Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe algo semelhante à Time Capsule na praça?


Posts Recomendados

Bom dia meu povo!

A Time Capsule é dos melhores inventos da história da Apple. Não sei porque decidiram retirar... Wi-fi que funcionava às mil maravilhas, e um backup que funcionava à perfeição, sem incomodar nem pelo uso de memória, nem pelo barulho... simplesmente ia fazendo seu trabalho.

A minha pergunta é a seguinte: existe atualmente algo semelhante na praça, com as adaptações pertinentes? Acabei de comprar um MBP com 8TB de SSD.... aí vocês compreendem que minha velha (e ainda indômita) TC de 3 TB ficou um pouco defasada... Uma pena, porque ela continua trabalhando como no primeiro dia. Um verdadeiro luxo. 

Enfim... ainda resta a esperança de que lancem um produto semelhante de, digamos 10 TB? Viver e esperar...

Obrigado pelos seus conselhos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Willyan Alves disse:

se for apenas para a questão backup (sem wifi no caso) eu utilizo um NAS Synology com HD de 10TB (tem superiores)... funciona bem demais no time machine, além de servir para outros fins tbm, é um excelente NAS com sistema muito top !

Obrigado. Mas me diga uma coisa. Como é o barulho dele? Para mim um dos diferenciais da Time Capsule é que, nesse aspecto, ela não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado. Mas me diga uma coisa. Como é o barulho dele? Para mim um dos diferenciais da Time Capsule é que, nesse aspecto, ela não existe.


Olha o NAS em si tb não faz barulho algum, entretanto o HD faz um pequeno barulho, é baixo mas se for algo que fica em cima da sua mesa ao seu lado o tempo todo incomoda. Esse barulho é característico desse modelo de HD (Seagate IronWolf), pode ser que haja modelos mais silenciosos. No meu caso ele fica dentro de um móvel na sala, ai n da pra ouvir.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado. Mas me diga uma coisa. Como é o barulho dele? Para mim um dos diferenciais da Time Capsule é que, nesse aspecto, ela não existe.


Minha experiência.....
Meu próximo “Time Machine” (o atual, da última versão ainda funciona mas já tenho um substituto)vai ser este:

https://www.amazon.com/Synology-Bay-2-5-DS419slim-Diskless/dp/B07T43VDMM/ref=mp_s_a_1_3?keywords=synology+slim&qid=1580335203&sr=8-3

Tenho um desses no escritório, coloquei 4 SSD Seagate e zero barulhos...configurei ele com o SHR (Synology Hybrid RAID) então trocar os discos é fácil.
Outra vantagem: 2 portas gigabit!!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, valterh disse:

 


Minha experiência.....
Meu próximo “Time Machine” (o atual, da última versão ainda funciona mas já tenho um substituto)vai ser este:

https://www.amazon.com/Synology-Bay-2-5-DS419slim-Diskless/dp/B07T43VDMM/ref=mp_s_a_1_3?keywords=synology+slim&qid=1580335203&sr=8-3

Tenho um desses no escritório, coloquei 4 SSD Seagate e zero barulhos...configurei ele com o SHR (Synology Hybrid RAID) então trocar os discos é fácil.
Outra vantagem: 2 portas gigabit!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Então, tudo sairia por uns 600 USD$, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Minha experiência.....
Meu próximo “Time Machine” (o atual, da última versão ainda funciona mas já tenho um substituto)vai ser este:

https://www.amazon.com/Synology-Bay-2-5-DS419slim-Diskless/dp/B07T43VDMM/ref=mp_s_a_1_3?keywords=synology+slim&qid=1580335203&sr=8-3

Tenho um desses no escritório, coloquei 4 SSD Seagate e zero barulhos...configurei ele com o SHR (Synology Hybrid RAID) então trocar os discos é fácil.
Outra vantagem: 2 portas gigabit!!


Sent from my iPhone using Tapatalk


Eita, 4ssd de quanto? Ficaria uma pequena fortuna colocar uns 10tb ai com redundância....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, valterh disse:

 


Qdo comprei o meu era o DS416slim (US$290) com 4 SSD de 1TB (US$50/cada).
Arquitetura era a mesma.


Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Tem uns Seagate SSHD; híbrido, que não sei exatamente o que é, de 2 TB, a um preço bom. Sabem se vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Eita, 4ssd de quanto? Ficaria uma pequena fortuna colocar uns 10tb ai com redundância....

Em 2017 eu comprei de 1TB mesmo, liberando 3TB no total pra uso e um pouco menos de 1TB pra controle.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Tem uns Seagate SSHD; híbrido, que não sei exatamente o que é, de 2 TB, a um preço bom. Sabem se vale a pena?


Sempre é bom consultar quais HD/SSD são compatíveis com o NAS.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, valterh disse:

 


Minha experiência.....
Meu próximo “Time Machine” (o atual, da última versão ainda funciona mas já tenho um substituto)vai ser este:

https://www.amazon.com/Synology-Bay-2-5-DS419slim-Diskless/dp/B07T43VDMM/ref=mp_s_a_1_3?keywords=synology+slim&qid=1580335203&sr=8-3

Tenho um desses no escritório, coloquei 4 SSD Seagate e zero barulhos...configurei ele com o SHR (Synology Hybrid RAID) então trocar os discos é fácil.
Outra vantagem: 2 portas gigabit!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Vou corrigir algo que escrevi ontem (de casa) pois agora que cheguei no escritório consegui checar tudo:
- não são 4SSD's mas sim 4HD's de 2.5" (mesmo assim Seagate de 1TB cada e super-silenciosos - acho que por isso achei que eram SSD's) comprados em 2017 na Amazon. Detalhe, eu havia pedido Samsung pois estavam na lista de compatibilidade do NAS (e eram mais baratos do que os Seagate) mas entregaram Seagate. Conversando com um amigo meu que trabalhava na Seagate naquela época, descobri que a Seagate comprou a divisão de HD da Samsung por isso eu recebi Seagate e não Samsung...

Aproveitando, tem documentos no site da Synology sobre como configurar um volume no NAS deles para trabalhar como Time Machine.

Desculpe a confusão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, valterh disse:

Vou corrigir algo que escrevi ontem (de casa) pois agora que cheguei no escritório consegui checar tudo:
- não são 4SSD's mas sim 4HD's de 2.5" (mesmo assim Seagate de 1TB cada e super-silenciosos - acho que por isso achei que eram SSD's) comprados em 2017 na Amazon. Detalhe, eu havia pedido Samsung pois estavam na lista de compatibilidade do NAS (e eram mais baratos do que os Seagate) mas entregaram Seagate. Conversando com um amigo meu que trabalhava na Seagate naquela época, descobri que a Seagate comprou a divisão de HD da Samsung por isso eu recebi Seagate e não Samsung...

Aproveitando, tem documentos no site da Synology sobre como configurar um volume no NAS deles para trabalhar como Time Machine.

Desculpe a confusão...

Obrigado! Todas as informações utilíssimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, valterh disse:

Vou corrigir algo que escrevi ontem (de casa) pois agora que cheguei no escritório consegui checar tudo:
- não são 4SSD's mas sim 4HD's de 2.5" (mesmo assim Seagate de 1TB cada e super-silenciosos - acho que por isso achei que eram SSD's) comprados em 2017 na Amazon. Detalhe, eu havia pedido Samsung pois estavam na lista de compatibilidade do NAS (e eram mais baratos do que os Seagate) mas entregaram Seagate. Conversando com um amigo meu que trabalhava na Seagate naquela época, descobri que a Seagate comprou a divisão de HD da Samsung por isso eu recebi Seagate e não Samsung...

Aproveitando, tem documentos no site da Synology sobre como configurar um volume no NAS deles para trabalhar como Time Machine.

Desculpe a confusão...

Ah bom, bem que eu não acreditei em SSD de 1TB por $50 rsrs

Para NAS o recomendado são hds proprios para NAS  (como o ironwolf da seagate), mas se não for ter uso muito intenso (24/7) de transferencia de dados, um hd comum pode dar conta do recado, rs

No meu caso tb uso o NAS como DVR para gravar as  imagens das cameras (e o app da synology pra cameras é o melhor que já usei até hj) então  optei por hds proprios pra NAS 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah bom, bem que eu não acreditei em SSD de 1TB por $50 rsrs
Para NAS o recomendado são hds proprios para NAS  (como o ironwolf da seagate), mas se não for ter uso muito intenso (24/7) de transferencia de dados, um hd comum pode dar conta do recado, rs

No meu caso tb uso o NAS como DVR para gravar as  imagens das cameras (e o app da synology pra cameras é o melhor que já usei até hj) então  optei por hds proprios pra NAS 


Falha minha, post “noturno” sabe como é né...rs
Escrevi SSD, fui olhar o meu pedido na Amazon pra ver os preços, vi que era Seagate mas nada de ligar o que escrevi com o que era de fato....rs

Gostei muito do Synology. Tambem tenho um Iomega (acho que agora é EMC) mas a interface é muito pobre sem falar que a mesma é lenta.
O que me chamou a atenção nesse slim é a quantidade de baias pros HD/SSD e 2 gigabit que podem ser configuradas como se fossem um IP apenas (link agregation). Além do SHR que é mais flexível que os RAID-5 normais...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tal como o pessoal já mencionou, hoje a melhor "alternativa" - se tudo que você procura é uma solução de backup ativo conectado via rede local - é um NAS (Network Attached Storage). Marcas como Synology, Asustor, IX Systems, Iomega/EMC etc. tem excelentes opções e vai do que vc queira configurar: número de discos, tipo de disco, capacidade dos discos, nível de redundância, apps ou funções adicionais etc. etc. etc.
E, por outro lado, vc tem uma "caixinha" dedicada para aquela função; se porventura o TC (que deve ser teu roteador/ponto de acesso Wi-Fi tbm.) morrer ou vc precisar substituir por qualquer tecnologia atual (Wi-Fi 6 manda um salve), teu backup fica guardadinho e sempre disponível lá no canto dele.

Agora, nada impede de você pegar teu TC atual é trocar o HDD interno dele. Sim, não é um processo "fácil e indolor" (tal como qualquer tipo de reparo/manutenção que envolva um produto Apple) mas totalmente possível vc comprar um disco SATA de maior capacidade que os 3TB q veio no TC, fazer a troca, inicializa-lo no AirPort Utility e ser feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, UnderEu disse:

Tal como o pessoal já mencionou, hoje a melhor "alternativa" - se tudo que você procura é uma solução de backup ativo conectado via rede local - é um NAS (Network Attached Storage). Marcas como Synology, Asustor, IX Systems, Iomega/EMC etc. tem excelentes opções e vai do que vc queira configurar: número de discos, tipo de disco, capacidade dos discos, nível de redundância, apps ou funções adicionais etc. etc. etc.
E, por outro lado, vc tem uma "caixinha" dedicada para aquela função; se porventura o TC (que deve ser teu roteador/ponto de acesso Wi-Fi tbm.) morrer ou vc precisar substituir por qualquer tecnologia atual (Wi-Fi 6 manda um salve), teu backup fica guardadinho e sempre disponível lá no canto dele.

Agora, nada impede de você pegar teu TC atual é trocar o HDD interno dele. Sim, não é um processo "fácil e indolor" (tal como qualquer tipo de reparo/manutenção que envolva um produto Apple) mas totalmente possível vc comprar um disco SATA de maior capacidade que os 3TB q veio no TC, fazer a troca, inicializa-lo no AirPort Utility e ser feliz.

Minha ignorância neste tema é completa. Qual destes acham é melhor para esta finalidade? Ou tem outras sugestão? Muito obrigado pela ajuda e perdão pelo abuso.

https://www.amazon.com/Seagate-IronWolf-7200RPM-Internal-3-5-Inch/dp/B07H241VK4/ref=sr_1_3?keywords=hdd+sata+10tb&qid=1580562669&sr=8-3

https://www.amazon.com/Seagate-ST10000VXZ004-Skyhawk-Surveillance-Drive/dp/B07H241VNN/ref=sr_1_4?keywords=hdd+sata+10tb&qid=1580562669&sr=8-4

https://www.amazon.com/Seagate-Enterprise-Capacity-Cache-Internal-ST10000NM0016/dp/B01DSRHFOK/ref=sr_1_5?keywords=hdd+sata+10tb&qid=1580562669&sr=8-5

https://www.amazon.com/Purple-10TB-Surveillance-Hard-Drive/dp/B07DYLFYQM/ref=sr_1_6?keywords=hdd+sata+10tb&qid=1580562669&sr=8-6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca testei mas creio que há duas soluções mais simples, que matem o jeito como vc já faz hoje:

1) Continuar usando seu TC e:

a) Conectar um HD externo diretamente nele via USB.

b) Escolher este novo HD de rede como novo destino do TM bkup, formatando-o de acordo.

Veja este link do suporte da Apple: https://support.apple.com/pt-br/HT202784

 

2) Rodar uma camada de Servidor de Time Machine no seu MP e daí fazer o bkup em HD remoto conectado ao seu novo roteador.

(Deve ter outras páginas com essa dica em português, mas se vc lê inglês siga este passo a passo: https://kirkville.com/how-to-use-time-machine-server-in-macos-high-sierra/)

Abs, J

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um NAS é overkill pro que você precisa. Você tem 8TB de SSD, então você não precisa de velocidade e nem de um backup com redundância, você só precisa de espaço e isso o seu Time Capsule ainda pode lhe prover, seja mudando o HD interno dele por um de maior capacidade (já existem HDs de 16TB na Amazon US), seja adicionando um HD externo via USB.

Um NAS é pra quem vai usá-lo como armazenamento principal. Ou seja, precisa de velocidade, disponibilidade e redundância para caso um dos discos morra. Não é o seu caso. Se a velocidade do Time Capsule ainda te atende, só expande a capacidade dele.

Editado por yue
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, yue disse:

Um NAS é overkill pro que você precisa. Você tem 8TB de SSD, então você não precisa de velocidade e nem de um backup com redundância, você só precisa de espaço e isso o seu Time Capsule ainda pode lhe prover, seja mudando o HD interno dele por um de maior capacidade (já existem HDs de 16TB na Amazon US), seja adicionando um HD externo via USB.

Um NAS é pra quem vai usá-lo como armazenamento principal. Ou seja, precisa de velocidade, disponibilidade e redundância para caso um dos discos morram. Não é o seu caso. Se a velocidade do Time Capsule ainda te atende, só expande a capacidade dele.

Muito obrigado! Exato. A solução tinha me parecido desproporcionada para o que eu queria e nem me tinha passado pela cabeça a ideia de dar um up na TC. O que preciso é um backup despreocupado e manter o wi-fi para os aparelhos no escritório (o computador o tenho com Ethernet), que não precisa ser ultrarrápido nem nada. Vou mesmo ver quem pode fazer essa troca de HD na TC. Aliás, se puder dar uma olhada nos HDs que postei em cima, e me dar uma dica de qual me convém mais, agradeço muito. Valeu amigo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...