Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Somente instalar Windows no Mac, é possivel?


Posts Recomendados

@Alan Leitão

Eu acho que nos Macs atuais com chip T2 não rola instalar sem usar o Boot Camp. Ele faz o boot, mas na hora de selecionar os discos para formatar e instalar, não aparece nenhum disco/partição. Ele pede drivers e tal.

Na verdade ta foda colocar o WIndows aqui. Fiz pelo Boot Camp mesmo, mas na hora de instalar os drivers ele da tela azul quando chega a hora do drivre de teclado.

Não sei se tem alguma incompatibilidade pois usei um Windows personalizado via Sysprep ou é alguma incompatibilidade com a nova versão do Windows 10 v_2004. Vou tentar instalar novamente com a .iso crua, vamos ver se vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ramon disse:

@Alan Leitão

Eu acho que nos Macs atuais com chip T2 não rola instalar sem usar o Boot Camp. Ele faz o boot, mas na hora de selecionar os discos para formatar e instalar, não aparece nenhum disco/partição. Ele pede drivers e tal.

Na verdade ta foda colocar o WIndows aqui. Fiz pelo Boot Camp mesmo, mas na hora de instalar os drivers ele da tela azul quando chega a hora do drivre de teclado.

Não sei se tem alguma incompatibilidade pois usei um Windows personalizado via Sysprep ou é alguma incompatibilidade com a nova versão do Windows 10 v_2004. Vou tentar instalar novamente com a .iso crua, vamos ver se vai.

Eu havia esquecido do T2. Eu nunca precisei instalar o Windows em uma máquina com esse chip, mas acho estranho que seja necessário fazer via Boot Camp. O chip tem as chaves assinadas da Microsoft incorporadas nele. Se não tivesse o Windows nem inicializaria na instalação.

Talvez o problema que você esteja enfrentando tenha relação com o Secure Boot. Dá uma olhada nesse artigo: https://support.apple.com/en-us/HT208330

Como teste, eu desabilitaria o Secure Boot e tentaria a instalação e iria subindo o nível de segurança a cada nova instalação, só para diagnosticar. Se minha memória não está me traindo, acho que o pendrive de instalação do Windows precisa ser preparado de forma diferente para instalar com o Secure Boot ativado.

Editado por Alan Leitão
Adição de informação para melhorar o sentido.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Alan Leitão disse:

Eu havia esquecido do T2. Eu nunca precisei instalar o Windows em uma máquina com esse chip, mas acho estranho que seja necessário fazer via Boot Camp. O chip tem as chaves assinadas da Microsoft incorporadas nele. Se não tivesse o Windows nem inicializaria na instalação.

Talvez o problema que você esteja enfrentando tenha relação com o Secure Boot. Dá uma olhada nesse artigo: https://support.apple.com/en-us/HT208330

Como teste, eu desabilitaria o Secure Boot e tentaria a instalação e iria subindo o nível de segurança a cada nova instalação, só para diagnosticar. Se minha memória não está me traindo, acho que o pendrive de instalação do Windows precisa ser preparado de forma diferente para instalar com o Secure Boot ativado.

Só complementando: pelo que acabei de (rapidamente e superficialmente) pesquisar aqui, pode ser que as chaves assinadas da Microsoft para autenticar o Windows sejam adicionadas ao T2 somente via Boot Camp. Se for realmente o caso, instalar o Windows sem passar pelo Boot Camp necessitaria desativar o Secure Boot em Macs com esse chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Alan Leitão disse:

Só complementando: pelo que acabei de (rapidamente e superficialmente) pesquisar aqui, pode ser que as chaves assinadas da Microsoft para autenticar o Windows sejam adicionadas ao T2 somente via Boot Camp. Se for realmente o caso, instalar o Windows sem passar pelo Boot Camp necessitaria desativar o Secure Boot em Macs com esse chip.

O meu já está desativado. Acho que deve ser alguma limitação da Apple como segurança 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ramon disse:

O meu já está desativado. Acho que deve ser alguma limitação da Apple como segurança 

Acredito ser pouco provável uma limitação de segurança. Esse procedimento é o usado pela galera para instalar Linux nos Macs com T2, que nem assinatura tem, ou seja, seria o tipo de situação menos segura possível com relação à inicialização de um sistema.

Pesquisando um pouco mais a fundo, encontrei esse site aqui que detalha as mudanças no Boot Camp nas máquinas com chip T2. Resumindo, devido ao acesso ao SSD ser via T2, o driver necessário precisa ser carregado e o Boot Camp nessas máquinas age de forma diferente: ao invés de apenas criar uma partição para instalação do Windows 10 com os drivers e o AutoUnattend.xlm para automatizar a o processo, ele injeta os drivers direto no boot.wim para que sejam carregados desde a inicialização.

Dessa forma, se você tiver acesso a uma máquina com Windows 10 você pode fazer essa injeção de forma manual e iniciar o sistema normalmente. A única coisa que me preocupa é o fato de apresentar tela azul em uma das etapas da instalação do Windows 10. Nesse caso, eu desconfio que pode ser por causa da versão 2004. Tente com a 1909 ou a 1904.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2020 at 10:55, Alan Leitão disse:

Acredito ser pouco provável uma limitação de segurança. Esse procedimento é o usado pela galera para instalar Linux nos Macs com T2, que nem assinatura tem, ou seja, seria o tipo de situação menos segura possível com relação à inicialização de um sistema.

Pesquisando um pouco mais a fundo, encontrei esse site aqui que detalha as mudanças no Boot Camp nas máquinas com chip T2. Resumindo, devido ao acesso ao SSD ser via T2, o driver necessário precisa ser carregado e o Boot Camp nessas máquinas age de forma diferente: ao invés de apenas criar uma partição para instalação do Windows 10 com os drivers e o AutoUnattend.xlm para automatizar a o processo, ele injeta os drivers direto no boot.wim para que sejam carregados desde a inicialização.

Dessa forma, se você tiver acesso a uma máquina com Windows 10 você pode fazer essa injeção de forma manual e iniciar o sistema normalmente. A única coisa que me preocupa é o fato de apresentar tela azul em uma das etapas da instalação do Windows 10. Nesse caso, eu desconfio que pode ser por causa da versão 2004. Tente com a 1909 ou a 1904.

Hunn, faz sentido.

Deu certo instalar a versão v_2004 do Windows 10, mas não consegui usar a imagem personalizada pelo Sysprep, tive que usar a imagem crua. Só assim não deu tela azul na instalação dos drivers.

Mas ficou bem estranha a instalação pelo Boot Camp. Na primeira vez não iniciou, depois não iniciou a instalação dos drivers automaticamente. Tive que acessar a partição criada (que estava oculta) e fazer manualmente. Se fosse um usuário "comum" jamais saberia o que fazer. A Apple retrocedeu nesse ponto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ramon disse:

Hunn, faz sentido.

Deu certo instalar a versão v_2004 do Windows 10, mas não consegui usar a imagem personalizada pelo Sysprep, tive que usar a imagem crua. Só assim não deu tela azul na instalação dos drivers.

Mas ficou bem estranha a instalação pelo Boot Camp. Na primeira vez não iniciou, depois não iniciou a instalação dos drivers automaticamente. Tive que acessar a partição criada (que estava oculta) e fazer manualmente. Se fosse um usuário "comum" jamais saberia o que fazer. A Apple retrocedeu nesse ponto

Nem vejo como um retrocesso da Apple porque a versão 2004 do Windows 10 não deve ser homologada ainda. Lembro que no ano passado a 1909 teve problemas de compatibilidade também que só foram corrigidas depois de uma atualização Boot Camp para Windows, que demorou um bom tempo para ser liberada.

Como eu não tenho nenhum Mac com T2 em mãos, não tenho como testar, mas assim que aparecer um aqui eu vou fazer o pendrive de boot do Windows com os drivers do T2 embarcados no boot.wim só para saber se dá para fazer direto ou não.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Resolvido.

Tirei o HD do meu Macbook Pro, coloquei o HD no outro pc e instalei o windows 64bits depois coloquei HD no meu Macbook e deu certo. Não é possível instalar Windows(64bits usei pendrive) direto no Macbook Pro A1211. Meu Macbook Pro processador é 64bits funciona com Windows 64bis mas não funciona instalar Windows 64bits em Macbook Pro(EFI 32bits), usei o programa para criar pendrive bootavel não tem suporta porque o programa não faz o sistema 64bis e EFI 32bis). Meu drive de CD-ROM parou de funcionar.

Vi no youtube diz que ele fez o Ubuntu 64 bis e EFI 32bits em macbook funcionou.

 

Editado por skyline.soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Alan Leitão

Acho que descobri uma forma de fazer o boot do Windows reconhecer o SSD do Mac que tenha do chip T2.

 

1- baixar os drivers pelo Boot Camp. Dentro da pasta WindowsSupport criada, vai ter as pastas $WinPEDriver$ e BootCamp com os drivers.

2- colocar essas 2 pastas dentro na raíz do pendrive boot do Windows 10.

Pronto, a instalação do Windows reconhece normalmente o SSD do Mac :)

 

Parece que a injeção dos drives não é direto no arquivo .WIM, até porque a maioria dos arquivos do windows são .ESD que são mais limitados em edição. Ao que parece, o próprio BootCampo cria a partição temporária com os arquivos do Windows + WindowsSupport ($WinPEDriver$ e BootCamp), com a diferença que tambem tem o arquivo AutoUnattend.xml que já direciona a instalação.

Eu tambem testei tambem com esse arquivo AutoUnattend.xml presente na raiz do pendrive, e ele já pula para a instalação direto sem deixar escolher o disco. Creio que ele já reconheça a partição com nome BOOTCAMP e instale diretamente lá, assim como acontece quando usamos o assitente BootCamp, ou seja, automatizado.

Eu interrompi com receio de cagar na minha partição do macOS, rsrs.

 

Fica a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...