Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Versão macos mini late 2014


Rdamico

Posts Recomendados

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo aqui no fórum e estou escrevendo com uma dúvida que estou buscando algum tipo de ajuda.

eu tenho um mini late 2014 i5 8gb de RAM e had de 1tb (de 5400).

hoje ele roda o Mojave, porém está praticamente impossível de usar o mini com ele.

comprei um disco ssd da crucial (que assim que chegar irei instalar) mas eu queria saber a opinião de vocês se vale a pena continuar (mesmo depois com o ssd) usando o mojave?

um drowngrade vale a pena por favor? Ou irei perder muitas funcionalidades?

obrigado

abracao 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um MacBook Pro 13" Late 2013 que usa um i5 de 4° geração, a mesma do seu Mac mini e depois do Catalina, percebi que o desempenho está no limite do aceitável. Cheguei até a pensar em voltar para o Mojave, mas por preguiça eu não voltei, rs. Mas é fato que vai ser a última versão do mac OS que vou instalar, a não ser que o próximo a Apple dê uma bela otimizada.
Ao menos no meu MacBook, e creio que no seu Mac mini também, o High Sierra foi o melhor mac OS que eu usei. Tudo funcionava que era uma maravilha. Já no Mojave ou Catalina, funciona, um bug gráfico aqui e alí, preview as vezes buga para abrir uns pdf, etc... Mas já se percebe que não  é lá essas coisas.
Se você usa o seu Mac para trabalho e precisa de um sistema mais rápido e confiável, volte para o High Sierra até comprar um Mac mais novo.
Com o SSD vai ser uma diferença absurda. Definitivamente o mac OS desde o Yosemite não foi feito mais para rodar em HDD. 
Instala o SSD e o Catalina e veja o desempenho. Vai rodar até que muito bem, mas definitivamente para os nossos Macs já velhinhos, o High Sierra foi o melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, jailsonrs disse:

Eu tenho um MacBook Pro 13" Late 2013 que usa um i5 de 4° geração, a mesma do seu Mac mini e depois do Catalina, percebi que o desempenho está no limite do aceitável. Cheguei até a pensar em voltar para o Mojave, mas por preguiça eu não voltei, rs. Mas é fato que vai ser a última versão do mac OS que vou instalar, a não ser que o próximo a Apple dê uma bela otimizada.
Ao menos no meu MacBook, e creio que no seu Mac mini também, o High Sierra foi o melhor mac OS que eu usei. Tudo funcionava que era uma maravilha. Já no Mojave ou Catalina, funciona, um bug gráfico aqui e alí, preview as vezes buga para abrir uns pdf, etc... Mas já se percebe que não  é lá essas coisas.
Se você usa o seu Mac para trabalho e precisa de um sistema mais rápido e confiável, volte para o High Sierra até comprar um Mac mais novo.
Com o SSD vai ser uma diferença absurda. Definitivamente o mac OS desde o Yosemite não foi feito mais para rodar em HDD. 
Instala o SSD e o Catalina e veja o desempenho. Vai rodar até que muito bem, mas definitivamente para os nossos Macs já velhinhos, o High Sierra foi o melhor. 

Pô Jailson muito obrigado pela resposta.

vou seguir sua ideia, realmente estou esperando que o SSD de uma vida nova pra criança.

eu tenho faço tradução de documentos nele, vez ou outra um corte em um vídeo aqui e ali com o iMovie, coisas que funcionavam muito bem.

mas acho que é isso, vou testar o Catalina, se não rolar o jeito é voltar pro high Sierra.

 

abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rdamico disse:

Pô Jailson muito obrigado pela resposta.

vou seguir sua ideia, realmente estou esperando que o SSD de uma vida nova pra criança.

eu tenho faço tradução de documentos nele, vez ou outra um corte em um vídeo aqui e ali com o iMovie, coisas que funcionavam muito bem.

mas acho que é isso, vou testar o Catalina, se não rolar o jeito é voltar pro high Sierra.

 

abracao

Com o SSD a diferença via ser brutal. Vai parecer que vc comprou um Mac novo. Faça uma instalação limpa se possível e instale programas e volte os arquivos do zero para ficar melhor ainda.
Vc vai gostar o Catalina rodando no SSD. Vida longa ao seu Mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, jailsonrs disse:

Com o SSD a diferença via ser brutal. Vai parecer que vc comprou um Mac novo. Faça uma instalação limpa se possível e instale programas e volte os arquivos do zero para ficar melhor ainda.
Vc vai gostar o Catalina rodando no SSD. Vida longa ao seu Mac. 

Deus te ouça kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Rdamico disse:

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo aqui no fórum e estou escrevendo com uma dúvida que estou buscando algum tipo de ajuda.

eu tenho um mini late 2014 i5 8gb de RAM e had de 1tb (de 5400).

hoje ele roda o Mojave, porém está praticamente impossível de usar o mini com ele.

comprei um disco ssd da crucial (que assim que chegar irei instalar) mas eu queria saber a opinião de vocês se vale a pena continuar (mesmo depois com o ssd) usando o mojave?

um drowngrade vale a pena por favor? Ou irei perder muitas funcionalidades?

obrigado

abracao 

Boa noite amigo, faça o seguinte, espere seu SSD chegar e instale o OS novamente.

Caso você perceba que a troca realmente valeu a pena no quesito desempenho/velocidade talvez ainda compense utilizar o Mojave, caso contrário volte para o High Sierra.

Neste momento estou usando um MacBook Aluminum Late 2008 exatamente com um SSD Crucial BX500 240GB e 8GB RAM, rodando Mojave via patch do Dosdude1 e posso te dizer que o desempenho realmente é outro em relação a última versão suportada por este MacBook (El Capitan).

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, juliochok disse:

Boa noite amigo, faça o seguinte, espere seu SSD chegar e instale o OS novamente.

Caso você perceba que a troca realmente valeu a pena no quesito desempenho/velocidade talvez ainda compense utilizar o Mojave, caso contrário volte para o High Sierra.

Neste momento estou usando um MacBook Aluminum Late 2008 exatamente com um SSD Crucial BX500 240GB e 8GB RAM, rodando Mojave via patch do Dosdude1 e posso te dizer que o desempenho realmente é outro em relação a última versão suportada por este MacBook (El Capitan).

Boa sorte.

Valeu Júlio, a primeira vez que li algo sobre Dosdude1 foi aqui no fórum ontem a noite. Vou dar uma pesquisada melhor nesse lance de patch para entender como funciona, mas valeu a dica.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2020 at 08:35, Pico disse:

Tenho o mesmo Mac Mini, só que coloquei um SSD Samsung 850 EVO. Uso o Mojave sem problemas algum faz um bom tempo. Por enquanto não preciso atualizar pro Catalina então nem atualizo.

 

bom dia Pico, muito obrigado pelo comentário. Pelo que eu estou vendo a solução do meu problema vai ser mesmo o SSD. O disco já chegou, mas o kit com aquelas alavancas e as chaves torx ainda não (eu não tenho a T5 e a T8), assim que chegar e eu finalizar conto como foi.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal, tudo beleza por ai?
Só pra contar pra vocês finalizei hoje o upgrade, realmente o Catalina com o SSD ta rodando perfeito.

Não tinha ideia da diferença de velocidade do disco mecânico pro SSD, é a primeira vez que eu fiz o upgrade, valeu muito a pena, virou outro mac...

Valeu a ajuda de todos!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 20/04/2020 at 17:36, Rdamico disse:

Boa tarde pessoal, tudo beleza por ai?
Só pra contar pra vocês finalizei hoje o upgrade, realmente o Catalina com o SSD ta rodando perfeito.

Não tinha ideia da diferença de velocidade do disco mecânico pro SSD, é a primeira vez que eu fiz o upgrade, valeu muito a pena, virou outro mac...

Valeu a ajuda de todos!

Abração

Você  usou um ssd normal ou aqueles express (parece um pente de memória de pc).

Pensei em pegar um desses e colocar o Big Sur... Já testou com o Big Sur?

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/03/2021 at 13:21, Diego Ferraz Monteiro disse:

Você  usou um ssd normal ou aqueles express (parece um pente de memória de pc).

Pensei em pegar um desses e colocar o Big Sur... Já testou com o Big Sur?

 

valeu

Fala Diego tudo bem? Desculpa a demora em te responder, só vi as notificações hoje, mas antes tarde do que nunca.

Não usei NVM2 (acho que é assim que escreve) comprei um SSD da Crucial de 1TB MX500 (ssd normal).

Ainda não subi o Big Sur, estou pensando em fazer isso por estes dias, mas to na duvida se faço uma instalação limpa ou faço uma atualização do Catalina basicamente por conta da quantidade de aplicações arquivos e etc que eu tenho.

Mas assim, o mini ta redondo com o Catalina atualizado e zerado, ficou ótimo!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Diego tudo bem? Desculpa a demora em te responder, só vi as notificações hoje, mas antes tarde do que nunca.
Não usei NVM2 (acho que é assim que escreve) comprei um SSD da Crucial de 1TB MX500 (ssd normal).
Ainda não subi o Big Sur, estou pensando em fazer isso por estes dias, mas to na duvida se faço uma instalação limpa ou faço uma atualização do Catalina basicamente por conta da quantidade de aplicações arquivos e etc que eu tenho.
Mas assim, o mini ta redondo com o Catalina atualizado e zerado, ficou ótimo!
Abração

Tudo certo. Vou te passar minha experiência com NVM2. Com o hd original de 500gb a máquina era lenta e os aplicativos demoravam bastante pra abrir. Após a instalação desse novo ssd MVM2 parece que comprei uma máquina nova! O detalhe que o macmini tem apenas 4 gb de ram! A dica é comprar um ssd de boa qualidade e o chip de processamento tenha uma ótima leitura de memória (mais ou menos isso). A marca e modelo que comprei é XPG SX8200 pro.
Tem aplicativos que demoravam até 20 segundos para abrir, após o upgrade abre em 3 ou 4 segundos.
Lembrando que macmini a leitura máxima é em torno de 700 Mb/s é mesmo assim comprando um ssd com ótimo chip faz a diferença.
E não esqueça de comprar um adaptador para instalar um m.2 2280.
Uso o BigSur.
005d4dd72a16e168482f5c5983fc3769.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:


Tudo certo. Vou te passar minha experiência com NVM2. Com o hd original de 500gb a máquina era lenta e os aplicativos demoravam bastante pra abrir. Após a instalação desse novo ssd MVM2 parece que comprei uma máquina nova! O detalhe que o macmini tem apenas 4 gb de ram! A dica é comprar um ssd de boa qualidade e o chip de processamento tenha uma ótima leitura de memória (mais ou menos isso). A marca e modelo que comprei é XPG SX8200 pro.
Tem aplicativos que demoravam até 20 segundos para abrir, após o upgrade abre em 3 ou 4 segundos.
Lembrando que macmini a leitura máxima é em torno de 700 Mb/s é mesmo assim comprando um ssd com ótimo chip faz a diferença.
E não esqueça de comprar um adaptador para instalar um m.2 2280.
Uso o BigSur.
005d4dd72a16e168482f5c5983fc3769.jpg

Po Diego que top!

Eu imagino o quanto ficou mais rápido, se o meu que é Sata deixou ele tão mais rápido, po eu imagino um desse.

Parabens! Top demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...