Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema para instalação de um novo ssd


Lucasbarrosoo

Posts Recomendados

Olá, tenho um MacBook aluminium late 2008, já fiz up memória RAM para 8gb e recentemente senti a necessidade de troca o HD, pois sinto que um SSD faria uma grande diferença nele. Pois bem, comprei o SSD e resolvi eu mesmo substituir, vi vídeos na internet e várias explicações e pensei que seria fácil, fiz o boot no pen drive atravéz do próprio computador e troquei. Acabou que os comandos para entrar no modo de recuperação não funcionam e o pen drive não entra direto pra instalação do sistema no SSD, fica somente uma pasta com ponto de interrogação piscando. Já tentei cmd+R, option, option+cmd+r, tudo os comandos que vi pra tentar eu tentei, mas nenhum sequer dá sinal, sempre fica naquela tela (branca, cinza,prata sei lá) com a pasta piscando. 

Já usei o transmac pra tentar formatar o HD pra usar no Mac, já tentei instalar outro boot através do transmac, mas nada funciona. 

 

Vi que essa pasta piscando poderia ser problema no cabo que liga o SSD na placa, porém nesse caso ele só não reconheceria o ssd, certo?  Ele não está reconhecendo nada, comandos, pen drive, SSD.

 

Pensei que poderia ser o teclado, mas usando um teclado externo tbm não acontece nada.

 

Há algo que possa ser feito? Me ajudem por gentileza, uso ele no dia a dia pra tocar e não estou em condições de comprar outro ou ao menos de mandar pra manutenção kkkk

 

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, o ícone de pasta com ponto de interrogação é quando o Mac não acha o sistema, faz sentido ele fazer, uma vez que o seu SSD tá zerado!

Vamos ao pendrive, criou o pendrive com o instalador de qual sistema? Você já tentou da boot no pendrive e acontece o que? Você ligou o Mac e segurou a tecla option para dar o boot? Ele encontra o pendrive?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, palhano disse:

Lucas, o ícone de pasta com ponto de interrogação é quando o Mac não acha o sistema, faz sentido ele fazer, uma vez que o seu SSD tá zerado!

Vamos ao pendrive, criou o pendrive com o instalador de qual sistema? Você já tentou da boot no pendrive e acontece o que? Você ligou o Mac e segurou a tecla option para dar o boot? Ele encontra o pendrive?

Ele não faz nada quando início apertando option, nem apertando cmd+R.  Bootei o pen drive pelo Windows usando o transmac, bootei o el capitan, que era o mesmo que usava antes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando liga o Mac, pressionando a tecla option o que ele aparece? Ele deveria lhe mostrar o ícone do pendrive, se não aparece, ele mostra ao menos a seta do mouse?

Precisava tentar descobrir se o seu pendrive não está sendo criado certo e não dar opção de boot ou se o seu Mac não está indo para a escolha de boot quando liga com option

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, palhano disse:

Quando liga o Mac, pressionando a tecla option o que ele aparece? Ele deveria lhe mostrar o ícone do pendrive, se não aparece, ele mostra ao menos a seta do mouse?

Precisava tentar descobrir se o seu pendrive não está sendo criado certo e não dar opção de boot ou se o seu Mac não está indo para a escolha de boot quando liga com option

Mandei msg pra um rapaz que anunciou um Mac pra venda, pedi pra ele fazer o boot no pen drive usando um Mac pra não ter erro. Assim que fizer eu aviso aqui se deu certo. 

Mas com o pen drive bootado pelo Windows não aparece nada, seta do mouse nem nada, fica só na tela cinza com a pasta piscando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2020 at 23:33, Lucasbarrosoo disse:

Mandei msg pra um rapaz que anunciou um Mac pra venda, pedi pra ele fazer o boot no pen drive usando um Mac pra não ter erro. Assim que fizer eu aviso aqui se deu certo. 

Mas com o pen drive bootado pelo Windows não aparece nada, seta do mouse nem nada, fica só na tela cinza com a pasta piscando.

Fiz o processo pelo MacBook do rapaz mas mesmo assim não obtive sucesso, nenhum dos comandos funcionam, não consigo acessar o modo de recuperação. Se eu fizer o boot em um dvd, ele já inicia no dvd ou também seria necessário dar o comando pra ler?  Eu consigo colocar meu HD em outro Mac e instalar o sistema e depois voltar o HD pro meu? 

Hoje entrei em contato com a única loja da cidade que mexe com Mac, cobraram apenas 450,00 pra reinstalar o sistema nele. Atualmente sem condições de pagar esse valor pelo procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Lucasbarrosoo disse:

cobraram apenas 450,00 pra reinstalar o sistema nele.

Cacete. Perguntou se vinha 16GB RAM de brinde? Hahahaha...

É um sintoma bem esquisito, amigo. Já verificou se ao trocar o SSD por conta não amassou ou rasgou algum cabo flexível do aparelho? As vezes a causa é algo tão simples que passou despercebido... Espero que não tenha encostado direto na placa lógica sem o uso de luvas, que tenha desconectado a bateria antes de tudo e que não tenha utilizado ferramentas metálicas. Infelizmente, se antes funcionava teclado, este problema pode ter sido causado por você.

A pasta piscando é normal, não tem sistema ainda. Porém a falta de resposta do teclado não é normal. Vi que tentou com um teclado externo, porém wireless. Tente com um teclado USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Cacete. Perguntou se vinha 16GB RAM de brinde? Hahahaha...

É um sintoma bem esquisito, amigo. Já verificou se ao trocar o SSD por conta não amassou ou rasgou algum cabo flexível do aparelho? As vezes a causa é algo tão simples que passou despercebido... Espero que não tenha encostado direto na placa lógica sem o uso de luvas, que tenha desconectado a bateria antes de tudo e que não tenha utilizado ferramentas metálicas. Infelizmente, se antes funcionava teclado, este problema pode ter sido causado por você.

A pasta piscando é normal, não tem sistema ainda. Porém a falta de resposta do teclado não é normal. Vi que tentou com um teclado externo, porém wireless. Tente com um teclado USB.

Vou tentar utilizando um teclado USB pois realmente não tentei ainda. O teclado do computador já estava apresentando defeitos, estava com os botões option e shift do lado esquerdo travados, só escrevia símbolos, tanto é que era necessário o uso de programa pra "cancelar" essas duas teclas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Essa é uma informação importante.

Teste com um teclado USB and tell us how it goes, rs.

Abrs

Tentei com teclado via cabo, NADA, novamente só tela cinza. Tentei também via dvd, sem sinal. 

Tô começando achar que a única forma é levar pra algum profissional mesmo fazer o serviço e pagar o absurdo que pedem. Não conheço ninguém que tenha Mac pra poder formatar o drive e instalar o sistema por outro Mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei com teclado via cabo, NADA, novamente só tela cinza. Tentei também via dvd, sem sinal. 
Tô começando achar que a única forma é levar pra algum profissional mesmo fazer o serviço e pagar o absurdo que pedem. Não conheço ninguém que tenha Mac pra poder formatar o drive e instalar o sistema por outro Mac. 

Teclado do Mac estando ruim, pode influenciar nos comandos, mesmo externo!

Se tiver algum conhecimento para mexer internamente, aconselharia desconectar o teclado (do MacBook) e bateria da placa lógica! Quando colocar a fonte no MacBook, ele irá ligar e conseguirá dar o comando de boot no teclado USB!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade. O teclado "built-in" do seu Mac pode estar com defeito e gerando conflito com qualquer input de um teclado externo, então o sistema não identifica o comando.

A dica do @palhano é válida. Tome cuidado com o cabo flexível do teclado porque ele é bem sensível.

Não se preocupe com o sistema agora. Você precisa resolver o problema do teclado antes de tudo. De nada adianta ter sistema bootando se o teclado não funciona (e possivelmente impede teclados externos de funcionarem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, palhano disse:


Teclado do Mac estando ruim, pode influenciar nos comandos, mesmo externo!

Se tiver algum conhecimento para mexer internamente, aconselharia desconectar o teclado (do MacBook) e bateria da placa lógica! Quando colocar a fonte no MacBook, ele irá ligar e conseguirá dar o comando de boot no teclado USB!

Infelizmente não possuo conhecimento técnico para isso, não saberia nem identificar oque desligar. Sabem se tem algum tutorial mostrando como desligar a bateria e o teclado? 

Tenho um amigo que é formado em engenharia da computação, talvez ele saiba fazer o procedimento, mas não é a área de atuação dele. Gostaria de saber quais os riscos de dar errado esse procedimento? Kkkkk as vezes tentar arrumar dessa forma pode sair mais caro do que aceitar e pagar os 450,00 que cobraram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar então amanhã, quando tiver com bastante tempo. 

Eu usava o karabiner para bloquear as duas teclas, mesmo quando ligava ele já bloqueava as teclas. Antes de usar o programa o sistema subia com o option apertado, fazendo dar as opções de partições pra subir o sistema. Agora no caso ele não dá opção e não funciona os comandos.  O próprio sistema faz a interrupção dos comandos devido ao erro do teclado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lucasbarrosoo disse:

Li em outro tópico aqui que macs com core2duo tem problema de compatibilidade com SSD da Kingston. Sério isso? 

Informação equivocada, os SSDs da Kingston são os mais baratos, mas isso não quer dizer muita coisa, visto que os MacBook 2008-2010 possuem barramento SATA-2, que faz com que não sentimos muita diferença entre utilizar um SSD Kingston (entrada) ou um SSD SAMSUNG (premium), mas se utiliza muito processos de escrita e leitura, um SSD Premium fará sim alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...