Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Catalina - Gigabyte H370M D3H + i5 8400 + RX 560


Beton

Posts Recomendados

- Criar pen drive de boot do Catalina
- Configuração correta da Setup (Bios/UEFI)
- Instalação do sistema
- Pós instalação do sistema


Hardware:
Placa mãe: Gigabyte H370M D3H (https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/H370M-D3H-rev-10#kf)
Processador: Intel Core i5 8400 (https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/i5-processors/i5-8400.html)
Gráfico: ATI Radeon RX 560 4GB 128Bit - AsRock (https://www.asrock.com/Graphics-Card/AMD/Phantom Gaming Radeon RX560 4G/index.br.asp)

O que funcionou:
Vídeo Onboard Intel HD 630
Vídeo Offboard RX 460
USB 3.1
USB 3.0
USB 2/0
HDMI (placa de vídeo e onboard da placa mãe)
DVI (placa de vídeo e também da placa mãe)
VGA (da placa mãe, pois a placa de vídeo não tem VGA)
Displayport da placa de vídeo não testei, mas provavelmente deve estar funcionando
Aqui utilizo 2 monitores, um de 23'' e um de 24'', um está conectado ao Hdmi (testei o áudio do monitor via Hdmi e funciona) e outro conectado pelo cabo DVI, ambos na resolução 1920x1080 Full HD.
Entradas de todos os canais (7.1) de áudio funcionaram
Hibernação - OK
Reinicialização - OK
Suspensão - OK

Resumo: em meus testes tudo funcionou e continua funcionando sem problemas. Utilizei neste conjunto o OSX Mojave desde dezembro de 2019, depois que instalei o Catalina percebi mais leveza no sistema, fluindo mais rápido aparentemente.
Pode ser psicológico, mas achei mais leve. (talvez o mojave tenha ficado lento após o tempo e eu não tenha percebido). Em dezembro de 2019 eu deixei aqui no MM o tutorial realizado para instalação do Mojave, caso interesse para alguém, link: 

Acontece que durante todo este tempo funcionou tudo 100% até que em uma manhã, eu liguei o PC e a partição do Mac não existia no Clover, tão pouco era visível em outro Mac, quando adicionado o HD em uma dock usb. Fiz algumas pesquisas e vi que era um problema no formato de sistema de arquivos APFS, tentei algumas horas as soluções que encontrei, mas nenhuma deu certo, dai re-instalei o sistema, mas dessa vez com o Catalina. (A causa do problema continua um mistério para mim, há 16 anos eu utilizo OSX e 11 anos hackintosh e nunca havia me acontecido este problema, ainda não fiz testes em meu SSD, pode ser ele)

- Tenha em mãos um pendrive de 16Gb (ou superior), formatado para o modelo de partição GUID, formato MacOSX Expandido (Journaling)

1º Passo: 
Acesse este (link) para baixar o Mac OS X Catalina 10.15.3

2º Passo:
Acesse este (link) para baixar o aplicativo BelenaEtcher versão 1.5.59 (testei todas as versões superiores à esta e o pendrive não funciona) - (Existe este programa para Windows, eu fiz este procedimento em outro Mac, mas acredito que deve funcionar com o Windows, Se alguém quiser realizar o teste no windows, acesse este link )

3º Passo:
com o BelenaEtcher instalado e aberto, clique em ''select image'', busque então pela imagem baixada no link do 1º passo. Depois clique em ''Select Target'' para selecionar seu pen drive, por fim clique em ''Flash'' (O processo de criação do pendrive vai demorar, espere de boa)

4º Passo - Configuração da Setup Bios da placa mãe:

  1. Carregue as configurações otimizadas (Load Optimized Defaults)
  2. Desative VT-d setting
  3. Desative Secure Boot Mode
  4. Ative CSM  
  5. Selecione OS Type para OtherOS 
  6. Desative porta paralela e serial onboard
  7. desative Network stack em boot
  8. desative wake-on-lan 
  9. ative XHCI Handoff 
  10. desative over 4G
  11. ativeUSB legacy 
  12. ative ERP,  desative platform power management 

5º Passo:
dê o boot pelo pen drive na opção UEFI, nesta placa mãe a tecla de acesso à seleção de boot é F12.

6º Passo:
Selecione a primeira opção ''Boot MacOS Install From Install MacOS Catalina'' - Se tudo tiver certo, ele vai entrar na tela de instalação.

7º Passo:
Na tela de instalação, clique na opção ''Utilitário de Disco'', depois, na barra do finder, clique em ''Visualizar'' e em seguida em ''Mostrar todos os dispositivos'', clique então em seu HD, depois no botão ''Apagar'', dê um nome ao disco, em partição escolha o modo APFS, e esquema escolha mapa de partição GUID. Após clique em ''Apagar''. Ao término, feche a janela do Utilitário de Disco e você voltará a tela de instalação do sistema.

8º Passo:
Ele vai reiniciar, fique atento para pressionar a tecla F12 e escolher dar boot novamente pelo pendrive de instalação, selecione a opção ''Boot MacOS from (nome que você deu ao seu HD)'' - Fique atento nesta etapa para não errar e selecionar a opção de instalação, se não vai repetir o processo de instalação de novo. Caso ele reinicie mais uma vez, repita o processo de pressionar a tecla F12, escolher o pendrive e mais uma vez marque a opção ''Boot MacOS from (nome que você deu ao seu HD)''

9º Passo:

Você já vai estar com o sistema instalado, verá na desktop um ícone  ''Install MacOS Catalina'' (que é referente ao seu pendrive de instalação), abra este link e abra a pasta FILES, lá dentro procure pelo App ''DisableHibernate.command'' e execute ele, abrirá uma janela do terminal solicitando a senha que você criou para o Mac OS, digite a senha e dê enter. Feche a janela quando ver a informação [Processo Concluído]. Ainda na pasta FILES, procure pelo App ''Master-Disable.command'' e execute ele, abrirá uma janela do terminal solicitando a senha que você criou para o Mac OS, digite a senha e dê enter. Feche a janela quando ver a informação [Processo Concluído].

10º Passo:
Baixe o Clover da Olarila neste link (no meu caso a internet funcionou sem que precisasse fazer nada, caso não funcione no seu, baixe em outro PC e traga este app baixado no pendrive de volta para o Hackintosh)

11º Passo: - Configure o Clover exatamente da forma que demonstrarei nas imagens abaixo

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

12º Passo:
Volte novamente na desktop e abra o ícone ''Install MacOS Catalina'' (que é referente ao seu pendrive de instalação), abra este link e abra a pasta FILES, lá dentro procure pelo App ''Olarila'', abra este app, nele clique em ''Olarila Folders'' e depois em ''Clover Folder Series 10, 20, 30''. 

image.png

13º Passo:
Será baixado então uma pasta chamada EFI, abra ela e copie a pasta CLOVER, abra outra janela do Finder e no canto esquerdo procure pelo disco EFI, abra ela, depois abra a pasta chamada EFI, em seguida cole a pasta CLOVER que havia copiado, será lhe perguntado de deseja substituir, clique em SUBSTITUIR.

spacer.pngimage.png

Pronto, feito tudo isso pode reiniciar, tirar o pendrive e está pronto.

Testes no GeekBench 5 apontaram resultados de: 7089 no Multi-Core e 1199 no Single Core. Em comparação com o MacBook Pro 15'' de 2019 com Processador i9-9980HK (com valor de R$ 24.599,00) tem pontuação de 5757 no Multi-Core e 964 no Single-Core. Ponto pro Hack!
 

Editado por Beton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...