Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NF para garantia - iPhone X


Posts Recomendados

Estou em Pânico :(

Comprei um iPhone X em Outubro em uma revendedora de iPhones que fica em São Caetano. Dei o meu 6s na troca ,com NF e comprei um semi-novo em perfeito estado de conservação, tudo funcionando perfeitamente!

Quando foi sábado, do nada ele parou de funcionar e eu fui investigar touch deu uma falha e descobri que existe um programa de garantia da Apple que faz assistência como se fosse um recall ! Muito bem ... Mandei na autorizada e agora estão exigindo a NF para dar andamento no serviço ou então tenho que pagar $1.699 ... A pessoa que me vendeu não tem controle de onde veio e não consegue contratar a pessoa para solicitar a NF eu já não sei mais onde procurar a NF pq não sei onde foi comprado e nem quem foi o primeiro dono ! Jamais imaginei q eu teria problemas 💔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

  • 3 semanas depois...

Não é sempre, mas o fabricante/importador pode sim solicitar a NF em caso de garantia, seja para verificar a titularidade da nota, informações sobre o revendedor, data, número de série e até verificar a origem lícita (ou não) do aparelho. É uma prerrogativa legal e ele pode inclusive negar o serviço.

São duas coisas que o brasileiro se acostumou mas precisa se desacostumar:
- "A Apple não faz reparo em garantia, troca o aparelho por um novo."
- "A Apple não exige nota fiscal."

A Apple troca o aparelho por questões logísticas/comerciais na maioria dos casos, mas não é regra e muito menos dever, e, também pode (e vai) solicitar a NF quando julgar necessário.

Abraço!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E raro, mais pode acontecer de solicitarem a NF, e não estão errados de fazer. De todo modo como e algo raro de acontecer o ideal e levar em outra autorizada, porem o que eu gosto de fazer e sempre abrir o chamado primeiro com a Apple e ai agendo com eles o direcionamento para uma autorizada, nunca me questionam sobre NF e ja levei tanto iPhone quanto o Mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Não é sempre, mas o fabricante/importador pode sim solicitar a NF em caso de garantia, seja para verificar a titularidade da nota, informações sobre o revendedor, data, número de série e até verificar a origem lícita (ou não) do aparelho. É uma prerrogativa legal e ele pode inclusive negar o serviço.

 

Discordo. Há dois tipos de garantia no Brasil: legal e convencional. A legal, de acordo com o Código D. Consumidor, é de 90 dias a partir da compra. Não há a previsão de forma legal para a prova da compra, de modo que a prova da data de aquisição é livre, ou seja, qualquer tipo de prova vale, incluindo foto, video da loja, e-mail, print de web page, comprovante de depósito, etc.  

A garantia convencional é aquela que ultrapassa os 90 dias obrigatórios, e é regulada por um contrato (termo de garantia). Se o termo de garantia exigir a nota fiscal como prova, a cláusula não vale no Brasil. 

A nota fiscal, como o nome diz, é um comprovante de recolhimento de impostos.

 Já troquei um iphone, um ipad e um macbook na garantia, e já troquei a tela de um macbook pro. O primeiro caso foi um macbook, e na primeira autorizada em que fui o cara exigiu a nota e não aceitou a que eu tinha, que era um invoice de NY, onde o computador foi comprado. Saí de lá, fui em outra, que me atendeu na hora, sem questionar nada. Fiz reclamação na Apple a respeito da negativa, e o dono me ligou depois pedindo desculpas, dizendo que o funcionário errou.

O último caso foi a tela do macbook pro. Eu vi o defeito muito tempo antes do fim da garantia, mas deixei pra trocar no fim. Acontece que eu personalizei o macbook na compra, feita na Austrália, de modo que a data que constava no sistema apple era a data do pedido, e não a data de quando os "correios" entregaram. Quando eu fui na autorizada, já tinha passado o prazo contando da primeira data. Expliquei o que rolou, me pediram a nota, eu mostrei só uma foto no celular, e a autorizada providenciou a troca.

Em resumo: a empresa até pode exigir uma prova da data da compra, mas não pode especificar qual. No caso da Apple, como ela própria tem um sistema que permite ver exatamente quando e onde o produto foi comprado, só poderia exigir outra prova no caso de discrepância, como ocorreu comigo.

Já vi algumas pessoas falando que a nota fiscal é a prova da propriedade... Outro erro. No direito brasileiro, a prova da propriedade de bem móvel é a posse. É por esse motivo que não precisamos sair com a NF ou outra prova de que somos os verdadeiros donos das nossas roupas, calçados, celular, relógio, notebook, etc, sem correr o risco de sermos abordados por alguma autoridade na rua. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2020 at 00:11, Barbara Silva disse:

Estou em Pânico :(

Comprei um iPhone X em Outubro em uma revendedora de iPhones que fica em São Caetano. Dei o meu 6s na troca ,com NF e comprei um semi-novo em perfeito estado de conservação, tudo funcionando perfeitamente!

Quando foi sábado, do nada ele parou de funcionar e eu fui investigar touch deu uma falha e descobri que existe um programa de garantia da Apple que faz assistência como se fosse um recall ! Muito bem ... Mandei na autorizada e agora estão exigindo a NF para dar andamento no serviço ou então tenho que pagar $1.699 ... A pessoa que me vendeu não tem controle de onde veio e não consegue contratar a pessoa para solicitar a NF eu já não sei mais onde procurar a NF pq não sei onde foi comprado e nem quem foi o primeiro dono ! Jamais imaginei q eu teria problemas 💔

Barbara, o link a seguir é para a checagem de cobertura de garantia da Apple:

https://checkcoverage.apple.com/br/pt/

Em tese, o banco de dados desse sistema é o mesmo que as autorizadas têm acesso. 

Te recomendo entrar no site verificar o que consta lá, precisa só do número de série. Se o sistema mostrar que ainda está na garantia, tire um print e exija a cobertura, é seu direito inquestionável, com nota ou sem nota.

Se por acaso o sistema mostrar que já passou a garantia, dificilmente a informação estará incorreta. Mas caso consiga a nota fiscal OU OUTRA PROVA da data da compra com o dono original, há fundamento para tentar, inclusive judicialmente.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2020 at 19:10, roberktum disse:

Barbara, o link a seguir é para a checagem de cobertura de garantia da Apple:

https://checkcoverage.apple.com/br/pt/

Em tese, o banco de dados desse sistema é o mesmo que as autorizadas têm acesso. 

Te recomendo entrar no site verificar o que consta lá, precisa só do número de série. Se o sistema mostrar que ainda está na garantia, tire um print e exija a cobertura, é seu direito inquestionável, com nota ou sem nota.

Se por acaso o sistema mostrar que já passou a garantia, dificilmente a informação estará incorreta. Mas caso consiga a nota fiscal OU OUTRA PROVA da data da compra com o dono original, há fundamento para tentar, inclusive judicialmente.

Boa sorte.

É que no caso dela a garantia já acabou mesmo. É um recall relacionado à tela do aparelho, o que torna essa solicitação da nota mais sem sentido ainda. 
 

Além de ir em outra autorizada, uma saída pode ser entrar em contato com o suporte da Apple e ver se eles conseguem enviar alguma coisa por e-mail dizendo até quando foi a garantia de 1 ano. Aí, teoricamente é só subtrair um ano. 
 

Não sei qual autorizada negou o serviço, mas se eles já estão fazendo isso o mais recomendado seria mandar pra outra mesmo, e comunicar à Apple o que ocorreu pra que possa ser corrigido. 
 

Espero que consiga resolver da melhor forma possível, e depois posta o desfecho aqui pra gente saber desses procedimentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2020 at 00:34, DaniloDantez disse:

É que no caso dela a garantia já acabou mesmo. É um recall relacionado à tela do aparelho, o que torna essa solicitação da nota mais sem sentido ainda. 

Olá, Danilo,

Achei que ainda estava na garantia. Mas, de toda forma, não me parece caso de recall, tanto porque não houve chamado da Apple indicando lotes defeituosos, quanto porque recall pressupõe um defeito que traga risco à saúde ou segurança do consumidor, o que pelo jeito não é o caso. 

Me parece que é o caso de garantia mesmo, pelo tal vício oculto, que ocorre quando um defeito de fabricação aparece já depois de finalizado o prazo de garantia. Nesse caso, o prazo legal de 90 dias volta a correr a partir da data em que o consumidor notou o defeito. A especificidade do caso é que a Apple já admitiu a alta incidência do defeito. 

No site da cobertura que eu mencionei na minha resposta anterior há a informação de que "O recibo de venda é necessário para validar a Garantia Limitada da Apple", mas não há base jurídica para essa exigência - no Brasil, pelo menos. 

Acho que no caso da Barbara, como você disse, o indicado é ir em outra autorizada, o mais rápido possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2020 at 11:10, roberktum disse:

Olá, Danilo,

Achei que ainda estava na garantia. Mas, de toda forma, não me parece caso de recall, tanto porque não houve chamado da Apple indicando lotes defeituosos, quanto porque recall pressupõe um defeito que traga risco à saúde ou segurança do consumidor, o que pelo jeito não é o caso. 

Me parece que é o caso de garantia mesmo, pelo tal vício oculto, que ocorre quando um defeito de fabricação aparece já depois de finalizado o prazo de garantia. Nesse caso, o prazo legal de 90 dias volta a correr a partir da data em que o consumidor notou o defeito. A especificidade do caso é que a Apple já admitiu a alta incidência do defeito. 

No site da cobertura que eu mencionei na minha resposta anterior há a informação de que "O recibo de venda é necessário para validar a Garantia Limitada da Apple", mas não há base jurídica para essa exigência - no Brasil, pelo menos. 

Acho que no caso da Barbara, como você disse, o indicado é ir em outra autorizada, o mais rápido possível.

Legal. Não sabia dessa especificidade. Pra mim era tudo recall. 
Obrigado pelo esclarecimento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...