Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria estufada [MacBook Pro 13" 2015] - Ainda posso recorrer à garantia após um pequeno acidente?


Posts Recomendados

Pessoal,

Tenho um MacBook Pro 13" 2015 que está com a bateria estufada desde meados do ano passado (2019). No fim do ano, fui a uma autorizada e me disseram que eu tinha o direito de trocar a bateria gratuitamente. Como precisava do computador naqueles dias para trabalhar, deixei para efetuar a troca um pouco mais adiante. Acontece que, essa semana, aconteceu um acidente: deixei cair um pouco de água no computador. Depois de um dia secando, ele voltou a ligar, mas desligou após algum tempo de uso. Levei o computador até uma especializada Apple (não-autorizada) para que fizessem a limpeza e o reparo necessário. Havia uma pequena parte da placa oxidada e uma outra em curto (a parte responsável pelo fornecimento de energia - não entendo muito bem dessas coisas).  Fui informado também que um dos sensores de umidade (LCI) estava vermelho, indicando o contato prévio com líquido. Agora o computador voltou a funcionar normalmente.  Nesse contexto, com o sensor vermelho e o pequeno reparo em uma não-autorizada,  comecei a me perguntar se eu ainda teria direito àquela reposição gratuita da bateria. Liguei para a assistência técnica da Apple e o agente que me atendeu foi bastante solícito. Depois de 40min de ligação, ele disse que as minhas chances são baixas, mas sugeriu que eu levasse o equipamento até uma autorizada para que um técnico avaliasse e dissesse se tenho ainda alguma chance de efetuar a reposição da bateria sem custos. Assim, queria fazer duas perguntas:

- Qual a chance do técnico entender que o estufamento da bateria não tem relação com o derramamento de líquido indicado pelo sensor de umidade?

- Ele avaliando e entendendo isso, qual a chance de eu conseguir a troca da bateria sem custos?

- Caso eu não consiga realizar a troca sem custos, vocês acham que valeria a pena fazer a troca da bateria em uma não-autorizada? 

Obrigado,

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O técnico responsável com certeza PODE alegar que a bateria estufou devido ao contato com água, já que geralmente quando os aparelhos entram em contato com água um ou vários componentes entram em curto, o que gera tensões inadequadas de energia em diversos setores da placa (a parte da placa que você citou provavelmente é SMC). Só o fato de outra assistência já ter aberto o aparelho e dos indicadores de umidade estarem vermelhos já é motivo para negarem o reparo em garantia. Como eu disse, PODE (e é provável), mas só tentando pra ver. Na minha experiência, eu não teria feito essa ligação para a Apple. A primeira coisa que eles fazem é pedir o número de série e jogar as informações no sistema, então pode ser que quando você for a um centro de reparo autorizado eles já saibam a resenha de trás pra frente. Certo era ter ficado quieto e ter tentado, rs. Mas, como eu disse, o não você já tem. Resta agora tentar.

Sobre trocar a bateria em uma assistência especializada: com certeza vale a pena. Eu faço esse serviço todos os dias. Acabei de trocar de um MacBook Pro 13" 2012. O importante é você buscar referências da assistência e técnico pra quem vai levar o aparelho. Na verdade, eu já vi os tal "Genius Bar" da Apple fazer um monte de merda nesses 10 anos no ramo, assim como já vi "especializados" fazendo merda.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

O técnico responsável com certeza PODE alegar que a bateria estufou devido ao contato com água, já que geralmente quando os aparelhos entram em contato com água um ou vários componentes entram em curto, o que gera tensões inadequadas de energia em diversos setores da placa (a parte da placa que você citou provavelmente é SMC). Só o fato de outra assistência já ter aberto o aparelho e dos indicadores de umidade estarem vermelhos já é motivo para negarem o reparo em garantia. Como eu disse, PODE (e é provável), mas só tentando pra ver. Na minha experiência, eu não teria feito essa ligação para a Apple. A primeira coisa que eles fazem é pedir o número de série e jogar as informações no sistema, então pode ser que quando você for a um centro de reparo autorizado eles já saibam a resenha de trás pra frente. Certo era ter ficado quieto e ter tentado, rs. Mas, como eu disse, o não você já tem. Resta agora tentar.

Sobre trocar a bateria em uma assistência especializada: com certeza vale a pena. Eu faço esse serviço todos os dias. Acabei de trocar de um MacBook Pro 13" 2012. O importante é você buscar referências da assistência e técnico pra quem vai levar o aparelho. Na verdade, eu já vi os tal "Genius Bar" da Apple fazer um monte de merda nesses 10 anos no ramo, assim como já vi "especializados" fazendo merda.

Abraço!

Valeu, Beto! Pois é, depois desse acidente, a minha expectativa pra trocar a bateria gratuitamente foi pra baixo. Acho que as chances são muito baixas, de fato. Com relação à troca em uma assistência especializada, eu fiquei na dúvida pelo seguinte: na autorizada, eles dizem que a troca seria de toda a topcase; na especializada, eles dizem que isso não é necessário, que é possível trocar apenas a bateria etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo B. Carrijo disse:

Valeu, Beto! Pois é, depois desse acidente, a minha expectativa pra trocar a bateria gratuitamente foi pra baixo. Acho que as chances são muito baixas, de fato. Com relação à troca em uma assistência especializada, eu fiquei na dúvida pelo seguinte: na autorizada, eles dizem que a troca seria de toda a topcase; na especializada, eles dizem que isso não é necessário, que é possível trocar apenas a bateria etc. 

Cara, eles são malucos. A Apple faz de tudo pra dificultar ao máximo ou encarecer pra forçar o cliente a trocar o aparelho todo. Você acha que faz sentido a pessoa quebrar o vidro traseiro de um iPhone 8 em diante e ter que trocar o aparelho todo por causa disso? Como que o fabricante não pode oferecer a troca da carcaça completa? Esse negócio de trocar todo o housing do aparelho por causa da bateria é uma baixaria sem tamanho, por isso digo que Autorizada Apple só se for em garantia, porque se não, tudo se torna impossível, ou inviável, ou caro demais etc etc.

É sim possível trocar somente a bateria, colocar uma bateria de qualidade, fazer um serviço de qualidade e dar garantia por isso. Digo porque faço todos os dias há praticamente uma década e tenho clientes fiéis.

Procure uma assistência confiável, se possível com indicações, e não pense duas vezes pra trocar essa bateria que vai ficar te dando dor de cabeça.

Qualquer dúvida estou a disposição!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Cara, eles são malucos. A Apple faz de tudo pra dificultar ao máximo ou encarecer pra forçar o cliente a trocar o aparelho todo. Você acha que faz sentido a pessoa quebrar o vidro traseiro de um iPhone 8 em diante e ter que trocar o aparelho todo por causa disso? Como que o fabricante não pode oferecer a troca da carcaça completa? Esse negócio de trocar todo o housing do aparelho por causa da bateria é uma baixaria sem tamanho, por isso digo que Autorizada Apple só se for em garantia, porque se não, tudo se torna impossível, ou inviável, ou caro demais etc etc.

É sim possível trocar somente a bateria, colocar uma bateria de qualidade, fazer um serviço de qualidade e dar garantia por isso. Digo porque faço todos os dias há praticamente uma década e tenho clientes fiéis.

Procure uma assistência confiável, se possível com indicações, e não pense duas vezes pra trocar essa bateria que vai ficar te dando dor de cabeça.

Qualquer dúvida estou a disposição!

Abraço!

Sim, vou fazer isso! Aliás, já tenho uma assistência especializada de confiança, a mesma que fez o reparo na placa. Obrigado novamente, e qualquer dúvida falo contigo, com certeza hehe. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Cara, eles são malucos. A Apple faz de tudo pra dificultar ao máximo ou encarecer pra forçar o cliente a trocar o aparelho todo. Você acha que faz sentido a pessoa quebrar o vidro traseiro de um iPhone 8 em diante e ter que trocar o aparelho todo por causa disso? Como que o fabricante não pode oferecer a troca da carcaça completa? Esse negócio de trocar todo o housing do aparelho por causa da bateria é uma baixaria sem tamanho, por isso digo que Autorizada Apple só se for em garantia, porque se não, tudo se torna impossível, ou inviável, ou caro demais etc etc.

É sim possível trocar somente a bateria, colocar uma bateria de qualidade, fazer um serviço de qualidade e dar garantia por isso. Digo porque faço todos os dias há praticamente uma década e tenho clientes fiéis.

Procure uma assistência confiável, se possível com indicações, e não pense duas vezes pra trocar essa bateria que vai ficar te dando dor de cabeça.

Qualquer dúvida estou a disposição!

Abraço!

Aliás, aproveitando, só mais uma dúvida rs: você sabe se o site BBbaterias é confiável? Porque pensei em comprar e levar para a assistência fazer a instalação. Achei essa bateria que, aparentemente, é a mesma do meu MacBook, e parece estar com um preço bom: https://www.bbbaterias.com.br/bateria-para-notebook-apple-macbook-air-13-inch-early-2015

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei essa também (na verdade essa é do meu modelo mesmo): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1208556132-bateria-macbook-apple-a1582-pro-13-retina-a1502-2015-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=b5311709-353d-4cf8-a863-fcb4fb5ebb74 . Só fico desconfiado porque dizem ser "original" e, até onde eu saiba, não é possível trocar por uma original Apple a não ser com a própria Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço eles, dá uma olhada em Reclame Aqui, Google Business etc... O preço tá condizente.

Bateria é um caso a parte, amigo. Eu consigo baterias OEM pra MacBook também, não quer dizer que seja paralela a deles.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/02/2020 at 20:01, BetoGaleazzo disse:

O técnico responsável com certeza PODE alegar que a bateria estufou devido ao contato com água, já que geralmente quando os aparelhos entram em contato com água um ou vários componentes entram em curto, o que gera tensões inadequadas de energia em diversos setores da placa (a parte da placa que você citou provavelmente é SMC). Só o fato de outra assistência já ter aberto o aparelho e dos indicadores de umidade estarem vermelhos já é motivo para negarem o reparo em garantia. Como eu disse, PODE (e é provável), mas só tentando pra ver. Na minha experiência, eu não teria feito essa ligação para a Apple. A primeira coisa que eles fazem é pedir o número de série e jogar as informações no sistema, então pode ser que quando você for a um centro de reparo autorizado eles já saibam a resenha de trás pra frente. Certo era ter ficado quieto e ter tentado, rs. Mas, como eu disse, o não você já tem. Resta agora tentar.

Sobre trocar a bateria em uma assistência especializada: com certeza vale a pena. Eu faço esse serviço todos os dias. Acabei de trocar de um MacBook Pro 13" 2012. O importante é você buscar referências da assistência e técnico pra quem vai levar o aparelho. Na verdade, eu já vi os tal "Genius Bar" da Apple fazer um monte de merda nesses 10 anos no ramo, assim como já vi "especializados" fazendo merda.

Abraço!

Rapaz, só pra atualizar dizendo que acabei tendo muita sorte e vão trocar a minha bateria (toda a topcase, na verdade) na autorizada, de graça. rs. O técnico fez todos os testes de praxe, estava tudo funcionando bem, fez o pedido à Apple e já estão encaminhando a peça. Achei importante colocar isso aqui caso alguém mais passe por essa situação, enfim. Pode ser difícil, mas é possível. E valeu pelo "o não você já tem. Resta agora tentar" -- eu já tava quase comprando uma bateria qualquer, mas isso me deu um empurrãozinho pra tentar na autorizada hehe. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2020 at 20:01, BetoGaleazzo disse:

Eu faço esse serviço todos os dias. Acabei de trocar de um MacBook Pro 13" 2012. 

Beto, eu moro no ES e tenho um MacBook Pro 15 Retina late 2013 A1398. Fui na autorizada e eles querem trocar toocase completa. O valor é exorbitante! Gostaria de comprar a bateria e os 2 auto-falantes e trocar em um assistente técnico de confiança.... Você poderia me sugerir um fornecedor confiável, link  (bateria OEM)?! Desde já lhe agradeço! Att. Alain.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 18/02/2020 at 23:42, Rodrigo C. disse:

Rapaz, só pra atualizar dizendo que acabei tendo muita sorte e vão trocar a minha bateria (toda a topcase, na verdade) na autorizada, de graça. rs. O técnico fez todos os testes de praxe, estava tudo funcionando bem, fez o pedido à Apple e já estão encaminhando a peça. Achei importante colocar isso aqui caso alguém mais passe por essa situação, enfim. Pode ser difícil, mas é possível. E valeu pelo "o não você já tem. Resta agora tentar" -- eu já tava quase comprando uma bateria qualquer, mas isso me deu um empurrãozinho pra tentar na autorizada hehe. Abraço!

Você deu bastante sorte. A troca ser realizada com o sensor de umidade ativado é algo que eu particularmente nunca havia visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...