectei no Wifi de casa e após alguns minutos recebi a mensagem de erro app;e.com/support -2002F. Procurei na internet e falaram que pode ser algo relacionado a DNS, então tentei fazer o mesmo procedimento conectando no acesso pessoal do meu iPhone, o que ocasionou no mesmo erro.

4) Baixei na internet o OS novo para instalar no meu mac, OS Catalina.dmg. Criei um pen drive bootavel em meu computador Windows utilizando o programa "Etcher". Porém não consigo iniciar o mac selecionando o Pen Drive bootável, todo e qualquer comando que tento ao inicializar o Mac me leva para a tela do Internet Recovery.

 

Obs: Meu Mac possui apenas uma entrada USB-C, portanto estou utilizando um adaptador adquirido na própria apple para conectar o pen drive ao computador. O Pen drive é novo, foi comprado hoje (Multilaser 16GB) e foi reconhecido normalmente pelo Windows. 

 

Alguém pode me ajudar com isso? Não quero prejudicar meu amigo que precisa do computador para trabalhar e também não quero perder a venda, pois sabemos que esse tipo de produto não é tão fácil de se vender.

 

Obrigado! 

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Atualização:

 

Liguei o iMac, baixei o High Sierra pela App Store (Só por garantia) junto com o programa "Install Disk Creator". Estou criando o pen drive bootável por lá, talvez por ser criado no Mac para um Mac funcione. 

Fiquei com o pé atrás de ter baixado o Catalina e ter feito o bootável no Windows, talvez seja por isso que o Mac não esteja reconhecendo ao ligar segunrando Option. Assim que testar esse pen drive atualizo aqui.

De qualquer forma, agendei serviço por telefone na Apple pra daqui 9 horinhas (12:00). Vamos ver se eles conseguem me ajudar com algo também.

 

Obrigado a todos que estão acompanhando e tentando ajudar

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Entrei em contato com o suporte da Apple por telefone e me sugeriram comprar um adaptador UBS-C > Ethernet para fazer o Internet Recovery (Cmd + R, se não me engano) de forma correta, pois o erro -2002F é um erro de rede (Talvez por não ter drivers de wifi instalados na máquina após zerar o SSD). Como esse horário já não consigo comprar o adaptador, estou baixando o Mac OS Catalina de uma fonte externa porém confiável e vou tentar fazer o pen drive bootável através desse download.

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Olá, vi o seu problema, e já passei pro problemas parecidos em algumas situações isoladas e conheço todos eles.

Vou resumir para ser breve:

Evite instalar pela rede... qualquer falha dar erro de instalação, até mesmo com o download completo, pode um arquivo de instalação está "mal baixado" e conrompido. Mesmo com internet excelente.

Criar pendriver de boot, tbm dar problema e pode ter uma parte dele também conrompido, já fiz instalação que tive que fazer o pendriver 3x. Como contornar isso? Primeiro que faça o boot sem nenhuma atividade no mac, feche todos os programas e deixe ele dedicado pra isso, deixe até o inslador dele aberto, somente, já vi recomendações, acho maluco isso, mas deixo por garantia. Quando for fazer o pendriver, faça pelo menos em dois ou tres diferentes, porque se um der problema vc tem o outro. Eu faço em 3... mas depois que parei de usar o mac quando o botável está sendo criado, o problema desapereceu.

Tem um último detalhe, veja se a data e hora está correto e deixe ele ajustado automáticamente, conecte ao wifi para esse ajuste, se a data estiver incorreta as vezes a instalção não acontece. Instalador novo com data de retrocesso.

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Amigo, crie um pendrive inicializável com esse procedimento aqui, do suporte da própria Apple: https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Depois de iniciar o sistema com esse pendrive, verifique a data e hora do sistema. Precisam estar coerentes para que a instalação funcione. Se a hora da máquina não estiver coerente com a data e hora registrados nos arquivos de instalação, ela vai falhar.

O procedimento que você usou para cirar um pendrive inicializável pelo Windows não foi o correto, por isso ele não foi reconhecido pelo EFI do Macbook.

Se nada disso funcionar, sugiro executar o Apple Hardware Test e verificar se há algum problema no hardware do computador, com as instruções do suporte da Apple: https://support.apple.com/pt-br/guide/mac-help/mh35727/mac

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