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leomkt

OneDrive (M$) travou meu Catalina

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Lembro que por volta de 2004 quando abandonei a MicroSoft cansado de TER QUE necessariamente formatar o computador de 2 em 2 meses para que tudo funcionasse direito. Comprei meu primeiro iBook (linha de notebook não profissional equipado com os antigos processadores G4, pouco antes da Apple adotar processadores Intel). De lá pra cá mudei para um iMac 2007, que funciona bem até hj, e um MacMini 2012, meu computador principal, onde trato fotos e edito videos (respeitando suas possibilidades, me atende bem). Desde 2004 tudo fluindo tranquilamente.

Também lembro que faz pouco mais de 1 ano que voltei à MicroSoft. Com ela, voltei às dores de cabeça com computadores. Continuo com o MacMini 2012, mas com o dólar subindo abandonei o DropBox e migrei pro OneDrive (que de quebra me da a licensa do pacote office). A sincronia funciona, mas impossível se comparar com o DropBox. Não funciona direito com o HD da nuvem num disco externo (se inicia o app com o disco desligado, na hora que liga ele começa a sincronizar para reconhecer os arquivos TUDO de novo). Botei um HDD 1Tb junto com o SSD, é obviamente mais lerdo. Ao renomear arquivo, por vezes ele "apaga" o original da Nuvem e depois envia de novo o arquivo, que só mudou de nome (não é sempre, mas são muitas vezes), mudar de pasta as vezes acontece isso também. A forma como lida com arquivos grandes tb é terrível, com qq mudança que se faça......

A ultima do OneDrive: Converti cerca de 500 arquivos CR2 em DNG (o CR2 é apagado no processo). O app simplesmente travou. Ficou 2 dias inteiros na "recontagem" de arquivos. Tirei os DNG da pasta do OneDrive (achei que fosse alguma incompatibilidade). Não voltou à sincronizar. Passei o Onyx, verifiquei disco..... nada. O computador começou a ficar MUITO lerdo. Cheguei a achar que era o Catalina. Reiniciei o computador, demorou 10 min pra iniciar de novo. Nesse ponto o Adobe Maneger (do Creative Cloud, que fica la em cima junto do relógio) foi dado como corrompido e não iniciava. Apps M$ não abriam. Notificação de atualização não abria a AppStore para atualizar. Pensei que meu SSD ou HDD estava com problema. O monitor de atividade indicava o 80% do processamento livre. Memória livre. O OneDrive eu tinha encerrado, mas tinha alí um diachinho de OneDrive não sei o que (algo como ligado ao disco) que eu não conseguia encerrar. Fui em aplicativos e apaguei o app. Reiniciei e tudo voltou ao normal, incluindo o app Adobe que não tinha sido de fato corrompido.

Historia longa pra falar dos traumas da MicroSoft. Como uma merreca que deveria ser simples (trocar arquivos entre HD e Nuvem) pode causar tanto problema. GoogleDrive não me dei bem (um inferno para passar as fotos do Google Fotos para o computador, simplesmente não sincroniza, tem que baixar lotes de 500 fotos) e o iCloud não consigo sincronizar arquivos de forma prática tb, não da pra simplesmente mandar sincronizar o HD segundario de 1tb. Terrivel voltar a ser refém da M$.

Se alguém tiver alguma dica....

Editado por leomkt

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No início do ano passado consegui a proeza de apagar todos os meus arquivos que estavam em um HD secundário no Macbook (Cady). 
Consegui recuperar os arquivos com o Disk Drill e desde então passei a usar o One Drive para armazenar os arquivos, comprei também um Time Capsule pra não dizer que não fiz Backup de tudo. 
Este ano troquei de Macbook e passei pra um que aceitava o Mojave e coloquei no tal do HD secundário (Cady) os arquivos recuperados. 

No "novo" Macbook continuei a usar o one drive e pra minha supresa vi que algo está consumindo todos os 16gb de RAM, travando por completo o sistema. 

Ao entrar no Monitor de Atividades percebi que um processo está sendo responsável por essa drenagem do memória RAM, 
é o processo iconservicesagent

Ao quitar o programa (One Drive) percebi que este processo (iconservicesagent) devolve a memória utilizada.

O mais estranho que no iMac que está com Sierra e apenas um HD não da problema algum. 

Então chego as seguintes hipóteses:

1 - O One Drive não esta sabendo lidar com um segundo HD
ou...
2.. Sistemas acima do HIgh Sierra não estão sabendo lidar com o One Drive...

Por via das dúvidas, baixei todos os arquivos no HD único do iMac e quando vou usar o Macbook não deixo o One Drive iniciar junto com o Mac OS, o ligo somente depois do sistema rodando e deixo sincronizar os arquivos usados, quitando o One Drive em seguida. 

 

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