Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mudança drástica na saúde da bateria


joaoluiscf

Posts Recomendados

Fala pessoal!

 

Comprei um Macbook Pro 13" Mid 2014 no fim do ano passado. Quando o peguei a bateria tinha 47 ciclos, original e não estava estufada ou algo do tipo. Não havia, e não há, nenhum indicativo de que o Macbook já passou por reparos. Os componentes internos estavam realmente 100%.

Bom, usei ele durante dezembro e janeiro sem nenhum problema de performance ou algo parecido. A bateria durava muito tempo e o indicador de saúde estava na casa dos 92%/94%. Mas agora, no último sábado, o Macbook desligou repentinamente enquanto assistia um filme. Liguei na tomada e ele voltou, mas para minha surpresa e espanto a saúde da bateria caiu para 30%. Tentei redefinir o SMC, NVRAM e descarregar a bateria completamente para dar um novo ciclo. Nada disso funcionou. Inclusive, depois da tentativa de calibrar a bateria, parece que ela parou de receber carga.

Parece que o caso realmente exige troca de bateria, mas eu acho muito estranho essa mudança tão drástica na saúde e no funcionamento da bateria. Na sexta estava em perfeito funcionamento, no sábado a saúde estava 30% e hoje está em 24%.

Alguém tem ideia do porque isso pode ter acontecido? Existe alguma outra solução alem da substituição da bateria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

João, o mais indicado nesse caso é você levar seu Mac a uma assistência.

Não dá pra assumir que o defeito está na bateria e nem que ela precisa ser trocada. O indicador de saúde maluco pode ser um componente com defeito informando uma leitura incorreta. Também não há como fazer uma análise visual correta da placa sem o uso de um microscópio. Mesmo quando a análise visual não detecta nada aparente, precisamos partir para a análise das linhas primárias de energia com o uso de um multímetro e em alguns casos até com um osciloscópio.

Enfim, minha dica é não usar o aparelho e levar a um técnico de confiança.

Boa sorte. Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaoluiscf, o comentário do @BetoGaleazzo foi bastante preciso, mas há também que se levar em consideração o envelhecimento químico da bateria que independe do seu uso. O conselho dele é muito importante: faça um backup completo imediatamente e pare o uso da máquina. Procure um técnico de confiança que poderá diagnosticar rapidademente se a sua bateria sofreu esse problema ou se há falha em componentes da logic board. De quaquer forma, prepare-se para gastar uma boa grana caso queira restabelecer o funcionamento pleno dessa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Leitão e @BetoGaleazzo é uma hipótese, mas não acredito muito nela. Em todo caso, vou levar para algum técnico avaliar. Em todo caso, parece que a troca da bateria é inevitável, sendo assim já vou comprar uma. Recomendam alguma marca? As genéricas encontradas no Mercado Livre atendem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe o técnico fazer essa avaliação. Ontem peguei um iPhone que a bateria não estava durando de jeito nenhum, o iOS não estava lendo a saúde dela, o cliente já chegou apavorando dizendo que era bateria e no final das contas era o chip Tristar da placa. Trocamos o componente e o consumo de energia voltou ao normal e o iOS identificou a bateria com 87% de sua saúde. Você disse que pegou ele não tem um ano e tinha 47 ciclos... Tudo bem, não quer dizer muita coisa, mas existe a possibilidade de você estar querendo gastar dinheiro a toa. Como eu disse, deixe o técnico fazer essa avaliação.

Sobre bateria, eu só uso bateria OEM pra MacBook, importada direto da China. Não utilizo nenhuma marca em específico, então essa informação vou ficar te devendo.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As baterias da iFixIt superam as originais em especificações de capacidade e segurança. Eu só uso a deles quando preciso substituir.  São caras, importadas, demoram para chegar, mas são excelentes. Quanto à avaliação da máquina você pode enviar ela para assistência fora da sua cidade. Várias oferecem esse tipo de atendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...